Maria, Mulher, Mãe, por Demétrio Valentini

O segundo domingo de maio, tradicionalmente, é o Dia das Mães. Esta celebração traz consigo a expressão de nobres sentimentos, diante da figura da mãe, com os valores humanos que esta figura inspira, sobretudo para o contexto familiar.

Como toda celebração que se insere na sociedade, é compreensível que o Dia das Mães seja também inserido na economia, sobretudo na dinâmica comercial.

O domingo das mães faz parte do conjunto de tradições ligadas ao mês de maio. Há muito tempo que este mês está ligado à figura de Maria. Ele se conclui com a comemoração da visita de Maria à sua prima Isabel. No contexto da festa das mães, torna-se muito simbólico este encontro das duas mulheres, que traziam em seu ventre as esperanças da humanidade.

Maria, Maio, Mãe. Estas três palavras, por si mesmas, já manifestam uma sintonia, que é destacada nos momentos celebrativos deste mês.

A esta trilogia podemos acrescentar outra referência, que tem tudo a ver com o Dia das Mães: Mulher!

Aliás, foi com esta denominação que Cristo na cruz se dirigiu à sua mãe, no momento que a confiava ao apóstolo João: "Mulher, eis aí o teu filho!".

Na figura de Maria fica retratada, de maneira exemplar, a sublime vocação da mulher. Assim faz o Evangelho, assim expressa a tradição.

A grandeza de Maria encontra seu fundamento na vocação que recebeu de Deus, de ser a mãe de Jesus Cristo. A grandeza de toda mulher também se entende a partir de sua vocação à maternidade.

A capacidade de gerar a vida mobiliza todas as energias da mulher, e dá sentido e unidade a todo o seu ser. Assim, a mulher se sente impregnada de vida, e chamada a se colocar a serviço da vida.

Na verdade, esta vocação à vida, que a mulher expressa de maneira singular por sua vocação à maternidade, acaba revelando a dignidade e o valor de toda pessoa humana. Na mulher entendemos também a vocação de cada um de nós, de sermos receptáculo do dom precioso da vida que Deus nos concede, e pelo qual nos integramos no mistério de sua própria vida, que ele quis partilhar conosco.

Deus nos chamou à vida, e nos envolveu em seu dinamismo gerador de vida. Esta a nossa dignidade, esta a nossa vocação, que a mulher expressa de modo eminente, e que Maria sinalizou de maneira toda singular.

Acolhendo em si mesma o próprio autor da vida, Maria nos revela que somos chamados a acolher em nós a graça de Deus, para nos envolver sempre mais profundamente no seu mistério de vida.

Maria nos revela o quanto Deus quis nos associar à sua própria vida. Em Maria identificamos nossa vocação humana, de viver e de estarmos a serviço da vida.

Celebrando o Dia das Mães, exaltamos a figura da Mulher, reconhecendo sua exímia vocação de Mãe!

Comentários