Votuporanga sediará Congresso Internacional de Educação

Centenas de educadores da rede municipal da região de Votuporanga são aguardados para o 3º Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista, que será realizado nos dias 22, 23 e 24 de julho. A data foi anunciada pelo Arranjo do Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo (ADE Noroeste Paulista), organizador do evento em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA) e Centro Universitário de Votuporanga (Unifev).

No ano passado, a cidade foi sede do Seminário que reuniu no Votuporanga Clube mais de 1 mil educadores, entre dirigentes municipais de ensino, professores, coordenadores, diretores e assessores pedagógicos. Estiveram presentes nomes como Marcos Pontes, astronauta e palestrante motivacional.

A coordenadora executiva do ADE e Secretária da Educação de Votuporanga, Sílvia Cristina Rodolfo, conta que o sucesso do Seminário motivou ainda mais a realização do Congresso Internacional com um incremento na programação. "Para este ano, ampliamos o evento de dois para três dias, visando oferecer um conteúdo ainda maior voltado, prioritariamente, para a formação continuada de professores das redes municipais de educação dos municípios integrantes do ADE Noroeste Paulista. Nesta edição, as atividades terão como tema Habilidades e Competências para a Educação", conta.

Para a coordenadora executiva, eventos como este são importantes para o desenvolvimento educacional de toda a região. "O nosso objetivo é discutir questões ligadas à educação e, principalmente, à realidade do nosso interior paulista. Por isso, estamos preparando uma programação que deverá ter grandes nomes da educação, além de outras atividades ligadas à prática do professor em sala de aula".

As palestras, mesas redondas e exposição de produtos educacionais serão realizadas, novamente, no período da manhã, no Votuporanga Clube. A tarde haverá minicursos, oficinas e exposições de banner de boas práticas na Cidade Universitária. A programação completa será divulgada em breve pela organização.

Organização – Na tarde de terça-feira, 7 de abril, representantes do Arranjo do Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo (ADE Noroeste Paulista) estiveram reunidos quando foi apresentada a organização do 3º Congresso Internacional de Educação.

ADE Noroeste Paulista – O Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo é integrado por 47 municípios com características sociais e econômicas semelhantes, dentro de uma determinada região, com o interesse de abordar soluções em grupo, trabalhar em rede, trocar experiências sobre questões educacionais e fomentar a cooperação entre os municípios para a implementação das ações do PAR (Plano de Ação Articulada), estabelecendo uma colaboração horizontal e intermunicipal, e uma colaboração vertical entre os entes federados, com o propósito de elevar qualitativamente a Educação num território regional, com o apoio das instituições parceiras.

A participação no Congresso é aberta apenas para professores da rede municipal que atuam nas cidades integrantes do Arranjo.

Comentários