Nelson Baeta Neves Filho assume a Secretaria de Estado da Habitação

O novo secretário de Estado da Habitação, Nelson Luiz Baeta Neves Filho (a direita na foto), afirmou nesta quinta-feira (8), ao participar da cerimônia de transmissão do cargo, que vai focar a gestão na qualidade dos empreendimentos. "Entendo que a expansão das moradias populares passa agora pela qualidade. Unidades mais confortáveis, em conjuntos que valorizem o tecido urbano, com empregos e todos os serviços por perto: transportes, saúde, segurança, educação." Nelson Baeta assume a pasta no lugar do engenheiro Marcos Penido.
O novo titular da pasta defendeu também a necessidade de realizar ações integradas com outras secretarias de Estado para ofertar novos serviços públicos para as famílias atendidas com moradia no Estado. "O caminho é avançar mais e mais, inovar, como determinou o governador Geraldo Alckmin, para atender cada vez melhor o cidadão paulista".
O atendimento às famílias de baixa renda e o pioneirismo do Estado na construção de moradias populares também foram destacados no discurso: "Tenho orgulho do papel da CDHU, que é o programa de habitação social mais focado do Brasil, com mais de 90% de seus beneficiários na faixa de menor renda, de até 3 salários mínimos".
A Companhia e a Agência Casa Paulista são pioneiras no estabelecimento de padrões qualificados para as moradias populares, com área mínima de 43 metros quadrados, pisos cerâmicos, terceiro dormitório, pé direito mais alto, aquecimento solar e outros diferenciais que fazem dos programas paulistas, disparado, os mais confortáveis do país no que se refere à habitação popular: "Aqui em São Paulo o programa Minha Casa Minha Vida tem qualidade superior à do restante do país graças à ação firme do Governo do Estado", complementou o secretário.
Com ampla experiência no setor público, o novo secretário pretende dinamizar ainda mais as ações da Secretaria da Habitação, que em 2014 contabilizou marcas importantes: a CDHU entregou a moradia 500.000 e a Casa Paulista ultrapassou 102 mil unidades contratadas.
Administrador graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Baeta Neves atuou como secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, entre 2013 e 2014, secretário-adjunto de Desenvolvimento Social, entre 2011 e 2012, chefe de gabinete da presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, entre os anos de 2005 e 2007, e diretor de planejamento e projetos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional, entre os anos de 1995 e 1999.
Sobre a SH: A Secretaria da Habitação do Estado de SP é responsável pela condução da política habitacional do Governo paulista. Traça diretrizes, estabelece metas, planeja e desenvolve programas específicos, objetivando o atendimento habitacional à população de baixa renda, com rendimentos entre 1 e 10 salários mínimos.
O desafio macro é promover a produção de moradias e ações de melhorias urbanas e habitacionais, orientando a aplicação de recursos para a redução das necessidades habitacionais no Estado de São Paulo seja por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) ou da Agência Casa Paulista.
Além de programas de provisão de moradias, esta Secretaria administra outras ações relacionadas com a habitação, tais como a autorização de projetos que impliquem em parcelamento do solo urbano (loteamento, desmembramentos e regularizações) e programas de melhorias urbanas e de apoio à regularização fundiária.

Comentários