Páginas

sábado, 28 de junho de 2014

Itamar Borges prestigia evento em Jales

 

 
O deputado estadual Itamar Borges (PMDB) participou neste sábado, 21 de junho, da 10ª edição da Feijoada Solidária, em Jales, que este ano teve o lucro revertido para o Hospital do Câncer de Barretos, unidade III – Jales.
Itamar é presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, e ressaltou a importância destes hospitais. "O Hospital do Câncer de Barretos unidade de Jales é referência no atendimento, e recebe pacientes de todo o Brasil. Fico muito feliz em participar da Feijoada e poder contribuir", afirmou.
"A Frente Parlamentar que presido na Assembleia Legislativa é uma grande defensora e apoiadora do Hospital do Câncer de Barretos, e gostaria de reafirmar o meu compromisso de trabalhar e buscar melhorias para a instituição", finalizou o deputado Itamar.

Comissão de Assuntos Relevantes se reúne com membros da diretoria da Santa Casa

 
O vereador Luís Fernando Rosalino, presidente da Comissão de Assuntos Relevantes do IAMSPE, reuniu-se na quarta-feira da semana passada, 18 de junho, com o Administrador da Santa Casa de Misecórdia de Jales, César Augusto Rubio e a responsável pelo setor de faturamento da instituição, Masako Uemura Garcia.
A reunião teve como objetivo sanar diversas dúvidas acerca do funcionamento do IAMSPE – Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de Jales.
A Comissão de Assuntos Relevantes foi criada a partir do Projeto de Resolução nº.007/2013, discutido e aprovado por unanimidade na sessão ordinária no dia 21 de outubro, no Plenário Presidente Tancredo Neves e é composta pelos
Os vereadores Luís Fernando Rosalino, presidente; Gilberto Alexandre de Moraes, vice-presidente e Rivail Rodrigues Junior; relator. Criada para estudar problemas relativos à prestação de serviços pelo Escritório Regional do IAMSPE - Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual, com sede em Jales - aos servidores públicos estaduais, as referentes comissões se destinam à elaboração e apreciação de estudos de problemas municipais e à tomada de posição da Câmara em assuntos de reconhecida relevância. 
Segundo justificativa apresentada no Projeto de Resolução “há alguns meses foi inaugurado em Jales o Escritório Regional do IAMSPE – Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual. Para seu funcionamento, a Prefeitura cedeu toda a infraestrutura, inclusive servidores municipais. Contudo, reclamações encabeçadas especialmente pela APEOESP de Jales, dão conta de que o Escritório Regional do IAMSPE, de fato, não tem prestado serviços aos segurados, nem contribuído para a melhoria de atendimentos na área da saúde com uma maior quantidade de profissionais credenciados”.
Ainda, segundo informações dos Servidores Públicos Estaduais, a oferta de serviços na área da saúde pelo IAMSPE em Jales é bem inferior, em número e qualidade, ao que é encontrado em cidades como Fernandópolis e São José do Rio Preto, apesar de Jales sediar este Escritório Regional do instituto.


Nonagésimo aniversário

Dª Assumpta Polimeno Carvalho, na quarta-feira, 2 de julho, comemora nove décadas de existência com lucidez, muita alegria de viver e determinação. Isso é mais que um privilégio. É uma dádiva de Deus. Filhas, filho, noras, genros, netos, bisnetos e o trineto, estarão festejando com ela.

Ilustre aniversariante


 
 
Na quarta-feira, 2 de julho, recebendo os parabéns da esposa Teresa e familiares, o ilustre advogado da comarca de Jales, Drº Fernando Neto CasteloAmigos e colegas vão lhe desejar muitas felicidades.

Professora Viviane, da Unijales, participa de Congresso de Atividades de Aventura


Entre os dias 5 e 7 de junho, a professora do curso de Educação Física da Unijales, Viviane Kawano Dias (foto) participou na cidade de Vila Velha-ES, do Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura (CBAA) e do II Congresso Internacional de Atividades de Aventura (CIAA). Os Congressos aconteceram na Universidade de Vila Velha. Na ocasião, a professora Viviane pode aperfeiçoar seu conhecimento na área e também apresentar um trabalho, na forma de pôster, com o tema "Análise dos estados de ânimo no Boia Cross, na percepção de estudantes universitários", além de participar, vivenciar oficinas de Stand Up e Rappel Paddle e compor a comissão de avaliação de trabalhos orais apresentados.

Intercâmbio


Carla Eduarda Conde, aluna do curso de Tecnologia em Agronegócio da Fatec Jales, foi contemplada pelo Programa de Bolsas Ibero-Americanas do Santander Universidades, que selecionou 10 alunos dentre todas as Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo para a realização de um intercâmbio de seis meses em um país de língua espanhola, onde estudarão em uma universidade participante do programa. Poderiam participar do processo seletivo alunos matriculados no 2º ou no 3 º periodos de cursos das Fatecs que contemplam a disciplina de Espanhol. A seleção teve como critério o rendimento escolar.

Comitiva Fé e Tradição percorrerá trecho com destino a Trindade (Go) para resgate das tradições tropeiras

Com saída marcada para a esta sexta-feira, 27 de junho, às 8h30, da Chácara Santa Morena, em Novo Horizonte, a romaria do projeto Estradas do meu sertão: Uma viagem de Novo Horizonte-SP a Trindade-GO fará o resgate da cultura do tropeirismo e das antigas comitivas boiadeiras que cortavam as estradas de terra conduzindo boiadas até chegarem ao seu destino.
Formada há mais de dez anos, a Comitiva Fé e Tradição sairá da cidade de Novo Horizonte ( SP) com doze muladeiros, acompanhados pela equipe de gravação que permanecerão em romaria durante vinte dias.

Como resultado do projeto, será produzido um vídeo-documentário com depoimentos de personagens folclóricos inseridos no trecho delimitado a ser registrado, iniciado no município de Novo Horizonte (SP) e finalizado no tradicional desfile de carros de boi da Festa do Divino Pai Eterno, que reune centenas de carreiros, em Trindade (Go). No trecho estão cidades como Novo Horizonte, Olímpia, Guapiaçu e Icem, passando pelos Estados de Minas Gerais e Goiás até a chegada em Trindade.

Nos mais de 780 km a serem percorridos pela tradicional Comitiva serão evidenciados vestígios da cultura tropeira que está fortemente ligada com a cidade de Trindade no estado de Goiás, presente não só nos municípios citados e sim em quase todo o estado de São Paulo.
De acordo com o coordenador do projeto, Evandro Jr. Ferreira, é a primeira vez que um grupo do interior paulista percorrerá esta distância com objetivo de resgatar as tradições que fazem parte da nossa cultura popular. "Nosso objetivo é retratar com verdade a vida histórica e cultural das pequenas comunidades que margeiam o caminho a ser percorrido.


Alguns intergrantes da Comitiva Fé e Tradição foram tropeiros nas décadas passadas, eles ajudarão a contar estas histórias com personagens e fatos reais. Todo este acervo ficará disponível como pesquisa para que as futuras gerações conheçam sua rica história", explica Evandro. Pesquisador da histórica estrada Boiadeira do Taboado há mais de dez anos, o votuporanguense Evandro Jr. já produziu e coordenou outros dois documentários, respectivamente "Velha Vereda do Sertão" e "O Rosário de Fogo da Boiadeira: Festa de Santa Cruz do Bairro do Carrilho".
Segundo o representante da comitiva, Gilmar Fiorin, o objetivo maior da vigem é mostrar as tradições do tropeirismo, mantendo-se fiel aos costumes, vestimentas, culinária, etc. "Ao longo do techo a Comitiva Fé e Tradição irá pernoitar em vinte propriedades rurais promovendo a interação da cultura tradicional com costumes atuais, retratando as transformações da cultura que vão acontecendo de geração em geração até os dias atuais", explica Gilmar.
Gilmar explica ainda que a Comitiva procura seguir ao máximo os costumes da época das verdadeiras comitivas. "Desde as vestimentas do muladeiros, arreios dos animais, o modo como se faziam as refeições, o pouso nas propriedades à beira da estrada, as melodias tocadas com berrantes, etc".

Poucos grupos ainda mantém suas comitivas ativas, percorrendo trechos de estradas, que durante séculos foram usadas para o transporte de gado, produtos, medicamentos, alimentos, roupas, etc. A Comitiva Fé e Tradição já foi de Novo Horizonte a Aparecida durante 11 anos e já percorreu a antiga estrada Boiadeira do Taboado durante 5 anos.
O projeto é uma realzação do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura, através do Proac/ICMS Programa de Ação Cultural e patrocínio da Usina Colombo e Açucar Caravelas.

Não penso, logo desisto, por Flávio Carvalho

 
Você pensa nos seus problemas? Acredito que sim.
Você pensa na sua família? Deveria.
Você pensa nas mazelas da sociedade? Isso é fundamental.
Você pensa no seu trabalho? Isso é essencial para se tornar um melhor trabalhador ou melhor patrão.
Você pensa na educação? Você pensa na educação que seu filho está recebendo? É preciso, pois a educação é nossa maior herança.
Você pensa no seu casamento? Exercício necessário para se tornar um melhor marido ou uma melhor esposa.
Tudo começa pelo pensamento.
Mas fique tranquilo, se você não pensar, sempre terá alguém pensando por você. É isso que fazem os políticos, pensam por você.
Tudo começa pelo pensamento. Devemos pensar antes de agir. Quanto mais pensamos antes de qualquer ação, temos maiores chances de acertar, de fazer certo.
Antes de resolvermos qualquer problema, devemos pensar bem, investir toda nossa energia para resolvê-lo, pois se pensarmos em demasia no problema sem resolvê-lo, só iremos potencializá-lo.
Quando você não conseguir pensar, ou pensando não chegar a nenhuma solução, convide alguém para pensar com você, pois como dizem: "Duas cabeças pensam melhor que uma".
Pensar é um exercício, e como tal deve ser praticado. E através da prática desse exercício é que aprendemos a pensar, ou seja, se aprende a pensar, pensando.
Tudo começa pelo pensamento. Pensar antes de fazer, e fazer sem medo de errar, pois você vai errar, a luta é para errar cada vez menos.
Pensar positivo sempre, ser mais otimista. Pensar que tudo vai dar certo, que é só uma questão de tempo para que tudo se resolva.
O mundo está carente de pensadores, ou muitos pensam e não exteriorizam seus pensamentos, pois não basta pensar tem que divulgá-los. Como tudo começa pelo pensamento, pensar é apenas o início, mister se faz que materializemos nossos pensamentos, ou seja, primeiro pensar e depois fazer.
Precisamos perder o medo de divulgar nossos pensamentos, pois os grandes vultos da história não tiveram medo de dividi-los. Tudo que foi feito de extraordinário na história foi pensado antes, muitas vezes exaustivamente. Pensar é o primeiro ato antes de concretizar.
Quem exercita o pensar, sofre menos. E quem realiza aquilo que pensou é um vitorioso, tem boa autoestima.
Precisamos pensar mais, precisamos deixar as pessoas conhecerem mais nossos pensamentos. Pensarmos juntos para oferecermos soluções aos conflitos. Pensar na construção de um mundo melhor, que somente ficará melhor quando pensarmos em mudar primeiro nosso mundo interior, ou seja, mudar a nós mesmos.
Pense mais em ser feliz, e faça de tudo para conquistar tal felicidade, desde que sua felicidade não seja mediante o sofrimento alheio.
O pensamento coletivo é forte, então vamos pensar no bem, fazer o bem. Vamos direcionar nossos pensamentos no caminho do bem, e se não pudermos realizar grandes coisas, faremos pequenas coisas de maneira especial.
Tudo começa pelo pensamento. Então vamos pensar!
Flávio Rodrigo Masson Carvalho
equilibriumtc@hotmail.com
 

ACIJ dá vale-compras de R$ 3 mil no final da Copa

A Associação Comercial e Industrial de Jales programou para o dia 12 de julho, no encerramento da Copa do Mundo, o sorteio de um vale-compras no valor de R$ 3 mil, dentro do evento cultural "ACIJ e você, rumo ao hexa pra valer".
O presidente da associação, Carlos Roberto Altimari, disse que essa foi a forma encontrada pela diretoria para incentivar o comércio durante a Copa, sem custos para os empresários.
E para que a Copa fosse lima referência durante todo o período das disputas, a ACIJ também realizou o sorteio de três camisetas oficiais da Seleção Brasileira.
O terceiro sorteio aconteceu na última segunda-feira, dia 23 de junho, quando o Brasil enfrentou a Seleção de Camarões. Como das vezes anteriores, o sorteio aconteceu às 10 horas, na praça João Mariano de Freitas.
A ganhadora foi Selma Rocha Souza, residente na rua 19, jardim Novo Mundo, nesta cidade de Jales
Carlinhos lembrou que o clima da Copa, que estava meio vazio, está crescendo e deverá crescer ainda mais com o Brasil passando para as próximas fases. Isso deverá se reverter em mais vendas para o comércio, principalmente as lojas que vendem produtor relacionados à Copa.
 
 

Festa do Motorista e Encontro de Caminhoneiros terá novo formato

Para devolver à Festa do Motorista e Encontro de Caminhoneiros a grandiosidade que o evento já teve, a comissão organizadora, presidida por José Roberto Duarte da Silveira, decidiu dar à mesma um novo formato, incluindo algumas novidades. A festa acontece nos dias 25, 26 e 27 de julho, na praça esportiva José Gatti, no campo do Projeto Pontal, ao lado da Facip.
Entre as novidades programadas para este ano está a tarde festiva, no sábado, com muitas atrações e brincadeiras e animação para todas as idades. O objetivo, como afirmou José Roberto, é fazer um grande evento que fique marcado com shows de cantores consagrados, gincanas, sorteio de vários brindes e o tradicional campeonato de truco.
José Roberto destacou a importância da participação efetiva dos organizadores da festa, como o Sindicato dos Motoristas, rádios Assunção, Regional e Cultura, Prefeitura, Rotary Clube de Jales e Paróquia da Catedral. A comissão também conta com o apoio do comércio, para o sorteio dos brindes e de outros parceiros para que o público tenha um ambiente de muita diversão para toda a família, com praça de alimentação e outros serviços que também serão fornecidos em barracas e no estande do sindicato.
O Sindicato dos Motoristas está convidando todos os sindicatos do Estado para participarem da festa, destacando que a mesma é realizada há 26 anos como um dos grandes eventos do calendário turístico da cidade.
A grade de shows já está sendo confirmada e deverá ser anunciada nos próximos dias, junto com a divulgação de outras atrações que deverão acontecer durante a festa.

EDITAIS DE PROCLAMAS

Ademir de Mattis, Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de Jales, Estado de São Paulo. FAZ SABER que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1.525 do Código Civil Brasileiro.
DANIEL DA SILVA TIRAPELLI e VÍVIAN MAGALHÃES MEDEIROS. ELE, natural de São José do rio Preto, deste Estado, nascido aos 29 de agosto de 1.981, funcionário público federal, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Elson Tirapelli e de Lourdes da Silva Tirapelli. ELA, natural de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, nascida aos 28 de abril de 1.983, funcionária pública, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Welder Valsini Calazans Medeiros e de Cilene Magalhães Medeiros.
LUIZ PEREIRA DA COSTA e SANDRA REGINA GASTÃO. ELE, natural de Campinas, deste Estado, nascido aos 25 de junho de 1.969, pedreiro, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Antonio Pereira da Costa e de Angela Lucia Marconato Costa. ELA, natural de Paranaíba, Estado de Mato Grosso, nascida aos 02 de janeiro de 1.971, do lar, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Anito de Oliveira Gastão e de Dorací Muniz Leal.
IDELVAN MARTINS DA SILVA e ANA MARIA SOUZA SILVA. ELE, natural de Jales, deste Estado, nascido aos 17 de janeiro de 1.983, gerente comercial, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Perci Aparecido da Silva e de Neide Martins da Silva. ELA, natural de Guarani D’Oeste, deste Estado, nascida aos 09 de março de 1.975, psicóloga, solteira, residente e domiciliada em Ouroeste, filha de Geraldo Candido da Silva e de Maria Paula de Souza Silva. Cópia recebida do Oficial de Registro Civil de Ouroeste – SP, onde se processa à habilitação.
FRANCISCO CLISMAICLEITON DA COSTA e NATÁLIA NISHI. ELE, natural de Cascavel, Estado de Ceará, nascido aos 13 de fevereiro de 1.976, funcionário público federal, divorciado, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Vicente Felipe da Costa e de Francisca Jovelina da Costa. ELA, natural de Urânia, deste Estado, nascida aos 21 de setembro de 1.974, funcionária pública federal, divorciada, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Oswaldo Takachi Nishi e de Emiko Kodama Nishi.
ANDRÉ LUIZ BARBOSA e NAYARA DINIZ BELATI. ELE, natural de Jales, deste Estado, nascido aos 11 de dezembro de 1.989, bancário, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Ademil Barbosa e de Nilva Aparecida Buso Barbosa. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 23 de setembro de 1.992, estudante, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Marco Antonio Belati e de Rosani Cristina Diniz Belati.
EMERSON GEOVAM ARAUJO e ELIANA TEIXEIRA DE ALMEIDA. ELE, natural de Paranapuã, deste Estado, nascido aos 11 de julho de 1.974, operador de empilhadeira, divorciado, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Luiz Araujo Sobrinho e de Tereza Gropo Araujo. ELA, natural de Aparecida D’Oeste, deste Estado, nascida aos 12 de janeiro de 1.975, manicure, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Manoel Pinheiro de Almeida e de Nalva Cordeiro Teixeira de Almeida.
RICARDO DORISSÓTE GONÇALVES e BEATRIZ SILVA GINEZ. ELE, natural de Palmeira D’Oeste, deste Estado, nascido aos 18 de junho de 1.986, azulejista, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de João Gonçalves e de Maria José Dorissóte Gonçalves. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 07 de julho de 1.995, assessor de produtos financeiros, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Samuel Sanches Ginez e de Aparecida de Jesus Silva Ginez.
DEIVID SPERANDIO MARQUES e BRUNA LETÍCIA LAGO. ELE, natural de Jales, deste Estado, nascido aos 12 de setembro de 1.991, mecânico industrial, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Nilson Cardoso Marques e de Sônia Aparecida Sperandio Marques. ELA, natural de Pitangueiras, deste Estado, nascida aos 02 de abril de 1.992, recepcionista, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Paulo Altair Lago e de Adriana Cristina Alves Lago.
KAIQUE MIGUELÃO MANCUSI e JÉSSICA CRISTINA RODRIGUES D’ILHO. ELE, natural de Jales, deste Estado, nascido aos 27 de novembro de 1.992, auxiliar de carregamento, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Gilberto Mancusi e de Érica Maura Miguelão Mancusi. ELA, natural de Santo André, deste Estado, nascida aos 26 de abril de 1.991, professora, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Norival Maiollo D’Olho e de Ana Maria Rodrigues D’Ilho.
VALDEMIR RUBIO DOS SANTOS e ROSELI GOMES. ELE, natural de Santa Fé do Sul, deste Estado, nascido aos 06 de agosto de 1.970, serviços gerais, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Custódio Dantas dos Santos e de Aparecida Cecilia Rubio dos Santos. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 11 de setembro de 1.978, cozinheira, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Sebastião Gomes e de Odete Trindade Gomes.
RUI ALVES BILÉ e MARIA SONIA FRANCISCO DA SILVA. ELE, natural de Ituiutaba, Estado de Minas Gerais, nascido aos 18 de maio de 1.963, motorista, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de José Alberto Alves Bilé e de Maria Luiza Bilé. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 04 de janeiro de 1.963, auxiliar geral, divorciada, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Walter Francisco da Silva e de Alira Martins Francisco da Silva.
FÁBIO FERREIRA e PRISCILA DA CONCEIÇÃO SILVA. ELE, natural de Jales, deste Estado, nascido aos 07 de maio de 1.971, médico, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Amadeu Augusto Ferreira e de Maria do Carmo Alvarez Ferreira. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 26 de maio de 1.977, funcionária pública municipal, divorciada, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Benedito Lourenço da Silva e de Ana Luiza da Conceição Silva.
IZAAC VALENTIM ZERBATO e FRANCIELE DA SILVA GALANTE. ELE, natural de Jales, deste Estado, nascido aos 08 de fevereiro de 1.988, autônomo, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Izaac Zerbato e de Zulmira Aparecida Pereira Zerbato. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 19 de maio de 1.988, autônoma, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Osmar José Pelegati Galante e de Ednéia Aparecida da Silva Galante.
AURY DARCI GEBAUER e GISELI PERINELLI. ELE, natural de Capanema, Estado de Paraná, nascido aos 02 de outubro de 1.968, zelador, divorciado, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Arno Bertholdo Gebauer e de Ilga Gebauer. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 06 de junho de 1.980, atendente, divorciada, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Pedro Perinelli e de Maria Aparecida Canhaço Perinelli.
RAFAEL FELIX DOS SANTOS e NATALIA GONÇALVES RAMOS. ELE, natural de São José do Rio Preto, deste Estado, nascido aos 18 de agosto de 1.984, contador, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Jozias Felix dos Santos e de Auseli França dos Santos. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 21 de outubro de 1.986, assistente social, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Almir Ferreira Ramos e de Aparecida Sebastiana Gonçalves Ramos.
JOÃO BATISTA FERREIRA e LUZIA RIBEIRO DA SILVA. ELE, natural de Turiúba, deste Estado, nascido aos 16 de junho de 1.964, engenheiro agrônomo, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Sebastião Ferreira e de Ana Gonçalves Ferreira. ELA, natural de Monções, deste Estado, nascida aos 07 de julho de 1.974, comerciante, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Vitor José da Silva e de Maria Ribeiro da Silva.
DHIOGENES LUIZ DA SILVA PINTO e ELLEN SALUANI CREPALDI. ELE, natural de Sumaré, deste Estado, nascido aos 12 de junho de 1.986, autônomo, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de José Luiz Pinto e de Maria de Fátima da Silva. ELA, natural de São Francisco, deste Estado, nascida aos 05 de outubro de 1.980, cabeleireira, divorciada, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de José Crepaldi e de Doralyce Alves de Oliveira Crepaldi.
PAULO HENRIQUE SESTARI e LIGIA SPINOLA DIAS. ELE, natural de Jales, deste Estado, nascido aos 30 de julho de 1.983, autônomo, divorciado, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Virgílio Sestari e de Suely Wanda da Silva Sestari. ELA, natural de Urânia, deste Estado, nascida aos 14 de setembro de 1.987, estudante, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Gilmar Pereira Dias e de Maria Aparecida Spinola.
IVAN ROCHA DE OLIVEIRA e RAISSA TAYNÁ BETETTI MACHADO. ELE, natural de Jales, deste Estado, nascido aos 12 de Janeiro de 1.993, mototaxista, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Salvador Correia de Oliveira e de Antonia Aparecida da Rocha de Oliveira. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 25 de maio de 1.995, vendedora, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Hildebrando Eugenio Machado Filho e de Elaine Betetti.
SE ALGUÉM SOUBER DE ALGUM IMPEDIMENTO OPONHA-O NA FORMA DA LEI. LAVRO OS PRESENTES PARA SEREM AFIXADOS NO REGISTRO CIVIL E PUBLICADOS NA FOLHA NOROESTE, NESTA CIDADE DE JALES.
Ademir de Mattis - Oficial


ACIJ oferece informações aos comerciantes durante os Jogos

"A parte que compete à Associação Comercial e Industrial de Jales está sendo executada para que os Jogos Regionais possam trazer benefícios para o comércio, além de divulgar a cidade no estado", afirmou o presidente Carlo Roberto Altimari (foto).
Um dos trabalhos, segundo Carlinhos, é a divulgação que começou há cerca de 40 dias e que agora ganha força com as informações que estão sendo passadas para os comerciantes estabelecidos em locais próximos aos alojamentos e às praças esportivas onde estarão acontecendo os jogos que vão de 2 a 12 de julho.
Carlinhos lembra que estabelecimentos como bares, lanchonetes, padarias, lojas de conveniência devem se preparar e se precisarem busquem informações na ACIJ ou junto à Comissão Organizadora dos Jogos, para que possam atender da melhor forma possível as mais de seis mil pessoas que estarão na cidade duramente esse período.
Carlinhos lembra que no site dos jogos já estão os locais dos jogos e dos alojamentos e quem quiser pode se informar sobre quem estará nesses alojamentos ou obter outras informações que achar necessárias.
É importante, como afirmou Carlinhos, que os comerciantes procurem essas delegações para verificar suas necessidades, para se estruturarem de forma correta.

Neneinha comanda atletismo uraniense durante os Jogos Regionais

O ultramaratonista Carlos Pereira de Rezende, o Neneinha , comandará a equipe de atletismo de Urânia durante os 58º Jogos Regionais da 6ª Região Esportiva do Estado de São Paulo que serão disputados na cidade de Jales entre os dias 2 e 12 de julho.
Neneinha foi convidado pelo prefeito Airton Saracuza para estar à frente da equipe uranienses de atletismo como técnico e competidor 
Para o experiente e categorizado ultramaratonista, Neneinha estar à frente de uma equipe, em um evento deste porte é gratificante, pois é sinal de reconhecimento profissional, "fui atrás de competidores de alto nível para representar a cidade, acredito que os meninos vão da o seu melhor, conquistando muitas medalhas", afirma.
As competições de atletismo serão realizadas no Estádio Municipal Dr. Roberto do Valle Rollemberg.

Pavan deseja sucesso a Jales nos Jogos Regionais

 
O ex-secretário municipal de Esportes, Cultura e Turismo, Nilton Mário Pavan Alves, radicado em Mirassol d`Oeste (MT), está parabenizando o município de Jales por ser sede dos 58º Jogos Regionais da 6ª Região Esportiva do Estado de São Paulo que acontecem de 2 a 12 de julho.
Nilton Pavan disse que "sinto-me honrado em homenagear a população jalesense que mais uma vez será acolhedora, recebendo todos os visitantes com braços abertos e muito amor". No período dos Jogos Regionais Jales deve receber mais de 7 mil participantes entre dirigentes e atletas com a presença de 60 cidades da região noroeste paulista.
Pavan está desejando aos professores Wilter Guerzoni e José Antonio de Carvalho, muito sucesso. "São dois dos melhores dirigentes do interior paulista e desejo-lhes muito sucesso pelo trabalho".
Além disso, apaixonado que é pelo esporte, Nilton Pavan, mesmo distante da terra que aprendeu a amar, se colocou a disposição dos dois amigos "para qualquer trabalho e aproveito para cumprimentar todos os envolvidos neste magnífico evento e convidar a todos para prestigiarem os Jogos Regionais". 

O homem de bem, por Adelvair David

 
O homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, de amor e caridade, na sua maior pureza.(1)
Há grande diferença entre ser e parecer.
A maioria da humanidade se contenta em parecer, sem qualquer preocupação com o ser. Nesta contínua caminhada rumo ao nada, seguem todos aqueles que assim acreditam ou querem fazer acreditar aqueles que o cercam, exercendo atividades incompatíveis com o seu nível de entendimento, maturidade ou capacidade.
Não raro estes que assim procedem são surpreendidos em momentos de provação sem qualquer condição de enfrentamento, experimentado torturas acerbas diante do que chamam reveses da sorte ou perseguição dos que não os compreendem. Façam o que fizerem, jamais serão aceitos pelos homens de bom senso que lhes identifica os maus propósitos.
Geralmente, o senso de justiça dos adeptos deste comportamento, não tem nada de digno. Perseguem, molestam e agridem direta ou indiretamente aqueles que temporariamente lhes estão abaixo, sem o menor amor nem mesmo àquilo que fazem, por pura manifestação do orgulho e da vaidade, desejando esconder de si mesmos através da grosseria, do despotismo e das ações menos nobres o péssimo conceito de possuem de si mesmos.
Uns se acreditam enviados especiais dos céus e se arvoram em salvadores das massas, sem se preocuparem com os reais problemas, colocando o seu interesse menor acima dos deveres e responsabilidades, comandando, dirigindo como se fossem permanecer eternamente onde estão. A vida é transitória, a existência na risca do tempo é apenas um piscar de olhos, tudo fica para trás, tudo se renova, deixando na insignificância todos os que se deixaram seduzir pela doentia personalidade dominadora.
As carências do homem o expõem a muitas fragilidades. As experiências mal sucedidas das vidas pretéritas se transferem para as atuais personalidades conturbadas, que precisam de destaque, e aí então, é que o homem nada possuindo necessita parecer, chafurdando-se mais ainda no lamaçal das suas torpezas, quando deveria buscar a renovação através da humildade e do bem servir, aceitando opiniões e admitindo o despreparo, para crescer verdadeiramente colaborar com os seus demais.
A verdadeira prática do bem em todos os níveis que se pode compreender, apenas será efetiva quando o sentimento de amor ao próximo vier antes dos interesses pessoais, visando a felicidade e a paz de todos, consequentemente angariando paz e realização para si mesmo.
Asseverou Jesus de Nazaré: "Todo aquele que se exaltar será rebaixado e todo aquele que se rebaixar será exaltado".
SERVIR NÃO É MANDAR MAS SIM REALIAZAR COM A AJUDA DE TODOS. (1)-Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. XVII – item 3

Proprietários rurais de Urânia podem se inscrever no CAR a partir do dia 1º

Os proprietários rurais do município de Urânia podem se inscrever no Cadastro Ambiental Rural (CAR) a partir de 1º de julho, no Departamento de Agronegócios e Meio Ambiente do Município.
Para tanto, na quarta-feira, 18 de junho, os funcionários Rubens Shigueki Nishi e Eduardo Akiro Akamatsu, estiveram participando de um curso de capacitação em CAR – Cadastro Ambiental Rural na E.E.Carlos Barozzi, em Fernandópolis.
A gestora ambiental Karen Yumi Akamatsu também participou do curso com o objetivo de conhecer e se capacitar para o preenchimento do Cadastro Ambiental Rural.
Segundo Rubens Nishi, após a participação no curso de capacitação "estamos habilitados ao preenchimento do Cadastro Ambiental Rural que se iniciará a partir deste 1º de julho se estendendo até 5 de maio de 2.015", disse ele
Segundo o site da Prefeitura existem no município de Urânia em torno de 1.450 propriedades rurais
Os proprietários rurais do município com até 4 módulos fiscais a preencherem o Cadastro Ambiental Rural – CAR, pode procurar o Departamento de Agronegócios e Meio Ambiente, junto à Casa da Agricultura, na avenida Presidente Kennedy s/nº .
CAR – O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades e posses rurais. Consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL), remanescentes de vegetação nativa, área rural consolidada, áreas de interesse social e de utilidade pública, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores das áreas para diagnóstico ambiental.
Ferramenta importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas, o CAR fomenta a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental, sendo atualmente utilizado pelos governos estaduais e federal.

Em parceria com estatal, Santa Casa de Jales compra tomógrafo e gerador

Na manhã de terça-feira, 24 de junho, o gerente de relacionamento do Banco do Brasil, agência de Jales, Juliano Miani, o superintendente regional Márcio Coelho e o gerente-geral Marcos Gasparoto, de Jales, foram recebidos pelo provedoria da Santa Casa para um café da manhã.
O objetivo foi agradecer ao banco pela parceria firmada e assinar o contrato de financiamento para compra de um novo tomógrafo e um gerador de energia para suporte completo ao hospital. "Esse foi o primeiro financiamento da Santa Casa e acredito que o retorno para nossos pacientes será ótimo", disse o provedor José Pedro Venturini
Até então a Santa Casa estava realizando os exames de tomografia num aparelho ultrapassado, consignado do Governo do Estado e que gerava muitos problemas de manutenção devido à depreciação. Com o financiamento, os pacientes poderão contar com um equipamento moderno e adequado para a realização dos exames, não sendo mais necessária a transferência para outros locais.
Pedidos de recursos – O assessor Adilson Campos, do deputado federal Devanir Ribeiro, também prestigiou o evento e Cristiane Fachola, do setor de Captação de Recursos, aproveitou a oportunidade e entregou ofício com pedido de recursos no valor de R$ 200 mil para custeio da Santa Casa e, segundo ele "agora é aguardar uma resposta".

Medidas simples ajudam a prevenir as “doenças do inverno”

Com a chegada do inverno, a combinação entre o frio, baixa umidade do ar e concentração de poluentes cria um ambiente favorável para a ocorrência de várias doenças, em especial as respiratórias.
O alerta é do infectologista Bráulio de Mello Araújo, do Hospital Geral de Pirajussara, unidade da Secretaria de Estado da Saúde gerida em parceria com Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), em Taboão da Serra.
Segundo ele, doenças típicas da estação mais fria do ano, como gripe, faringite, resfriados e pneumonias, exigem cuidados redobrados. A proliferação dessas doenças também é maior no inverno porque as pessoas costumam permanecer mais em ambientes fechados, sem ventilação e com aglomeração de pessoas, facilitando sua transmissão.
O médico observa que medidas simples podem ajudar a prevenir a ocorrência dessas enfermidades (veja dicas abaixo).
"Tudo começa pela alimentação. Ela deve ser balanceada, com sopas e caldos ricos em verduras e legumes. As frutas são essenciais, principalmente, aquelas que contêm vitamina C, como a laranja, pois ajudam a prevenir gripes e resfriados. Com isso a imunidade do organismo é reforçada", diz. "Manter a hidratação é muito importante também, evitando ressecamento de vias aéreas e consequentemente feridas, que podem servir como porta de entrada para essas doenças", acrescenta especialista.
O infectologista do Hospital Geral de Pirajussara recomenda ainda manter o ambiente no qual se encontra arejado. "As bactérias ficam concentradas em ambientes fechados, e por isso é importante sempre ventilar o ambiente. Outras dicas importantes são cobrir a boca e narina ao espirrar, lavando as mãos em seguida, inclusive após a higiene nasal".
Dicas para a prevenção das "doenças do inverno":
- Não fume e evite se expor a ambientes com muita poeira ou fumaça.
- Mantenha o local em que se encontra arejado. As bactérias ficam concentradas em ambientes fechados. Por isso, é importante evitar esses locais.
- Evite o contato direto com pessoas gripadas ou com resfriados.
- Lave sempre as mãos, principalmente após higiene nasal. - Cubra a boca e nariz ao espirrar, lavando as mãos após.
- Mantenha a respiração sempre pelo nariz e não pela boca, pois as narinas têm a função de filtrar o ar e aquecê-lo.
- Lençóis, edredons e roupas devem ser expostos ao sol e lavados sempre que necessário. Passar com ferro quente.
- As pessoas que já possuem problemas respiratórios como bronquite, asma e sinusite devem evitar o contato com bichos de pelúcia, tapetes e produtos que possuam pelos, bem como outros agentes conhecidos que desencadeiem crises nesses indivíduos.
- A alimentação deve ser balanceada com sopas e caldos ricos em verduras e legumes. As frutas são essenciais, principalmente aquelas que contêm vitamina C, como a laranja, acerola e outras frutas ácidas, pois ajudam a prevenir gripes e resfriados.
- Mantenha o organismo hidratado. Quando a pessoa está desidratada ela não produz adequadamente as substâncias que previnem infecções, impedindo que bactérias e vírus penetrem no pulmão. Além disso, o risco de ressecamento das vias aéreas é maior, assim como a ocorrência de feridas.

Lelo participa de reunião com o pré-candidato a deputado Guilherme Ribeiro em São Paulo



Na quarta-feira, 18 de junho, Hélio José Magri (Lelo), esteve em São Paulo, através de convite do pré-candidato à deputado federal Guilherme Ribeiro e de seu pai o Jesse Ribeiro. Participaram da reunião, várias lideranças de municípios do estado de São Paulo.
Guilherme Ribeiro é atual chefe de gabinete da presidência da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo – CDHU.
Lelo conheceu Guilherme Ribeiro, através da relação do mesmo com a torcida Mancha Alvi Verde, já que seu pai é o 3º vice-presidente da S.E. Palmeiras e Guilherme, conselheiro do clube.
Através de pedidos feitos por Lelo e demais pessoas ligadas à área, Guilherme vem apoiando pequenos campeonatos amadores e outras atividades relacionadas ao esporte na cidade de Jales e região, sempre se colocando à disposição para atender os esportistas jalesenses.
Nesta reunião Guilherme Ribeiro, pediu a Hélio para indicar instituições na área da saúde de Jales, para posteriormente pleitear recursos e emendas.

Prefeitos pedem a permanência do Pelotão da Polícia Ambiental em Jales



Após o presidente da Câmara Municipal de Jales, Gilberto Alexandre de Moraes (DEM) entregar aos deputados Itamar Borges e Carlão Pignatari e ao governador Geraldo Alckmin pedidos de permanência do Pelotão da Polícia Ambiental em Jales, e também uma reunião com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Rubens Rizek, tendo ele garantindo a permanência do Pelotão em Jales, também os prefeitos da região se reuniram na tarde desta quarta-feira, 25 de junho, com o subsecretário da Casa Civil, Rubens Cury para também reafirmarem um pedido entregue ao governador Geraldo Alckmin no dia 2 de junho, em Votuporanga, quando ele esteve inaugurando trechos da duplicação da rodovia Euclides da Cunha solicitando a permanência da Polícia Ambiental em Jales.
O documento foi assinado por prefeitos dos 22 municípios com área de abrangência do Pelotão de Polícia Ambiental.
A audiência foi realizada no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo e contou com a participação da prefeita Jales e dos prefeitos de Santa Clara d´Oeste, Santa Rita d´Oeste, Aspásia, Santa Salete, Urânia, Santa Albertina, Pontalinda, Paranapuã e Santana da Ponte Pensa.
Durante o encontro, os prefeitos aproveitaram para protocolar pedidos e discutiram a transferência do 2º Pelotão da Polícia Militar Ambiental para Votuporanga, pedindo para que a medida fosse reavaliada e revista pelo governo do Estado.
De acordo com os prefeitos, a Polícia Ambiental e suas unidades subordinadas constituem-se na maior instituição direcionada para a proteção do meio ambiente. Em nossa região de atuação, o 2º Pelotão da Polícia Ambiental de Jales é responsável por 4.155,2 quilômetros quadrados de abrangência, o que inviabilizaria o cuidado com esta área, já que Votuporanga está localizada há aproximadamente 70 quilômetros da sede jalesense.
"Viemos reforçar esse pedido ao subsecretário da Casa Civil, Rubens Cury e tenho certeza que vamos poder contar com o empenho no sentido de que nossa polícia possa continuar com os bons serviços prestados aos 22 municípios da região", disse a prefeita Nice.

Diálogo entre as culturas, por D. Demétrio Valentini

 
A meio caminho de sua realização, a Copa do Mundo já garantiu o recado importante, inerente à sua envergadura mundial. A diversidade de participantes coloca em destaque a harmonização das diferenças, como desafio permanente para afirmar valores culturais e ao mesmo tempo relativizar suas expressões singulares.
As diferenças se tornam positivas, quando valorizadas e reconhecidas. Mas podem também se transformar em motivo de tensão e de conflito, quando desprezadas ou mal interpretadas.
O caminho para aproximar culturas, e resultar em riqueza comum, é o diálogo. Ele supõe aproximação, abertura para o outro, escuta e apreço pelo diferente.
O processo de diálogo entre as culturas é complexo, e encontra sua melhor concretização em expressões artísticas, portadoras de mensagens, decodificadas intuitivamente pela própria beleza que manifestam. A arte tem sua capacidade própria de se revelar.
No contexto cultural de um povo sobressai a religiosidade, que se expressa por um conjunto bem definido de motivações e de práticas. A religiosidade suscita religiões, que se definem por um conjunto de afirmações teóricas e de práticas comportamentais, apresentando uma cosmovisão que abrange a totalidade do universo, ao mesmo tempo em que se detém na singularidade do cotidiano.
As religiões se transformam, por sua própria dinâmica, em sujeitos sociais, cuja atuação varia de acordo com as lideranças que se apossam delas.
Por serem bem concretas, e terem um conjunto bem definido de verdades, as religiões podem se tornar em fator muito eficaz de entendimento e de paz.
Quando visualizamos o mundo todo, representado pelos países participantes desta copa, percebemos a distância que ainda existe entre as culturas e as religiões.
Por sua estrutura mais definida, a religião explicita mais claramente o conjunto de suas crenças e de suas práticas.
No contexto de um mundo que virou aldeia global, com direito a livre circulação de todas as culturas e religiões, o diálogo se torna a primeira urgência a ser praticada.
A Igreja se deu conta da premente necessidade de diálogo entre as religiões, no Concílio Vaticano II, quando emitiu uma declaração muito clara e enfática, no sentido de respeitar e valorizar as diferentes expressões religiosas, sobretudo das três grandes religiões que se encontram histórica e geograficamente bem próximas.
Trata-se das "religiões do livro": o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.
Como todo o diálogo, para prosperar, requer o reconhecimento do outro, o documento do Concílio sobre as grandes religiões faz uma breve apresentação, muito positiva, dos valores da religião judaica e do islamismo.
Dos judeus o documento afirma: "A Igreja de Cristo reconhece que os primórdios da fé e de sua eleição já se encontram nos Patriarcas, em Moisés e nos Profetas, segundo o mistério salvífico de Deus".
E a respeito dos muçulmanos afirma o Concílio: "Quanto aos muçulmanos, a Igreja os vê com carinho, porque adoram um único Deus, vivo e subsistente, misericordioso e onipotente, criador do céu e da terra, que falou aos homens".
Portanto, por maiores que sejam as diferenças entre as religiões, sempre é possível lançar pontes, para iniciar um diálogo e levá-lo em frente, aplainando os caminhos do entendimento e da convivência fraterna.

CEI do Lixo ouve novas testemunhas

Os vereadores Luís Fernando Rosalino, Jesus Martins Batista e Tiago Abra, respectivamente presidente, vice-presidente e relator da Comissão Especial de Inquérito - "CEI do Lixo", que investiga a contratação de empresa para coleta de lixo, ouviram, na semana passada, Luis Alberto Poggio, diretor da Ecopav e Altamir Ruiz Lopes, fiscal do serviços de varrição da Proposta Engenharia de Edificações e Engenharia Ambiental. Também serão ouvidos ainda Zinaira Milene Rotta, ex-chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Habitação e Luis Pezatti Barradas, encarregado da empresa Proposta.
José Paula Brazão, da Proposta Engenharia de Edificações convocado para prestar depoimento à CEI na quarta-feira, 25 de junho, não compareceu, sendo intimado a comparecer novamente na próxima segunda-feira, 30 de junho. Foram ouvidos também Adriano Lisboa Domênicis, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Fazenda e Alencar de Carvalho Lopes, chefe do Setor de Licitações e Contratos.
A "CEI do Lixo" tem como objetivo apurar eventuais irregularidades nas razões que levaram à contratação emergencial, pela Prefeitura Municipal de Jales, da empresa Proposta Engenharia de Edificações e Engenharia Ambiental. A empresa tem por obrigação contratual realizar a coleta de lixo no perímetro urbano da cidade, efetuar a varrição das ruas e gerir o aterro sanitário municipal.
O pedido de instauração de CEI foi baseado no fato de que, de acordo com levantamentos iniciais, o contrato emergencial firmado entre a Prefeitura e a empresa Proposta apresentou valores bem superiores aos do contrato anterior, firmado entre a Prefeitura e a empresa ECOPAV, que era responsável pelos mesmos serviços.
Segundo os vereadores, também foi relatado a eles que os serviços da empresa contratada sofria diversas críticas e gerava descontentamento na população.
A comissão foi constituída na sessão ordinária do dia 7 de abril e tem o prazo de 90 (noventa) dias, prorrogável por mais 90, nos termos do Artigo 131 do Regimento Interno, se necessário, para apresentarem o relatório final.

CEF administra folha de pagamento da Santa Casa

No dia 20 de junho, o gerente-geral da Caixa Econômica Federal, agência de Jales, Alex Gibbini Aparicio (foto a esquerda), assinou um contrato de 5 anos com a Santa Casa.
O banco ficará responsável pela folha de pagamento dos colaboradores do hospital. A parceria, considerada um sucesso pelo provedor José Pedro Venturini, resultou ainda num desembolso por parte do banco em favor do hospital que será revertido para custeio de despesas.
"A Caixa priorizou a nossa Santa Casa e nos deu uma atenção especial que veio de encontro com nossas necessidades. Creio que nossos colaboradores também ficarão satisfeitos com os serviços", afirmou o provedor.


FolhaGeral, da redação

Politicamente, a situação da prefeita Nice Mistilides (PTB) está dando mostras de saturação política perante a opinião pública. Prova disso é que a alcaide têm sido vaiada em eventos na qual procura marcar presença. Na opinião dos "experts" se a prefeita não der uma guinada de 90% em sua administração, politicamente ela irá parar no fundo do poço.
O Tesouro Municipal recebeu de 01/01/2013 a 31/05/2014 do Governo do Estado de São Paulo repasse de IPVA na ordem de R$ 12.514.653,50 (R$ 6.906.641,60 + R$ 5.608.011,90) o equivalente a R$ 736.156,05 por mês, e até onde se sabe, nem um centavo foi investido em recape ou pavimentação asfáltica. Infelizmente o dono de veículo paga um imposto caro e não tem retorno trafegando em vias públicas de qualidade e sem buracos.
Diversos prefeitos da região de Votuporanga participaram de cerimônia de assinatura do contrato entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Departamento de Estradas de Rodagem para melhorias da rodovia SP-461 que liga o município de Monções a Nhandeara num custo (R$ 41.421.001,99).
Obras de recuperação, recapeamento, pavimentação e implantação de faixas rodovia SP-461, no trecho que liga Birigui a Turiúba, passando por Brejo Alegre e Buritama (R$ 82.961.387,50)
E na rodovia SP-310 que liga os municípios de Pereira Barreto e Ilha Solteira, será feito um investimento de R$ 42.639.788,97 com obras de recuperação, recapeamento da pista e pavimentação dos acostamentos.
Dia desses ai pra trás, divulgou-se qualquer coisa que estavam pleiteando melhorias na rodovia Eliezer Montenegro que liga Jales a Araçatuba e não se falou mais nem pelo menos de Jales ao rio São José. Por isso o eleitor jalesense e da região deve ficar atento e ver quem reivindica pela região.
Dirigentes e militantes do PSDB receberam nesta sexta-feira, 27 de junho, às 14h30m, o deputado estadual Bruno Covas. Entre os presentes, o vice-prefeito Pedro Callado, Durvalino Fernandes Gouveia, Aparecido Barbosa de Lima . A visita foi agendada com o objetivo de uma maior aproximação entre o parlamentar e os tucanos jalesenses. Na oportunidade, claro, a conversa foi as eleições que se aproximam, mas os tucanos aproveitaram para entregar ao parlamentar Bruno Covas diversos pedidos de instituições privadas e públicas. A recepção ao deputado Covas foi no Grandes Lagos Park Hotel.
Comentou-se durante a semana que nesses 18 meses de governo, a prefeita Nice teria conquistado para o município R$ 25 milhões. Evidentemente que não deve estar incluído nesse montante, doações do PAC, veículos doados pelo Governo do Estado, recursos de emendas parlamentares solicitadas na administração anterior e de iniciativas dos deputados, reformas de prédios públicos etc, etc, etc..., Ah, nem o repasse do IPVA, né?,
Os vereadores da Câmara Municipal de Jales aprovaram por unanimidade Moção de Aplausos à Pérola Maria Fonseca Cardoso, em reconhecimento ao trabalho realizado no Hospital de Câncer de Barretos – Unidade III Jales durante dez anos aos pacientes de câncer e à Fundação Pio XII, mantenedora. A propositura é de das bancadas.


PALAVRAS DE CHICO XAVIER

 
Pergunta – Qual o mecanismo ideal para atingir a paz e a segurança entre os familiares vinculados à mesma casa e ao mesmo nome?
Chico Xavier – Cremos que este problema será perfeitamente solucionado quando esquecermos a afeição possessiva ou a idéia de que somos pertences uns dos outros.
Quando nos respeitarmos profundamente, cada qual procurando trabalhar e servir, mostrando a própria habilitação e o rendimento de serviço dentro das melhores tendências com que nasceu dentro do lar, um respeitando aos outros e os outros respeitando a cada um, então, com apreço recíproco e com o amor que sublima e liberta, o problema da paz em família estará solucionado com a segurança devida.
Esta coluna tem o patrocínio e responsabilidade da "Associação Espírita "Chico Xavier" de Jales.


Sindicalismo x Assistencialismo, por Fabiano Santana dos Santos

o que aconteceu com o movimento?

Luta por melhores condições de trabalho, queda de braço com os patrões visando a reajustes salariais, mobilização de massas em prol de objetivos comuns para os trabalhadores, fechamento de fábricas e paralisação da produção. Todas essas são posturas facilmente associadas a uma entidade criada no século XVIII e que persiste até hoje: o sindicato, cuja postura, outrora combativa e atuante, vem mudando ao longo dos anos.
A década de 1980 marcou dois momentos distintos para o movimento sindical no Brasil – o seu ressurgimento e fortalecimento pós-ditadura e o seu enfraquecimento, decorrente, dentre outros fatores, do aumento significativo do número de sindicatos, resultante, por sua vez, das reformulações propostas pela Constituição de 1988 e das novas reformulações no mundo do trabalho. Assim, na tentativa de manter a sua base e adaptar-se às novas relações de trabalho impostas pelo mercado, o sindicato redefine suas estratégias de ação e passa a atuar como um fornecedor de benefícios para seus membros.
Dessa forma, a nova postura sindical de adequar-se aos ditamos do capital como estratégia de sobrevivência política enfraqueceu ainda vez mais o movimento, tornando-o muitas vezes assistencialista e diminuindo-lhe o poder combativo. O seu caráter utilitarista transformou-o em um prestador de serviços para seus associados, gerando uma relação de custo-benefício, alterando significativamente seu caráter.
O aumento crescente do número de sindicatos nas últimas duas décadas fez surgir também uma concorrência entre as entidades. Visando à taxa compulsória – muitas vezes a única fonte de recursos do sindicato –, diversas organizações criam mecanismos para atrair novos filiados e até recorrem à justiça em prol da representatividade legítima de determinada classe.
Atualmente não é muito incomum duas entidades sindicais representarem o mesmo grupo de trabalhadores e brigarem por sua exclusividade. Por exemplo, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo (SIEMACO) e o Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra, Trabalho Temporário, Leitura de Medidores e Entrega de Avisos do Estado de São Paulo (SINDEEPRES) disputaram na justiça o direito de representar os serviços terceirizáveis nesse estado. Após recursos, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu dar ganho ao SIEMACO por entender que a entidade não extrapolou a abrangência de seu segmento.
Outra batalha que vem sendo travada de forma acintosa é a disputa das centrais sindicais pela filiação de sindicatos. Com a constante ameaça de perder o benefício, as centrais registradas no Ministério de Trabalho têm gasto cada vez mais tempo e recursos em busca de novos parceiros e na manutenção dos atuais. A Força Sindical e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), as duas maiores centrais sindicais do país, apostam na recuperação do emprego e nas reposições salariais conquistadas nas últimas greves para conquistar sindicatos que antes pertenciam a entidade rivais.
Observamos, com o exposto, que o sindicato, outrora combativo e atuante, dá lugar a uma organização fortemente burocratizada, que passa boa parte do tempo buscando novos sócios. Assim, a luta muda de foco. Anteriormente, as brigas eram por reposições salariais, benefícios trabalhistas e injustiças sociais. Agora, disputam-se recursos financeiros, filiados e parceiros estratégicos. Ou seja: clientes!
Fabiano Santana dos Santos: Administrador e professor da UFAL – Campus Arapiraca/AL. e-mail: fsantana@arapiraca.ufal.br

Desafios, por Reginaldo Villazón

 
Desafios existem para todos. Para uma erva que brota entre pedras, para um pássaro em vôo livre, para um cientista que observa o universo. Desafios existem de toda natureza e de todo tamanho. Podem ser problemas que precisam ser contornados ou removidos. Podem ser oportunidades que se oferecem para o alcance de bons objetivos. No mundo empresarial, há quem valorize os profissionais que enfrentam desafios, especialmente o cumprimento de metas econômicas. Isto quer dizer que desafios podem ter qualidade questionável.
Problemas desagradáveis – que testam nossa atenção, paciência, honestidade e criatividade – são desafios úteis para o nosso desenvolvimento pessoal. Com o tempo, passamos a solucioná-los com o mínimo estresse. As dificuldades maiores, de preferência, devem ser escolhidas. Buscar o sucesso financeiro e o prazer material pode resultar em frustrações. Não é uma boa escolha. Não é um desafio, mas um enorme problema. Em vez disso, enfrentar obstáculos que requerem o desenvolvimento de habilidades é saber escolher desafios.
Coletivamente, há grandes dificuldades e problemas que se apresentam como desafios. Eles precisam ser enfrentados solidariamente para permitir o acesso de todas as pessoas da comunidade a níveis mais elevados de progresso e bem-estar. Isto é verdade para cidades, estados, países, continentes e o mundo. Quando os cientistas sociais procuram saber o futuro, por exemplo, da África, do Sudeste Asiático e da América Latina, eles estudam os grandes desafios dessas regiões e as possibilidades de superação.
Um caso recente de luta e vitória de uma nação sobre um grande desafio é o caso do "apartheid" na África do Sul. O líder, Nelson Mandela (1918 – 2013), não agiu sozinho quando era rebelde nem acabou com os ódios por decreto presidencial. Como em tantas outras conquistas sociais mundo a fora, a superação e o progresso vieram do trabalho do povo e não de um salvador ou de um grupo de iluminados. Apesar disto, aqui no Brasil, este ano os políticos vão desfilar propostas ilógicas de erradicação dos males nacionais.
O Brasil atravessa esta segunda década do século XXI sem resolver problemas antigos, como os conflitos de terra, a desorganização urbana, as desigualdades regionais, a deficiência dos transportes, a pilhagem dos recursos naturais, a violação dos direitos humanos, o baixo nível de instrução e renda da maioria dos brasileiros. Para complicar, há que considerar os problemas globais, como as alterações climáticas, a revolução tecnológica, as diferenças culturais nas relações com outros povos, a integração dos mercados financeiros.
Estes problemas são desafios a serem encarados pelos brasileiros na construção de um país generoso para os seus habitantes. Somente os ignorantes vêem nos problemas a solução dos seus interesses e imaginam que os políticos existem para decidir e construir o futuro de todos. Hoje, o grande número de partidos políticos sem personalidade faz coligações por conveniência. À medida que o povo toma consciência da realidade, expressa suas insatisfações e suas aspirações, este povo se mobiliza para marchar sobre os desafios.