Alunos da região fazem tour virtual por estação de tratamento de água

 

Em parceria com a Sabesp, visita será transmitida, ao vivo, amanhã; ação faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente

         Os 4 milhões de estudantes do Ensino Fundamental e Médio das escolas estaduais, sendo 105 mil deles da região de Rio Preto, poderão fazer um tour especial nas Estações de Tratamento de Água da SABESP. A visita virtual, agendada para amanhã, será transmitida ao vivo e em dois horários - manhã e tarde - na página da Escola Virtual de Programas Educacionais de São Paulo (www.educacao.sp.gov.br/sabesp).

        A proposta é que os alunos aprendam as várias fases do processo de captação, filtragem e distribuição da água na região metropolitana e municípios do interior e litoral paulista.

        Atualmente, o sistema é composto por 214 estações e é responsável pelo tratamento de mais de 100 mil litros por segundo. Sob orientação de técnicos da companhia e o grupo Ciência Show, os estudantes vão aprender mais sobre o controle de dosagem de produtos químicos como cloro, ajuste de pH com cal ou soda, filtração a partir de pedras e carvão até a adição do flúor, substância importante e presente na água consumida em São Paulo para prevenir as cáries.

        A iniciativa é uma das atividades realizadas na rede para comemorar a Semana do Meio Ambiente. As unidades de ensino, de acordo com a faixa etária e ciclo, organizaram palestras, exposições e ações para alertar os alunos sobre a preservação da nossa fauna e flora. O tema também faz parte do currículo das disciplinas de Biologia, Química e Geografia.

        "A Secretaria da Educação mantém diversas ações e projetos com o intuito de fazer com que os alunos sejam multiplicadores dos hábitos conscientes. Além das atividades em sala de aula, as escolas também incentivam os estudantes a produzirem estudos e empreendimentos com o foco no meio ambiente e no bem-estar da população", afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.

Comentários