Alunos da Federal de Três Lagoas (MS) visitam a Unesp de Ilha Solteira







 
Neste sábado, dia 11 de abril de 2015, a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira recebeu duas visitas simultaneamente, com objetivos diferentes. Quarenta e quatro estudantes e professores estiveram no Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira.

Os alunos de Agronomia da AEMS de Três Lagoas estiveram no Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira para conhecer as atividades de pesquisa e extensão universitária com foco na Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista e o apoio que a UNESP possibilita aos irrigantes para que possam fazer a correta irrigação e uso da água em seus equipamentos de irrigação.

Já os alunos da UNESP Dracena estiveram em Ilha Solteira para conhecer também as ferramentas de apoio ao irrigante o que incluiu conhecer o monitoramento climático realizado pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, que na prática deve ser precedido da avaliação dos sistemas de irrigação, o que foi feito na forma de aula prática com confecção de relatórios precedido de discussões e cálculos realizados após avaliarem um sistema de irrigação por aspersão fixa instalado no entorno do Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira e utilizado exatamente para aulas práticas.

Os visitantes foram recepcionados por toda a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira formada pelo Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez e seus Orientados que os apresentou um a um destacando que foram eles que prepararam a recepção e a infra estrutura técnica para a visita, incluindo o lanche servido e deu as boas vindas detalhando o trabalho e as preocupações da sua Equipe que tem como filosofia de trabalho integrar o ensino, a pesquisa e extensão universitária, expondo a satisfação em receber os visitantes.

"Talvez vocês não percebam, mas ao recebê-los aqui de forma adequada por toda a nossa Equipe formada por estudantes em diferentes níveis e envolvidos em diferentes projetos há toda uma preparação que para nós é encarada como mais uma das formas de treinamento oferecido de modo a cumprir o objetivo de proporcionar uma qualificação diferenciada. Assim, muito obrigado pela visita, aproveitem, perguntem, se envolvam e tenham um excelente dia" finalizou o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez antes de convidar os visitantes para um lanche.

As atividades se prolongaram até depois do meio dia.

AEMS - Três Lagoas - Os alunos do curso de Agronomia das Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS) vieram até a UNESP Ilha Solteira em ação coordenada pelos Professores Renato Franco e Débora Nogueira conheceram as instalações da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira - incluindo campo, no caso a Estação Agrometeorológica Automática de Ilha Solteira - também parte das atividades desenvolvidas com ênfase no monitoramento climático feito pela Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, que tem a sua parte visível o Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira e que disponibiliza de forma livre e gratuita as variáveis climáticas coletadas em oito estações com atualização a cada cinco minutos. A evapotranspiração é estimada e divulgada de nodo a permitir que irrigantes façam a aplicação da água em seus sistemas de irrigação no momento e na quantidade adequada, evitando desperdícios e aumentando as suas produtividades.

Foram apresentados alguns dos equipamentos e instrumentos de trabalho, bem como a Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira trabalha a comunicação das suas atividades.

O Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez falou que um dos objetivos e desafios da Equipe está em transformar todos os DADOS obtidos pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira em INFORMAÇÃO, disponibilizando informações agroclimatológicas completas da região oeste do Estado de São Paulo provenientes de estações agrometeorológicas automáticas instaladas nos municípios de Ilha Solteira, Marinópolis, Populina, Paranapuã, Itapura, Pereira Barreto e Sud Mennucci, que permitem planejar e gerenciar o meio ambiente e também os recursos hídricos.

Uma forma de fazer isso é através da estimativa da evapotranspiração, que permite determinar o quanto e o quando irrigar, permitindo assim o uso racional da água. Atualmente, mais de 4.000 hectares são irrigados racionalmente e dependem diariamente das informações provenientes da AHI da UNESP Ilha Solteira, resultando num melhor aproveitamento de energia e água.

Esta mesma filosofia vale para os dados provenientes das pesquisas e da extensão, e que utilizam a Internet para através de diferentes canais de comunicação e em diferentes linguagens para atingir uma público ainda maior. Para o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez é importante que aumente a compreensão por uma parcela cada vez maior da população dos problemas e desafios relativos ao uso da água em diferentes atividades, daí a importância dada pela nossa equipe à cominucação em todos os níveis de interesse" e respondendo à questionamentos debateu um pouco sobre crise hídrica e a necessidade de se trabalhar de forma eficiente e com economia de água, além de armazenar a água na microbacia onde tudo começa, tendo uma grande interação dos alunos presentes.

Na sequência, a Bolsista do CNPq Isabela Baesso apresentou o software SMAI 2.0, que desenvolvido pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira estima a evapotranspiração de referência e das culturas, possibilitando a aplicação da água no momento e na quantidade certa, ou seja, a realização do manejo racional da água contando com a participação de um dos alunos para mostrar como é simples obter o cálculo da Evapotranspiração de Referência diária pelo software. No campo os alunos conheceram detalhes dos equipamentos e sensores utilizados para o monitoramento climático e ainda conheceram a rotina de manutenção das estações agrometeorológicas, tanto no campo, como no NACI - Núcleo de Apoio Computacional à Irrigação.

UNESP Dracena - Coordenados pelo Professor Dr. Ronaldo Cintra Lima, os alunos do quinto período do cursos de Agronomia da UNESP Dracena estiveram em Ilha Solteira para conhecer as ferramentas necessárias para a identificação de um bom projeto de irrigação, condição necessária para a implantação de programas de manejo da irrigação. Também foram recepcionados pelo Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez que deu as boas vindas e conversou sobre as preocupações e atividades da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira antes dos início dos trabalhos de avaliação dos sistemas de irrigação.

Na parte externa ao Laboratório de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira os alunos se envolveram na aula prática sobre avaliação de sistemas de irrigação, através de testes de uniformidade em um sistema de irrigação por aspersão e posteriormente foram calculados a lâmina média, o Coeficiente de Uniformidade de Christiansen (CUC) e a Uniformidade de Distribuição (UD), além de coletarem as informações detalhadas dos emissores e da pressão de serviço, que é a base para a discussão dos resultados observados. Também receberam as instruções adicionais de como usar estas informações para que o uso da água na agricultura seja feita de forma racional. A recepção aos alunos da UNESP Dracena também contou a participação dos Orientados da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira e do Engenheiro Agrônomo Diego Gonçalves Feitosa, Técnico do DEFERS UNESP.

Comentários