CIHT da Santa Casa de Votuporanga participa do II Encontro OPO

Evento realizado em São José do Rio Preto visou discutir estratégias de melhorias das captações e transplantes na região e país



A CIHT (Comissão Intra Hospitalar de Transplante) da Santa Casa de Votuporanga participou no dia 6 de junho do II Encontro OPO (Organização de Procura de Órgãos) - CIHT Hospital de Base, em São José do Rio Preto. O evento visou discutir estratégias de melhorias das captações e transplantes na região e país. Participaram, a coordenadora de enfermagem da Comissão, Kelly Almeida e os técnicos de enfermagem, Arthur Garcia, Alexandre Tresso e Wilson Poloni. A programação discutiu sobre transplante de rins, financiamento da área, morte encefálica, comunicação, atual realidade, entre outros temas.

"Foi de extrema importância a presença dos membros da CIHT da Santa Casa de Votuporanga no II Encontro OPO, principalmente, por podermos participar desse processo de discussão, contribuindo e também adquirindo novos conhecimentos, esclarecendo dúvidas para a melhoria da qualidade do serviço da CIHT e para conscientização da população sobre a doação de órgãos", destaca Kelly Almeida.

O provedor da Santa Casa de Votuporanga, Valmir Antônio Dornelas, ressalta que a busca por conhecimento é fundamental. "Prezamos no Hospital a capacitação de nossas equipes para dessa forma, oferecer o melhor atendimento possível. Para a CITH esse processo não é diferente, pois a abordagem feita com a família exige técnica e a efetivação significa que uma vida está sendo salva."

Habilitada desde 2012 para a realização de captação de órgãos, a Comissão, vinculada a OPO-SJRP, completou em 2015 três anos de serviço.

O primeiro procedimento foi realizado no dia 14 de fevereiro de 2012 e a partir disso, mais pessoas foram sensibilizadas a doar e salvar vidas. Nos dois primeiros anos foram 141 entrevistas com 55 captações de córneas, enquanto em 2014 foram 67 entrevistas com 31 captações. Além disso, a Comissão promoveu no dia 1º de fevereiro de 2015 a primeira captação de múltiplos órgãos. A doação incluiu as córneas, rins e fígado. Esse ano, até o momento, já foram 36 entrevistas e 21 captações.

A Comissão conta ainda com a coordenadora médica, Dra. Bernadete Campos Barth, Dra. Lara Galvani Greghi e Dra. Ligia Duarte Tellis, os enfermeiros Bruno Chiqueto e Michele Ferreira. As médicas envolvidas integram a Comissão desde o seu início.


Comentários