Páginas

sábado, 11 de outubro de 2014

Câmara apresenta Moção de Aplausos à AVCC


Os vereadores Claudir Aranda da Silva(foto) e Luís Fernando Rosalino apresentaram na sessão ordinária, de segunda-feira, 6 de outubro, Moção de Aplausos à Associação de Voluntários de Combate ao Câncer de Jales - AVCC Jales. A moção foi subscrita por todos os vereadores.
O documento manifesta os mais calorosos aplausos pela realização da 9ª Festa das Nações, nos dias 5 e 6 de setembro na praça Dr. Euphly Jalles, em prol ao Hospital de Câncer de Barretos – Unidade III de Jales, evento que reuniu mais de cinco mil pessoas.
A ação contou com importantes aliados, como a Prefeitura Municipal de Jales, a Central de Rádios da Diocese, o grupo de amigos de Aparecida d’Oeste, os clubes de serviços Rotary e Lions, a Diretoria de Ensino – Região de Jales, Escola Agrícola de Jales – ETEC, as escolas particulares Anglo, COC, Cooperativa de Ensino, IEP e CNA, o Nipo Jalesense, a Associação Off Road, o Clube das Acácias da Loja Coronel Balthazar, a Loja Maçônica Terceiro Milênio, além do comércio e inúmeros voluntários.
"São ações como estas, por seu caráter humano e solidário, que merecem nossos APLAUSOS e estímulo para que continuem e se aprofundem, inclusive, em outras áreas da nossa comunidade. Tais ações valorizam o ser humano e reconhecem suas fragilidades, que nos dão a verdadeira dimensão da necessidade de nossa organização em sociedade e nos fazem crer que o ser humano pode ser ainda melhor" – diz a homenagem.

Comemoração ao Dia das Crianças


A fonoaudióloga Francieli Trevizan, as psicólogas Juliana Rodrigues e Jehan Said juntamente com a equipe de trabalho comemoraram o Dia das Crianças na Clínica Multidisciplinar / Jales em grande estilo.

Aula de Zumba é atração na VIII Jornada de Educação Física da Unijales

Por Daniel Zilio




 
Durante a semana do dia 29 de setembro e 3 de outubro, a VIII Jornada de Educação Física, organizada pela professora Viviane Kawano Dias, movimentou alunos da Unijales, professores, e o público de Jales e região, com minicursos, palestras e aula prática. O tema desenvolvido deste ano foi "Educação em Movimento".
A Semana Acadêmica iniciou no dia 29 de setembro com os minicursos Ginástica Artística e Treinamento de força para hipertrofia muscular. No dia 30, terça-feira, Webgames adaptados com o corpo e Treinamento Lúdico no âmbito corporativo foram temas discutidos nos minicursos.
Na quarta-feira, 1 de outubro, o Ginásio Poliesportivo da Unijales foi palco de mais uma aula aberta de Master Class de Zumba beneficente. As professoras Daiany Passarini Zuim, da Academia Garden, Laisa Mirela, da Academia do Benespinha e a professora Sonia ama atividade física aeróbica, que mistura ritmos latinos, internacionais e pode ser praticada por qualquer pessoa. O ritmo tem sido muito procurado porque as aulas são de muita intensidade, podendo eliminar 1000 calorias. Quem participou dessa atividade de Zumba pode passar por um momento de descontração e alegria além de ajudar a Santa Casa de Jales. Para participar da Master Class de Zumba, os alunos e o público presente fizeram a doação de 1kg de açúcar ou 1kg de pó de café. Na última terça-feira, dia 7, a professora Viviane kawano fez a entrega de 300 kg dos donativos a Santa Casa de Misericórdia de Jales.
No dia 2 de outubro, a programação da Semana Acadêmica continuou e os alunos participaram do minicurso Medidas e Avaliações no âmbito escolar e do minicurso Fundamentos básicos do treinamento funcional.
No encerramento das atividades da VIII Jornada de Educação Física, o professor Antônio Benjamim da Silva ministrou a palestra "A importância da motivação na vida e no trabalho para um bom resultado

As andanças do Bispo (1), por D.Demétrio Valentini

Os meus compromissos de bispo aumentaram muito em 1991, quando fui eleito para a CNBB, como membro da Comissão Episcopal de Pastoral, por quatro anos. Em 1995 fui reeleito, de modo que fiquei neste cargo oito anos, até abril de 1999. Na CNBB tive que assumir o cargo mais complicado e mais difícil, como responsável pela Pastoral Social. Tive que acompanhar, na medida do possível, dez Pastorais Sociais que têm atuação em nível nacional. Além das Pastorais Sociais, nos oito anos, tive que assumir a Presidência da Cáritas Brasileira, o que também empenhou muito trabalho e sobretudo muitas reuniões e viagens, dentro e fora do Brasil.
Mas, nestes oito anos, foram chegando outros compromissos. Sobretudo por dois acontecimentos, dos quais tive que participar, e que acabaram me envolvendo muito: em 1992, a Conferência de Santo Domingo, onde precisei me meter em cheio nos trabalhos, e de onde resultou um envolvimento com muitos teólogos da América Latina que continua até hoje, com reuniões periódicas em diversos pontos do continente. E o outro acontecimento, em 1997, em Roma, com o Sínodo da América, onde também o meu trabalho foi intenso, do qual resultou minha eleição para fazer parte da Comissão Permanente do Sínodo da América, o que me implicou diversas viagens a Roma, sendo três delas só em 1998.
Outra iniciativa que acabou me envolvendo de maneira especial, nesses oito anos, foram as "Semanas Sociais Brasileiras", que desencadearam um processo crescente de participação, me exigindo uma presença e uma atenção especial em muitos encontros, em diversos pontos do país.
O trabalho normal na CNBB me exigiu, no mínimo, uma semana cada mês em Brasília. As viagens eram sempre apressadas, pois precisava, primeiro, dar conta dos compromissos aqui na Diocese. A distância entre Jales e Brasília é de 882 quilômetros, que pude medir tantas vezes. Para não pesar para a CNBB, ia de ônibus, depois de viajar de carro até Rio Preto. Mas a maioria das vezes não tinha tempo de esperar o ônibus, que demorava com suas voltas nas rodoviárias. Por isto, me acostumei a ir de carro até Brasília, guiando sozinho, enfrentando a estrada, em qualquer hora do dia ou da noite, dependendo dos compromissos que precisava concluir antes de viajar. Para minhas viagens, usava uma Parati. Ela aguentou muito bem: nos oito anos usei o mesmo carro, que chegou a 420 mil quilômetros sem mexer no motor!
Além disto, durante os oito anos, me pediram para fazer parte também do CELAM, o Conselho Episcopal Latino Americano, que tem sua sede em Bogotá. De modo que precisava participar, também, de diversas reuniões na Colômbia.
Foi assim o ritmo desses anos. Com muitas preocupações, muitas reuniões, muitas viagens, além do trabalho na Diocese. Não deixei, por exemplo, um dia sequer de fazer o meu programa diário na rádio, gravando com antecedência quando precisa viajar.
No Brasil, os compromissos me levaram a visitar, também, quase todos os Estados do Brasil.
Próximo seguimento: Andanças pelo mundo

Dia das Crianças é comemorado com presentes e muitas brincadeiras






O Dia das Crianças chegou mais cedo para os pequenos que estavam internados na Pediatria da Santa Casa de Jales.
Com o apoio do comércio local, os Doutores da Trapalhada e os estagiários da ETEC proporcionaram um dia de muita alegria e diversão na brinquedoteca "Dona Landa". Colaboradores do hospital se vestiram de palhaços e também participaram da festa com as crianças.
Todos que estavam internados ganharam presentes e participaram da ação de humanização que, segundo a enfermeira técnica responsável, Ana Lúcia Silva, tem como objetivo auxiliar na recuperação e no tratamento das crianças, além de minimizar o desconforto causado pelo ambiente hospitalar.
"Em nome da Santa Casa de Jales, agradeço aos Doutores da Trapalhada e aos estagiários da ETEC pela mobilização e empenho junto ao comércio e na organização desta ação tão importante no tratamento dos pacientes", disse José Luiz Socorro, membro da Direção do hospital
Após a entrega dos presentes, todos participaram de um delicioso café da manhã.

A influência da mídia nas crianças, por Flavio Carvalho

No dia 9 de junho de 2004 a Associação Americana de Psicologia ( APA ) e a Academia Americana de Pediatria ( AAP ) se reuniram para discutir a influência da mídia nas crianças. O Dr. Dale Kunkel, PhD da universidade do Arizona e a Dra. Sandra Calvert, PhD da Universidade Geogetown organizaram painéis de interesse público sobre os efeitos dos programas interativos nas crianças. Também foram discutidos pesquisas a respeito do tema, sugestões de programas educativos. O senador Sam Brownback e os comissários da Comissão Federal de Comunicação ( FCC ), Jonathan Adelstein, Michael Copps e Kathleen Abenathy também falaram no evento.
A mídia norte americana também é muito poluída, exercendo uma influência negativa na educação e formação das crianças e dos jovens americanos, mas a grande diferença é que eles discutem o assunto, procuram soluções, oferecem propostas e, informam a população.
Está na hora do Brasil começar a discutir este assunto. Muitas são as pessoas que se preocupam com a problemática, mas está na hora de unir forças, se organizar, para que sejam ouvidos. Muitos são os trabalhos a respeito do tema, mas estes trabalhos estão ainda muito restritos ao mundo acadêmico. Já passou da hora de se levantar um debate nacional sobre o assunto e, enquanto isso não acontece os pais devem começar a ficar atentos sobre o que seus filhos estão assistindo ou como estão usando o computador, principalmente no que tange a internet.
Os pais devem participar mais da vida de seus filhos, fazer mais de perto um acompanhamento dos passos e dos atos de seus filhos. Devem participar de uma maneira mais ostensiva na vida dos filhos, dialogando mais, ouvindo mais, aconselhando, tentar entender mais este universo em que eles vivem. As crianças e os jovens de hoje recebem uma quantidade absurda de informações e, como eles possuem uma enorme capacidade de assimilação acabam ficando com excesso de informações desencontradas e isto gera conflitos. Os pais devem estimular o uso de brinquedos e as brincadeiras que nossos avós usavam e faziam. Os pais devem estimular as crianças a fabricarem seus brinquedos em vez de compra-los prontos, assim estarão desenvolvendo a criatividade e gastando sadiamente o tempo. Os pais devem limitar o tempo de uso da TV e computador, devem participar mais da vida escolar de seus filhos. Sei que para seguir estas dicas, que é do conhecimento de todos os pais, requer tempo e, hoje em dia os pais precisam trabalhar, ganhar dinheiro para o sustento do lar e para prover a educação dos filhos. Mas pense bem, o dinheiro ganho hoje poderá ser usado com médicos ou terapia amanhã.
Pense mais na família, retome os rituais familiares que estão caindo no esquecimento, como o de fazerem as refeições juntos, de orarem juntos antes de dormir, de irem juntos à igreja, ao cinema, de fazerem as tarefas da casa juntos, como limpar o quintal, lavar o carro, etc. São medidas simples mas efetivas para a manutenção do núcleo familiar. Mostre os álbuns de família para seus filhos, fale mais sobre os avós, tios, primos, estimule seus filhos a terem contato com os familiares. Vá visitar parentes, convide-os para se reunirem em datas comemorativas ou feriados. Estimule o senso de família em seus filhos.
A televisão é muito usada para que os filhos deixem os pais sossegados. Muitas são as mães que agradecem o fato do filho ficar "quietinho" em frente a televisão, assim ela pode fazer as suas tarefas domésticas. É muito importante verificar a programação que seu filho está assistindo, estimule-o a assistir os canais educativos, que infelizmente são muito poucos, principalmente para os que não possuem tv a cabo.
Não se esqueça jamais que seus filhos é sua maior herança e a sua maior responsabilidade e, no mundo de hoje a mídia exerce uma poderosa influência na formação e educação de seu filho, por isso passe a ser mais atenta neste relacionamento de seus filho com a mídia. Aprenda a usar apenas o lado bom e instrutivo que a mídia pode oferecer à seu filho.
Aquele velho ditado: "Diga com quem andas, que direi quem tu és" , hoje em dia podemos acrescentar novos ditados: "Diga os programas que assiste, que direi quem tu és" ou "Diga os programas que seu filho assiste, que direi quem ele será".
*Flávio Rodrigo Masson Carvalho
-equilibriumtc@hotmail.com

Editais de Proclamas

Ademir de Mattis, Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de Jales, Estado de São Paulo. FAZ SABER que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1.525 do Código Civil Brasileiro.

ALEX RODRIGUES BARTOLOMEI e DANIELE CRISTINA DA SILVA. ELE, brasileiro, natural de Jales, deste Estado, nascido aos 25 de março de 1.986, balconista, solteiro, residente e domiciliada nesta Cidade, filho de Aparecido Bartolomei e de Luzia Pereira Rodrigues Bartolomei. ELA, brasileira, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 30 de abril de 1.992, operadora de telemarketing, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Valdir Marcos da Silva e de Elizabeth Cristina Pereira da Silva.

CARLOS HENRIQUE FERREIRA DA SILVA SANTOS e IARA MONTEIRO DA SILVA. ELE, brasileiro, natural de Maceió, Estado de Alagoas, nascido aos 15 de março de 1.981, caldeireiro, divorciado, residente e domiciliada nesta Cidade, filho de Ednaldo Ferreira da Silva e de Silvania da Silva Santos. ELA, brasileira, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 17 de novembro de 1.964, autônoma, divorciada, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Otavio Monteiro da Silva e de Sigmar de Almeida.

CÁSSIO LEANDRO ZAGOLIN e CLAUDIA MORA MANFRIM. ELE, brasileiro, natural de Jales, deste Estado, nascido aos 04 de dezembro de 1.981, professor, solteiro, residente e domiciliada nesta Cidade, filho de Antonio Sergio Zagolin e de Elisabete Gobi Zagolin. ELA, brasileira, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 02 de maio de 1.984, psicóloga, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de José Carlos Mora Manfrim e de Mariângela Aparecida Rayel Mora Manfrim.

JOSÉ FRANCISCO e MARIA SUELI DO NASCIMENTO. ELE, brasileiro, natural de Guapiaçu, deste Estado, nascido aos 01 de fevereiro de 1.949, aposentado, divorciado, residente e domiciliada nesta Cidade, filho de João José Francisco e de Iza Boaratti. ELA, brasileira, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 02 de outubro de 1.967, feirante, divorciada, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Albano Pereira do Nascimento e de Odilia Barrionuevo do Nascimento.

SE ALGUÉM SOUBER DE ALGUM IMPEDIMENTO OPONHA-O NA FORMA DA LEI. LAVRO OS PRESENTES PARA SEREM AFIXADOS NO REGISTRO CIVIL E PUBLICADOS NA FOLHA NOROESTE, NESTA CIDADE DE JALES.

Ademir de Mattis - Oficial

As crianças e a Mãe de Jesus, por Paiva Netto

Em 12 de outubro, no Brasil, homenageamos Maria Santíssima, Mãe Universal da Humanidade, e as crianças, alegria do mundo! Os pequeninos sempre aguardam com expectativa esse dia.
Aproveito para lhes trazer um belo exemplo de Amor Fraterno, abençoado pela Mãe de Jesus, que vem dos jovenzinhos. Apresentei-o, há vários anos, na Super Rede Boa Vontade de Comunicação (rádio, TV e internet). Fui buscá-lo na obra "Lendas do Céu e da Terra", de Malba Tahan. Muitos de vocês talvez já conheçam esse conto, mas, diante dos graves problemas de convivência humana no planeta, é importante ressaltarmos o que de bom igualmente existe para que o bem seja multiplicado.
Vamos ao que Malba Tahan, pseudônimo do professor de matemática Júlio César de Melo e Sousa (1895-1974), escreveu e a alguns comentários que fiz:
"Uma menina chinesa conduzia às costas um pequenino de dois anos de idade. Ao vê-la passar, vergada ao peso daquela carga, um sacerdote perguntou-lhe:
"— É pesado, menina?
"— Não, senhor — respondeu ela, muito vivaz. — É meu irmão!
"Que linda resposta a desta menina! Atentem no profundo ensinamento que suas palavras encerram! Como parece suave a carga quando levamos ao ombro o irmãozinho querido!
"Do mesmo modo, se seguirmos fielmente os preceitos evangélicos, seremos induzidos a levar a Caridade a todos os nossos semelhantes. E o sacrifício em proveito do próximo, então, se tornará muito leve, pois será feito por um irmão".
Jesus, o Cristo Ecumênico, universal, o Pedagogo Celeste, ensinou que nos devemos amar uns aos outros como Ele nos amou e tem amado. E disse mais o Divino Amigo: "Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos, se tiverdes o mesmo Amor uns pelos outros. Não há maior Amor do que doar a própria Vida pelos seus amigos. (...) Porquanto, da mesma forma como o Pai me ama, Eu também vos amo. Permanecei no meu Amor" (Evangelho, segundo João, 13:34 e 35; 15:12, 13 e 9). 
Vale a pena destacar novamente o que disse a garotinha quando o religioso lhe perguntou se era pesada a criança que carregava: "— Não, senhor — respondeu ela, muito vivaz. — É meu irmão!".
Reconheçamos também nesse irmão bem querido o Brasil, cujo verdadeiro progresso depende da real dedicação de governantes e governados. Ora, meus jovens, quem não intuir ou entender essa lição de "Lendas do Céu e da Terra" jamais compreenderá a solidariedade humana ensinada pelo Cristo de Deus. Não será um bom menino, uma boa menina, um bom pai, uma boa mãe, um bom avô, uma boa avó, um bom sacerdote, um bom político, um bom filósofo, um bom cientista, um bom economista, um bom pedagogo ou professor, e assim por diante, porque, se não tiver Amor no coração, não saberá viver em comunidade, não poderá participar da Sociedade Solidária Altruística Ecumênica, na qual todos compreendem que o sofrimento de um é o de todos.
Agora, a conclusão de Malba Tahan em sua página, na forma de tocante prece: "Ó Jesus, Divino Modelo da Caridade, dai-me aqueles puros sentimentos de Amor ao próximo, de que nos deixastes tão admiráveis exemplos; fazei, Senhor, que eu ame santamente os meus semelhantes por Amor de Vós, que nunca deles suponha mal; que lhes acuda em suas necessidades; e que, sofrendo suas fraquezas neste mundo, por amor de Vós [Jesus], possa um dia cantar com eles Vossos louvores, [assim na Terra como] no Céu!"
José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.brwww.boavontade.com

Visualizando-se, por Adelvair David

Quase que a totalidade das criaturas deste mundo possuem o hábito de apenas olhar para fora.
Acostumado a prestar atenção nos outros, a corrigir e ditar regras para alguém cumprir, o homem não se dá conta de que a sua vida vai passando sem significado, sinal inequívoco de que não se conhece. Muitos ainda acreditam que se o mundo mudasse poderiam ser mais felizes. Engano terrível, pois que mesmo que todas as condições supostas se reunissem ao seu lado ou em si mesmo, a saúde, o dinheiro, o prestígio e a beleza, nem por isso seriam garantia de paz íntima.
O grande desafio da vida para a criatura humana é o de conhecer-se, para que a partir desta descoberta possa traçar rumos de crescimento, alterando para melhor o seu proceder. Quando convidado por uma necessidade, muita vez dolorosa, a olhar para si mesmo, percebe-se bem diferente do que se imaginava, que não sabe nada das suas particularidades.
A viagem para dentro da sua intimidade deve ser agradável e não penosa. Pode ser feita sem desesperações, um pouco de cada vez. Cada pensamento, cada sentimento, cada atitude é extremamente importante na vida de cada um e nada deve passar sem ser percebido pela pessoa. Ao fazer o reconhecimento íntimo, pode ser que se localize paisagens sem beleza necessitando de mais cuidado. Isto não é motivo para auto depreciação e sim de compromisso de modificação. É o orgulho necessitando da luz da humildade, é o egoísmo carecendo da companhia da caridade, é vaidade aguardando providências da gratidão, enfim, áreas que necessitam de semeadura melhores. Porém, que ninguém se iluda, demora chover nestes campos novos por conta dos hábitos velhos, por isso, o aspirante à modificação deverá regar com suor e algumas vezes lágrimas as novas plantas que vão nascendo. Toda mudança gera desconforto e necessita da perseverança para consolidar-se.
Jesus, o meigo Senhor anotou: "àquele que tem será dado mais ainda". Com esforço e dedicação o homem irá gradativamente se transformando em quem precisa ser. A cada conquista, uma nova luz esplende no espelho da personalidade, refletindo um ser mais belo e cheio de vida, desejoso de iluminar-se mais ainda, consequentemente mais rico do que era antes, com muita vontade de amar o seu semelhante.
Contra as investidas dos costumes ruins que se tem, somente o exercício do amor incondicional poderá ser antídoto seguro.
HABITUE-SE A VISUALIZAR-SE, E EM BREVE UM SER RENOVADO DESPERTARÁ

Os três candidatos a deputado estadual por Jales totalizam juntos, pouco mais de 1.400 votos

Este ano, três cidadãos de Jales decidiram disputar uma cadeira à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Juntos, os três totalizaram no geral 1.453 votos. Concorreram este ano às 94 cadeiras em disputa à Assembleia Legislativa do Estado, um total de 1.878 candidatos.
Demétrio

O candidato Demétrio Cesar de Souza Pinto, que concorreu pelo Partido Ecológico Nacional (PEN), foi o mais votado, recebendo 940 votos na totalização final, sendo que destes, 161 foram sufragados em seu nome no município de Jales. Ele ficou em 907ª e em Jales na 14ª posição.







Belon

O segundo mais votado foi Antonio Rodrigues Belon, o professor Belon, que disputou o pleito pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) Ele ficou em 1.384ª na totalização geral ao alcançar 318 votos e, na 19ª posição em Jales, ao obter nas urnas 112 votos.








Loló

E por fim, com 195 votos no geral, o candidato Ademir Natal Tozzo Junior, o popular Loló, terminou na 1.546ª na lista final da apuração, Ele disputou a eleição pelo Partido da República (PR). No município de Jales, o candidato Loló recebeu 121 sufrágios, ficando em 18ª lugar.



 

Cirurgia para reparar lesões no menisco pouco ajuda idosos

Uma nova revisão de estudos aponta que os pacientes de meia-idade e os idosos não são se beneficiam, a longo prazo, da cirurgia para reparar pequenas lesões nos meniscos.
Pesquisadores da Universidade de McMaster combinaram dados de sete ensaios clínicos randomizados e controlados com placebo, envolvendo mais de 800 pacientes tratados devido a lesões meniscais com cirurgia, cirurgia placebo ou cuidados conservadores. A idade média dos participantes do estudo era de 56 anos.
Em seis dos ensaios, a cirurgia ofereceu uma melhoria significativa da função no curto prazo. Mas os dados obtidos não apresentaram uma diferença significativa, no longo prazo, na função entre os pacientes dos três grupos, pois a cirurgia não forneceu alívio da dor no longo prazo.
Os pesquisadores observaram que suas conclusões não são válidas para uma crise aguda de menisco em pacientes jovens, quando realmente a cirurgia é a melhor indicação.
"O dado mais interessante do estudo é que uma pessoa de meia-idade com dor crônica no joelho devido ao menisco pode não se beneficiar de uma cirurgia. Para esses casos, o tratamento que envolve perda de peso, medicamentos anti-inflamatórios e exercícios físicos pode ser muito mais útil", observa o ortopedista Caio Gonçalves de Souza (CRM-SP 87.701), médico do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Lesões no menisco
Lesões no menisco referem-se a um ou mais rasgos nesta estrutura de absorção de choques do joelho. "O menisco é uma cunha em forma de C localizada no joelho. Ele serve como um sistema de absorção de choques, auxiliando na estabilização dos joelhos e limitando a capacidade de flexão e extensão da articulação", explica o médico.
Lesões meniscais são mais comumente causadas por entorses ou excesso de flexão da articulação do joelho. "São comumente encontradas e podem ser traumáticas, como, por exemplo, durante uma luta de jiu-jitsu, ou degenerativas. Lesões traumáticas ocorrem classicamente em pessoas jovens e ativas fisicamente. A posição clássica é a do joelho flexionado ao extremo como, por exemplo, quando o indivíduo está agachado ou ajoelhado e sofre um entorse repentino. Lesões degenerativas decorrem do desgaste progressivo em todo o conjunto, mais frequentemente em pacientes acima de 40 anos. Estas lesões são de clivagem, geralmente horizontais, com menor capacidade de cicatrização", explica o ortopedista.
Os sintomas são dolorosos. "A dor aguda é causada pelo menisco lesionado (ou rasgado) que faz pressão sobre a cápsula da articulação sinovial, local bem inervado. O inchaço resulta da inflamação da membrana sinovial e o derrame (‘água no joelho’) é causado pelo excesso de produção de líquido sinovial", explica Caio G. Souza, que também é professor de Ortopedia da Faculdade de Medicina na Uninove.
O quadro clínico também pode incluir:
– Dores articulares no joelho ao caminhar;
– Dor no joelho no espaço entre os ossos, que piora quando é aplicada uma pressão suave sobre a junta;
– Bloqueio da articulação do joelho;
– Dificuldade para agachar;
– Atrofia dos músculos da coxa (quadríceps).
O tratamento de uma lesão meniscal depende de sua localização, tamanho, tempo de ocorrência, idade do paciente e de sua relação com a prática esportiva. "O tratamento poderá ser conservador (indicado a pacientes idosos) ou cirúrgico, com a realização da meniscectomia parcial (retirada de parte do menisco) ou sutura do menisco. As meniscectomias totais (remoção da maior parte do menisco) já foram muito realizadas, mas, hoje sabemos que este tipo de procedimento leva à artrose do joelho no futuro. Atualmente, uma pequena parte do menisco é ressecada (meniscectomia parcial) para deixar uma borda estável. A cirurgia normalmente é realizada por via artroscópica sob anestesia, o que permite que, muitas vezes, o paciente receba alta no mesmo dia", informa o ortopedista Caio Gonçalves de Souza.

Chico Xavier

Pergunta
– Qual o maior antídoto contra a falta de confiança em nós próprios?Chico Xavier – Os Amigos da Vida Maior nos ensinam que, na prática da humildade, na prestação de serviços aos nossos irmãos da Humanidade, adquiriremos esse antídoto contra a falta de confiança em nós próprios, de vez que aprenderemos, na humildade, que o Bem verdadeiro, de possamos ser intérpretes, em favor dos nossos semelhantes, procede de Deus e não de nós
Esta coluna tem o patrocínio e responsabilidade da
"Associação Espírita "Chico Xavier" de Jales.

.

Reeleito, Edinho Araújo defende reforma politica com voto distrital

Edinho Araújo (PMDB-SP) foi reeleito no domingo, 5 de outubro, para exercer o quarto mandato como deputado federal com uma votação de 112.780 votos. Após a confirmação da reeleição, Edinho voltou a defender uma imediata reforma política, com o fim das coligações e a implantação do voto distrital.
Dos 70 deputados federais eleitos por São Paulo, Edinho Araújo ficou na 6ª posição da coligação. O PMDB do Estado elegeu dois deputados nestas eleições. O outro eleito foi Baleia Rossi.
No dia 2 de fevereiro de 2015, Edinho Araújo vai iniciar seu 10º mandato. Ele iniciou a vida pública como prefeito de Santa Fé do Sul, depois exerceu três mandatos como deputado estadual na Assembleia de São Paulo, dois mandatos como deputado federal e depois prefeitos por duas vezes de São José do Rio Preto. Foi novamente eleito para o 3º mandato como deputado federal e reeleito no último dia 5 de outubro.
Após a confirmação da reeleição, Edinho Araújo voltou a defender uma ampla reforma política. Defende o fim das coligações, o financiamento público de campanha e o voto distrital. Justifica o voto distrital com o seu próprio desempenho nas urnas. "Já me considero um deputado distrital. Mais de 90% dos meus votos foram na região noroeste do Estado de São Paulo, sendo 59.172 em São José do Rio Preto", disse.
Mandato
Edinho disse estar "preparado para continuar trabalhando" e fez um balanço de atuação parlamentar nesta 54ª legislatura. "Relatei 22 matérias, entre as quais a nova Lei Seca, a MP do Código Florestal, a criação da Comissão Nacional da Verdade, a retirada de impostos da Cesta Básica e a manutenção dos descontos na conta de luz, além da nova lei da Arbitragem, que diminuirá o número de processos judiciais no País, agilizando e desafogando o judiciário brasileiro. Uma conquista que tornará a justiça mais célere, portanto mais justa".
O deputado reeleito lembrou também que apresentou 11 projetos de lei, entre eles o que a cria a Universidade Federal do Noroeste Paulista, "uma necessidade urgente para que os jovens da região possam estudar mais perto de casa".

Primavera é celebrada na EMEIF “Pinguinho de Gente”, em Urânia, com ações de preservação do meio ambiente






À medida que o ser humano aumenta a sua capacidade de intervir na natureza, utiliza seus recursos tecnológicos para extrair do meio ambiente tudo aquilo que deseja. O uso indevido dos recursos não renováveis ou a poluição dos recursos renováveis são fatores, que ameaçam a sobrevivência dos seres.
Existem vários fatores que contribuem para a degradação da natureza, são eles: esgotamento do solo, poluição sonora provocada por barulho de automóveis, máquinas, poluição do ar da água e dos solos, destruição da camada de ozônio e muitos outros.
Os educadores devem estimular a construção de uma consciência crítica dos alunos, de modo a formar cidadãos éticos e humanos. É muito importante orientar as crianças a lidar com a natureza, tendo como objetivo despertar nos pequenos uma postura crítica frente à realidade das informações e os valores trazidos de casa ou veiculados pela mídia, pois os assuntos ambientais não são apenas de interesse individual, mas do coletivo, ou seja, são de interesse planetário.
Assim, a escola EMEIF "Pinguinho de Gente" elaborou diversos projetos e eventos os quais têm ajudado a tornar o ambiente escolar mais agradável, colorido e ao mesmo tempo em que ajudam a disseminar ações voltadas à preservação do meio ambiente e sustentabilidade. E com a chegada da estação mais colorida do ano, a primavera, a escola desenvolveu um projeto sobre o meio ambiente. Este projeto buscou formar o senso crítico na criança, estimulando retirar da natureza somente o que é necessário para sua sobrevivência, mostrando para as crianças que o meio ambiente não pertence a elas, mas que elas estão inseridas nele. O cidadão que se preocupa com o ambiente em que vive, precisa mudar sua forma de pensar e passar a agir com responsabilidade, sensibilidade e respeito.
Foram desenvolvidas várias atividades sobre sustentabilidade com os alunos. Numa delas, orientados pelas professoras, os alunos dos 1º anos para comemorar o Dia
 da Árvore, 21 de setembro, e início da primavera, que aconteceu no dia 22 de setembro, participaram do plantio de duas árvores cujas mudas foram cedidas pelo Departamento de Agronegócios e Meio Ambiente, também realizaram uma apresentação artística para comemorar.O pequeno de hoje será o adulto empreendedor de amanhã, portanto, devemos formar na criança, a consciência da importância de cuidar da natureza com cautela, para não utilizar a natureza de forma desordenada e gananciosa, tornando-se um cidadão responsável e consciente.

Apertem os cintos, por Reginaldo Villazón

O tempo é de escolha eleitoral e o ano não demora a findar. No início de 2015, a nação brasileira vai decolar para mais uma viagem de quatro anos. A tripulação, responsável pela condução da aeronave Brasil, ainda não foi totalmente escolhida. A opção de cada passageiro é contabilizada coletivamente. Quem busca agir com responsabilidade e bom-senso já abandonou as fixações ideológicas e partidárias. Mas agir em favor da segurança e do bem-estar de todos nem sempre é fácil. Agora, é uma boa hora para reflexões.
Os números das Eleições 2014 – primeiro turno para presidente da República – refletem o momento especial por que passa a democracia brasileira. Nenhum fato adverso dificultou o acesso do povo às eleições, mas o nível de abstenção foi alto: 19,39% do eleitorado apto a votar não foram às urnas. Dos 80,61% que foram às urnas: 4,68% anularam o voto e 3,09% votaram em branco. São 27,16% do eleitorado. Estes 38.798.244 eleitores (abstenções + votos nulos + votos branco) poderiam decidir as eleições no primeiro turno.
Há o sinal de amadurecimento desta boa parte do eleitorado, que pode ser alvo de críticas, mas mostrou decisão firme na hora de agir. É possível que os eleitores mais exigentes estejam nesta parcela, que se recusou a votar nos candidatos oferecidos. Há mais. Os votos válidos, dados aos candidatos, não confirmaram as pesquisas eleitorais. Dilma Rousseff 43.267.668 votos (41,59%); Aécio Neves 34.897.211 votos (33,55%); Marina Silva 22.176.619 votos (21,32%); demais candidatos 3.682.304 votos (3,54%).
Marina Silva (PSB), apesar de ter feito uma campanha correta, declinou sob o bombardeio de críticas dos adversários Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). Assim, ela perdeu o segundo lugar no primeiro turno e a vitória no segundo turno. Os eleitores que reagiram e mudaram seus votos, certos ou errados, praticaram a mobilidade saudável à democracia mesmo quando o resultado não é bom. Isso faz parte da dinâmica democrática: confiar hoje e desconfiar amanhã, apoiar hoje e criticar amanhã. A imobilidade gera vícios.
A melhoria do eleitorado ainda é insuficiente para gerar a melhoria da política. Infelizmente, sobraram para o segundo turno os candidatos dos dois partidos políticos (PT e PSDB) mais envolvidos em corrupção do país. Quem não se lembra ou é jovem, pode pesquisar na internet a fartura de escândalos promovidos por estes dois partidos nos seus governos. Para não assumirem culpas, eles mentem. Para ganharem a preferência dos eleitores, eles agem com a arrogância própria dos que se acham melhores que os outros.
Mas a democracia evolui em seu curso e os economistas negam que o país esteja mergulhado numa crise sem saída. No entanto, eles alertam que o país precisa aumentar os investimentos, melhorar a infraestrutura, diminuir os custos, exportar mais, crescer mais, controlar os juros e a inflação. Os próximos anos vão estar cheios de problemas. Ganhe as eleições o PT ou o PSDB, estarão bem os brasileiros se prepararem para as turbulências.

Com a região no coração, por Edinho Araújo

Trabalhei muito e chego a mais um mandato com votação majoritária na região à qual dediquei toda a minha vida. Apesar de ter obtido votos em quase todas as cidades do estado, orgulho-me de ser um deputado distrital.
Como sempre digo: não há estradas, postos de saúde, escolas e empreendimentos regionais de sucesso em que eu não tenha contribuído com meu trabalho e com meu esforço.
De mais esta campanha, uma certeza. A reforma política é urgente e mais do que necessária.
Já avançamos, depois da aprovação de projeto de lei de minha autoria, que inibe o troca-troca partidário, não permitindo que o parlamentar ao deixar o partido leve consigo o fundo partidário e o tempo de tv. Outros pontos, no entanto, podem ser discutidos e implementados já para a próxima eleição.
Dentre eles, o fim das coligações proporcionais em todos os níveis, para evitar a compra e venda de partidos; o voto distrital, para que o eleitor vote em que conhece e evite a dispersão dos votos para candidatos que aparecem apenas de quatro em quatro anos; e, finalmente, o financiamento público de campanha, por mais que esse assunto seja polêmico.
Faço sempre campanhas modestas e sei o que é enfrentar candidatos que se apoderam dos partidos e outros que se transformam em trens pagadores e, mesmo sem história e sem trabalho prestado, acabam, através de agentes políticos corruptos, interferindo na vontade do eleitor.
Estou pronto para continuar trabalhando. Cumpri nesta legislatura, a 54ª, o meu dever. Relatei 22 matérias, entre as quais a nova Lei Seca, a MP do Código Florestal, a criação da Comissão Nacional da Verdade, a retirada de impostos da Cesta Básica e a manutenção dos descontos na conta de luz.
Relatei também a nova lei da Arbitragem, que diminuirá o número de processos judiciais no País, agilizando e desafogando o judiciário brasileiro. Uma conquista que tornará a justiça mais célere, portanto mais justa.
Apresentei ainda 11 projetos de lei, com destaque para a criação da Universidade Federal do Noroeste Paulista, uma necessidade urgente para que os jovens da região possam estudar mais perto de casa.
Conquistamos – todos os parlamentares de Rio Preto se uniram em torno dessa bandeira – a duplicação da BR-153 no trecho urbano de Rio Preto e um pacote de melhorias nas estradas estaduais. Lutamos pela retirada dos trens de carga das áreas urbanas no interior paulista e pelo fortalecimento da agropecuária. Destinei recursos para mais de 100 cidades, para o HB e Hospital de Câncer, Santas Casas e entidades assistenciais.
Continuarei neste novo mandato acompanhando de perto a duplicação da BR-153 e cobrando melhorias em todo o trecho paulista da rodovia; intensificarei a luta pela aprovação da Universidade Federal e por um campus do Instituto Federal de São Paulo em Rio Preto. Continuarei trabalhando por melhores condições de comercialização para a laranja e a borracha natural, esteios da economia rural no Noroeste de São Paulo.
O resultado final e os votos recebidos (112.780) mostram que a minha região não me faltou. Sinto-me rejuvenescido e pronto para outras batalhas.
Quem me conhece, sabe: continuarei nas estradas da vida, com a família ao meu lado e com as pessoas de bem. Cara a cara com as pessoas de boa vontade e com a região no coração!
*Edinho Araújo,  deputado federal reeleito
Deve
entrar, segundo se comenta, na sessão camarária possivelmente do dia 27 de outubro para análise dos vereadores, pedido de cassação da prefeita Nice Mistilides a ser formulado por uma entidade local, em virtude das irregularidades apontadas na CEI do Lixo. Para perder o mandato, serão necessários os votos de sete vereadores. Na oposição estão Gilbertão, Jesus, Rivail Rodrigues, Pérola Cardoso e Luiz Rosalino. O vereador Tiago Abra (SDD) atua independentemente, mas é ligado ao grupo do vice-prefeito Pedro Callado.
Como dizem,
jogando
por enquanto na situação, os vereadores Claudir, Nishimoto, Tiquinho e Macetão. Entre os "experts" há dúvida se os quatro estão fechados com a prefeita
Entre
tucanos, uns e outros esfregam as mãos e até falam que está por um tiquinho para o partido assumir a Prefeitura.
Na corrida
para a Câmara Federal, em Jales, as duas maiores torcidas apoiaram seus candidatos. A palmeirense levou a melhor sobre a corinthiana ao dar ao candidato Guilherme Ribeiro (PP) 1.115 votos, enquanto o ex-presidente corinthiano Andres Sanches foi sufragado 35 vezes nas urnas.
Apesar de petistas
,
os deputados Zico Prado, estadual e Devanir Ribeiro, federal, sempre receberam e atenderam as comitivas de Jales em suas reivindicações. Infelizmente os dois estão fora da próxima Legislatura.
A responsabilidade
de reivindicar nos próximos quatro anos em prol de Jales caiu sobre os ombros do PSDB e DEM.
A deputada
Analice Fernandes (PSDB) obteve em Jales 10.007 votos o que aumenta sua obrigação para com Jales, apesar de, em Taboão da Serra, município fiador de sua candidatura ter recebido 49.650 votos, na capital 23.440 votos, em Itapecerica da Serra 10.641 e Embu-Guaçu 14.460 votos, as quais são cidades que deverão ter sua atenção redobrada.
Por outro lado,
na mesma trilha, o deputado federal Rodrigo Garcia teve em Jales 10.867 votos, obrigando de seus correligionários uma maior cobrança em termos de reivindicações. Em Rio Preto ele teve 27.779 votos e na capital 37.325 votos. Olímpia 9.396 e Matão 8.057 votos. Quer dizer, não é só para Jales que a sua atenção estará voltada.
O vereador
Luis Fernando Rosalino que vem se destacando no cenário político foi acusado em virtude de um vídeo feito por assessor da prefeita Nice, onde não fica caracterizada a ação, de distribuir "santinhos" pelas ruas da cidades no último final de semana. Segundo uma conversa ouvida no botequim da vila, o vereador Rosalino pode vir a processar o autor das denúncias por danos morais. Vai dar pano pra mangas.
Na entrevista
que concedeu ao repórter Osmar Rezende, da Assunção AM para esclarecer o episódio, o Secretário Municipal de Planejamento e Trânsito, Aldo Nunes de Sá, disse que os municípes pagam o seu salário para trabalhar e era o que estava fazendo a mando da prefeita..
É fato.
Mas a população não quer ver um Secretário Municipal fiscalizando varrição – quando se tem responsáveis para isso – ou sair correndo atrás de pessoas que estão distribuindo "santinhos" pela cidade, cuja competência é da autoridade policial após denúncia, quando deve ter coisas mais importantes para fazer. Um secretário municipal de uma cidade como Jales, precisa ter bom senso o que não teve ao questionar o representante do povo dentro de uma padaria.
Em Jales,
os coordenadores de campanha dos deputados – diga-se os mais votados – emporcalharam a cidade. Até hoje existe "santinhos" espalhados pelas ruas. É uma vergonha.
O Portal da
Transparência do Governo Federal divulga que na sexta-feira, 3 de outubro, foi liberado R$ 147.650,00 à Prefeitura para recape asfáltico tipo CBUQ e sinalização vertical e horizontal nas ruas do jardim do Bosque conforme o convênio 770108, número original 22108/2012 com Início da vigência em 27/12/2012 no valor de R$ 295.300,00 firmado junto ao Ministério das Cidades.

Vereador Abra afirma que Nice não assinou convênio por Prefeitura não ter dinheiro para contrapartida


Os vereadores Gilberto Alexandre de Moraes, Jesus Martins Batista, Luís

Fernando Rosalino, Pérola Maria Fonseca Cardoso e Rivail Rodrigues Júnior apresentaram na sessão ordinária de segunda-feira, 6 de outubro, requerimento solicitando à prefeita Nice Mistilides, informações sobre o asfaltamento da rua Adelaide Peres Gomes Santana, ligando a rua Suécia, na vila Nossa Senhora da Boa Vista à avenida Shiguero Kitayama que dá acesso ao Hospital do Câncer

Durante a sessão ordinária, o vereador Tiago Abra afirmou na tribuna da Câmara, que a verba para asfaltamento do trecho foi liberada após o ter solicitado junto ao deputado federal João Dado empenho na liberação dos recursos para execução da obra, mas o convênio "não foi assinado após a prefeita Nice Mistilides ter dito que os cofres da municipalidade não teriam recursos para cobrir a contrapartida exigida para a realização dos serviços".
Segundo os vereadores, levando em conta que está sendo construido um novo acesso ao Hospital de Câncer de Barretos – Unidade III de Jales, o fluxo de veículos pela rua Adelaide Peres Gomes Santana que é de terra será maior e o custo da pavimentação asfáltica do pequeno trecho não seria tão elevado, e os vereadores questionam a prefeita Nice Mistilides sobre as ações tomadas sobre o assunto.
Os vereadores solicitam informações à prefeita Nice sobre o depósito de resíduos sólidos no aterro do município e em locais impróprios. Segundo eles, é cada vez mais comum encontrar entulhos jogados em terrenos vagos e nas margens de estradas próximas do perímetro urbano e que é de conhecimento dos munícipes que a Prefeitura Municipal tem cobrado taxa para o depósito de entulhos no espaço do aterro de resíduos sólidos.
Eles também questionam o Poder Executivo acerca dos repasses e gastos financeiros da Fundação Masaru Kitayama no ano de 2014. Os vereadores consideram que os dados apresentados no demonstrativo financeiro do 2º Quadrimestre de 2014 do Município, que aponta que já foi repassado neste exercício à Fundação Masaru Kitayama um valor de R$ 32.475,00, porém os desconhecem, até o momento, a aplicação do recurso. Os parlamentares querem saber quanto foi efetivamente gasto e qual é o saldo em caixa, e que seja encaminhado o demonstrativo financeiro com a relação aos gastos efetuados pela Fundação no ano de 2014 e qual é a previsão de gastos da Fundação Masaru Kitayama até o final de 2014 e em que os recursos serão investidos.
Os vereadores estão solicitando também à prfeita Nice Mistilides que tendo o Procurador Geral do Município, Izaías Barbosa, deixado o cargo e um novo Procurador sido nomeado, desejam saber quem é o novo Procurador Geral do Município, bem como solicitam que seja encaminhado a cópia da portaria de nomeação. Os vereadores querem informações qual a razão da escolha deste novo Procurador Geral e qual sua experiência no exercício da advocacia e na área pública.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

CDHU sorteia neste domingo, 172 casas em Urânia

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) sorteia, neste domingo, 12 de outubro, às 12h30, em Urânia, na quadra da EMEIF Pinguinho de Gente, avenida Presidente Kennedy, nº. 809, Centro,172 moradias para famílias de baixa renda Estão inscritas 819 famílias, das quais 93% têm renda mensal de até três salários mínimos. O investimento é de R$ 16,7 milhões.
Do total de imóveis oferecidos pela CDHU, 7% são destinados a pessoas com deficiência, 5% aos idosos e 4% para policiais e agentes penitenciários. Para as pessoas que vivem sós estão reservadas três unidades em Urânia.
As demais serão sorteadas entre a população em geral. Todos os inscritos deverão comparecer ao local do sorteio para depositar na urna a senha distribuída no ato da inscrição. As famílias contempladas serão convocadas para o processo de habilitação.
Na ocasião, deverão comprovar os requisitos exigidos para participar do programa. Para ter direito a uma das casas é preciso ter renda entre um e dez salários mínimos, não possuir imóvel ou financiamento habitacional e não ter sido atendido em outros programas habitacionais de interesse social. Além disso, é preciso ser morador no município há pelo menos três anos ou atestar que o chefe da família trabalha na cidade no mínimo pelo mesmo período.
Em Urânia as casas terão dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área construída de 56,67 m². Os imóveis foram projetados seguindo conceitos do Desenho Universal, para atender a pessoas com mobilidade reduzida temporária ou permanente, e serão entregues com piso cerâmico e laje em todos os cômodos, azulejos no banheiro e na cozinha, esquadrias de alumínio, estrutura metálica no telhado e tubulação preparada para receber sistema de aquecimento solar.
O residencial terá total infraestrutura, com muro de divisa entre os lotes, muros de arrimo, passarela de acesso a casa, passeio público, pavimentação, drenagem, redes de água, esgoto e elétrica, iluminação pública e paisagismo. O prazo para quitar o financiamento habitacional da CDHU será de até 25 anos. As prestações receberão subsídios do governo estadual, sendo calculadas de acordo com a faixa de renda de cada família. Assim, aquelas que ganham de um a três salários pagarão o equivalente a 15% do rendimento.

Alunos do Unifeb fazem levantamento da saúde bucal em população carente de Barretos (SP)

Os alunos do segundo ano do curso de Odontologia do Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb), realizam, há três anos, na população carente de Barretos, o levantamento da saúde bucal e encaminhamento para tratamento do diagnóstico apresentado. Neste mês, os universitários estão realizando o levantamento em famílias do bairro Nogueira. Supervisionados por docentes do curso de Odontologia, os alunos realizam exames e registram informações pertinentes a saúde bucal

PF prende homens suspeitos de distribuírem cédulas falsas na região de Jales

Policiais Federais de Jales (SP) prenderam na manhã desta sexta-feira, 10 de outubro, L.H.A.A., 31 anos, tratorista, e N.R.M, 32 anos, operador de empilhadeira, suspeitos de distribuírem diversas cédulas falsas na região. Eles foram presos na cidade de Estrela d’ Oeste, em razão do cumprimento de mandados de prisão preventiva expedidos pela Justiça Federal de Jales.
As investigações iniciaram após a denúncia do Administrador de uma Fazenda em Fernandópolis (SP) que recebeu vinte e seis cédulas falsas no valor de R$ 50,00 cada, pela venda de cinco carneiros. Após diligências investigativas os suspeitos foram identificados como sendo responsáveis por distribuírem mais de R$ 7 mil em notas falsas, sendo em sua maior parte como pagamento na compra de gado e gastos nos estabelecimentos comerciais da região.
Os presos também respondem pelo cometimento de diversos outros crimes, como estelionato, disparo de arma de fogo e lesões corporais (violência doméstica), além da prisão em flagrante pelos crimes de posse de arma de fogo sem registro, tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico.
Em razão da continuidade delitiva e do reconhecimento dos suspeitos como possíveis autores de outras ocorrências desta natureza, após diversas diligências realizadas, a PF de Jales representou pela prisão dos indivíduos e pela expedição de mandados de busca e apreensão em suas residências.
As prisões foram devidamente cumpridas, todavia, durante as buscas não foram localizadas outras cédulas falsas. Os presos serão interrogados e posteriormente conduzidos para a Cadeia Pública de Jales, onde permanecerão à disposição da Justiça.
O crime de moeda falsa é de competência da Justiça Federal e por isso a Polícia Federal investiga crimes desta natureza. Falsificar, comprar, vender, trocar, emprestar, ceder, guardar ou introduzir na circulação moeda falsa são ações tipificadas pela lei e quem as comete responderá pelo crime que tem pena de reclusão de 3 a 12 anos, além de multa.
Quem recebe nota falsa como verdadeira e após conhecer a falsidade a coloca novamente em circulação também responderá pelo crime, porém, com pena de até 2 anos. Receber a moeda falsa de boa fé e entregá-la às autoridades competentes não é crime, muito pelo contrário, é um auxílio importante na identificação dos criminosos que atuam nesse tipo de delito.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Corregedor do TCE participa de audiência com o Presidente do TJ

O Corregedor do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho, e o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Desembargador José Roberto Nalini, estiveram reunidos em audiência para tratar, dentre outros assuntos afetos aos dois órgãos, a melhoria contínua dos trabalhos com o uso das ferramentas de tecnologia e informação.
Durante a reunião com o Presidente do TJ, ocorrida no Palácio da Justiça, o Conselheiro Dimas Ramalho, que preside do Comitê de Tecnologia da informação do TCE, falou sobre a importância e a necessidade de aprimoramento dos recursos de informática no sentido de dar mais celeridade e eficiência no julgamento dos processos.
Ao falar sobre as atividades e ações da Corte de Contas paulista, o Corregedor falou sobre o fortalecimento das Corregedorias como forma de aprimoramento do serviço público e destacou algumas ações e atividades desenvolvidas junto aos jurisdicionados, municípios e gestores.
Dimas Eduardo Ramalho, que é o Conselheiro Relator das contas do governador no presente exercício, aproveitou a visita para acompanhar pontos de convergência entre as instituições, como acompanhamento do pagamento dos precatórios.

MPF em Marília recomenda a Prefeitura que suspenda contrato de recapeamento de vias com empreiteira

O Ministério Público Federal em Marília recomendou à Prefeitura do município que interrompa o contrato firmado com a Demop Participações Ltda.. A empreiteira, que venceu licitação neste ano para recapeamento de vias na cidade, já responde a nove ações judiciais por improbidade administrativa.
Segundo o procurador da República Jefferson Aparecido Dias, autor da recomendação, a empresa não atende às condições de idoneidade requeridas legalmente para participar de concorrências públicas. Além da cessação de pagamentos à Demop, ele pediu que o município instaure procedimento administrativo para apurar os antecedentes da empreiteira.
A recomendação estabelece o prazo de cinco dias para que a Prefeitura encaminhe ao MPF informações sobre o cumprimento dos itens solicitados

Falta de aplicação no Fundeb reprova contas de Palmeira D´Oeste

09/10/14 – PALMEIRA D´OESTE – O colegiado da Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), reunido às 15h no plenário "José Luiz de Anhaia Mello", emitiu parecer desfavorável às contas prestadas pela Prefeitura de Palmeira D´Oeste, relativas ao exercício de 2012. O relator da matéria foi o Conselheiro Dimas Eduardo Ramalho e a prestação de contas foi fiscalizada pela equipe técnica da Unidade Regional do TCE em Fernandópolis (UR-11).
No voto, o relator considerou de alta gravidade a falta de aplicação dos recursos provenientes do Fundeb, que durante o exercício, registrou um empenho de apenas 91,99% do total a ser investido pelo Executivo.
De acordo com relatório da equipe de fiscalização do TCE, a Prefeitura, equivocadamente, empenhou despesas, à conta do FUNDEB, em quantia superior aos recursos recebidos deste Fundo no exercício de 2012, ultrapassando-as em 1,19%.
Leia a integra do voto

Polícia Civil de Estrela D´Oeste (SP) realiza a maior apreensão de drogas da história do município



Na noite do dia 6 de outubro, segunda feira, policiais civis da Delegacia de Estrela d‘Oeste/SP, efetuaram a maior apreensão de drogas da história daquele Município. Ao todo foram apreendidos 19 tijolos de MACONHA que encontravam-se escondidos em meio a uma mata na área rural do município. A droga após pesada restou em mais de dezoito quilos. Segundo o Delegado de Polícia, Dr Marcos Negrelli, após investigações, os policiais identificaram o local onde traficantes guardavam a droga. O Delegado esclareceu que durante o ano, foram instaurados pela polícia civil nove inquéritos policiais relativos ao tráfico de drogas. Mais de vinte pessoas foram presas e sete flagrantes foram lavrados. Somente em uma investigação realizada pela polícia civil, doze pessoas tiveram suas prisões preventivas decretadas. O volume de drogas apreendidas já passa dos vinte quilos. O Delegado ainda destacou, que o combate aos crimes relacionados com o tráfico, é uma das prioridades da equipe e que os agentes tem se desdobrado em horários de trabalho para dar conta de todas as investigações.

Comissão dá início ao planejamento da decoração e dos eventos natalinos em Jales


Uma reunião, realizada na quarta-feira, 8 de setemb ro, na sala de reuniões da Prefeitura de Jales, deu andamento no projeto “Natal de Paz e Luz” de 2014 em Jales. O encontro foi convocado pela presidente da Comissão Natalina, Ivani Franco Pereira, e pela Associação Comercial e Industrial de Jales, que tem a frente o presidente Carlos Roberto Altimari.
 Para trabalhar o projeto de decoração foi formado um grupo de estudos, composto por membros do poder público, comerciantes e sociedade civil. Além das principais ruas e avenidas comerciais a perspectiva é iluminar alguns pontos estratégicos.
 Serão necessárias cerca de oito mil garrafas pets para os trabalhos. As escolas municipais serão responsáveis pela arrecadação e haverá premiação para os alunos que mais contribuírem com o projeto. A coordenação dos enfeites será de Lucilene Fiochi com colaboração da Associação dos Artesãos.
 De acordo com a prefeita Nice, a expectativa é de que os trabalhos deste ano possam ser tão bons quanto o de 2013, visto e elogiado por toda comunidade de Jales e região. “Antes mesmo de ser prefeita, a população me pedia uma decoração que colocasse Jales como centro de região, mostrando a força do nosso comércio e, para isso, todas as nossas secretarias e todas as mãos criativas não medirão esforços para encantar nosso povo”, frisou.
 A previsão é de que a inauguração da decoração em toda a cidade possa ser feita no dia 30 de novembro, às 20h30, na praça Euplhy Jalles.  Assim como no ano passado, dois palcos serão colocados para apresentações de artistas jalesenses.
 A reunião contou com a presença dos responsáveis pelas secretarias de Esportes, Cultura e Turismo, Agricultura e Meio Ambiente, Administração, Desenvolvimento e Promoção Social, Obras, Educação, Comunicação, Fazenda, Planejamento e Trânsito, da Sabesp, da Comunidade Terapêutica, Associação dos Artesãos, Coopersol e representantes da sociedade civil. O próximo encontro do grupo ficou marcado para quarta-feira, 22.

Jales realiza a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa


O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Promoção Social de Jales vão promover no dia 31 de outubro a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento, gratuito, é aberto a toda população e será realizado das 8h às 12 horas no Centro Integrado Esportivo de Valorização ao Idoso – CIEVI.
  “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa -  Por um Brasil de Todas as Idades” foi o tema definido pelo Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI) para a conferência deste ano, que tem como objetivo motivar  a análise da situação atual das políticas públicas para pessoa idosa no município, discutir e analisar propostas para a efetivação, bem como sensibilizar as instituições, a sociedade e os próprios idosos sobre a importância da participação ativa no meio social.
 A Conferência é um momento para todos os idosos discutirem as políticas públicas e propor novas ações para o fortalecimento da rede de proteção ao idoso, e de conferir e avaliar o que está sendo realizado no município. “Queremos ouvir os principais interessados, os idosos, e suas atuações na busca da defesa de seus direitos”, ressaltou a secretária de Desenvolvimento e Promoção Social, Celma Crepaldi.
 A presidente do CMDI, Delcir Aparecida H. Zupirolli, explicou que o debate é para romper os preconceitos de que o idoso é inativo ou incapaz. “O tema da discussão traz o foco para a integração entre gerações, frisando o que é forte no idoso e desconstruindo a ideia de fragilidade, normalmente associada à terceira idade”.

Inscrições para Simpósio de Ressonância Magnética podem ser feitas até sexta

A Santa Casa de Votuporanga promove neste sábado, dia 11 de outubro, o II Simpósio de Ressonância Magnética e Diagnóstico por Imagem. O evento será das 8h às 17h, no Espaço Unifev Saúde e é destinado para estudantes e profissionais da área de saúde (Médicos, Biomédicos, Fisioterapeutas, Enfermeiros e Técnicos em Radiologia) e as inscrições podem ser feitas até essa sexta-feira.

O valor é R$ 30 para estudantes e R$ 50 para profissionais. Interessados podem ser inscrever pelo site guicheweb/santacasavotuporanga; por OCT (identificada) no Banco Santander - Ag: 3568, C/C: 13003252-0, Cód: 5946085; ou no escritório do Guiche Web, que fica na rua Goiás, 3552, sala 1.

O objetivo é atualizar conhecimentos e disseminar informações. “A edição abordará desde equipamentos e aparelhos, até os aspectos de segurança e diagnóstico. A proposta é oferecer um panorama ampliado do Diagnóstico por Imagem, pois além de assuntos relativos à Ressonância Magnética, teremos temas em Tomografia Computadorizada, PET-CT e Medicina Nuclear, orientando a preparação do profissional e as perspectivas do mercado nesta área, de forma atualizada e dinâmica”, destaca o Prof. Dr. Ricardo Lúcio Martins, um dos organizadores do evento.

Entre os palestrantes estão o Dr. Alexandre Henrique Caetano de Parma, Prof. Dr. Paulo Henrique Alves Togni, Dr. Fabrício Pereira Andrade, Dra. Liana Guerra Sanches da Rocha, Dr. Darley Paulo Fernandes da Silva, Dra. Adriana Checchia Spaggiari, Dr. Ricardo Ap. Lúcio Martins, Dr. Fábio Augusto e Dr. Marcelo Ito Shimizu. O Espaço Unifev Saúde fica na rua Tocantins, anexo ao Hospital. Mais informações pelo telefone (17) 3405 9139.

Programação:

8h – Inscrições e entrega de materiais.
8h30 – Novas tendências tecnológicas em Radiodiagnóstico, com o Dr. Alexandre Henrique Caetano de Parma, diretor Técnico do Setor de Imaginologia da Santa Casa de Votuporanga.
9h – Papel do PET-CT na detecção precoce de neoplasias e metástases tumorais: aspectos fisiológicos, correlação com a Medicina Nuclear e avanços de mercado, com o Prof. Dr. Paulo Henrique Alves Togni, diretor da Togni Medicina Nuclear; chefe do Serviço de Medicina Nuclear do Hospital Padre Albino e do Serviço de Medicina Nuclear do Hospital São Domingos; diretor do serviço de Medicina Nuclear do Hospital IELAR.
9h30 – Conceitos de PET-CT no diagnóstico de tumor de pulmão: correlação entre Tomografia e Medicina Nuclear, com o Dr. Fabrício Pereira Andrade, radiologista do setor de Imaginologia da Santa Casa de Votuporanga (RM e PET-CT) e coordenador da Residência Médica em Imaginologia – Unifev.
10h – Coffee Break.
10h30 – Comunicações em Biossegurança em Ressonância Magnética, com a Dra. Liana Guerra Sanches da Rocha, biomédica Sênior e pesquisadora no Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein.
11h – Exames de Imagem no diagnóstico Neuroclinico e do Neurotrauma, com o Dr. Darley Paulo Fernandes da Silva, neurologista Clínico e neurocirurgião do AME de Votuporanga. Diretor do Instituto do Cérebro e Sono do Noroeste Paulista-Votuporanga.
11h30 – Contraste em RM e Tomografia, com a Dra. Adriana Checchia Spaggiari, coordenadora Científica da Empresa Mallinckrodt.
12h – Almoço.
14h – Correlação Diagnóstica funcional entre TC/ RM / RX no diagnóstico da Hérnia de Disco, com o Dr. Ricardo Lúcio Martins, coordenador do Curso de Pós-Graduação em Imaginologia da Unifev.
14h30 – Pós Processamento em 3D por Tomografia e Atualidades, com o Dr. Fábio Augusto, biomédico do Hospital Israelita Albert Einstein.
15h – Ressonância Magnética funcional: o que é preciso saber, com a Dra. Liana Guerra Sanches da Rocha.
15h30 – Coffee Break.
16h – Protocolo de RM no Diagnóstico diferencial de Cefaleias, com o Dr. Marcelo Ito Shimizu, responsável Técnico Biomédico do setor de Ressonância Magnética da Santa Casa de Votuporanga.
16h30 – Angiotomografia das Artérias Coronárias. Os benefícios da aquisição volumétrica prospectivas,  com o Dr. Fábio Augusto.
17h – Encerramento.

Clube de Mães da APAE recebe doação de televisão

Nesta terça-feira, 7 de outubro, o Clube de Mães da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Três Lagoas – APAE, recebeu a doação de um televisor de 32” de tela plana, a contribuição foi feita pela Federação das APAEs de Mato Grosso do Sul.
 Segundo o presidente da Federação, Tidelcino dos Santos Rosa, que fez a entrega,  essa atitude deverá se repetir mais vezes.  “Nós estamos de portas abertas, sempre estaremos à disposição para ajudar a APAE de Três Lagoas, é só eles pedirem”, concluiu.
 De acordo com a coordenadora do Clube de Mães, Eliana Lopes Pedroso, a televisão será de grande utilidade, pois agora poderão ser passados vídeos treinamentos. “Aqui nós fazemos várias atividades, costuramos e fazemos tapetes, sempre tenho um vídeo para passar a elas. Vai ser uma ferramenta importante para acrescentar mais conhecimento”, finalizou.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

TJSP realiza ERT na 2ª RAJ e instala Deecrim

Nesta sexta-feira (10), Araçatuba recebe a visita do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, para o Encontro Regional de Trabalho da 2ª Região Administrativa Judiciária (RAJ) e a instalação do Departamento Estadual de Execução Criminal (Deecrim).
O presidente Nalini (foto), assim como fazia quando estava à frente da Corregedoria-Geral da Justiça, tem ido a todas as regiões do Estado para, de perto, acompanhar as dificuldades e também as boas práticas do Judiciário paulista. Nessas ocasiões também leva aos magistrados, servidores e representantes da municipalidade informações relevantes sobre a administração do Tribunal de Justiça, o maior do mundo. Na agenda, em pauta, encontro com autoridades locais, juízes e servidores da 35ª, 36ª, 37ª e 55ª circunscrições judiciárias.
Nesse mesmo dia a 2ª RAJ, que abrange 20 comarcas, recebe o seu Deecrim – setor responsável por processar todos os feitos dos sentenciados presos nas unidades da base territorial e com atribuição do serviço de corregedoria dos presídios de todos os estabelecimentos prisionais.
O Deecrim receberá, exclusivamente no formato digital, processos de novos sentenciados com penas privativas de liberdade em regime fechado, semiaberto ou aberto, restritivas de direitos, beneficiados com suspensão condicional da pena ou livramento condicional e sujeitos à medida de segurança de internação ou tratamento ambulatorial.
Essa é a terceira unidade regional instalada fora da Capital, outras duas estão em plena atividade nas Regiões Administrativas Judiciárias de Ribeirão Preto e de Campinas. O juiz Henrique de Castilho Jacinto, que também acumula a 1ª Vara de Execuções Criminais, assumirá a coordenação e os magistrados Antonio Fernando Sanches Batagelo e Adeilson Ferreira Negri serão os juízes auxiliares.

Serviço: 8h45 às 9 horas Atendimento à imprensa 9 às 10 horas - Solenidade de instalação do Deecrim – 10h15 às 10h45 – Reunião com representantes da municipalidade – 10h45 às 11h45 – Reunião com juízes da 2ª RAJ – 14 às 15 horas – Conversa informal com servidores - Endereço do fórum – Rua Dr. Maurício Martins Leite, 60. Vila São Paulo
  • Comarcas da 2ª RAJ – Andradina, Araçatuba, Auriflama, Bilac, Birigui, Buritama, Cafelândia, Getulina, Guararapes, Ilha Solteira, Jales, Lins, Mirandópolis, Palmeira D’Oeste, Penápolis, Pereira Barreto, Promissão, Santa Fé do Sul, Urânia e Valparaíso.
  • Sobre Araçatuba – A cidade possui população de 198.154 habitantes (IBGE 2013) e a Justiça tem mais de 118.000 ações em andamento, com distribuição mensal de 3.481 novos processos (dados de agosto). O fórum conta com cinco varas cíveis, três criminais, duas de execuções criminais, duas varas da família e das sucessões, uma da fazenda pública e uma Vara do Juizado Especial Cível. O juiz diretor do fórum é Nilton Santos Oliveira, que também é responsável pela 1ª Vara da Família e das Sucessões e diretor da 2ª RAJ.