FolhaGeral, da redação

Logo após a convenção, que reconduziu o agora prefeito Pedro Callado ao cargo de presidente do Diretório Municipal do PSDB, ele teria se reunido com os peemedebistas José Devanir Rodrigues – presidente do PMDB em Jales – e Jarbas Elias Zuri. O assunto tratado seria relacionado com o que? Adivinhem! As eleições de 2016.

O fantasma de uma mulher continua rondando o Paço Municipal de Jales. Foi incluído – na pauta do dia 25 de maio, da 7ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo – o julgamento de agravo de instrumento interposto por Eunice Mistilides Silva contra a decisão proferida pelo Juiz da 2ª Vara Cível de Jales, que em ação cautelar inominada indeferiu o pedido de liminar para suspensão do Decreto Legislativo nº 248/2015, expedido pela Câmara dos Vereadores de Jales, que cassou o mandato de prefeita.

É relator do processo o desembargador Eduardo Gouvêa, que – quando do despacho – decidiu que "no que se refere à existência de fraude por parte dos vereadores para gerar o processo de cassação da agravante, entendo que se trata de matéria de mérito, devendo se instalar o contraditório para melhor apreciar a questão", e solicitou informações ao Juiz da 2ª Vara Cível de Jales.

O deputado estadual Igor Soares (PTN) solicitou ao governo do Estado a implantação de um posto de atendimento do Poupatempo em Itapevi, cidade da microrregião de Osasco. "A unidade atenderia uma população crescente, além de beneficiar moradores de cidades vizinhas, como Jandira", ressaltou.

O pedido do deputado Igor Soares foi oficializado por meio da Indicação 679/2015. Por aqui, não há nem sombras de deputados estaduais ou federais, que tenham aninhado milhares de votos da população local, dispostos a fazer uma indicação de Poupatempo para Jales. Há motivo para o gestor municipal não reivindicar um posto para o município de Jales?

Com uma prancheta nas mãos, a fim de cortar gastos e prover o tesouro municipal, o prefeito Pedro Callado poderá – por exemplo – ter alcançado o equivalente a uma folha e meia de pagamento do funcionalismo em economia. É com metas e cobranças que se faz este tipo de gestão.

Está acontecendo um certo descontentamento no ninho tucano com a composição do secretariado municipal. Há membros com bico grande de insatisfação, alegando que apenas dois nomes de destaque no partido – Jorge Pêgolo e Carlos Roberto Cardoso da Silva – ocupam as assessorias. E neste domingo fará três meses que Callado foi empossado.

Os vereadores autorizaram, através de lei complementar, o prefeito Pedro Callado a devolver as portarias – cassadas pela ex-prefeita Nice Mistilides – que ajudavam a melhorar o salário dos servidores.

Quando vice, Pedro Callado chegou a dizer que – se assumisse o Executivo – devolveria o benefício aos prejudicados. Porém, nas conversas de bastidores, falam que nem todos servidores estão na lista. Que muito deles devem ficar de fora por não enquadramento na legislação.

O deputado estadual André do Prado (PR), protocolou o Projeto de Lei 636/2015 que dispõe sobre a isenção – ao cadastrado como doador de medula óssea – do pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos.

Pelo projeto, para ter direito à isenção, o candidato terá que comprovar seu cadastramento somente como doador de medula óssea junto à entidade coletora deste material ou junto à entidade responsável pelo cadastro de doadores de medula óssea. Assim, o candidato deverá apresentar um documento expedido pela entidade coletora ou pela entidade responsável pelo cadastro de doadores de medula óssea, que deverá ser juntado no ato de inscrição nos concursos públicos.

O deputado estadual Sinval Malheiros (PV) esteve em Jales na segunda-feira (11 de maio), tendo se encontrado com lideranças regionais no plenário da Câmara Municipal e o vereador presidente Nivaldo Batista de Oliveira – o Tiquinho.

Diversos pedidos de liberação de recursos para os municípios, cujos representantes estiveram presentes, foram entregues ao deputado Sinval Malheiros. Ele se comprometeu em se empenhar para efetuar a liberação de R$ 300 mil para recapeamento asfáltico e outros R$ 300 mil para a construção da cozinha da AACAJ. "O deputado Sinval cumpriu uma agenda bastante extensa em Jales, mas sabemos que ele está disposto a ajudar. Esperamos ter nossas solicitações atendidas" – disse o vereador Tiquinho. Sim, isto é fazer política.

O quinteto de vereadores – Gilberto Alexandre de Moraes, Jesus Martins Batista, Luís Fernando Rosalino, Pérola Maria Fonseca Cardoso e Rivail Rodrigues Júnior – está solicitando informações do prefeito Pedro Callado sobre os ocupantes de cargos de provimento em comissão, nomeados a partir de 18 de fevereiro, quando ele tomou posse.

De acordo com a solicitação dos vereadores, Pedro Callado terá nomeado vários ocupantes para cargos de provimento em comissão e existe uma legislação que estabelece exigências a serem atendidas pelos ocupantes de cargos em comissão na administração pública municipal. Esta legislação proibe, por exemplo, a nomeação de cidadãos aos cargos em razão de terem cometido atos ilícitos.

Quem será, por descuido, falha ou outro motivo, que terá sido nomeado e pode estar infringindo a legislação pertinente? Não se discute. Se existe lei e é boa, tem mesmo que ser cumprida. Além disso, falando francamente, este tipo de assunto anima a vida da turma do botequim. Bendita seja a política, que também serve para reunir pessoas.


Comentários