O deputado federal Fausto Pinato (PRB/SP) está entre os membros titulares do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados.

Essa é a primeira vez que o PRB tem um representante como titular no colegiado. A conquista é um reflexo do crescimento da legenda na última eleição, quando passou de 8 para 21 parlamentares. Pinato foi indicado pelo líder da bancada do PRB na Câmara, Celso Russomanno, para o mandato de dois anos, sem a possibilidade de substituição.

"A participação do PRB neste conselho representa duas coisas: primeiro, o merecimento de uma luta que já vem de muito tempo, e o segundo, pela satisfação de nenhum membro do PRB estar envolvido na operação Lava Jato e em nenhum outro escândalo. Isso aumenta nossa responsabilidade e o compromisso com o nosso país e com a transparência nos julgamentos que vêm pela frente", destacou o deputado republicano. Pinato é advogado, e esse é o primeiro mandato como deputado federal. Para o parlamentar, a cadeira no Conselho deve ser ocupada, acima de tudo, com responsabilidade e sabedoria.

"Podem esperar de mim muita transparência em todas as minhas atividades nesta Casa. Assumo essa missão com o coração equiparado à balança da Justiça, para separar o joio do trigo, e assim garantir a punição adequada aos parlamentares, que porventura, venham descumprir o código de ética desta Casa", afirmou. Eleição Na tarde da última quinta-feira, dia 12, os membros escolheram o presidente do colegiado.

Foi eleito com 13 dos 21 votos, o deputado federal José Carlos Araújo (PSD/BA). Essa é a terceira vez que ele ocupa a presidência do colegiado. A eleição dos dois vice-presidentes está marcada para a próxima reunião. Responsável por analisar e julgar os processos disciplinares contra deputados federais por violação ao decoro parlamentar, o Conselho de Ética é composto por 21 titulares e o mesmo número de suplentes. As decisões do colegiado podem, inclusive, resultar na perda de mandato.

A pauta do Conselho promete ser bastante movimentada neste ano, pois dos 47 políticos investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvido no esquema de corrupção da Petrobras, 22 são deputados federais.


Comentários