Comemoração da Semana Mundial de Rotaract Club




Em comemoração ao 47° aniversário de um dos maiores programas para jovens líderes chamado Rotaract, ligado ao Rotary International, mais de 6 mil jovens realizaram ações com o tema "É possível fazer diferente" entre os dias 8 a 15 de março – Semana Mundial do Rotaract. A ideia foi apresentar o programa de desenvolvimento de liderança e profissionalismo jovem e sensibilizar a sociedade para a reflexão sobre as atitudes do dia a dia, considerando o que seria possível fazer diferente.

Em mais de 150 cidades, os clubes promoveram a ação em um ponto movimentado da cidade. Em Jales, os rotaractianos saíram em grupo, com cartazes nas mãos, na manhã do sábado, 14 de março, realizando perguntas às pessoas que se encontravam nas ruas e avenidas do centro da cidade. A proposta local contou com um "Mural dos Sonhos", em que as pessoas escreveram mensagens sobre um mundo melhor, gentileza e positividade para serem penduradas e, quem sabe, contribuírem com ideias para os projetos sociais que são desenvolvidos pelos jovens do Rotaract.

"Sem dúvida, a ação realizada pelo Rotaract Club de Jales Grandes Lagos, patrocinada pelo Rotary Club de Jales Grandes Lagos, foi muito positiva, sendo que se pôde claramente perceber, diante das respostas dadas pelas pessoas abordadas, que em geral, o grande descontentamento popular girou em torno de problemas oriundos de situações políticas", disse Isabela B. Soares, presidente da Rotaract Club de Jales Grandes Lagos

Ela enfatizou ainda que "diante disso, os rotaractianos perceberam que era necessário mostrar aos cidadãos que nem sempre se deve ficar totalmente atrelado à ações políticas para que mudanças sejam promovidas. Isto é, pois, um dos ideais de um Rotaract Club: trabalhar em prol do bem comum, procurando suprir as necessidades existentes na sociedade, em razão de o poder público ainda não haver conseguido atingi-las. Os Rotaractianos são, pois, verdadeiros promotores de mudança".

O Rotaract de Jales Grandes Lagos há 14 anos vêm fazendo grandes ações pela cidade de Jales, destacando-se na ajuda comunitária local com a realização de projetos como a Cãominhada Dog Day (em parceria com a ONG Amigo Bicho), Shows de Natal, montagem e entrega de cestas básicas à população carente, ações em datas comemorativas – Dia das Crianças e Páscoa, por exemplo, dentre inúmeros outros. Os jovens reúnem-se todo sábado, às 19:30 horas, na sede do Rotary Club de Jales Grandes Lagos (próximo à igreja Santo Antônio).

Por fim, deixa-se aqui um convite a todos os jovens que têm entre 18 e 30 anos e possuem interesse fazer parte de uma comunidade global de jovens que causam mudanças positivas no mundo, por meio da realização de projetos voluntários, compartilhando ideias, fazendo novas amizades e desenvolvendo habilidades profissionais e de liderança.

"Você, que é jovem, venha ser Rotaract também! Junte-se a nós na tarefa de mostrar que é possível sim fazer diferente, ser agentes transformadores, provocar mudanças. Junte-se à constelação do Rotaract Club de Jales Grandes Lagos, pois "Uma estrela só não é uma constelação", convida Isabela Soares.

Comentários