Após ação do MPF em São Carlos/SP, UFSCar inicia entrega dos primeiros documentos a ex-alunos da Fadisc



Universidade irá disponibilizar diplomas e históricos escolares prontos que constavam de acervo entregue pela Justiça Federal

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) inicia neste mês de maio a entrega de diplomas e históricos escolares de 503 ex-alunos das Faculdades Integradas de São Carlos (Fadisc). A medida é resultado de ação do Ministério Público Federal para que a União também fosse responsabilizada por garantir a documentação dos estudantes, visto que o acervo da Fadisc havia sido abandonado pelos dirigentes após o descredenciamento da instituição pelo MEC, em 2011.

Nesta primeira etapa, serão disponibilizados os diplomas e históricos escolares prontos que constavam do acervo entregue à UFSCar pela Justiça Federal em março deste ano. A lista com os nomes dos 503 ex-alunos e seus respectivos documentos está disponível no Portal UFSCar, e a entrega será feita mediante agendamento pelo e-mail fadisc@ufscar.br. Os demais ex-alunos da Fadisc que não constam nessa listagem devem aguardar novas informações.

Além do inventário dessa documentação, a comissão designada especialmente para esse fim registrou a existência de 104 livros com termos de colação de grau e registro de diplomas. A partir desses dados e de outras informações arquivadas na Divisão de Registro de Diplomas da UFSCar, a Universidade poderá emitir também segundas vias de diplomas que tenham sido registrados na instituição de 1974 a 2012, bem como primeiras vias de diplomas para ex-alunos cujos dados possam ser localizados nos livros. Esta segunda etapa ainda não tem data definida para ser iniciada.

Segundo a comissão, devido à escassez do acervo entregue até o momento, não será possível a expedição de outros históricos escolares ou diplomas, a menos que surjam novos documentos que estejam, por exemplo, na posse dos próprios estudantes e comprovem a conclusão de curso. O mesmo vale para documentos de alunos não concluintes, planos de ensino, aproveitamento de conhecimentos e de disciplinas e declaração de proficiência. A emissão de tal documentação será avaliada posteriormente caso a caso, em processo que deverá contar com as orientações pertinentes da Secretaria de Regulação e Supervisão (Seres) do MEC.

Dúvidas e solicitações de informações podem ser encaminhadas ao e-mail fadisc@ufscar.br.

Comentários