FOLHAGERAL, da redação

A semana
  não começou nada bem para o prefeito Pedro Callado. Por ordem dos mandatários da empresa Proposta Ambiental, que faz a coleta de lixo na cidade, os coletores ficaram de braços cruzados na segunda-feira (27). O lixo liberado pelos contribuintes ficou amontoado nas calçadas. O prefeito teve que sacar uma solução à moda antiga: colocar os tradicionais caminhões basculantes nas ruas para recolher o lixo.Com
o pagamento parcial do mês de novembro feito na manhã seguinte, terça-feira (28), segundo se divulgou, os coletores de lixo voltaram ao trabalho normal. Espera-se que o serviço tenha se restabelecido em definitivo. A coleta de lixo pode ser menos importante que o fornecimento de água e energia elétrica. Mas o lixo sem coleta fica exposto em frente às casas e se espalha, sujando o visual e empestando o ar em toda a cidade.
No
meio político, causou estranheza o fato de a equipe administrativa da prefeitura não ter previsto que uma paralisação poderia acontecer por atraso de pagamento, exigindo uma negociação entre as partes. Por isto, algumas pessoas ficaram indignadas com a paralisação. Faltou cuidado da equipe em não se deixar desgastar perante a população.
Para
Salvar a semana, o prefeito Pedro Callado esteve em São Paulo na quarta-feira (29) para assinar convênios. Entre eles, um de repasse para recapeamento de vias públicas no valor aproximado de R$ 700 mil. Felizes os moradores das vias que vão entrar na lista de beneficiadas. Callado
também aproveitou a viagem a São Paulo para reivindicar em favor de Jales uma unidade do Centro de Reabilitação Lucy Montoro, cujo objetivo é servir às pessoas com deficiência física – transitória ou definitiva – que precisam de atendimento de reabilitação, visando desenvolver seu potencial físico, psicológico, social e profissional. Um bom pleito, pois atualmente os jalesenses utilizam o Centro de Reabilitação em Fernandópolis Os
vereadores aprovaram por unanimidade, na sessão ordinária de segunda-feira (27), lei de autoria do parlamentar Gilberto Alexandre de Moraes (DEM) que proíbe apito do trem no perímetro urbano da cidade. Que incomoda, ah se incomoda! A lei entrará em vigor 60 dias após a sua aprovação. Em 20
de dezembro foi publicada a lei de autoria do petista Luis Fernando Rosalino, aprovada pelos vereadores, que proíbe a colocação de panfleto de qualquer natureza em pára-brisas de carros e ou em motos. Essa panfletagem, em algumas ocasiões, chega a níveis abusivos. Infelizmente,
a extravagância continua, apesar do artigo 1°. da lei não precisar de regulamentação, por ser definitivo. Mas a panfletagem não dá trégua para desgosto dos donos de veículos e motos. A lei já deveria estar regulamentada, 60 dias após a sua publicação.
no botequim da vila, a turma que gosta do cotovelo em cima do balcão é de opinião que o vereador que tem uma lei aprovada, mas não fiscaliza a sua implementação, deveria comparecer à presença do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar para dar as devidas explicações sobre o caso. Para a população, se a lei não vai atender seus interesses, o vereador não cumpriu o seu dever.
O
deputado Itamar Borges esteve em Jales no sábado (25). Em companhia de correligionários e dos engenheiros Del Pino e Marco Antonio Miranda, da Tecnicon, visitou a construção das 99 casas populares, que foi uma conquista sua para a cidade.
Na
oportunidade, o deputado Itamar abonou a ficha de filiação de Luiz Ferreira Junior ao PMDB. "Estamos muito felizes com a filiação do nosso amigo Junior; ele agora compõe a liderança do nosso partido na cidade", disse Itamar. Na linguagem dos políticos, isto pode ser tudo. Ou nada.
Diante
deste fato, teve início a corrida sucessória para 2016 no município. Foi o comentário que se alastrou pela cidade, de que Junior Violada deu o primeiro passo para ser candidato a candidato. Claro que, quem ingresse na liderança de um partido, estará na condição de um bicho político ávido pela luz dos holofotes. As conjunturas futuras serão decisivas.
Do
dia 12 até o dia 30 de maio, uma unidade móvel do Poupatempo vai estar na Praça Euphly Jalles para atender a população – da terça-feira ao sábado, das 9h30m às 15h30m, em vários tipos de serviços. A população deve aproveitar para se informar melhor e aproveitar a ocasião.

Jales
caminha em passo de tartaruga, em relação aos vizinhos que já possuem o Poupatempo com atendimento permanente à população. Mas se regozija com a unidade móvel na cidade; como diz o prefeito Pedro Callado: "É um programa que facilita a vida da população, uma oportunidade para colocar documentos pessoais em dia e de ter acesso a serviços públicos de forma mais prática, com um atendimento de qualidade". A estimativa é de sejam feitos 220 atendimentos diários. Ao invés de lutar pela conquista de uma unidade fixa, todos ficam felizes com a unidade móvel na cidade.
Querem
mudar o nome da Praça Euphly Jalles, fundador da cidade, para "Praça da Fonte". Tal como fizeram com a Praça João Mariano de Freitas, pioneiro na fundação de Jales, ficando conhecida como "Praça do Jacaré". Foi na administração da ex-prefeita que começou esse absurdo. Fosse a fonte como a primeira ali instalada (foi cartão postal da cidade), vamos lá, mas a atual deixa muito a desejar.
 

Comentários