ETEC Jales realiza a AGRITEC 2015






A Escola Técnica Estadual "Dr. José Luiz Viana Coutinho" (Escola Agrícola de Jales) realizou no dia 14 de maio a AGRITEC 2015, que teve como objetivos o desenvolvimento pedagógico através de experimentos de campo conduzidos pelos alunos, a exposição das principais tecnologias em variedades de milho, sorgo, adubos verdes, forrageiras, bem como os sistemas de produção envolvendo rotação de culturas, sistemas de plantio direto, assistencialismo rural, tratores, implementos agrícolas, exposição de ovinos e ao mesmo tempo promovendo a aproximação da comunidade regional e dos futuros empregadores com o ambiente escolar e com as atividades práticas lá desenvolvidas.

O evento foi coordenado pelo docente engenheiro agrônomo Me. João Vitor Ferrari juntamente com a direção da escola em nome da diretora Luzia Corsini Dejavite e os alunos do segundo ano de Técnico em Agropecuária e contou com a participação de empresas da região de diversos segmentos do agronegócio entre elas: Agroceres, Dow Agrosciences, Morgan, Agroeste, Kimberlit, CATI regional de Jales, Matsuda, Agromec, Cimoagro, Coopercitrus, Sicoob Credicitrus, Sebrae/SP, IBS, Fatec Jales, e contou também com patrocínios de várias empresas.

A instalação da área experimental de 2 hectares, cujo preparo do solo e o plantio ocorreu em dezembro de 2012, contou com a participação dos alunos que conduziram os experimentos durante aproximadamente 120 dias, realizando os tratos culturais necessários.

Para o Professor coordenador "a ETEC Jales apresentou um trabalho muito importante tanto do lado pedagógico como do papel de difusora de modernas tecnologias para o setor do agronegócio buscando o fortalecimento da agricultura na região", afirmou.

Durante a AGRITEC 2015, os mais de 140 participantes, dentre eles, produtores rurais, estudantes de diversas instituições da região e empresários de 18 municípios que compareceram ao local, participaram de palestras e exposição dos materiais por parte das empresas na área experimental e ao final das atividades houve um momento de confraternização sendo oferecido um churrasco aos participantes.

Comentários