Sincomércio insiste na regularização das feirinhas

Uma proposta para resolver o problema das feiras itinerantes, mais conhecidas como "Feirinha da Madrugada" que volta e meia procuram se instalar em Jales, de forma irregular, deverá ser apresentada pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Alexandre Rensi, podendo se transformar em lei para regulamentar esse tipo de comércio na cidade.

O assunto foi discutido durante reunião de Rensi com o prefeito Pedro Callado (foto), que recebeu bem a sugestão e espera que a proposta possa ser discutida com a sua assessoria a fim de se encontrar uma solução que atenda os interesses dos empresários do comércio e da população.

Rensi explicou que o prefeito vê a possibilidade de se fazer uma lei específica sobre o tema, pois esse seria o caminho correto. Ele lembrou que a ideia que também conta com o apoio do Sindicato dos Comerciários, foi apresentada para a prefeita Eunice Mistilides Silva, mas não avançou, por falta de interesse em resolver a situação.

O presidente do Sincomércio defende a necessidade de uma legislação municipal para regularizar a situação das pessoas que queiram praticar esse tipo de comércio, para que não prejudiquem os comerciantes instalados na cidade, pois todos têm que trabalhar na legalidade, sem vender produtos de origem duvidosa, o que também é bom para o consumidor.

Rensi disse que já teve uma reunião na Receita Federal que também está disposta a colaborar para que esse tipo de comércio passe pelo crivo da lei para poder se instalar. Ele acredita que este é o momento para se voltar a discutir essa questão, pois com a nova administração municipal, a situação poderá ser resolvida sem problema e com mais agilidade.

O que não pode, como afirmou, é continuar com o está, pois uma pessoa chega, pede para se instalar e traz 50 barraqueiros junto, vendendo produtos trazidos da China ou do Paraguai, sem qualidade e sem qualquer tipo de garantia. Depois vai embora e o consumidor fica sem poder reclamar.

Comentários