Câmara aprova projeto de lei de autoria do vereador Luís Rosalino

A Câmara Municipal de Jales aprovou por unanimidade, na sessão ordinária de segunda-feira, 23 de março, projeto de lei de autoria do vereador Luís Fernando Rosalino (PT) (foto)  que institui a obrigatoriedade da manutenção de serviços de segurança privada durante 24 horas em locais em que houver a instalação de caixas eletrônicos, em estabelecimentos bancários situados no município.

Em sua justificativa, o vereador Rosalino alega que a segurança nas agências bancárias tem atenção insuficiente da parte dos banqueiros, "especialmente no que diz respeito à preservação da vida e da saúde, quando expõem os clientes, bancários e familiares a risco de morte, traumas, marcas e sequelas, que refletem futuramente sobre a saúde física e mental de quem se torna vítima da violência".

As dependências dos bancos são locais de fácil acesso para os bandidos, conforme mostram os números de assaltos, cada vez maiores, especificou o vereador petista

"O autoatendimento também não oferece segurança ao cliente. Os crimes conhecidos por "saidinhas bancárias" são uma modalidade em alta: o bandido fica de olho, vê o saque no caixa e depois assalta a vítima numa esquina qualquer. O cliente que faz uso do autoatendimento raramente encontra funcionários ou vigilantes nesses ambientes, especialmente fora do horário comercial", alegou o petista em sua justificativa.

Destaque-se, também, os casos de explosão de caixas eletrônicos, que tem aumentado assustadoramente e que expõem os clientes. Ainda que nossa cidade seja conhecida como pacífica e com baixo índice de criminalidade, segundo Rosalino, o fato é que, segundo levantamento da Confederação Nacional de Vigilantes e Prestadores de Serviço, no ano de 2014, de cada explosão de caixa eletrônico ocorrido na capital, sucediam-se treze no interior, o que torna Jales um alvo em potencial para tal ocorrência, situação que exige o reforço da vigilância para proporcionar maior tranquilidade a todos necessitam acessar as agências bancárias.

Comentários