Responsabilidade e discernimento, por D. Demétrio Valentini

 
Não há dúvida que vivemos momentos delicados para a democracia brasileira.
Crescem as preocupações com a crise econômica. Aumenta o risco da inflação. E vão tomando forma conflitos de interesses, que fazem emergir tensões na sociedade, difíceis de equacionar, e com alto risco de alastramento incontrolável.
O sintoma mais evidente vem sendo o movimento dos caminhoneiros, que bloquearam as principais estradas do país. Expressam com firmeza as dificuldades em que se encontram, e reivindicam soluções adequadas.
Os caminhoneiros estão muito conscientes da importância de sua categoria, e o povo sempre soube reconhecer esta importância. Ao mesmo tempo, é indispensável reconhecer também sua responsabilidade social.
Pelo que tudo indica, os caminhoneiros já estão liberando as estradas, com a garantia de que em diálogo com o governo suas reivindicações sejam atendidas, dentro das limitações que a crise econômica vai impondo a todos.
Mas a gravidade da situação por que passa hoje o Brasil é claramente atestada por duas iniciativas convergentes, em forma de manifesto sobre a situação atual.
A primeira destas manifestações vem assinada por duas instituições de indiscutível influência sobre a sociedade brasileira, como é a CNBB e a OAB.
Esta manifestação se apresenta em forma de "manifesto em defesa da democracia". O título não deixa dúvidas. Diz o texto que "as duas instituições se sentem no dever de vir a público expressar... a convicção de que acima das divergências políticas, naturais numa República, estão a ordem constitucional e a normalidade democrática".
A segunda dessas "manifestações", fruto da iniciativa de cidadãos, que vem merecendo novas adesões, por seu título já indica o seu conteúdo: "O que está em jogo agora!".
Ela vai direto à preocupação que a motivou:
A chamada Operação Lava Jato, a partir da apuração de malfeitos na Petrobras, desencadeou um processo político que coloca em risco conquistas da nossa soberania e a própria democracia".
Esta manifestação alerta para a importância da Petrobras, "âncora do nosso desenvolvimento científico, tecnológico e industrial".
Desmascara a tentativa de setores da sociedade de estimularem o desgaste do governo legitimamente eleito, "com vistas a abreviar o seu mandato. Para tanto, não hesitam em atropelar o Estado de Direito"
A  manifestação termina conclamando "as forças vivas da Nação a cerrarem fileiras, em uma ampla aliança nacional, acima de interesses partidários ou ideológicos, em torno da democracia e da Petrobras".
A CNBB e a OAB, no seu manifesto, também "... conclamam o povo brasileiro a acompanhar ativamente a tramitação, no Congresso Nacional, das proposições que tratam da Reforma Política e a manter-se vigilante e atento aos acontecimentos políticos atuais para que não ocorra nenhum retrocesso em nossa Democracia, tão arduamente conquistada".
Quando o alerta é insistente, o perigo é iminente. Superado o impasse do bloqueio nas estradas, que se abra caminho para a ordem democrática. Ela é parâmetro indispensável da participação política em nosso país.

Comentários