Mãe – Dádiva de Deus, por Carlão Pignatari

"Na presença ou ausência, sua força, dedicação e ensinamentos permeiam na nossa essência, sempre". Esta é a frase que consta do cartão que distribuí para milhares de pessoas que possuem cadastro em nosso sistema. A dedicatória não é só para as mães, mas para nos fazer lembrar daquela figura exemplar que sempre nos aconchegou e nos ensinou, que está ou esteve presente em todos os momentos difíceis de nossa vida, transformando aquele minuto de fraqueza em coragem, em alavanca para superarmos os obstáculos.

Sim, a mãe é uma dádiva de Deus. Muitas já se foram, pois ninguém é eterno, mas deixaram seu legado, os ensinamentos que jamais serão esquecidos. Aliás, para mim, as mães não deveriam morrer nunca, pois são uma figura ímpar.

Muitos ainda as têm em sua volta e podem sentir o calor do seu abraço, do seu afago. Mãe é para todos os momentos, mas por vários instantes na vida nos esquecemos de reconhecer o seu valor.

Ainda há filhos que abandonam suas mães, por um motivo ou outro, em asilos e lares, por foça das circunstâncias de uma nova vida, deixando que a ‘sorte’ tome conta delas. Esquecem-se que ao longo de toda sua existência ela deu vida, carinho e dividiu tudo o que era seu. Às vezes até passou por dificuldades.

Há mães de todos os tipos. Mãe amorosa, mãe rebelde, mãe que faz tudo ao extremo para ver o/a filho/a feliz, mãe drogada, mãe que sofre com o filho drogado, mãe que trabalha fora para buscar o sustento da casa, que ensina, mãe brava, meiga, doce, amarga, triste, alegre, doente, branca, negra, amarela.... mas é mãe.

Mães generosas, carregadas de afeto e carinho que, zelosas, acolhem outros em seu ninho, amando de forma vivaz. Algumas sofrem em silêncio, ocultando as lágrimas pendentes, desejando um pouco de consideração e de paz. Mães separadas, divorciadas, mal-amadas, encarceradas, dependentes, carentes de que entendam a sua aflição.

Só uma mãe sabe o valor e o significado desta palavra. Só ela é capaz de "pular na frente da bala" para salvar o filho. Só ela sabe tomar a decisão correta para protegê-lo. Mesmo que o filho esteja errado, só ela dirá que somos perfeitos, pois na visão de uma mãe o filho não comete erros. Na dimensão do amor de uma mãe, somos perdoados por nossas indiferenças, somente pelo poder de quem nos gerou.

Se você não tem mais a sua mãe presente, ore por ela, peça que ela interceda por você junto a Deus, que Ele te mostre sempre o caminho do bem, da simplicidade e da humildade, o que, automaticamente, o levará para a seara da felicidade.

Mas, se você ainda a tem, demonstre todo seu carinho, faça-a feliz com suas atitudes de bom filho. Nem é preciso enchê-la de presentes, basta que seja uma pessoa boa, espelho para a sociedade. E não se esqueça nunca de que foi ela quem te deu tudo isso: amor, educação e carinho. Que Deus proteja todas as nossas mães.


Carlão Pignatari

Deputado Estadual – Líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa de São Paulo


Comentários