Equipe de enfermagem da Santa Casa realiza dinâmica para higienização das mãos



No dia 5 de maio comemora-se o Dia Mundial de Higienização das Mãos e durante todo ano na Santa Casa de Jales ocorre orientações sobre a importância de lavar as mãos, porém este mês foi realizada uma atividade diferente para alertar os profissionais da saúde sobre este hábito.

A equipe de enfermagem realizou uma dinâmica para os auxiliares, técnicos e enfermeiros, no qual as mãos foram pintadas de tinta e era preciso ir até o lavatório da unidade que atua e realizar a lavagem das mãos. De acordo com a enfermeira responsável pelo CCIH - Competências em Controle de Infecção Hospitalar, Erica Renata Caldeira, o principal objetivo desta atividade foi mostrar a importância da higienização das mãos e assim promover a conscientização de toda a equipe.

Segundo a UNICEF e a Organização Mundial de Saúde um simples hábito pode reduzir em até 40% o índice de infecções respiratórias, estomacal, gripes, resfriados, diarreia, doenças de pele, dor de garganta, espinhas, entre outras doenças que podem ser evitadas com a lavagem constante das mãos.

A enfermeira Erica Caldeira explica a maneira correta de lavar as mãos. "A higienização das mãos deve ser feita com água, sabonete líquido e papel toalha para secar a pele. As bactérias são removidas durante a lavagem e a espuma do sabão auxilia na remoção da

gordura da pele, eliminando alguns microrganismos, o ideal é que as mãos sejam esfregadas por 30 segundos. Na ausência desses produtos, recomenda-se o uso do álcool gel, pois ele também elimina as bactérias".

Portanto, fica a dica e a recomendação para evitar que índices de infecções aumentem, o recomendado é que lavem as mãos várias vezes ao dia, principalmente antes das refeições e após o uso do banheiro, é muito importante fazer da higienização das mãos um hábito diário.

Comentários