Primeiro Leilão Presencial de materiais e medicamentos é realizado no hospital


Nos dias 10 e 12 de fevereiro foi organizado pelo setor de Compras e Farmácia o 1° Leilão Presencial de Materiais e Medicamentos. A proposta deste encontro foi gerar economia para o hospital, que paga com recursos próprios os materiais de consumo geral e medicamentos que são utilizados aos pacientes. Estiveram presentes nos dias do leilão cerca de 10 representantes de empresas de todo o país, porém cerca de 20 apresentaram propostas que foram discutidas durante o encontro.

Para o gestor de Compras, Ernesto Rodrigues de Jesus, a proposta é realizar um leilão mensal. "Quando conversei com o provedor sobre a proposta de mudarmos a forma com que fazíamos as compras, ele concordou prontamente. Por isso, resolvemos convidar os representantes de laboratórios para a realização deste leilão. Obtivemos boas propostas e sem dúvidas iremos ter uma economia de mais de 5%. Além do mais, esta á uma forma de mostrar que somos um hospital com transparência".

Segundo Celso Britto Junior, gestor da Farmácia, apesar de ser um procedimento mais trabalhoso é uma forma de beneficiar a própria instituição, que mostra com clareza o procedimento para a realização de compra. "Além de participar ativamente de todo o processo de seleção até a efetivação da compra, temos também que criar mecanismos que permitam certa seletividade de marcas padronizadas, principalmente em produtos considerados de vital importância no cotidiano do hospital. Neste sentido, as regras propostas pela Comissão de Compra da Santa Casa estabelecem alguns critérios que visam à manutenção da qualidade dos produtos adquiridos. Isto demanda tempo e muito critério para funcionar, mas garante que, embora os preços tenham a tendência de diminuir, isto não irá influenciar na qualidade dos produtos", destacou.

Os lances ocorreram de forma aberta e verbalmente, e são colocados automaticamente em um telão para que a compra ocorra do fornecedor que tiver feito o lance de menor valor. (por Caroline Guzzo)

Comentários