Mensagem de Páscoa

"Não vos assusteis... Ele ressuscitou... e irá à vossa frente!" (Mc. 16, 7-8)

A todos os Diocesanos, Feliz Páscoa!
Neste ano, como nos últimos trinta e dois, tenho a alegria de desejar a todos uma Páscoa Feliz! Que ela ilumine a cada um, e nos envolva a todos, na certeza do Cristo Ressuscitado.
Na celebração de sua Páscoa definitiva, por ocasião da Última Ceia, Jesus empenhou sua vida por inteiro. Tudo o que ele tinha vivido e tudo o que ele tinha feito, recebia agora o seu sentido final.
De tal modo que sua Ressurreição passou a iluminar toda a trajetória de sua vida, feita um grande gesto de obediência, que ele concluía com seus discípulos.
Para chegar à Ressurreição, Jesus precisou passar antes pelo sofrimento e pela morte. Ele estava bem consciente de que o cumprimento de sua missão implicava a doação de sua vida. Esta doação não se limitava ao gesto final de sua morte na Cruz, mas recolhia também o compromisso cotidiano de sua peregrinação terrena. 
A morte implicava para Cristo o fim de sua vida terrena, que ele tinha amado e abraçado com generosidade. Ele a tinha assumido com muito amor. Ele a tinha vivido com intensidade, experimentando as alegrias verdadeiras de sua convivência com os simples, de suas andanças pela Galiléia, de suas peregrinações a Jerusalém.
Agora, tudo isto terminava. A morte implicava deixar de viver neste mundo, o que para ele também era doloroso.
Ele expressou este sofrimento, deixando entrever a saudade da vida humana que o Pai lhe tinha dado:
"Pois eu vos digo que já não comerei mais esta páscoa até que ela se cumpra no Reino de Deus" (Lc 22,16).
Deixar esta vida, faz parte da Páscoa. Antes da ressurreição, é preciso viver a missão, pela entrega da vida nas mãos de Deus.
De maneira especial, a Páscoa deste ano se reveste de despedida. Como Cristo, juntamos no mesmo gesto tanto o passado como o presente, para fazer deles um sinal da vida nova, que a Páscoa sempre nos convida a assumir.
 A Páscoa de Cristo, além de encontro, é também despedida.
Com os renovados votos de Feliz Páscoa,
D. Demétrio Valentini  Bispo Diocesano de Jales


Comentários