A importância dos rituais familiares, por Flávio Carvalho

Um dos maiores problemas que vêm ocorrendo com a sociedade contemporânea é a desestruturação dos núcleos familiares e suas consequências para o desenvolvimento das crianças.

Muitos defendem que ocorreram mudanças na sociedade para melhor. A mulher conseguiu sua independência, se inseriu no mercado de trabalho. Compete de igual com os homens, apesar de terem salários inferiores. No que tange a família, houve uma redução drástica no número de membros, ou seja, se têm cada vez menos filhos, e cada vez mais tarde. Houve um afastamento com os outros membros da família, dos primos, tios, sobrinhos. Aquela convivência com todos os membros da família, as reuniões familiares são raridades. Ou seja, os filhos de hoje são privados daquelas saudáveis reuniões familiares que ocorriam décadas atrás. Os netos dos filhos dos anos 70 e 80 são privados destas saudáveis reuniões e convivência com os familiares. Estão assim cada vez mais distantes de suas raízes, de suas origens, e isto contribui e muito para a perda da identidade, pois um indivíduo que não conhece suas origens conhece pouco de si mesmo.

Os rituais exercem fundamental papel para a manutenção desta instituição abalada que é a família. Rituais como o casamento, o batismo, as debutantes, e até mesmo o ritual de se ter as refeições com toda a família sentada na mesa. Estes rituais possuem elevado valor simbólico, e de fundamental importância para o desenvolvimento sadio de toda a família

Os rituais familiares são tão importantes quanto peculiares de cada família. Com a correria dos tempos modernos, cada vez menos se exercitam estes rituais, que são simples, mas de profunda importância na manutenção de toda a estrutura familiar.

Estes rituais ajudam a construir a identidade de uma família, resgata as origens da mesma. Estes rituais familiares têm importante papel social na educação das crianças, principalmente no que tange ao respeito aos mais velhos, respeitando e compreendendo melhor os idosos, pois eles são o que seremos no futuro. Estes rituais também têm fundamental importância na nossa educação pessoal, na etiqueta, nas regras sociais.

Os rituais são demasiadamente importantes para a estrutura familiar, eles devem ser mantidos, mas não precisa serem sempre os mesmos, eles podem mudar com o tempo, pois são eventos dinâmicos, e apesar de muitos deles serem comuns a todos, muitos também são peculiares de cada família ou grupo.

Rituais familiares são sadios e estão se perdendo nesse emaranhado de poluição audio-visuais causados principalmente pela televisão, que vêm ocupando cada vez mais os lugares dos pais e educadores da família. Os rituais familiares nos ajuda a manter distância desta alienação moderna que é a televisão.


*Flávio Rodrigo Masson Carvalho

equilibriumtc@hotmail.com


Comentários