Educação, casa própria e plano de saúde: os 3 principais desejos do brasileiro, diz IBOPE

Pesquisa encomendada pelo IESS aponta que principal motivo para desejar ter um plano de saúde é a qualidade de atendimento

São Paulo, 29 de junho de 2015 - O plano de saúde é o terceiro maior desejo do brasileiro, atrás apenas de educação e da casa própria, inclusive na opinião de quem já conta com um plano. A constatação é de pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência a pedido do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS): 74% dos brasileiros que não têm um plano de saúde gostariam de ter.

"O fato de o plano ser o terceiro principal objeto de desejo reforça a percepção de necessidade que os brasileiros enxergam na saúde suplementar e da qualidade de atendimento dos planos", analisa Luiz Augusto Carneiro, superintendente executivo do IESS.

O IBOPE Inteligência ouviu, entre abril e maio de 2015, 3,2 mil pessoas entre beneficiários e não beneficiários em oito regiões metropolitanas do País (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre, Brasília e Manaus). A margem máxima de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Para quem não conta com o benefício, 86% entendem ser "importante ou muito importante" possuir um plano; 94% dos brasileiros acham que o plano de saúde é "essencial" e o principal motivo para o brasileiro desejar ter um plano, apontado por 84% dos entrevistados, é a qualidade do atendimento, avaliado como "rápido e de qualidade".

No ranking de escolhas, no qual o entrevistado que não possui plano de saúde tinha que apontar, por ordem importância, quais eram os três principais bens ou serviços que ele gostaria de contar, o resultado foi 71% para educação, 63% para casa própria e 53% para planos de saúde (o resultado porcentual é acumulativo porque o entrevistado poderia indicar mais de um item). Já entre aqueles que possuem plano de saúde, 74% indicaram educação, 73% casa própria e 57% planos de saúde.

Satisfação
A pesquisa revela que 75% dos brasileiros que possuem plano de saúde estão satisfeitos ou muito satisfeitos com seus planos. "Os resultados mostram que os planos de saúde são um elemento-chave na estrutura da saúde do Brasil e que, para a maioria dos beneficiários, têm prestado atendimento adequado", analisa Carneiro, do IESS. "O fato de o plano ser o terceiro principal objeto de desejo reforça essa percepção de necessidade e atendimento de qualidade", adiciona.

Os principais motivos citados para a satisfação dos beneficiários são: atendimento rápido e de qualidade; praticidade na marcação de consultas; cobertura do plano; e qualidade dos hospitais e médicos.

De acordo com o IBOPE Inteligência, os beneficiários de Brasília são os que melhor avaliam seus planos. Na capital federal, 82% estão satisfeitos ou muito satisfeitos. Em segundo lugar aparece Porto Alegre, com 81% dos beneficiários satisfeitos ou muito satisfeitos. Na sequência, Salvador, onde 80% dos beneficiários se enquadram nesse grupo. A região metropolitana com o menor porcentual de beneficiários satisfeitos é Recife, onde 69% dos beneficiários estão satisfeitos ou muito satisfeitos com seus planos.

Por outro ângulo, no Brasil, apenas 7% dos beneficiários declaram estar pouco ou nada satisfeitos com o plano que possuem. Um número que varia pouco de região para região. Em Porto Alegre e Manaus, somente 4% dos beneficiários se enquadram nesse grupo e, em Belo Horizonte, taxa mais alta do País, são 10% os insatisfeitos.

O IBOPE Inteligência também questionou se o beneficiário recomendaria seu plano a parentes ou amigos: 79% dizem que indicariam o próprio plano para alguém próximo.

Planos odontológicos
Outro ponto destacado na pesquisa é a satisfação com os planos exclusivamente odontológicos: 82% dos brasileiros que possuem o benefício estão satisfeitos ou muito satisfeitos com seus planos, 90% dos entrevistados afirmam pretender "com certeza" ou "provavelmente" permanecer com o plano já contratado e 94% recomendariam o plano para um parente ou amigo.

Cuidados com a saúde
A pesquisa identificou que, porcentualmente, os beneficiários realizam mais exames regulares de acompanhamento da saúde do que aqueles que não contam com os planos.

Nos últimos 12 meses, entre as não beneficiárias, 49% das mulheres realizaram o exame de Papanicolau, 40% fizeram o autoexame de mama e 30% a mamografia. Entre as beneficiárias, 74% fizeram o Papanicolau, 60% fizeram o autoexame de mama e 49% fizeram mamografia.

Considerando todos os entrevistados, 67% dos beneficiários realizaram exames de sangue para verificar os níveis de glicose, 66% para o de colesterol e 61% para o de triglicérides. Para quem não possui plano de saúde, os resultados foram de: 50%, 47% e 41%, respectivamente.

Sobre o IESS
O Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) é uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de promover e realizar estudos sobre saúde suplementar baseados em aspectos conceituais e técnicos que colaboram para a implementação de políticas e para a introdução de melhores práticas. O Instituto busca preparar o Brasil para enfrentar os desafios do financiamento à saúde, como também para aproveitar as imensas oportunidades e avanços no setor em benefício de todos que colaboram com a promoção da saúde e de todos os cidadãos. O IESS é uma referência nacional em estudos de saúde suplementar pela excelência técnica e independência, pela produção de estatísticas, propostas de políticas e a promoção de debates que levem à sustentabilidade da saúde suplementar.

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