Santa Casa de Fernandópolis mobiliza funcionários pela higienização das mãos

 
Um a um, os funcionários, alunos, médicos e residentes do Hospital de Ensino Santa Casa de Fernandópolis foram deixando as marcas de suas mãos em um painel para firmar um compromisso que pode salvar vidas. Desde a terça-feira, dia 05, essa e outras ações de conscientização, estão sendo realizadas em alusão ao Dia Mundial de Higienização das Mãos.

Conforme destaca a enfermeira da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Letícia Caramello Etrois Pântano, "a campanha tem o objetivo de alterar sobre a necessidade de prevenção às infecções hospitalares pelo simples processo de lavar as mãos corretamente, com álcool ou água e sabão, o que evita a transmissão de microrganismos pelos profissionais da área de saúde".

As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes, pois a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto, ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com o simples ato de lavar as mãos é possível reduzir em até 80% a incidência de infecções relacionadas à assistência à saúde e também como infecção estomacal, respiratória, gripes, resfriados, diarreia, doenças de pele, espinhas, dor de garganta e infecções no ouvido.

Além do "mural do compromisso", outras ações envolveram e mobilizaram os mais diversos setores do hospital. O principal corredor de acesso dos funcionários foi transformado em uma câmara escura, onde um cenário lembrou sobre o compromisso com a vida, ressaltando os cinco momentos para a higienização das mãos. Até um vídeo clip parodiando a música "Chora me liga" foi produzido e exibido para os funcionários.

Os Cinco Momentos adequados para a Higienização das mãos:

Antes do contato com o paciente;

Antes de procedimento asséptico;

Após a exposição a líquidos corporais;

Após contato com o paciente;

Apos contato com as áreas próximas ao paciente.

Comentários