Folhageral, da redação

Nos bastidores
da política local, a conversa é que o PMDB se reúne neste sábado com a presença de Jarbas Elias Zuri, assessor do vice-presidente da República Michel Temer. A conversa deve girar em torno das eleições do próximo ano. Em recente entrevista à Folha de S. Paulo, o vice-presidente Temer disse que o PMDB lançaria candidatos próprios às prefeituras. Que faz tempo – o PMDB anda aboletado na garupa de outros partidos – isso faz!

Se for
mantida a tese de Michel Temer, será ruim para o candidato que não tiver o apoio do PMDB em Jales, pois o partido ainda mantém uma margem de 20 a 30% dos votos válidos.

A secretária
estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, anunciou nesta terça-feira (9) que o governo do Estado pretende ampliar a Rede de Reabilitação Lucy Montoro. Atualmente, existem 17 unidades instaladas da Rede, "mas nosso projeto é de ampliar para mais dez unidades no Estado, sendo quatro semelhantes ao modelo atual e seis dedicadas a deficientes visuais; duas delas com centros de treinamentos de cães guias", disse.

O prefeito
Pedro Callado solicitou a implantação de uma unidade da Rede de Reabilitação em Jales. É uma pena, no caminho se encontra Votuporanga, que tem seu deputado estadual – Carlão Pignatari, líder tucano na Alesp – que foi menosprezado pelo eleitor jalesense. Mas vamos torcer para que Jales seja lembrada e ganhe uma unidade.

Acórdão
do substituto de Conselheiro – Auditor Dr. Alexandre Manir Figueiredo Sarquis –, publicado no Diário Oficial de 04/06/2015, considerou a prestação de contas de repasses públicos no exercício de 2008 da Prefeitura de Jales à ADERJ – Associação dos Deficientes Físicos da Região de Jales (OSCIP) irregulares. Valor repassado de R$ 920.354,71.

A Fundação
Getúlio Vargas (FGV) divulgou nesta segunda-feira (8) um estudo em que constatou que o Estado de São Paulo tem 25 das 40 microrregiões mais competitivas do país. Os dados são do Perfil da Competitividade Brasileira, pesquisa inédita realizada em parceria com o jornal inglês Financial Times (FT).


De acordo
com o levantamento da FGV, que avaliou as 558 microrregiões brasileiras, as dez mais bem colocadas no indicador, que agrega todas as informações, foram São Paulo, Campinas, Florianópolis, Porto Alegre, Curitiba, Jundiaí, Guarulhos, Rio de Janeiro, Caxias do Sul e São José dos Campos.

As microrregiões
de São Paulo, Jundiaí, Campinas, São José dos Campos e Sorocaba foram as cinco primeiras colocadas no ranking de "Ensino Superior e Profissional". Assim como a educação fundamental, 75% das 20 principais microrregiões brasileiras nessa dimensão estão em São Paulo. Completam esta lista: Osasco, Marília, Fernandópolis, Limeira, São Carlos, São José do Rio Preto, Piracicaba, Votuporanga, Bauru e Ribeirão Preto.

Os vereadores
Gilberto Alexandre de Moraes, Jesus Martins Batista, Luís Fernando Rosalino, Pérola Maria Fonseca Cardoso e Rivail Rodrigues Júnior solicitaram, na sessão parlamentar de segunda-feira (8 de junho), várias informações ao prefeito Pedro Callado sobre contrato e execução dos serviços firmados pela Prefeitura junto à empresa Macchione Projeto Construção e Pavimentação Ltda, de Catanduva (SP), responsável pela coleta de lixo, gestão do aterro sanitário e varrição das vias públicas.

Segundo os
vereadores, as operações de coleta de lixo, gestão do aterro sanitário e varrição dos logradouros públicos já foram iniciados pela empresa Macchione Projeto Construção e Pavimentação Ltda e esse tipo de contrato sempre gerou muitas dúvidas junto à população, especialmente no que tange à limpeza de ruas e bairros.

O prefeito
Callado, a pedido dos vereadores, deverá responder qual é a programação contratada pela Prefeitura junto à empresa para a varrição das vias públicas em Jales, além de especificar os bairros e quantidade de varrições semanais contratadas para cada bairro. Eles querem saber também a quantidade de metros quadrados de varrição semanal contratada, a quantidade de varredeiras prevista no contrato para a varrição das vias públicas, a quantidade delas efetivamente contratadas, além dos critérios utilizados na contratação.

Dias destes,
o prefeito Callado esteve chorando as pitangas por, este ano, nada haver de emendas em favor de Jales, principalmente para infraestruturaOs asfaltos – velho e novo – estão se deteriorando e – logo, logo – não existirão mais. Para mudar isto, Callado foi atrás do deputado André Prado (PR), dos quatro votos em Jales, com o intuito de levantar recursos.

Dizem
nos bastidores de que a ex-prefeita Nice Mistilides não teria corrido atrás de deputados para apresentar emendas em prol da cidade. Infelizmente, a ação política obrigatória dos prefeitos em todo o território brasileiro é correr atrás de recursos. Não é um vício, mas uma praxe oficial que obriga os administradores municipais a dobrarem a coluna.

Comentários