Você acredita ser dono do seu nariz?, por Flávio Carvalho

Vejamos. Para se viver em harmonia na sociedade temos que nos abster de muitas coisas. Temos que usar máscaras o tempo todo. Muitas vezes temos que fingir mesmo, atuar.

Dificilmente conseguimos ser nós mesmos o tempo todo, isso é impossível. E quando tentamos ser nós mesmos, somos considerados loucos pela sociedade.

Usamos uma máscara para trabalhar, uma máscara para receber visitas, uma máscara para educar nossos filhos, e assim vamos usando nossas máscaras no dia a dia. Chegamos a nos perder no meio de tantas máscaras, nos confundimos muito, e as vezes trocamos as máscaras, interpretamos o papel errado para a cena, ou as vezes interpretamos o papel certo para a cena errada. Com qual máscara estou escrevendo este?

Não sei, mas estou mascarado.

A mulher quando está na TPM, está usando uma máscara? Acho que não. Ela é a maioria das vezes chata, incompreendida e irritada quando está na TPM. Será que ela age assim por estar sendo ela mesma? Sem a preocupação de usar uma máscara? Não sei. Se nem Freud entendeu as mulheres, não sou eu que vou me aventurar.

Temos o consagrado direito de ir e vir, mas não podemos ir a todos os lugares, e muito menos a hora que queremos. Temos que respeitar os horários e a etiqueta, ou seja, temos que seguir convenções estabelecidas, para que possamos atuar em harmonia na sociedade.

O simples ato de ir ao correio por exemplo, eu não conseguiria fazer isso sem ser notado ou criticado pela sociedade por ir de shorts, camiseta e chinelo. Me julgariam, não é permitido de maneira alguma usar estes trajes durante o horário comercial, isto seria coisa de "vagabundo", de quem não tem nada o que fazer. E se alguém não se incomodar com isto e for ao correio nestes trajes, estará ele certamente sendo julgado e criticado, ou seja, não podemos ser nós mesmos sem ter que pagar um preço.

Julgamos e somos julgados o tempo todo, por isso vivemos usando máscaras, pelo medo do julgamento. E quem tem esse medo é porque julga também.

Por que quando visitamos uma delegacia ou o Fórum nos sentimos desconfortáveis? Mesmo não devendo nada, se formos apenas visitar um amigo que trabalha no local. Somos sempre vítimas das convenções criadas pela sociedade. Exemplo disso é a convenção que a sociedade criou sobre os políticos, ou seja, de que são todos desonestos. Sabemos que isto não é verdade, e digo mais, a maioria são honestos, a minoria é que acaba aparecendo demais e convencionando a classe. Talvez a maioria dos políticos sejam incompetentes para exercer a função, mas isto não tem nada a ver com desonestidade.

Temos medo da morte, mesmo não conhecendo nada sobre o assunto. Choramos pela partida de um ente querido, sem ao menos saber, ou pelo menos questionar se o mesmo não se encontra melhor com a partida. Mas fomos convencionados à desta maneira proceder.

Talvez se morássemos isolados numa ilha, sem a companhia de ninguém, conseguiríamos ser donos de nosso nariz. Mas como isso não é possível, e nem desejável, continuaremos a usar nossas máscaras, e pagando muito caro pelos momentos em que quisermos ser nós mesmos, donos de nossos narizes, vamos continuar quebrando a cara toda vez que quisermos ser donos do nariz alheio.

Não posso pedir que você seja dono de seu próprio nariz, por acreditar ser isto impossível, mas posso pedir que mesmo usando máscaras seja o mais feliz que puder.

E você que não está feliz com o próprio nariz, vá procurar um cirurgião plástico!


*Flávio Rodrigo Masson Carvalho

equilibriumtc@hotmail.com


Comentários