Fausto Pinato quer a criação de Unidades de Urgência em Fisioterapia



Preocupado com a situação da saúde em todo o Brasil, principalmente em desafogar Hospitais e Santas Casas, o deputado federal Fausto (PRB-SP) na foto com   Neuseli Marino Lamari,  apresentou na Câmara dos Deputados projeto de lei que prevê a criação da UUF (Unidade de Urgência em Fisioterapia) a ser implantado em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24hs) em todo país.
As unidades devem ser criadas pelo Poder Público Federal, por meio do Ministério da Saúde, nas redes municipais de atendimento a população, definindo a criação de  assistência fisioterapeuta imediata ao paciente com quadro agudo de dor ou afecção respiratória, solucionáveis por meio de terapias manuais.
O projeto de lei estende também em atendimento a pessoas com problemas de dor aguda, as afecções musculoesqueléticas, tais como, cervicalgia, dorsalgia, lombalgia, sacralgia, coccialgia, distensão muscular aguda, cefaleia tensional, além das afecções respiratórias identificadas quanto ao quadro alérgico, gripal, pneumonia, bronquite e crise asmática.
A ideia partiu após um estudo apresentado pela professora, pesquisadora e fisioterapeuta Profas Dra Neuseli Marino Lamari que já implantou a primeira unidade de Urgência em Fisioterapia no município de São José do Rio Preto/SP, mantido pela Prefeitura.
Neuseli Lamari também apresentou várias justificativas e outros tipos de estudos desenvolvidos por meio de especialistas no assunto no Brasil e em várias partes do mundo. Dentre estes estudos apresentado no projeto, é citado que cerca de 10 milhões de brasileiros ficam incapacitados por causa de dores lombares e pelo menos 70% da população sofrerá desse mal.
A procura pelos tratamentos dessas dores descritas no projeto vem aumentando a cada dia, consequentemente onerando os cofres públicos e privados, despesa vem sendo arcada pelos governos estaduais e federal, além de indústrias e sociedade em geral.

Comentários