Conselho de Ética deve definir caso Macetão nos próximos dias

O vereador André Ricardo Viotto (PSD), o Macetão, que está tendo sua conduta analisada pelos membros do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar composto pelos vereadores Gilberto Alexandre de Moraes, Tiago Abra e Pérola Cardoso, foi notificado, pela terceira vez, a prestar depoimento ao Conselho nesta quinta-feira, 9 de abril.

Alegando compromissos profissionais, o vereador André justificou sua ausência nas três vezes em que foi notificado a prestar depoimento. Diante disso, o Conselho deliberou, por unanimidade, dar por concluída a instrução do processo, abrindo vista ao representado para apresentação de razões escritas no prazo de cinco dias.

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar analisa Representação protocolada pelo ex-vereador Luís Especiato, onde afirma que o vereador André Viotto infringiu diversos incisos do Código de Ética e Decoro Parlamentar no que diz respeito à divulgação de gravação de conversa entre o acusado e o ex-secretário municipal de Planejmaento e Trânsito, Aldo José Nunes de Sá. A Representação requer, ao final, a cassação do mandato do vereador.

André Macetão foi ouvido previamente no dia 12 de março e apresentou, através de seu advogado Aparecido Carlos Santana, na segunda-feira, 30 de março, sua defesa ao Conselho. Nela, foram arroladas três testemunhas de defesa: os advogados Carlos Alberto Expedito de Britto Neto e Aislan de Queiroga Trigo, além do engenheiro Almeraldo Del Pino, ouvidos nesta semana pelos membros do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Após o recebimento das alegações finais do vereador André Viotto, o Conselho tem o prazo de até dez dias para a apresentação do parecer final.

Comentários