JORI tem sua primeira reunião preparatória


 A presidente do Fundo Municipal Social de Solidariedade, primeira-dama Lúcia Helena Gomes Callado Moraes, nesta terça-feira, 10 de março, na Associação Comercial e Industrial de Jales – ACIJ, recepcionou primeiras-damas e representantes dos municípios da 6ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, para a primeira reunião preparatória do 19° JORI - Jogos Regionais do Idoso, que acontecerá em Jales entre os dias 22 e 26 de abril.

O evento contou com a presença do prefeito Pedro Manoel Callado Moraes; o coordenador estadual coronel Romesnir Aparecido Borges Lima e a técnica regional do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo em São José do Rio Preto Sueli Aparecida Neves Cezarette; o representante da Inspetoria Regional de Esportes vinculada a Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude de São Paulo (SELJ), Wilter Guerzoni; e o secretário municipal de Esportes, Cultura e Turismo Ademir Balero Molina.

No encontro foram discutidos detalhes do regulamento do evento, como o cadastramento dos municípios participantes e atletas, dúvidas sobre documentação, as condições fundamentais para que os atletas se enquadrem no critério de participação, as modalidades e categorias das disputas e as relações nominais que deverão ser preenchidas on line no site da SELJ.

Lúcia Callado destacou a competência e empenho do comitê organizador na preparação do JORI pelo município. "Vai ser muito gratificante para nossa cidade recepcionar atletas com idade a partir de 60 anos, numa grande festa do esporte, de superação, valorização e de exemplos de jovialidade. Para o sucesso do evento, precisamos ter um maior número possível de participantes, por isso contamos a participação de todas as cidades aqui representadas para que possamos fazer o melhor JORI da história e que a primeira- dama do Estado, Lú Alckmin, fique orgulhosa da nossa região. Obrigada pela presença de cada um e o empenho da organização na qual eu posso contar 100%".

Durante o evento, Wilter Guerzoni ressaltou que a 6ª região esportiva a qual Jales pertence possui 92 municípios. "A expectativa é contar com a participação de todos e receber entre comissão organizadora, técnica e atletas, mais de duas mil pessoas".

Um novo encontro está marcado para o dia 13 de abril, às 15 horas, na Câmara Municipal de Jales, com o Congresso Técnico para definir os últimos detalhes do regulamento, debater as fórmulas de disputa das modalidades, chaveamento e a confirmação da vinda de todas as delegações.

O JORI – Os Jogos Regionais do Idoso são promovidos anualmente pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e realizado em parceria com a Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria da Educação e Secretaria da Saúde em conjunto com o município sede.

O objetivo é valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem estar, resgatando a autoestima para melhor convívio social dos idosos. As disputas acontecem em 14 modalidades diferentes e adaptadas para o público idoso, como bocha, atletismo (corrida), buraco (baralho), coreografia (dança), damas, dominó, dança de salão, malha, truco, natação, vôlei adaptado, tênis, xadrez e tênis de mesa.

Comentários