Portos, o novo desafio, por Edinho Araújo

Desafios não faltaram nestes meus 42 anos de vida pública. Desde a primeira eleição que disputei, com apenas 23 anos de idade, tracei uma prioridade para minha vida: acreditar na boa política, aquela que constrói pontes entre a cidadania e os governantes.
Enfrentei e superei inúmeros obstáculos nesta longa estrada.
Chego agora o meu décimo mandato eletivo e, a convite da presidente Dilma Rousseff e do vice-presidente Michel Temer, assumo a Secretaria Especial dos Portos, com status de Ministério. Um novo desafio, talvez o maior da minha carreira.
Trata-se de uma pasta estratégica, setor vital para impulsionar a atividade produtiva e facilitar as exportações. Vencer a burocracia, baixar preços e destravar os portos brasileiros são as necessidades que se impõem.
Quanto mais eficientes e competitivos formos nessa área, menor será o custo Brasil. Há, também, gargalos importantes no acesso aos principais portos do Brasil. Não é possível disputar espaço no mercado internacional se não tivermos a capacidade de escoar os produtos dentro de prazos e custos razoáveis. São questões que dominarão a nossa pauta de trabalho.
Há demandas imediatas a resolver, como a aplicabilidade da Lei Geral dos Portos (aprovada na Câmara Federal e sancionada pela presidente Dilma Rousseff) e o Programa de Arrendamentos portuários, ambas sob exame do Tribunal de Contas da União (TCU). Resolver essas pendências será prioridade neste início de gestão.
A expansão e a modernização da infraestrutura dos portos brasileiros dependem de investimentos diretos da União e de parcerias estratégicas com o setor privado, além de uma sinergia entre os modais de transportes rodoviário, ferroviário, hidroviário, portuário e aeroportuário. É o que vamos buscar.
Quero reconhecer de público o esforço do ministro César Borges, que deixa a pasta, contribuindo para que a transição ocorra da melhor maneira possível. Estou me inteirando de todos os projetos em andamento, pendências, cronogramas, planejamento futuro, enfim, tudo o que diz respeito à pasta. São informações essenciais para balizar nossas primeiras ações à frente do Ministério.
A toda a população da região Noroeste de São Paulo, especialmente aos amigos que me confiaram o voto nas últimas eleições, a certeza de que não perderam um deputado Federal. Ganharam um aliado no primeiro escalão do governo.
Continuarei atento às demandas em andamento, como a luta pela duplicação da BR-153 e melhorias nas demais estradas regionais, o projeto que cria a Universidade Federal do Noroeste Paulista, a briga para retirar os trens de cargas das áreas urbanas, a federalização da Ponte Rodoferroviária (sem cobrança de pedágio), entre tantas outras propostas que levei aos governos estadual e federal nos últimos quatro anos.
Estarei com um olho lá e outro cá, com o coração na região e os olhos voltados para o Brasil.
Agradeço pelas incontáveis mensagens de apoio recebidas. Darei o meu melhor, como sempre procurei fazer na vida pública.

Comentários