Páginas

sábado, 14 de junho de 2014

Cobertura da quadra poliesportiva da EMEI “Pinguinho de Gente" de Urânia é inaugurada





Foi em clima de festa junina que já uma tradição promovida pela prefeitura em Urânia, que a cobertura da quadra poliesportiva da EMEI "Pinguinho de Gente" foi inaugurada, na noite do sábado, 7 de junho, que contou com a presença do deputado estadual e ex-secretário estadual de Gestão Pública, Davi Zaia (PPS), responsável pela emenda parlamentar de R$ 150.000,00 para execução da obra. Pais, alunos e comunidade em geral, lotaram as arquibancadas da quadra colaborando na realização da festa junina desse ano a melhor de todas.
O prefeito Airton Saracuza, em nome da população, agradeceu o apoio do deputado Zaia pelo recurso conseguido, destacando a importância da quadra coberta para as crianças e idosos do município, "pois é nessa mesma quadra que a equipe de vôlei da cidade treina, a turma da terceira idade desenvolve atividades físicas e também é realizado os campeonatos (de salão) programados na cidade" enfatizando que "tudo isso era feito debaixo de sol que na nossa região é muito quente e quando chovia não tinha como realizar atividades".
Saracuza parabenizou ainda a direção da escola e todos os seus componentes e todos que participaram dessa importante conquista para a cidade que "é motivo de alegria para todos nós" .
Este ano, para animar o evento, além das tradicionais quadrilhas das escolas municipais que se apresentaram, houve show com a dupla Gian & Emerson.
O deputado Davi Zaia em companhia do prefeito Zaracuza, assessores, vereadores e correligionários degustaram um delicioso achocolatado acompanhado de pipoca e amendoim em comemoração a conquista da cobertura da quadra.

Festas Juninas em escolas municipais



A prefeita Eunice Mistilides Silva – Nice, com o objetivo de prestigiar os alunos, pais, diretores, coordenadores, professores e equipes de servidores da Educação, participou das Festas Juninas promovidas por escolas municipais entre os dias 9 e 11 de junho.
Para resgatar as tradições juninas e promover a integração entre alunos ,entre nos dias 9 e 11 de junho. as escolas E.M. Professora Maria Olympia Braga Sobrinho, E.M. Professora Jacira de Carvalho da Silva, E.M. Professora João Arnaldo Andreo Avelhaneda e E.M. Professor Alberto Gandur I E.M. Professora Iracema Pinheiro Candeo e E.M. Professor Alberto Gandur II promoveram festas juninas. Apresentações artísticas, danças, quadrilhas, brincadeiras animaram as festas que estavam decoradas com adereços alusivos às festas junina, tradicionalmente realizadas no Brasil. Os eventos foram decorados com o colorido das bandeirinhas e as iguarias típicas da época como doces, pipoca, milho cozido, achocolatado, amendoim e o tradicional quentão também contribuíram para o clima festivo.
As festas juninas das escolas municipais fazem parte da proposta da Secretaria Municipal de Educação que incentiva a realização de comemorações juninas de cunho pedagógico nas unidades
."As festas juninas objetivam que nossos alunos dividam alegrias e compartilhem emoções, além de proporcionar um momento de união entre as equipes das escolas, secretaria de Educação, pais e alunos. Fico muito feliz em ver esse momento de alegria estampado em cada rosto", disse a prefeita Nice, que esteve presente em várias das escolas municipais durante as apresentações dos eventos

ACIJ sorteia a primeira camiseta da seleção brasileira

O sorteio da primeira das três camisetas oficiais da Seleção Brasileira, do evento cultural "ACIJ e Você rumo ao hexa pra valer", da Associação Comercial e Industrial de Jales, foi mais um momento importante no trabalho desenvolvido pela entidade junto aos comerciantes e à população, voltados para a Copa do Mundo e os Jogos Regionais, que acontecem na cidade de 2 a 12 de julho. O ganhador foi Osvaldir Cardoso, residente no Jardim Guarani, em Jales, que fez suas compras na Agromec.
O sorteio da segunda camiseta acontece no próximo dia 17 e o da terceira, no dia 23. O evento termina no dia 12 de julho, com o sorteio de um vale-compras no valor de R$ 3.000,00. Todos os sorteios estão programados para as 10 horas da manhã, na Praça João Mariano de Freitas.
O presidente da ACIJ, Carlos Roberto Altimari, disse que a Copa do Mundo vem contribuindo para melhorar as vendas em vários segmentos e deverá continuar assim até o fim das disputas.Carlinhos também voltou a destacar a importância dos Jogos Regionais para Jales e para diversos segmentos do comércio que precisam se abastecer de forma adequada para atender as mais de seis mil pessoas que estarão visitando a cidade.
O fato dos jogos acontecerem durante o período da Copa do Mundo, segundo Carlinhos, deverá criar um ambiente ainda mais favorável para o comércio, pois são dois eventos esportivos que se somam em Jales.

Ilustre aniversariante

O vereador uraniense João Jovino Batista, popularmente conhecido como "João Pega-Lebre", nesta quarta-feira, 11 de junho, foi muito cumprimentado pelos familiares, amigos e correligionários pelo seu aniversário.

Professores da Fatec apresentam pesquisa na Colômbia

Os professores do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet da Fatec Jales Me. Ligia Rodrigues Prete e Esp. Rogério Leão Santos de Oliveira apresentaram os respectivos trabalhos intitulados "Simulation in an SDN network scenario using the POX Controller" e "Using Mininet for Emulation and Prototyping Software-Defined Networks " no IEEE Colombian Conference on Communications and Computing (IEEE COLCOM 2014).
O IEEE COLCOM 2014 tem como tema "Internet das coisas: possibilidade de novos mercados de TIC" e foi realizado pela Universidad de los Andes, localizada em Bogotá (Colômbia). A pesquisa, desenvolvida no curso de Doutorado e Mestrado em Engenharia Elétrica da UNESP/Ilha Solteira, analisou a simulação em ambiente de Redes Definidas por Software usando o emulador MiniNet.

O país do futebol, por Flávio Carvalho

 
Que me perdoem os fanáticos pois vou debochar
Não entendo nada do assunto, por isso vou brincar
Vou tentar expressar um pouco do que sinto no rimar
É difícil colocar para fora minha indignação sem engasgar
Com tantos problemas, dores e sofrimentos, o país vai parar
Parar para assistir homens correndo atrás de uma bola a rolar
Me pedem para que minha casa com bandeiras venha enfeitar
Me pedem para torcer e por nossa seleção vibrar
Me pedem para fingir que tudo está bem, e os gringos enganar
Me pedem que nos dias de jogos do Brasil eu não vá trabalhar
Me pedem para que eu esqueça a corrupção e daqueles que só faz roubar
Me pedem para esquecer os doentes, como se durante a copa fossem se curar
Me pedem para não ensinar, pois nestes dias ninguém quer se educar
Me pedem para esquecer tudo, e só em futebol pensar
Me perdoem os fanáticos, mas não vai dar
Estou muito triste para esta situação aceitar
Quero um Brasil melhor e que eu possa admirar
Quero um povo com saúde a esbanjar
E que médicos não tenhamos mais que importar
Quero um país sem violência, para que sem medo pelas ruas possamos andar
Quero um povo educado, que não tenha mais o que reclamar
Quero um país com políticos confiáveis para eu votar
Quero um Brasil que os que partiram queiram voltar
Quero um Brasil mais justo, que eu possa confiar
E por tudo isso que aceito os impostos pagar
E me revolto em saber que de pagar impostos a FIFA vai se isentar
É inaceitável, pois tal instituição bilhões vai lucrar
O futebol é um esporte salutar
Mas durante a copa do mundo nossos problemas não podemos ignorar
E temos que fazer de tudo para este país não estagnar
Não podemos permitir que outros países venham de nós a zombar
Me perdoem os fanáticos, mas a vida tem que continuar
E mais seriedade temos que demonstrar
Pois segundo os especialistas a situação depois da copa tende a piorar
Os que pela copa largarem tudo agora, depois irão se lamentar
E depois das eleições, todos iremos chorar
Das minhas responsabilidades não vou me ausentar
Vou torcer para nossa seleção o mundial ganhar
Mas também estou preparado caso ela venha nos decepcionar
O Brasil não vive só de futebol, este rótulo temos que mudar
Temos muito à fazer para atingirmos um novo patamar
No cenário internacional temos que um novo status a alcançar
Eliminar de vez a pobreza e muitos ainda a alfabetizar
Combater a corrupção e a saúde melhorar
Urge diminuir a violência e o país pacificar
Me perdoem os fanáticos, não posso a vocês me juntar
Pois durante a copa continuarei a construir o país que eu possa AMAR

Inaugurados os projetos Escola de Beleza e de Moda em Urânia




Na quarta-feira, 28 de maio, com a presença da primeira-dama Marinete Munhoz Borges Saracuza, prefeito Airton Saracuza e o presidente da Câmara Municipal Donizeti Mussato e da técnica regional da FUSSESP em São José do Rio Preto, Sueli Aparecida Neves Cezarette foram inaugurados os polos dos projetos da Escola de Beleza e o Escola de Moda.
Os projetos proporcionam qualificação profissional aos participantes de forma a possibilitar as pessoas atuação no ramo. São destinados a pessoas com mais de 18 anos, preferencialmente desempregadas. Não é exigida escolaridade mínima dos participantes.
Em outubro do ano passado, a técnica Sueli Cezarette esteve em Urânia para vistoria no local onde seria instalados os dois projetos: Escola de Beleza e de Escola de Moda.. Após visitar o local, acompanhado da primeira-dama Marinete Saracuza, ela deu o aval para a implantação dos cursos na cidade.
O projeto Escola de Beleza oferece os cursos de assistente de cabeleireiro, depilação e design de sobrancelhas, manicure e pedicure e maquiagem. O projeto Escola de Moda oferece os seguinte cursos: corte e costura; bordado em linha; bordado em pedraria; crochê e confecção de caixas.
Participaram também da inauguração, as monitoras dos cursos: Edite do Carmo Martins, Juscelaine Ap. Severino e todas as alunas.

Em jogo épico, Jales derrota líder da IV Copa Monte Líbano/Libask de Basquetebol

No domingo, 8 de junho, em partida válida pela 7ª rodada da Copa Monte Líbano/Libask de Basquete, a equipe jalesense mostrou seu potencial e derrotou o então líder invicto da competição, a equipe do Pool Help/Rio Preto, e se firmou definitivamente como potencial candidata ao título da competição.
A rodada aconteceu nas novas dependências do complexo de quadras do Clube Monte Líbano, recém inauguradas e, assim como no reconhecimento do novo ambiente, as equipes também começaram o confronto se estudando bastante. O adversário, habitualmente uma equipe muito rápida, se fez valer da velocidade e dos roubos de bola, fatores aliados a um início de partida não muito entrosado da equipe de Jales, tomou a frente do placar e fechou o primeiro quarto da partida em 20 a 16.
No segundo quarto, com uma atitude mais ofensiva, a equipe jalesense conseguiu impor uma postura diferente em quadra, indo mais para cima do adversário, mas ainda sofreu um pouco com a velocidade do oponente e, principalmente, com seu jogo truculento, cujos atletas não mediam esforços para roubar a bola e abusavam de lances duros, às vezes quase até desleais, o qual, mesmo excessivo, não era compelido pela arbitragem. Resultado do 2º quarto: Jales anotou 19 pontos, mas acabou sofrendo 21, fechando-se o primeiro tempo da partida com placar cravando 41 a 35 para a equipe adversária. Entretanto, antes que o primeiro tempo se findasse, a equipe Jalesense, que chegou a estar perdendo por 12 pontos de diferença, deu mostras de que não sucumbiria, esboçando, desde então, a reação que estaria por vir no segundo tempo da partida.
O terceiro quarto começou com a equipe de Jales completamente determinada e focada na vitória e, mesmo ainda sofrendo com muitos erros da arbitragem em seu desfavor, Jales se impôs e, muito aguerrida, foi para cima do adversário, que, por sua condição de líder da competição, custava a crer na superioridade da força coletiva da equipe jalesense, aliada ao talento individual de seus atletas, que apresentaram um jogo contundente, recheado de lances que aliavam força e plástica, realmente bonito de se ver. Tudo isto, combinado com uma motivação ímpar, que contagiava toda a equipe e os espectadores. Magistralmente, assumiu o comando da partida e desestruturou por completo o adversário, minando suas iniciativas e penetrando constantemente na defesa adversária, construindo de forma sólida o placar a seu favor.
Com uma garra descomunal, a equipe de Jales impôs uma marcação quase perfeita no terceiro quarto, permitindo ao adversário que anotasse somente 09 pontos e, buscando sempre a cesta adversária, mesmo sob muitas "pancadas", anotou 17 pontos, fechando o terceiro quarto com o placar a seu favor em 52 a 50.
O último quarto foi o retrato da supremacia da equipe de Jales. Com os atletas completamente tomados pela motivação, a equipe continuou apresentando um basquete harmonioso e fascinante. Foi ainda mais incisiva e, atacando muito, começou a sobrecarregar a equipe adversária em faltas. Isto foi se refletindo no placar, onde Jales começou a deslanchar e construiu, ao final do último quarto de jogo, o placar de 24 a 14 a seu favor, fechando a partida em 76 a 64. Com a vitória, a equipe jalesense permanece na terceira colocação da competição, entretanto, como os dois primeiros colocados ainda irão se enfrentar na próxima rodada, pode também ter garantido a vice-liderança, caso vença seu próximo confronto, que será no dia 29 de junho, às 10h., contra a equipe de Barretos.
De pé no sentido relógio:Thomaz G.Freitas, Marcelo Lafolga, Tiago Dan, Kleiton Scarano, Fábio Galan e Flávio Diamantino. Agachados: Allan Oliveira, Vitor Hugo Marçal, Marcus Fachin, Matheus Broccio, Fernando e Tiago Manfrin.
A equipe de Jales está inscrita na competição com um elenco de 19 atletas e, neste jogo, atuaram e anotaram: Fernando Manfrin (02), Marcus Fachin, Allan Oliveira, Marcelo Lafolga (02), Vitor Hugo Marçal (29), Thomaz Freitas (16), Matheus Broccio (09), Flávio Diamantino (técnico), Fábio Galan, Tiago Dan (04) e Kleiton Scarano (14).Scarano (14). (Fábio Galan)

EDITAIS DE PROCLAMAS

Ademir de Mattis, Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de Jales, Estado de São Paulo. FAZ SABER que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1.525 do Código Civil Brasileiro.
DANILO ANTONIO RODRIGUES e ANA CLAUDIA GRIGOLIM. ELE, natural de Jales, deste Estado, nascido aos 06 de julho de 1.985, comerciante, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Antonio Rodrigues Dias e de Joana Formigoni Dias. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 29 de setembro de 1.980, comerciante, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Ataide Grigolim e de Luzia Fontes Castilho Grigolim.
SILVIO VICENTE LIMA e JOCELIA CABRINI DOS SANTOS. ELE, natural de Jales, deste Estado, nascido aos 28 de outubro de 1.971, representante comercial, divorciado, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de José da Mata Lima e de Aparecida Vicente Lima. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 26 de junho de 1.978, funcionária pública estadual, divorciada, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Zoroastro dos Santos e de Celia Caparroz de Oliveira Santos.
ALESSANDRO PEREIRA MELO e DANIELA BARBOZA SPERANDIO. ELE, natural de Jales, deste Estado, nascido aos 06 de dezembro de 1.982, funcionário público estadual, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Braz Pereira Melo e de Janir de Melo. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 17 de abril de 1.994, auxiliar de cozinha, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Jurandir Sperandio e de Maria de Lourdes Barboza Sperandio.
SE ALGUÉM SOUBER DE ALGUM IMPEDIMENTO OPONHA-O NA FORMA DA LEI. LAVRO OS PRESENTES PARA SEREM AFIXADOS NO REGISTRO CIVIL E PUBLICADOS NA FOLHA NOROESTE, NESTA CIDADE DE JALES.
Ademir de Mattis - Oficial


Motoristas da Clauric param dois dias e conseguem equiparação

Um acordo com o Sindicato dos Motoristas de Jales e Região pôs fim ao movimento dos motoristas da Clauric Transportes, de Santa Fé do Sul. Eles cruzaram os braços, nos dias 26 e 27 de maio, reivindicando unificação salarial para equiparar os vencimentos dos profissionais que trabalham na área rural com os demais.
Durante a greve houve intensas negociações do sindicato com a diretoria da empresa que resultaram em um único piso salarial para todos os motoristas. O presidente do sindicato, José Roberto Duarte da Silveira, encabeçou as negociações com apoio da diretoria e funcionários da entidade que acompanharam de perto toda a movimentação.
A adesão dos motoristas, como explicou José Roberto, foi fundamental para o encaminhamento da reivindicação. Ele também destacou o fato de todos participarem de forma organizada e sem bagunça, o que contribuiu para o sucesso do movimento.
O resultado das negociações foi comemorado pelos motoristas, diretores da empresa e a equipe do sindicato, numa demonstração de que o diálogo é fundamental para que todos possam ser beneficiados, como afirmou José Roberto.

Couro: exportações em maio mostram crescimento do couro acabado

O Brasil exportou, no mês de maio, um total de US$ 258,8 milhões em couros e peles, de acordo com informações da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Trata-se de crescimento de 12,9% em relação ao mesmo mês do ano passado. O acumulado do ano registra um total de US$ 1,219 bilhão em exportação de couros e peles, ou seja, 22,8% a mais do que em 2013 no mesmo período.
O setor de inteligência comercial do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) fez uma avaliação sobre os dados divulgados pelo MDIC, constatando um prognóstico positivo para o couro do Brasil, em especial em sua forma acabada, com maior valor agregado. "Foi o maior valor já exportado de couro acabado (US$ 142 milhões), com aumento de 14,6% sobre maio de 2013", informa o presidente executivo do CICB, José Fernando Bello.
O executivo destaca ainda a diversificação de mercados como um destaque positivo do panorama das exportações deste ano: crescimentos significativos em valores no acumulado do ano em relação a 2013 foram registrados com vendas para Japão (251%), Uruguai (195,7%), África do Sul (135,7%) e Malásia (101,1%). Mercados tradicionais, como China eEstados Unidos, também confirmaram tendência de crescimento, com altas de 31,1% e 12,4%, respectivamente, ao passo que Itália registrou queda de 8,3% no acumulado do ano.
O Rio Grande do Sul voltou à primeira posição na lista de Estados que mais exportam couro do Brasil, ultrapassando São Paulo, que ocupava esta colocação até abril. A participação dos gaúchos nas vendas ao mercado externo em 2014 representam 19,8% do total acumulado, enquanto que as empresas de São Paulo respondem por 18,9% das exportações de couros e peles.

Ambição e idealismo, por Adelvair David

 
Dentre as muitas manifestações do homem, sem dúvida a ambição é das mais preocupantes.
Reza o dito popular que "quem não tem ambição não cresce na vida", e que para se conquistar algo deve-se ir à luta. O problema é que o ambicioso leva isto ao pé da letra mesmo, atira-se na direção do seu desejo e vai atropelando tudo pela frente, geralmente sofre muito, pois transforma em neurose os seus anseios de crescimento, em muitos casos perde a sua ética e a sua moral até prejudicando se preciso for o seu semelhante para alcançar o seu intento.
O que se pode compreender disto é que a ambição é sempre perniciosa e o que o homem necessita mesmo é de idealismo, um rumo, um objetivo a alcançar. Se assim fizer, respeitará as etapas do seu crescimento sem se preocupar com o tempo em que concretizará os seus planos, fazendo o seu melhor, lembrando que nem tudo depende só dele. Respeitará também as pessoas e será incapaz de ser desonesto, desleal, não precisará utilizar-se da mentira, da artimanha para chegar ao longe.
O ambicioso, geralmente, vive mergulhado no lodo da mediocridade, não se dá conta de que aos poucos vai se transformando em alguém estranho, indesejado e passa a viver em um ambiente íntimo de profunda insatisfação. Mesmo que consiga o móvel das suas buscas e que cresça vivendo como quer, permanecerá angustiado e sem brilho, reflexo claro do que plantou na sua caminhada. Sentirá profunda solidão, porque a sua alegria não é legítima, tendo-a conquistado indevidamente. Diz o espírito Joanna de Angelis em sua obra de psicologia transpessoal: "Ninguém poderá ser feliz à custa das lágrimas alheias".
O melhor para quem deseja crescer por fora e por dentro é ser idealista, buscar os valores nobres da verdadeira moral, principalmente aquela que nos ensinou o meigo Senhor: " fazei aos homens tudo o que gostaríeis que eles vos fizessem". Desta maneira o idealista não procura crescer sozinho, entendendo que o sucesso do egoísta é frio e cheio de tédio. O ambicioso deixa ao abandono o solo fértil da sua alma, onde poderia, ao mesmo tempo em que luta pelo seu crescimento na vida, plantar as sementes da solidariedade, da caridade, da bondade, da doçura, da afabilidade, da temperança em resumo, do verdadeiro amor.
As criaturas notáveis da humanidade, aquelas que o homem se recorda com respeito, quase nunca foram as das cabeças coroadas, mas sim aquelas que sem ter nada, construíram um império de esperança no coração de tantos quantos serviram com profundo desinteresse, posição esta que jamais deixaram por oferta alguma.
AMA, PARA QUE A AMBIÇÃO DIMINUA E O IDEAL DO BEM FLORESÇA.

Praça das Bandeiras é inaugurada para celebrar Jogos Regionais

Para celebrar a vinda dos 58º Jogos Regionais em Jales, uma grande festa foi feita na sexta-feira, 13 de junho, para receber representantes de 64 municípios que vão abrilhantar a competição. A praça Euplhy Jalles foi o grande palco para o hasteamento das bandeiras das cidades que vão participar do evento esportivo.
O evento foi animado pelo som da Orquestra Sinfônica Municipal de Jales e contou com a presença de diversas autoridades. Após a execução dos hinos, os representantes das cidades tiveram a oportunidade de hastear a bandeira de cada município.
Para a prefeita Nice, a população passa a partir de agora a respirar jogos regionais. "Graças ao trabalho de diversos parceiros, Jales irá receber um recorde de municípios e um lindo Jogos Regionais. Tudo está sendo cuidado nos mínimos detalhes para que essa festa seja um sucesso. O povo de Jales é hospitaleiro e sabe receber muito bem as pessoas", disse a prefeita que agradeceu ao governador Geraldo Alckmin e ao secretário de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, José Auricchio Junior pelo olhar especial e pelo empenho de fazer de Jales sede dos Jogos Regionais.
A 58ª edição dos Jogos que acontece em Jales, de 2 a 11 de julho, deve receber cerca de 7.000 pessoas entre comissão técnica, dirigentes e atletas que disputarão mais de 20 modalidades em 22 praças esportivas e 40 alojamentos.
Também participaram do lançamento da praça das Bandeiras, os prefeitos de Urânia, Airton Saracuzza e de Santa Salete, Ivalderis Molina, a Chefe do Comitê Dirigente dos Jogos Regionais da 6º Região Esportiva do Estado de São Paulo, Leonice Fávero, do assistente de chefia, Wilson Aparecido Tonelli, dos coordenadores técnicos do 58º Jogos Regionais, José Antonio de Carvalho e Wilter Guerzoni, do chefe de gabinete da Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo, Reynaldo de Azevedo, a dirigente regional de ensino, Marlene Medaglia Jacomassi, o presidente da Câmara Municipal de Jales, Gilberto Alexandre de Moraes, o presidente da Associação Comercial de Jales, Carlos Roberto Altimari, o delegado da Polícia Civil, Altair Ramos Leon, entre outras autoridades que apoiam a realização da 58ª edição dos Jogos Regionais de Jales.
No período da tarde, integrantes do Comitê Organizador do 58º Jogos Regionais, representantes da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, a prefeita Nice e representantes dos 64 municípios participantes realizaram o Congresso Técnico no Galdino Eventos.

Prefeitura e CDHU abrem inscrições para novas moradias em Urânia

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Estado de São Paulo- CDHU juntamente com a Prefeitura Municipal de Urânia, através do Programa de Parcerias com os Municípios, abrem nos dias 26 e 27 de junho, as inscrições para aquisição de casa no novo Conjunto Habitacional Urânia D. 
O novo conjunto habitacional está em fase de construção e localizado na avenida central da estrada que liga Urânia a São Francisco, sítio São Sebastião Ao todo serão 172 novas casas tendo dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, com 43,18 m² de área construída.
As inscrições serão efetuadas na EMEI "Pinguinho de Gente" sito na avenida Presidente Kennedy, nº 809, centro, das 9 horas às 17 horas. O agendamento obrigatório para as inscrições será feito na quarta-feira, 25 de junho, véspera das inscrições, também EMEF Pinguinho de Gente.
Os interessados já cadastrados pela CDHU em Urânia e não beneficiadas, deverão comparecer para novo cadastramento. O não comparecimento será considerado como desistência..
Do total de moradias, 7% serão destinadas a pessoas com deficiência, 5% a idosos, 4% a policiais ou agentes penitenciários. As demais serão sorteadas entre a população geral, sendo que quinze são destinadas às primeiras pessoas que moram sozinhas que venham ser contempladas e habilitadas.
Podem concorrer aos imóveis famílias constituídas por casamento civil, religioso ou união estável, uniões homoafetivas, afetivas, monoparentais, anaparentais e indivíduos que vivem sozinhos desde que tenham 30  anos ou mais. Os interessados devem ter renda familiar de um a dez salários mínimos, residir ou trabalhar no município há três anos, não ser proprietário de imóvel e não possuir financiamento habitacional.
Policiais devem trabalhar na cidade e idosos devem comprovar idade mínima de 60 anos. Na ocasião, deverão apresentar RG, CPF, Carteira de Trabalho e comprovante de residência.

Gestante precisa exercitar-se nas estações frias



Chega a temporada do frio e, com ela, a tendência das gestantes é diminuir as atividades físicas, o corpo fica retraído e consome-se alimentos mais calóricos. Mas, é preciso ter coragem para mexer-se, com o objetivo de ter uma gravidez mais saudável, engordar menos e ficar livre dos incômodos inchaços.
A fisioterapeuta Vanessa Marques (foto) lembra que, quando fica parada, a grávida aumenta ainda mais as dores nas costas, que já são comuns por causa do peso da barriga e da mudança de postura. A circulação também fica prejudicada, favorecendo os inchaços, principalmente das mãos e dos pés. Sem falar no risco de engordar, já que, além de ingerir comidas mais calóricas, ainda não se queima essas calorias adicionais.
Mas também vale lembrar que a gravidez deve ser um período agradável para a mulher, e não de sacrifícios. Por isso, ela dá dicas simples, que podem evitar todos esses problemas sem muito esforço.
- Alongamentos: Rotação dos ombros para trás, cinco vezes; Girar a cabeça para a direita e para a esquerda, procurando encostar as orelhas nos ombros; depois pra frente, encostando o queixo no peito, cinco vezes cada movimento; Esticar o braço e fazer rotação com os punhos. Cinco vezes para o lado direito e cinco vezes x para o lado esquerdo.
Atividades Aeróbicas (sempre com autorização do obstetra): Caminhadas leves; Hidroginástica. Atividades funcionais e
Postura: Sentar e levantar corretamente, além de procurar não ficar com o corpo retraído, que é a tendência devido o frio. Quando estiver deitada evitar dar o impulso com o corpo de frente, e sim, girar o tronco para o lado, colocar os pés para fora da cama e apoiar os braços e, só depois então, levantar.
- Exercício respiratório: O simples ato de puxar o ar pelo nariz e soltar tranquilamente pela boca já vai facilitar as trocas gasosas. Ou seja, respira tranquilamente.
Com essas dicas de Vanessa, a gestante com certeza vai atravessar as estações frias com conforto e ter uma gravidez bem mais saudável.
Vanessa Marques: Fisioterapeuta especialista em Obstetrícia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Fisioterapia hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Mestranda em Obstetríca (UNIFESP).

CRAS de Urânia realiza reunião com pais e adolescentes do Programa Ação Jovem


O Centro de Referência da Assistência Social – Cras de Urânia, realizou nesta sexta-feira, 13 de junho, uma reunião com os pais e os adolescentes beneficiários do Programa Ação Jovem. Durante a reunião de esclarecimento foi ressaltado questões ligadas às atividades complementares e o cumprimento das normas exigidas pelo Programa.
O Programa Ação Jovem objetiva promover a inclusão social de jovens, entre 15 a 24 anos, mediante a transferência de renda, com apoio financeiro temporário de R$ 80,00 por mês para estimular a conclusão da escolaridade básica.
Segundo os responsáveis, reuniões com os grupos de adolescentes acontecem semanalmente na sede do CRAS, quando eles participam de palestras e atividades sobre eixos como : saúde, pluralidade cultural, esporte e lazer, trabalho de empreendedorismo, educação de cidadania e meio ambiente. 
Com isso os jovens participam em períodos de diferentes horários escolares "para que possam idealizar um futuro de melhores condições, não somente para sua vida individual, mas pensando em conjunto com a sociedade", disse a orientadora social Crislaine Calanca.
A reunião foi organizada pela orientadora social Crislaine Calanca e a facilitadora Social Caroline C. Andrade, ambas do CRAS, que consideraram a reunião muito positiva e os objetivos foram alcançados e os participantes foram receptivos à atividade realizada.
"Temos uma imensa satisfação de atender esses grupos e fazer parte desse movimento de integração com o Programa Ação Jovem", disseram.

Deputado Carlão conquista equipamento de cirurgia para o Hospital de Ilha Solteira

 
O deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) conquistou recursos para a aquisição de um arco cirúrgico para o Hospital Regional da Estância Turística de Ilha Solteira. O pedido foi atendido em audiência na Secretaria da Saúde com o secretário adjunto, Wilson Pollara, nesta quarta-feira, 11 de junho. Participaram da audiência o coordenador de Saúde, Affonso Viviani, o assessor Luiz de Mello, o prefeito Bento Carlos Sgarboza, o vice-prefeito Emanuel Zinezi Rodrigues e a vereadora Thereza Alves da Rocha Oliveira.
O pedido já tinha sido feito pelo prefeito Bento e o vice-prefeito Emanuel e agora com o apoio do deputado Carlão o secretário liberou recursos para a aquisição do equipamento que vai auxiliar as grandes demandas em cirurgias no hospital. O arco cirúrgico é um instrumento de raio X, da maior importância, no qual é possível produzir imagens de alta qualidade digital, e são usualmente utilizados em cirurgias em geral, como urologia, ortopedia, vasculares, implantes de marca passos entre outros procedimentos.
Na oportunidade o deputado Carlão também reivindicou que o Estado liberasse recursos financeiros para ampliar a área de hemodiálise do hospital.
De acordo com o médico Emanuel, que também é o vice-prefeito, o hospital já possui 17 aparelhos de hemodiálise em uso, e mais 10 aparelhos que estão parados devido a falta de espaço. "O hospital atende pacientes que precisam desse procedimento no período da manhã, tarde e noite, com a ampliação da sala de hemodiálise e a utilização de mais aparelhos, podemos proporcionar mais qualidade e também reduzir o atendimento para dois períodos, pois existem pessoas que viajam a noite para serem atendidas", afirma do prefeito Bento.
No mês de maio, o deputado Carlão esteve em visita ao Hospital acompanhado do prefeito Bento e a psicóloga Soley Celiney Zinezi, conheceu a estrutura do local e o atendimento oferecido aos pacientes.
O hospital oferece atendimento de média e baixa complexidade com 123 leitos. É administrado pela Associação e Fraternidade São Francisco de Assis da Providência de Deus desde janeiro de 2010. É referência para 12 municípios da região. Oferece serviço de pronto-socorro, atendimento ambulatorial em várias especialidades, cirurgias, partos e exames.
Para o deputado Carlão Pignatari, "É de grande importância a conquista de um equipamento cirúrgico para o hospital, porque é um enorme facilitador para o trabalho dos nossos cirurgiões. O governo está investindo na saúde, para que a população tenha um atendimento digno, condizente com o que prega a Constituição. E agora vamos continuar trabalhando junto ao governo do Estado para a liberação dos recursos para a ampliação de centro de hemodiálise", disse o deputado Carlão Pignatari.


As religiões a serviço da paz, por D. Demétrio Valentini

 
Em sua recente visita a Jerusalém, o Papa Francisco fez questão de ressaltar o caráter religioso de sua peregrinação à Terra Santa. Isto não o impediu de abordar as difíceis questões de ordem política que marcam aquela região.
Em especial, fez um apelo às religiões, para que se coloquem a serviço da paz.
O apelo é providencial. Em primeiro lugar, porque a causa da paz é tão importante, que merece o empenho de todos. Independente de outras questões, que devem constar da agenda de negociações, a paz é a mais evidente e a primeira a ser conseguida. Fazendo as pazes, dá para abordar, em seguida, também as outras questões que precisam ser regulamentadas nas relações entre os diversos países do Oriente Médio.
Mas o apelo do Papa vem carregado de reminiscências históricas. Infelizmente, com demasiada frequência, ao longo da história, as religiões foram invocadas para justificar a guerra. Tanto que se cunhou a expressão de "guerra santa", como se a guerra pudesse contar com a bênção de Deus.
A própria região, identificada hoje como "terra santa" por judeus, cristãos e muçulmanos, foi palco das "Cruzadas", que ainda hoje povoam o imaginário de muita gente. Há cicatrizes histórias que demoram para ser curadas e neutralizadas. Tudo isto precisa ser levado em conta, quando se pensa em negociações para a paz naquela região.
Pareceria anacrônico falar hoje de "guerra santa". Mas acontece que ainda existem grupos que apelam para a violência, justificando suas atitudes como se fossem expressão de uma pretensa vontade de Deus, em nome de quem se sentem autorizados a optar pela guerra.
Se nos perguntamos pela razão da persistência desse clima belicoso, podemos identificar uma de suas raízes de onde ele brota e se sustenta. Trata-se do "fundamentalismo religioso", que pode ter diversas expressões, desde as manifestações fanáticas de religiosidade doentia e desequilibrada, até as atitudes de violência franca e aberta, que prolonga o clima de "guerra santa".
Estas atitudes padecem de um grave equívoco. Como a fé, seja ela qual for, apela para a realidade divina, que é absoluta e transcendente, tira-se a conclusão errada de achar que as manifestações humanas da religiosidade também se revestem do absoluto, que só pertence a Deus.
Na verdade, todo fanatismo religioso é, de certa maneira, uma idolatria. Atribui ao que é relativo, a dimensão de absoluto. Faz do que é limitado uma expressão que não admite alternativas.
Este componente religioso precisa ser bem abordado no contexto da complexa realidade que envolve o relacionamento entre os países envolvidos na "questão palestina".
Quanto mais nos damos conta desta complexidade, mais percebemos como foi oportuno o apelo do Papa, convocando as religiões a se colocarem a serviço da paz.
Isto vale para a "Terra Santa", mas vale também como advertência a todos, para não acontecer que as religiões continuem incentivando a guerra.
Dada a radicalidade do fundamentalismo religioso, muitos historiadores chegam a prognosticar que as futuras guerras da humanidade serão guerras religiosas.
O exemplo dado pelo Papa Francisco, convidando israelenses e palestinos a rezarem pela paz, esconjure o fantasma da "guerra santa", e fortaleça o compromisso de todos pela paz! 

O pessoal

do botequim da vila esteve comentando que a prefeita Nice precisa se atentar mais para os problemas da cidade. O trecho da rua Um entre a rua 2 e a rua 10 precisa urgentemente ser recapeado. Mas como a prefeita viajado muito a serviço do município, e ela talvez não esteja sendo informada desses problemas para as devidas providências. As vias públicas vão a cada dia que passa virando "queijos suíços". E logo, logo as chuvas vão estar por aqui.

Na segunda-feira,
16 de junho, os Delegados de Polícia do Estado de São Paulo acendem o Alerta Vermelho, ato que deverá despertar a sociedade sobre a importância da Segurança Pública para a qualidade de vida de todos, especialmente quando os índices de criminalidade atingem o limite da suportabilidade.

O Alerta Vermelho
ocorrerá entre 16h e 18h, período em que o Delegado de Polícia e Policiais Civis se dedicarão ao atendimento do cidadão para o esclarecimento da atuação da Polícia Investigativa e suas grandes dificuldades no combate ao avanço da criminalidade.

Os Delegados
de Polícia, atentos às políticas da Secretaria de Segurança Pública, se mobilizarão em benefício do fortalecimento da Segurança Pública visando a aproximação da sociedade para a consolidação de um diálogo sobre o papel das polícias e as principais carências do Estado em relação às políticas de Segurança Pública.

A vereadora
Pérola Maria Fonseca Cardoso (PT), fez uso da Tribuna na sessão ordinária, de segunda-feira, 9 de junho, para esclarecer seu recente desligamento da Fundação Pio XII – Hospital de Câncer de Barretos – Unidade III de Jales. Em seu discurso Pérola agradeceu a homenagens recebidas em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na instituição.

Segundo
o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Jales, Alexandre Rensi, diz foi prorrogado o prazo para que as empresas possam colocar valor dos impostos na nota fiscal

O presidente
do sindicato explicou que a prorrogação vai dar um alívio para muitas empresas que ainda não conseguiram se ajustar à nova exigência.

Cidade
de Jales dividiu com a cidade de Santos, o 14º lugar na classificação geral dos 18º Jogos Abertos do Idoso realizados em Presidente Prudente entre os dias 5 e 8 de junho. Foram inscritos para os Jogos Abertos do Idoso 239 municípios do estado. No xadrez masculino Jales conquistou o segundo lugar com 2,5 pontos. Venceu as cidades de Caraguatatuba e Piracicaba e empatou com Matão. Jales também venceu em outras modalidades mas não marcou pontos. Não houve divulgação desse feito pela turma da terceira idade jalesense.

A vereadora 
Rute Teodoro da Silva, juntamente com o vereador Renan Medeiros Venceslau, protocolaram junto ao Ministério Público de Urânia uma representação administrativa contra o prefeito Josué Eduardo de Assunção, de Aspásia, . Procurados pelo jornal, o vereador Renan não retornou a ligação. Já a vereadora Rute Teodoro se negou terminantemente a falar a respeito e proibiu qualquer matéria a respeito. Ao responder os requerimentos de autoria dos vereadores, o prefeito Josué afirmou que os dados requeridos estavam disponíveis no Portal da Transparência e que "é um instrumento de controle social que possibilita ao cidadão acompanhar a arrecadação e a aplicação dos recursos públicos",

Aula inaugural do Pronatec

Na segunda-feira, 9 de junho, houve a da aula inaugural (foto) dos cursos de Operador de Supermercados e Vendedor do Pornatec em Jales. Os cursos estão sendo ministrados através de uma parceria entre o Centro de Referência a Assistência Social - CRAS de Jales e a ETEC de Jales. Os interessados devem estar cadastrados no Cras através do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Durante a aula inaugural, os alunos foram orientados de como irão funcionar os cursos e sobre os novos que virão, como o de Cuidador de Idosos. "No final de 2013, técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social estiveram reunidos em Jales com representantes de 35 municípios interessados em aderir ao termo de Pactuação do Pronatec que hoje é uma realidade e vai oferecer os cursos de vendedor e operador de supermercados para as pessoas mais necessitadas. A vinda do Pronatec além de beneficiar a comunidade de Jales com os cursos, também vai oferecer qualificação profissional para que os cidadãos possam entrar no mercado de trabalho", disse a secretária de Promoção Social, Zezé.
Participaram ainda, a prefeita Nice Mistilides, a coordenadora dos cursos, Patrícia Marta, a coordenadora pedagógica da ETEC, Ana Maria Rodrigues, a assistente Social do CRAS, Nilcemara Veroneis e os professores Rafael Calbo e Ricardo Junqueira.

PALAVRAS DE CHICO XAVIER

 
Pergunta – Como tratar a criança no regime habitual de educação?
Chico Xavier – Vemos que a natureza não dispensa a disciplina em momento algum.
Se quisermos um jardim ou se esperamos rendimento mais amplo de um pomar, cogitamos de geometria, irrigação, apoio e preparação; em vista disso, acreditamos que a criança não prescinde da educação através de muito amor, aliado à disciplina, reconhecendo-se que no período da infância estamos vindo ou retornando do Mundo Espiritual com as nossas próprias necessidades de aperfeiçoamento.
Este é um ponto de vista do Espiritismo Cristão; na condição de criança, procedemos do Mais Além, com certos obstáculos de ordem espiritual.

Se não encontrarmos criaturas que nos concedam amor e segurança, paz e ordem, será muito difícil o proveito da nova reencarnação que estejamos encetando.

Esta coluna tem o patrocínio e responsabilidade da
"Associação Espírita "Chico Xavier" de Jales.
 
 
 

A servidão consentida, por José Renato Nalini

 
O Estado é uma sociedade de "fins gerais". O que significa isso? É que o Estado tem abrangência suficiente para acolher, em seu interior, as demais sociedades chamadas de "fins particulares" e, ainda os indivíduos desvinculados de qualquer grupo. Dentro do Estado, todos devem ter a oportunidade de se desenvolverem em plenitude, atingindo os limites de suas potencialidades.
Essa é uma visão singela do Estado, nascido como instrumento posto à disposição das pessoas, para que elas não sejam impedidas de alcançar seus objetivos. Sozinho, o indivíduo é frágil. O grupo o fortalece. Mas o Estado é mais forte ainda. Para domá-lo, deve ser concebido qual mero instrumento de fazer as pessoas felizes. O Estado é sempre meio e nunca pode se converter em finalidade.
É lícito, em teoria, pensar se em alcançar um nível tal de civilização, que o Estado viesse a se tornar desnecessário. Isso quando a população adquirisse um grau adequado de autogestão, a pressupor uma comunidade capaz de conviver em harmonia, sem o freio do poder e sem o monopólio da violência exercido pelo governo. Por óbvio, estamos ainda muito longe desse estágio. Há mesmo quem pense que tenhamos regredido em lugar de se aproximar do plano idealizado. É que hoje o Estado cresceu demais, assenhoreou se de múltiplas tarefas, tornou se insubstituível. Há uma dependência extrema das pessoas em relação ao governo. A sensação é a de que ele se compraz disso e estimula a servidão consentida. Nítidos os sintomas de tal situação. Desapareceu o mérito. Tudo depende das relações, das indicações, do compadrio, do favoritismo, da fidelidade a algumas causas de interesse escolhidas pelo detentor do poder. Não se prestigia o trabalho. Os direitos precisam ser usufruídos sem qualquer contraprestação. Se um dia o pobre se esforçou para conseguir a sua casa, pagou religiosamente as prestações do terreno, comprou com sacrifício o material e serviu se de mutirão para edificar o lar, hoje a moradia tem de ser entregue pronta e equipada para um usufruto livre de obrigações. O Estado onisciente, onipotente e onipresente normatiza tudo. Interfere em todos os aspectos da vida pessoal e o indivíduo parece confortado e feliz por não ter de investir em nada. Principalmente, investir em si mesmo. Em seu crescimento interior, como pessoa! Libera se da obrigação de se responsabilizar pelas opções feitas quando ocorrem as eleições. Estas são decididas pelos marqueteiros, desde que haja tempo suficiente de televisão para "vender o produto". Daí a avidez com que se disputa um segundo ou um minuto, com total desapreço à lisura das alianças. Para um povo infantilizado, que talvez se pretenda ver a cada dia mais servil, a solução de um Estado todo poderoso é uma solução, é uma receita confortável, mas esterilizante do sonho de uma verdadeira cidadania. E sem cidadania protagonista, como implementar a Democracia Participativa prometida pelo constituinte?
*José Renato Nalini é desembargador presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

Futebol, por Reginaldo Villazón


Os historiadores contam que, desde os tempos antigos, os povos jogaram bola. Eram jogos animados, porém violentos e com poucas regras. Pode-se dizer que o futebol moderno, praticado com os pés, nasceu na Inglaterra, em 1863, quando foi criada uma associação de futebol e estabelecido um código de regras para o esporte. Isto foi importante para o futebol evoluir, organizar competições e profissionalizar seus participantes. Coube a Charles Miller, nascido em São Paulo SP, trazer o futebol da Inglaterra para o Brasil, em 1894.
A FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado) foi criada em 1904. A primeira Copa do Mundo foi realizada no Uruguai, em 1930. A segunda na Itália, em 1934. A terceira na França, em 1938. A quarta no Brasil, em 1950. Esta Copa do Mundo de 2014, iniciada esta semana no Brasil, é a vigésima edição. Outra competição mundial, entre clubes de futebol campeões, é a Copa do Mundo de Clubes. Sua décima primeira edição será disputada este ano no Marrocos. Vê-se quanto o futebol cresceu e se expandiu mundo a fora.
Destes 150 anos de vida, o futebol moderno tem muito a contar: realidades e magias, fatos e lendas, homens e mitos, vitórias e derrotas. São onze guerreiros contra onze, num campo de grama, disputando a posse de uma bola para infiltrá-la entre as linhas inimigas até o último reduto. Houve o tempo da seleção holandesa, sob regência do espetacular jogador Johann Cruyff, esbanjar tática e eficiência sob o apelido de Carrossel Holandês. Houve o tempo do Santos Futebol Clube (com o rei Pelé) encantar o planeta.
Mas o futebol esteve atrelado à política. A Copa da Itália (1934) foi usada pelo ditador Benito Mussolini para fazer propaganda do regime fascista. A Itália foi campeã de forma escandalosa. A Copa da França (1938) recebeu a seleção alemã reforçada com os melhores jogadores austríacos, por ordem de Adolf Hitler. Mas foi desclassificada pela Suíça e, de novo, a Itália venceu com interferência de Mussolini. A vitória da seleção brasileira no México, em 1970, serviu de propaganda ao regime militar no governo do general Garrastazu Médici.
Igualmente, o futebol esteve ligado ao dinheiro, em favor do enriquecimento desonesto de "cartolas". Muitos escândalos apareceram na imprensa nacional e internacional. Por fim, nesta Copa do Mundo de 2014, ficou claro o uso do futebol para exploração política e econômica do povo brasileiro, em proveito do governo e da FIFA. Os doze estádios superfaturados, construídos com dinheiro público, não deixam dúvida. O governo tergiversa nas explicações. A FIFA revelou-se: é uma entidade privada que lucra alto com recursos públicos.
Ao lado deste quadro desastroso, fatos que acontecem na Europa anunciam que muita coisa pode mudar no futebol. Muitos times europeus pertencem a empresários internacionais: Arsenal, Liverpool, Sunderland, Manchester United, Manchester City, Chelsea e muitos outros. Eles têm interesse em criar um campeonato europeu nos moldes das ligas americanas de basquete, basebol e futebol. Isto lhes daria total autonomia, livrando-os das regras, obrigações e influências geradas pelas federações e governos. Enfim, há uma porta de saída.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Rotary em Ação será realizado neste domingo



Acontece neste domingo, 15 de junho, às 10h no pátio do CAEFA uma manhã solidária com direito a churrasco. Realizado pelo Rotary Club de Fernandópolis, o Rotary em Ação tem como objetivo beneficiar duas entidades assistenciais de Fernandópolis, o CAEFA e o projeto Os Sonhadores. Durante o evento, também será sorteada uma moto Yamaha Factor 125 cc entre outros prêmios.
O presidente do Rotary Club de Fernandópolis, Peterson Cristófaro reforça o convite para que a população participe. “Contamos com a presença de todos neste evento que tem como principal objetivo contribuir para a continuidade dos projetos do CAEFA e do Os Sonhadores”, ressalta Peterson.
Convites para o evento podem ser adquiridos pelo valor R$100, com membros do Rotary Club de Fernandópolis, CAEFA e Os Sonhadores. O valor pode ser dividido em até 5 vezes no cartão de crédito. Participe, divirta-se e contribua.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Em Paranaíba: Menina ferida pela mãe que matou outra filha e se enforcou sai do coma

Por Renata Portela   
A menina de 8 anos, que foi ferida pela mãe com um golpe de facão na garganta, passou por uma cirurgia de reconstituição da lesão e já está consciente. Ela segue internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Paranaíba, a 413 quilômetros de Campo Grande.
A criança saiu do coma induzido na manhã desta quarta-feira (11), está consciente e já conseguiu se alimentar. Segundo Sueli Messias Vieira, assistente social do hospital, a menina passou por uma cervicotomia exploradora. Ela está se recuperando bem e recebeu visitas do pai e de tios, mas ainda não há previsão para alta médica.
Caso  - Luzia Marques de Souza Cavalcante, de 38 anos, matou uma filha, de 14 anos, e feriu a outra, de 8 anos, na madrugada desta terça-feira (10). A adolescente foi atingida no pescoço pela mãe com um facão e ainda ajudou a irmã a pedir socorro para vizinhos, mas não resistiu ao ferimento e morreu antes da chegada do Corpo de Bombeiros.
Na casa da família, os policiais encontraram Luzia enforcada em uma janela. Ela deixou uma carta para o marido, orientando sobre o que o homem deveria fazer com a moto do casal e sobre o pagamento de algumas despesas, dizendo que 'agora ele estaria livre dela e das filhas'


Gilbertão anuncia permanência da Polícia Ambiental em Jales após reunião com o secretário Rubens Risek, do Meio Ambiente

 O presidente da Câmara Municipal de Jales, Gilberto Alexandre de Moraes (DEM), se reuniu nesta segunda-feira, 9 de junho, na capital paulista, com o Secretário de Estado de Meio Ambiente em exercício, Rubens Naman Risek Junior, a convite do deputado estadual Itamar Borges (PMDB) e do advogado jalesense Carlos Alberto Expedito de Britto Neto, Conselheiro Estadual da OAB SP (foto).
            Após a reunião o vereador Gilberto comemorou a boa notícia transmitida pelo Secretário. “O Secretário nos garantiu que o Pelotão da Polícia Militar Ambiental permanecerá em Jales. Há a possibilidade dele sofrer algumas alterações, mas a permanência em nossa cidade foi garantida nesse encontro. Só tenho a agradecer pelo convite do deputado Itamar Borges e do advogado Carlos Alberto Expedito de Britto Neto” – disse o chefe do Poder Legislativo Municipal após a viagem.
            A permanência do Pelotão já havia sido solicitada na presença do Governador Alckmin e dos deputados estaduais Carlão Pignatari (PSDB), Orlando Bolçone (DEM) e Itamar Borges (PMDB) pelos vereadores Gilberto e Junior Rodrigues (PSB) no dia 2 de junho, durante a cerimônia de inauguração da  última fase da duplicação  da rodovia Euclides da Cunha, na cidade de Votuporanga.
Na ocasião os parlamentares protocolaram ofício  solicitando, em nome da comunidade jalesense, a manutenção município do 2º Pelotão da Polícia Militar Ambiental, cuja mudança, de forma inesperada e contrariando a lógica da necessidade de prestação de serviços nesta área, estava programada para Votuporanga.
Segundo informações do próprio comando da Política Militar Ambiental, a mudança do Pelotão da Jales para Votuporanga não atende a critérios técnicos e distancia a fiscalização ambiental de uma imensa área de atuação.


terça-feira, 10 de junho de 2014

Juiz nega pedido por má-fé contra Ministério Público

Ação civil pública foi movida pelo MP de Jales contra agentes de Mesópolis

O juiz da 1ª Vara Cível de Jales, Eduardo Henrique de Moraes Nogueira, em decisão assinada no dia 2 de junho, rechaçou uma suposta má -fé do Ministério Público do Estado de São Paulo em uma ação civil pública que envolve o ex-prefeito de Mesópolis, Otávio Cianci, além de outros requeridos.
De acordo com os autos, Osmar Alves Fernandes opôs a uma exceção de pré-executividade contra o Ministério Público , sustentando o pagamento integral de sua cota-parte na condenação e por isso requereu a aplicação do disposto no art. 940 do Código Civil e a extinção da execução.
"O excipiente não tem razão.Com efeito, conforme comprovam os cálculos de fls. 312/320, em que pesem os depósitos efetuados pelo excipiente remanesce saldo devedor de R$ 144,48 em 20 de março de 2014. Não há que se falar assim em má-fé do Ministério Público do Estado de São Paulo e aplicação do disposto no art. 940 do Código de Civil.Insta consignar, por relevante, que a execução será extinta em face do excipiente após a quitação integral de sua cota-parte na condenação, mediante depósito atualizado do montante apurado", declarou o magistrado. A decisão do magistrado também foi publicado no Diário Oficial da Justiça.(ethosonline)


Jales fica em 14º nos Jogos Abertos do Idoso

Cidade de Jales dividiu com a cidade de Santos, o 14º lugar na classificação geral dos 18º Jogos Abertos do Idoso realizados em Presidente Prudente entre os dias 5 e 8 de junho. Foram inscritos para os Jogos Abertos do Idoso 239 municípios do estado. No xadrez masculino Jales conquistou i segundo lugar com 2,5 pontos. Venceu as cidades de Caraguatatuba e Piracicaba e empatou com Matão. Em outras modalidades Jales também saiu-se vitoriosa em algumas partidas disputadas mas não conseguiu somar pontos.

Praça das Bandeiras do 58º Jogos Regionais será inaugurada na sexta, dia 13


Sexta-feira vai ser de festa para o esporte de Jales e região. Está marcada para as 10 horas, de sexta-feira, 13 de junho, a inauguração da "Praça das Bandeiras do 58º Jogos Regionais" na praça Dr. Euplhy Jalles
  Durante a cerimônia que vai contar com a presença da Orquestra Sinfônica de Jales, serão hasteadas as bandeiras dos municípios que estarão na 58ª edição dos Jogos que acontece em Jales entre os dias 2 e 11 de julho e deve receber cerca de 7.000 pessoas entre comissão técnica, dirigentes e atletas.
 “Quero convidar toda a população de Jales e de toda a região para prestigiar a inauguração da Praça das Bandeiras na próxima sexta-feira. Vai ser uma linda festa para mostrar que estamos com quase tudo pronto para os Jogos Regionais, um evento grandioso que recebe mais de 7 mil pessoas e que conta com mais de 22 praças esportivas, 40 alojamentos e disputa de mais de 20 modalidades esportivas. Vamos mostrar a partir dessa sexta-feira que sabemos receber bem nossos visitantes”, disse a prefeita.
 Ainda na tarde da sexta-feira, integrantes do Comitê Organizador e representantes dos municípios envolvidos se reúnem para o Congresso Técnico do 58º Jogos Regionais da 6ª Região Esportiva do Estado de São Paulo. O evento é de fundamental importância para que os chefes de delegações conhecerem todo o aparato organizacional dos Jogos e tirar dúvidas sobre os locais de competições, comitê de recepção, abertura e regulamento geral da participação de cada município.