Criadores de ovinos querem investir em melhoramento genético do rebanho


Criadores de ovinos em Jales e o engenheiro agrônomo José Roberto Bois, da Secretaria Municipal de Agricultura
 (foto:fabíola fiorentino/comunicativavotuporanga)

A elaboração de um projeto piloto para o melhoramento genético do rebanho comercial de ovinos foi a pauta da reunião realizada em Jales no final de abril com representantes do Sebrae-SP, da Associação Paulista de Criadores de Ovinos (Aspaco) e da Associação dos Criadores de Ovinos da Região de Jales (Ascorj).

A ideia surgiu após a doação de sêmen das raças Dorper e White Dorper feita pelo presidente da ABC Dorper, Paulo Franzine, com o intuito de melhorar ainda mais a genética do rebanho comercial de ovinos no Estado de São Paulo, começando com criadores da região de Jales que fazem parte da Ascorj. A doação foi anunciada durante reunião com o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, no mês passado e deverá ser concluída em breve.

"A ideia é reunir além da Aspaco, a ABC Dorper, o Sebrae-SP, e o Governo do Estado para que nesse projeto piloto possamos incentivar e fomentar a ovinocultura paulista. Aqui temos uma excelente qualidade genética de ovinos e temos a certeza, que estes são os primeiros passos para que possamos vislumbrar algo muito maior, que é o diagnóstico da ovinocultura no Estado de São Paulo. Definimos algumas prioridades e vamos seguir caminhando", afirma o presidente da Aspaco, Bruno Garcia Moreira.

"O melhoramento genético é fundamental para o desenvolvimento dos criadores de ovinos, sobretudo para a região de Jales, que está fora do centro do Estado. É muito importante a Aspaco encabeçar um projeto como esse, que incentiva a adoção de novas tecnologias, como a inseminação artificial, essencial para o melhoramento genético. Não tenho dúvidas que haverá um ganho muito grande para a produção de carne ovina e o Sebrae-SP está apto para auxiliar nesse processo e na gestão da propriedade rural", ressalta a consultora do Sebrae-SP, Viviane Karina Gianlorenço.

Associação Regional – A Associação dos Criadores de Ovinos da Região de Jales (Ascorj) foi idealizada por um grupo de amigos, criadores de ovinos, em 2010 e oficializada em abril de 2011, com apoio do Escritório Regional do Sebrae-SP em Votuporanga. Ela é formada por um grupo de criadores que, além de produtores, são apreciadores de carne ovina, principalmente do sabor requintado do cordeiro.

Atualmente, a Ascorj tem 17 associados que se reúnem mensalmente para discutir melhorias e buscar capacitações, com o objetivo de fortalecer ainda mais o grupo. A diretoria é formada por 10 membros, sendo a atual gestão presidida por Percio Gaspar, veterinário e criador de ovinos. Participam da associação, criadores de Jales, Cosmorama, Fernandópolis e São João das Duas Pontes.

Para Rafael Matos do Carmo, gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Votuporanga, todos os benefícios percebidos pelos criadores foram possíveis graças à união. "Eram vários pequenos produtores. Hoje, a associação tem muita força e vem conquistando cada vez mais espaço".

Comentários