Vereadores Pérola e Rosalino solicitam instalação de Campus do IFSP em Jales

Os vereadores Pérola Maria Fonseca Cardoso e Luís Fernando Rosalino, ambos do PT, em viagem a São Paulo, no dia 4 de março, se reuniram com o Diretor Geral de Infraestrutura e Expansão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), professor Silmário Batista dos Santos, ocasião em que foi solicitada a instalação de um Campus do Instituto no município de Jales.

A audiência, realizada na sede do IFSP, contou ainda com a presença do deputado estadual José Zico Prado e do prefeito Pedro Callado, além de outras lideranças políticas.

Na ocasião, os presentes enfatizaram que Jales é um centro de região, sendo referência para cerca de 40 municípios do estado de São Paulo, sem considerar as muitas cidades de estados vizinhos, como Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso que também apontam nosso município como um dos que oferecem solução para muitos dos seus problemas e demandas.

"Nós estamos plenamente convencidos de que a instalação do Instituto Federal em Jales será decisiva para a nossa cidade e também ao desenvolvimento da região noroeste do Estado de São Paulo, oferecendo para nossa juventude opções de estudo de qualidade, gratuitos e focados na nossa realidade e necessidade", disse o vereador Luís Rosalino na ocasião.

"Ficamos muito satisfeitos com a audiência. O professor Silmário se comprometeu a dar andamento ao nosso pedido, agendando uma reunião com o Ministro da Educação, na capital federal. Sabemos da importância de unir forças e vamos trabalhar juntos para trazer mais esta conquista para Jales", finalizou a vereadora Pérola.

Sobre o IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP – é uma autarquia federal de ensino. Fundada em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices, é reconhecida pela sociedade paulista por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade. Durante seus 105 anos de história, recebeu também, os nomes de Escola Técnica Federal de São Paulo e Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo. Com a transformação em Instituto, em dezembro de 2008, passou a ter relevância de universidade, destacando-se pela autonomia. Com a mudança, o Instituto Federal de São Paulo passou a destinar 50% das vagas para os cursos técnicos e, no mínimo, 20% das vagas para os cursos de licenciatura, sobretudo nas áreas de Ciências e da Matemática. Complementarmente, continuará oferecendo cursos de formação inicial e continuada, tecnologias, engenharias e pós-graduação. Além dos cursos presenciais, o Instituto Federal de São Paulo oferece os cursos Técnicos em Administração e em Informática para Internet e, a partir de 2012, o superior de Formação de Professores na modalidade de Ensino a Distância (EaD). O IFSP é organizado em estrutura multicampi e possui aproximadamente 24 mil alunos matriculados nos 41 campie mais 4 mil alunos nos 19 polos de educação a distância distribuídos pelo estado de São Paulo.

Comentários