Mulheres com aniversário em maio podem fazer mamografia sem pedido médico em SP

Mulheres entre 50 e 69 anos de idade que fazem aniversário em maio e nasceram em ano ímpar podem fazer mamografia grátis sem precisar ter em mãos pedido médico no Estado de São Paulo. Basta agendar o exame por meio de um callcenter da Secretaria de Estado da Saúde.
O serviço integra o programa estadual "Mulheres de Peito", que tem como objetivo rastrear e prevenir o câncer de mama no Estado. O agendamento da mamografia sem necessidade de encaminhamento médico é feito no mês de aniversário das pacientes, e tem como objetivo incentivar a prevenção entre as mulheres.
No próximo mês será a vez das aniversariantes de junho, nascidas em ano ímpar, agendarem a mamografia sem necessidade de pedido médico, e assim, por diante. Mas caso a mulher tenha nascido em ano par e esteja há mais de dois anos sem fazer o exame, também poderá fazer o agendamento no mês de seu aniversário, ainda este ano.
Para quem liga no callcenter, pelo 0800-779-0000, e se enquadra no perfil do programa, o agendamento da mamografia é feito em um dos 300 serviços do SUS (Sistema Único de Saúde) paulista que possuem o equipamento, no local mais próximo da residência da paciente.
Desde o início do ano passado até março de 2015 23,6 mil mamografia foram agendadas por todo o Estado por meio do 0800.
No momento da ligação, que pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, é importante que a paciente tenha em mãos dados como número do cartão SUS, endereço, telefone, data de nascimento e nome completo dos pais. Isso garante maior agilidade ao agendamento.
A previsão é de que a mamografia seja realizada ainda no mês de aniversário da paciente ou, no máximo, em 45 dias após a solicitação do exame. Se forem detectadas alterações no exame ou suspeitas de câncer, os casos são encaminhados a um serviço de referência do SUS para fazer avaliações complementares, acompanhamento ou tratamento, de acordo com cada caso.
Já o exame de mamografia mediante encaminhamento médico está disponível na rotina da rede pública de saúde em todo o Brasil e independe do mês ou ano de aniversário.
"O câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil e também em São Paulo. Por isso, criamos esse programa de rastreamento com o objetivo de ampliar e facilitar o acesso das mulheres na faixa dos 50 aos 69 anos ao exame de mamografia e, consequentemente, agilizar o diagnóstico e tratamento para a doença que pode ser curável se for descoberta e tratada precocemente", afirma David Uip, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

Comentários