Cuiabá sedia 22º Congresso de Biólogos, a partir de domingo, dia 28

O 22º Congresso de Biólogos do CRBio-01 (Conselho Regional de Biologia de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) começa no domingo, dia 28, e vai até quarta-feira da próxima semana, dia 1º de julho. A organização espera receber cerca de 500 participantes durante os quatro dias do congresso, entre profissionais da área, acadêmicos e alunos de biologia de todo o país, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá. A programação completa do 22º ConBio pode ser conferida no hotsite do evento, que está hospedado no site do CRBio-01 (www.crbio01.gov.br).

Entre as atrações, haverá conferências sobre variados temas ligados à atividade do biólogo em diferentes áreas (com inscrições abertas durante todo o evento), realização de 10 minicursos, além de mesas-redondas com a participação de renomados especialistas convidados pela organização do evento. E, entre as novidades deste ano, está o Roda Viva.

"Neste formato, de maneira bem informal, os participantes poderão conversar e questionar o profissional convidado pela organização do 22º ConBio sobre sua carreira, seu início profissional, suas principais dificuldades, os desafios enfrentados e vencidos, suas melhores experiências na área, seus sonhos realizados e projetos futuros, entre outros assuntos relacionados à nossa atividade", explica o biólogo André Camilli, responsável pela organização do evento.

Um dos convidados para estrear o formato é o herpetólogo Giuseppe Puorto, que, além de ser conselheiro do CRBio-01, é pesquisador científico do Butantan, com grande experiência em resgate de fauna em empreendimentos hidroelétricos. O segundo convidado é o engenheiro agrônomo Arnildo Pott, com 35 anos de experiência em pesquisa sobre o Pantanal, Cerrado e Chaco, com relevante passagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pela Embrapa, entre outras entidades.

Outra importante atração do 22º Conbio será o 4º Concurso de Fotografias do CRBio-01. E o tema deste ano é a Biodiversidade do Pantanal. "Queremos dar destaque e valorizar um dos mais importantes biomas do nosso Brasil e do mundo", diz Camilli. Participam do concurso estudantes de ciências tecnológicas e biólogos registrados no CRBio-01 e que estejam inscritos também para o evento.

As fotos serão avaliadas por uma comissão julgadora formada pela organização do evento. Os autores das três melhores fotos também receberão, além do certificado de classificação, prêmio em dinheiro. E as dez melhores fotografias ficarão expostas durante todo o evento, em tamanho ampliado. "É um evento que não pode ficar de fora da agenda de quem realmente se entrega e se dedica ao ofício", conclui Camilli.

Comentários