Foi quase! Brasileiro se classifica em primeiro, mas termina em quinto no mundial de aviões de papel

O goiano Danilo Silva faz o melhor tempo de voo nas eliminatórias do Red Bull Paper Wings, mas não teve a mesma sorte na final
Foi emocionante! Por muito pouco o Brasil não leva o terceiro título do Red Bull Paper Wings, maior torneio de aviões de papel do mundo. O Brasil, que já venceu duas vezes o campeonato na categoria tempo de voo (2006 e 2009), por pouco não garantiu seu lugar ao pódio. O goiano Danilo Silva (foto) se classificou para a final em primeiro lugar com a melhor marca, fazendo sua aeronave planar por 13,21 segundos, mas não repetiu a boa performance na final, chegando na quinta posição entre os 10 finalistas.

Com direito a dois arremessos, o brasileiro começou a final planando por apenas três segundos, já que sua aeronave atingiu logo uma das paredes do Hangar 7. Na segunda tentativa, ele fez um bom arremesso e voou por pouco mais de 10 segundos, mas não foi suficiente. O título na categoria ficou com o armênio Karen Hambardzumyan que fez sua dobradora voar por 14,33 segundos. Já na categoria distância quem levou a melhor foi o búlgaro Veselin Ivanov, que alcançou 55,23 metros. Na categoria acrobacias o vencedor foi o libanês Avedis Tchamitchian.

Danilo se classificou em primeiro lugar para a final entre os mais de 70 participantes e estava confiante em levar o tricampeonato para o Brasil, que já teve dois vencedores nessa categoria, o paulista Diniz Nunes, que alcançou a marca de 11,5 segundos na edição de 2006 e o paulista Leonard Ang, que fez 11,66 segundos na final de 2009, mas não repetiu a performance vencedora. "Infelizmente não deu, a primeira tentativa parou em cima do telhado e a segunda tentativa não foi boa, bateu pouco mais de 10 segundos, mas estou muito feliz em ter participado, vai ser algo que vou levar na minha vida para sempre", concluiu o goiano que terminou em quinto lugar, com a marca de 10,25 segundos.

O armênio Karen Hambardzumyan, que levou o título, não esperava vencer. "Eu sempre gostei de aviões de papel, mas tudo foi uma grande diversão para mim, quando cheguei aqui não achei que ia ganhar, fui acreditando mais com o passar dos dias e venci, estou muito feliz", concluiu.

Já o búlgaro Veselin Ivanov, vencedor na categoria distância, apesar de supreso, acreditava na vitória. "Eu não esperava, mas estou bem feliz. Desde criança eu pratico aviões de papel e treinei bastante para esse dia. Na ultima edição da competição (2012), eu participei e não me classifiquei para a final. Então, vinha esperando uma nova oportunidade, e não só consegui vir para a final como venci. Estou bem feliz".
O sábado foi agitado em Salzburg, começando por volta das nove da manhã com as classificatórias para a categoria tempo de voo, em que os mais de 70 participantes, incluindo o brasileiro Danilo, disputaram uma das dez vagas para a final. A tarde começou com as divertidas apresentações dos pilotos de acrobacia aérea. Por volta das cinco da tarde o famoso hangar 7 estava lotado para a final da competição entre os 10 melhores colocados das três categorias. As crianças que assistiam ao evento fizeram um show a parte, invadindo a pista ao fim de cada etapa e lutando para conseguir um dos milhares de aviões de papel que coloriam o hangar.

O Red Bull Paper Wings é considerado o maior campeonato de aviões do mundo, surgiu em 2006 e desde então agita as universidades de todo o mundo. Em 2015 foram mais de 90 estudantes de 80 países em 536 qualificatórias em todo o mundo. Créditos das fotos: Samo Vidic e Sebastian Marko / Red Bull Content Pool.

Comentários