A importância dos estágios supervisionados para o futuro profissional de enfermagem

por Rosimeire Silva


A enfermagem é uma profissão que necessita de uma excelente formação, muito estudo e dedicação, pois é este nobre profissional que permanece a maior parte do tempo ao lado do paciente/cliente. Desta forma, os futuros profissionais de enfermagem devem ter uma preparação rigorosa durante o período de estágio, onde possam crescer e aproveitar as oportunidades de aprendizagem a cada dia dentro da instituição cedente. Compreende-se que o estágio curricular supervisionado é peça fundamental para a formação do profissional de enfermagem, também se torna indispensável a importância do enfermeiro responsável que irá supervisionar todas as atuações dos alunos durante este período. Este profissional deverá sempre estar atento às dificuldades, anseios e características de cada um de seus supervisionados, sendo um facilitador do conhecimento, de modo a colaborar efetivamente para que estes se qualifiquem com competência, dignidade, ética e responsabilidade.
O período de estágio permite ao aluno aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, para que seus medos, dúvidas e dificuldades possam ser superados preferencialmente antes do seu ingresso no mercado de trabalho. Para tanto o aluno é submetido a uma ampla supervisão, uma vez que além da importância do serviço prestado aos pacientes, há a necessidade de fazer com que estes pacientes sintam-se seguros e confiantes mediante estes cuidados. Os alunos precisam demonstrar interesse e responsabilidade dos atos durante a execução dos procedimentos, que devem ser realizados de maneira sistematizada. Porém, as atividades de estágio não se limitam apenas ao aperfeiçoamento das técnicas e procedimentos, mas tem como intuito, desenvolver no aluno a capacidade de entendimento pessoal, auxiliando-o a reconhecer e manifestar a sua própria identidade profissional. Portanto, o campo de estágio possibilita aos alunos desenvolverem uma opinião crítica e uma reflexão das formas de atuação profissional, contribuindo para posteriores tomadas de decisões mais conscientes e adequadas à realidade de cada instituição.
De acordo com o COREN-SP (2002), a falta de uma capacitação eficiente faz com que o mercado de trabalho fique saturado de profissionais mal preparados e sem condições mínimas de assumir o que a legislação determina. Quando o fazem podem acabar ocasionando problemas ético-legais graves e danos à saúde e à integridade do paciente.
Sendo assim, há uma preocupação com o saber técnico-científico, preocupação com a qualidade dos serviços prestados, a busca pela excelência no atendimento e atualização constante do conhecimento. Afinal, a responsabilidade é grande e gratificante e ninguém pode perder a noção da importância que é cuidar de outro ser humano.
Agradecemos a todas as unidades que nos concedem os campos de estágios, que confiam no nosso trabalho e permitem que possamos contribuir com a formação de novos profissionais, capazes de exercer a profissão com qualidade, responsabilidade, seriedade, compromisso, ética e acima de tudo com muito amor. Rosimeire Silva – é Enfermeira docente e supervisora de estágios do Instituto Educacional Profissionalizante de Jales –IEP e do Centro Paula Souza –ETEC Jales.

Comentários