Prefeito Callado nega que população terá internet gratuita; ex-secretário de Comunicação contesta

 
Mal começou a ser implantado em Jales e o Projeto Cidades Digitais, do Governo Federal, está causando polêmica. Depois de um mês de governo, o prefeito Pedro Callado acompanhado do secretário de Comunicação, Francisco Melfi, afirmou durante coletiva de imprensa na manhã de quarta-feira, 18 de março, que a divulgação de que a população teria internet gratuita não é verdadeira.

Segundo o prefeito, o projeto contempla apenas a interligação de prédios públicos e os investimentos serão apenas do Ministério das Comunicações na compra de fibras ópticas e equipamentos. "Será gratuita apenas para as repartições públicas, as pessoas particulares terão que continuar pagando seus provedores. É preciso deixar bem claro isso. Não está no convênio", afirmou Callado.

Em nota enviada a imprensa pelo ex-secretário municipal de Comunicação, Bruno Guzzo (foto), o jornalista afirmou que o prefeito está equivocado e não fornecerá internet gratuita para a população se não quiser. "No governo da prefeita Nice, sempre deixamos claro que a instalação da rede de fibras ópticas, necessária para a implantação do programa, e a disponibilização de internet nas praças e prédios públicos seriam de responsabilidade do Ministério das Comunicações e o fornecimento de internet para a população dependeria de uma contrapartida do município, com recursos aprovados no orçamento desde 2013 para a contratação de um provedor".

Segundo o ex-secretário Guzzo disse em sua nota que "o que causa estranhamento é que em mais de dois anos fazendo parte do Executivo local, ou seja, de Jales, o prefeito Callado sequer procurou a secretaria de Comunicação para entender o Cidade Digital, projeto que, por sinal, fazia parte do Plano de Governo da coligação que lançou a candidatura dele e o chancelou como candidato a vice da prefeita cassada" .

Segundo o técnico da empresa PETCOM, Ricardo Paiva, empresa responsável pela execução do projeto em Jales, inicialmente o "Cidades Digitais" irá apenas contemplar as praças e prédios públicos. "Após a instalação desses equipamentos é que a prefeitura poderá contratar um provedor para utilizar da fibra óptica que sobrar para levar internet para a população", destacou o engenheiro.

O convênio para a implantação do Projeto "Cidades Digitais" em Jales foi assinado em outubro de 2013 pela ex-prefeita Nice Mistilides. O município foi selecionado entre 1900 cidades inscritas depois que o ex-secretário inscreveu o projeto de Jales. Na gestão do ex-prefeito Humberto Parini, um outro projeto não havia sido selecionado.

O jornalista Bruno Guzzo fez questão de lembrar que o projeto foi "elaborado pelo atual secretário de Comunicação na gestão do ex-prefeito Humberto Parin (PT) e sequer foi aprovado pelo Governo Federal, o que só foi feito na gestão da prefeita cassada e deste ex-secretário. Foi no governo da prefeita Nice que o município de Jales foi um dos poucos escolhidos do país, entre mais de 1900 cidades inscritas".

O documento assinado pela Prefeitura prevê investimentos de aproximadamente R$ 1 milhão, que dentre outros itens, inclui a implantação de 20 km de fibra óptica na cidade.

Comentários