Márcia Lia assume vice-presidência da Comissão de Atividades Econômicas


Deputada também é membro efetiva da Comissão de Direitos Humanos
 
A deputada estadual Márcia Lia (foto) assumiu nesta quarta-feira, dia 13, após votação unânime, a vice-presidência da Comissão de Atividades Econômicas da Assembleia Legislativa de São Paulo. O deputado Itamar Borges (PMDB) foi reconduzido ao cargo de presidente. A eleição ocorreu no período da tarde, durante primeira reunião ordinária da Comissão. "Obrigada a todos os deputados por confiarem a mim essa tarefa", disse a parlamentar, logo após o resultado. Márcia fica na vice-presidência no biênio 2015-2016.

A Comissão de Atividades Econômicas tem por competência opinar sobre proposições e assuntos relativos à agricultura, abastecimento, agronegócios, economia agrícola, serviços e políticas públicas voltadas para o desenvolvimento setorial estratégico para o incremento da indústria, do comércio e do turismo. A Comissão também é responsável por projetos relacionados a cooperativismo e formas de associativismo na atividade econômica.


"Pretendo contribuir com todos os debates colocados por essa Comissão. Tenho um trabalho forte com a questão da agricultura familiar e da segurança alimentar, por meio da Frente Parlamentar que já instituímos aqui na Casa de Leis. São temas que perpassam por essa Comissão, dentre outros assuntos, como desenvolvimento regional e econômico", explicou Márcia Lia. "Nosso objetivo é trabalhar em conjunto, pelo consenso, de forma harmoniosa, sistemática e com muito debate de ideias", ressaltou. Comissão de Direitos Humanos - Além da Comissão de Atividades Econômicas, Márcia Lia também fará parte como membro efetiva da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais. Na tarde desta quarta, dia 13, foi convocada reunião para eleição da presidência e vice-presidência, mas não houve quórum. A eleição ficou para a próxima quarta, dia 20

Márcia tem afinidade com o tema dos direitos humanos e participação popular. Em Araraquara, no governo Edinho Silva (2001-2008), foi coordenadora de Participação Popular e implantou o Orçamento Participativo. Naquela época, as plenárias eram deliberativas e a população definia os investimentos da Prefeitura. Márcia Lia também foi secretária de Governo e estavam sob a responsabilidade de sua Pasta as políticas especiais destinadas para mulheres, afrodescendentes, pessoas com deficiência, idosos, juventude, entre outras.

Para a parlamentar, as Comissões, além terem a incumbência de discutir e apreciar projetos de lei, emendas, requerimentos, moções, indicações e outras proposições antes de sua votação em Plenário, são importantes espaços para a fiscalização e o acompanhamento das atividades do Poder Executivo. "Também se constituem em instrumentos fundamentais para o debate e elaboração de propostas para melhorias nas políticas públicas", destacou a deputada.

Comentários