Saber esperar, por Adelvair David

A linha que divide o comodismo do saber esperar é tênue.

Há quem atropele as coisas, atirando-se a fazer ou querer aquilo que não é possível no momento. Não estamos falando aqui do esforço que se deva empreender para que as coisas possam acontecer, afinal, nada cai do céu.


É preciso que o homem tenha muita maturidade para saber esperar, ter sensibilidade para não ser indolente e nem precipitado. Dizem os espíritos venerandos em "O livro dos Espíritos", que na terra, cabe ao homem ser tão feliz quanto lhe seja possível. Isto quer dizer que grande parte das coisas que lhe acontece é decisão sua, busca através de esforços próprios para que a vida aconteça, porém, se depois de ter feito tudo o que estava ao seu alcance, licitamente, dignamente, corretamente, moralmente, será prudente saber esperar o tempo da vida, e isto é muito importante. Existem coisas que só no seu devido momento irão acontecer. O fruto apanhado antes do tempo murcha e estraga não atingindo o que se espera dele.

O homem necessita ir criando mecanismos de compreensão em relação a vida. Deve desenvolver capacidades intelectuais e morais que lhe permitam enxergar o que deve fazer pela sua e pela vida dos semelhantes, de modo que, possa beneficiar-se e também aos seus irmãos.

Quanto ao querer experimentar antecipadamente aquilo para o qual não se está devidamente preparado pode não ser uma boa escolha. Melhor aguardar a consolidação do mérito trabalhando, para que o tempo ao separar o verdadeiro do falso não revele caminhada vazia de quem se aventurou parecer mais do que é. Asseverou Jesus: "...e até o que lhe pareça ter será tirado". A vida conduz ao seu devido lugar os seus viajantes, para que cada um faça crescimento real e não ilusório. Pode ser que alguns se contentem em parecer, quando o ideal é "ser" para crescer.

A humildade, a honestidade, a paciência, o trabalho, a dedicação são ferramentas de quem deseja verdadeiramente viver. Quem denigre, conspira, mente, dissimula, escreve sentença dolorosa para si mesmo agora, para cumprir a pena depois.

PARA SABER ESPERAR É PRECISO VERDADEIRAMENTE APRENDER A AMAR A SI MESMO E A ATODOS.

Comentários