9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul Democratizando

 

Sandra Souza e Pedro Kazuo recepcionando os alunos da EE Prof. Carlos de Arnaldo Silva (acima)  e
Cliques da Mostra em Jales, Auriflama e Santa Albertina


 
A Diretoria de Ensino – Região de Jales estabeleceu parcerias com o Cine Jales, Cine Clube Don‘Áurea, e algumas escolas estaduais jurisdicionadas à Diretoria, para exibição da 9º Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul, que integra o Projeto Democratizando.

Este projeto é resultado da união de esforços da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, do Ministério da Cultura e da Universidade Federal Fluminense, e viabilizou a 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul, mediante parceria com a Diretoria de Ensino Região de Jales.

A exibição dos filmes iniciou-se no dia 04 de março de 2015, no Cine Jales, com a presença dos professores das escolas públicas estaduais, interlocutores de Diversidade Étnico-Raciais, representantes das 33 escolas jurisdicionadas à Diretoria de Ensino de Jales, e dos alunos do Ensino Médio, da EE Professor Carlos de Arnaldo Silva, que desenvolve o projeto de Ensino Integral.

Diversas sessões estão ocorrendo em outras localidades, no de mês de março de 2015, contando com valiosas parcerias, que irão possibilitar a exibição dos filmes para aproximadamente mil pessoas.

Os filmes retratam questões de suma importância para debate e reflexão da temática Direitos Humanos, além de propiciar a apresentação do recurso audiodescrito e legenda, para atender, respectivamente, aos deficientes visuais e auditivos.

Agradecemos aos diretores e coordenadores de escolas, ao proprietário do Cine Jales, Alisson Maia, e ao diretor de Cultura, Higor Advenssude, e à prefeita, Ivanilde D. R. Rodrigues, ambos de Auriflama, pelo apoio recebido para as exibições dos filmes, que promoveram aos alunos reflexões sobre inclusão, diversidade étnico-racial, violência, entre outros temas voltados ao respeito aos Direitos Humanos.
Programação de exibição dos filmes :

Dia 04/03



Filme:
Rio Cigano (Audiodescrito)
Público alvo: Supervisores de Ensino, Professores Coordenadores da Oficina Pedagógica, Professores Mediadores, Interlocutores de Diversidade étnico-racial, e Alunos da EE Prof. Carlos de Arnaldo Silva
Local de exibição (em diversos horários): Cine Jales – Jales-SP
Dia 10/03
Filme:
Sophia
Pelas Janelas 
Público alvo: Professores, e Alunos da EE Prof. Maria Pereira de Brito Benetoli; EE João Rodrigues; EE Prof. Vanir Ferrero Moraes
Local de exibição (em diversos horários): Cine Clube Don‘Áurea- Auriflama-SP.

Dia 18/03
Filme:
Sophia
Pelas Janelas
Público alvo: Supervisora de Ensino, Equipe gestora, professores e alunos.
Local de exibição (em diversos horários: EE Carlos Celso Lenarduzzi -Santa Albertina

Dia 20/03
Filme:
Rio Cigano (Audiodescrito)
Sophia
Pelas Janelas
Público alvo: Vice-Diretores e Educadores do Programa Escola da Família
Local de exibição (em diversos horários: Núcleo Pedagógico- Jales –SP.

Dia 26/03

Filme:
Sophia
Pelas Janelas
Público alvo: Equipe Gestora, Professores e alunos. 
Local de exibição (em diversos horários: EE Cel Ernesto Schimidt- Suzanápolis- SP.EE Coripheu de Azevedo Marques – Aparecida d‘Oeste-SP.

Dias 25 e 27 

Filme:
Sophia
Pelas Janelas
Público alvo: Professores e alunos de diversas Escolas Estaduais.
Local de exibição (em diversos horários: Cine Jales




Comentários