Orientação para acidentes por animais aquáticos no Pantanal

Unesp prepara material para pescadores e moradores nas margens dos rios


Pescadores e Moradores nas margens dos rios na região do Pantanal terão acesso a folheto com orientação para acidentes por animais aquáticos no Pantanal.

As informações, em linguagem simples, foram organizadas por Vidal Haddad Junior, professor da Faculdade de Medicina (FM) da Unesp de Botucatu, dentro do PROJETO TOXINOLOGIA – CAPES: PEIXES CONTINENTAIS PEÇONHENTOS: EPIDEMIOLOGIA DOS ACIDENTES, AÇÕESPREVENTIVAS, MECANISMOS FISIOPATOLÓGICOS E BIOPROSPECÇÃO, com a participação de Domingos Garrone Neto, Marcelo Ribeiro Duarte, José Sabino e alunos do 6º ano da 46ª e 48ª turmas da FM, com apoio da Universidade Anhanguera (Uniderp).

O material informa, por exemplo que:

- Arraias não atacam, mas tem até quatro ferrões na cauda que podem machucar. Os ferrões possuem veneno, que causa muita dor e feridas nas pernas e pés. A dor melhora quando se coloca o local em água quente (não fervendo!) por 30 a 90 minutos. A pessoa deve ser encaminhada para um hospital para controle da dor e limpeza da ferida.

- Mandis e bagres são peixes de couro que apresentam três ferrões venenosos nas nadadeiras. Ferroadas por mandis são comuns nas mãos de pescadores. A dor é forte e também melhora com água quente. Procurar um médico, pois pode haver infecção.

- É difícil que um cardume de piranhas ataque uma pessoa, mas é comum elas morderem a mão de pescadores. Surubins, jaús, jurupocas, barbados, armaus e palmitos possuem ferrões que também ferem pessoas. As feridas deve ser lavadas com água limpa e sabão, pois existe risco de infecção. A pressão com um pano limpo diminui sangramentos. Os acidentes podem ser evitados se houver cuidado ao retirar os peixes dos anzóis ou redes.

- Os ferimentos por jacarés podem ser muito graves, devido ao sangramento e infecções. O local do ferimento deve ser lavado com água e sabão.

- A picada da jararaca "boca-de-sapo" pode causar inchaço, bolhas, feridas e sangramento no corpo. O tratamento é SEMPRE o soro contra o veneno, aplicado em hospitais.Lave o local da picada com água limpa e sabão, NÃO fure ou use torniquetes (que aumentam as feridas) e não coloque nada na picada, pois pode causar infecção. O uso de botas de canos altos ajuda na prevenção dos acidentes. Nos dois casos. procure atendimento médico o mais rapidamente possível.

- Alerta ainda que ferimentos por peixes devem ser lavados com água limpa, sempre. A dor forte dos acidentes por mandis, bagres e arraias só melhora com água quente.

Acesse o folder aqui.

Comentários