Colaboradores da Santa Casa recebem vacina contra gripe


Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde aproximadamente 315 funcionários da Santa Casa receberam a vacina contra gripe. A ação de prevenção ocorreu na quarta-feira, 03 de maio, no Centro de Estudos do hospital.
A Campanha Nacional de Vacinação promovido pelo SUS e o Ministério da Saúde, teve inicio no dia 04 de maio e foram prorrogados até a última sexta-feira, 05 de junho. A meta do governo era vacinar 80% dos cerca de 49,6 milhões de brasileiros que compõem o público-alvo. Receberam a vacina crianças com mais de seis meses e menores de cinco anos, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional. Também foram vacinadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou em condições clínicas especiais.
Para a enfermeira responsável técnica da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) é essencial os colaboradores receber esta imunização. “A vacina é a maneira mais eficaz de prevenir a gripe, é uma ferramenta capaz de impactar positivamente na saúde do trabalhador, prevenindo a possibilidade de repasse da doença e a melhoria na qualidade de vida”.
Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe, à orientação é realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Patrícia Albarelo Ribeiro Oliveira, explicou que a vacina não causa gripe. “Estamos em um período em que as pessoas estão mais propícias ao contato com o vírus, se caso a pessoa ficar com a gripe, é porque ela já estava com algum tipo vírus. O objetivo da vacinação é diminuir complicações, internações e óbitos, principalmente de idosos e crianças.”
A transmissão dos vírus da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz, por isso a importância de higienizar as mãos com frequência.

 

 

Comentários