Dia do Índio ganha programas especiais na TV Cultura

O Dia do Índio, comemorado neste domingo, 19 de abril, será destaque na TV Cultura nos programas Repórter Eco, com apresentação de Cláudia Tavares, e Matéria de Capa, com Aldo Quiroga.

Para focalizar o modo de vida dos índios brasileiros, às 17h20, o Repórter Eco traz o projeto da escritora e ilustradora Rita Carelli. Seu trabalho reúne livros e vídeos, muitos deles com imagens feitas pelos próprios indígenas. Filha de pais antropólogos, em seu trabalho ela busca divulgar os costumes e as tradições dos índios em seu contato harmonioso com a floresta.

Outra matéria do programa ressalta o lançamento recente do documentário Baré, o Povo do Rio. O filme conta a história da tribo que já chegou a ocupar uma área de mais de 165 mil quilômetros quadrados do território brasileiro e, ao longo do tempo, perdeu sua língua original e passou por vários tipos de violência. Esses índios conseguiram se recuperar e hoje são a décima população indígena do Brasil.

O jornalista e consultor do Repórter Eco, Washington Novaes, comenta a situação dessa população nos dias de hoje. "Os índios já ocuparam praticamente todo o território nacional. Mas, hoje, são menos de um milhão de pessoas e seus modos de vida são cada vez mais influenciados pelos nossos... Crianças são educadas também em português e os jovens não querem viver como índios".

Às 19h45, o programa Matéria de Capa apresenta um panorama da população indígena, mostrando dados como a quantidade de índios que vivem no Brasil; a divisão entre os diferentes povos em línguas e etnias; quais os maiores povos e onde vivem; quais as maiores ameaças às tribos, entre outras questões.

Esta edição especial também traz entrevistas com a os especialistas Marcelo Salazar e André Villas Boas, do Instituto Sócioambiental, organização não governamental empenhada na defesa dos povos indígenas, de sua cultura e preservação. O Matéria de Capa é apresentado pelo jornalista Aldo Quiroga.

Comentários