Páginas

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Deputado Carlão Pignatari prestigia Campeonato Paulista de Jet Ski em Santa Fé do Sul

 
O deputado estadual Carlão Pignatari prestigia, neste final de semana, a segunda etapa do Campeonato Paulista de Jet Ski que acontece na Estância Turística de Santa Fé do Sul neste sábado e domingo. Organizado pela Liga Paulista de Jet Ski – LPJS -, com o apoio da Prefeitura Santa Fé e da Secretaria municipal de Turismo, o evento deverá reunir milhares de pessoas, das 14 às 18 horas, no Parque Ecoturístico das Águas Claras.
Para auxiliar na organização do campeonato, a pedido do prefeito Armando Rossafa e do secretário de Turismo, José Emídio Calazans, o deputado Carlão conquistou recursos, junto à Secretaria estadual de Turismo. Para o deputado, os recursos servem para dar suporte, na montagem de tendas, palcos e arquibancadas para acomodar o público. 
Para participar do campeonato, o interessado deve possuir o arrais amador, registro e seguro obrigatório do jet ski, convênio médico e autorização do Poder Judiciário para menores de 18 anos. Todas as motos aquáticas serão vistoriadas.
Serão disputadas oito categorias, de velocidade - Runaboat Stock aspirado, Runaboat Stock Turbo, Runaboat Modified aspirado, Runaboat Modified Turbo, Supercourse aspirado e Supercourse Turbo; e de manobras livres - Free Style Amador e Free Style Profissional - com a participação de aproximadamente 50 pilotos.
“Trata-se de um evento muito importante para a região, que, por possuir uma riqueza grande de lagos artificiais, formados pelas usinas hidrelétricas, tem que explorar o turismo, atraindo pessoas de várias partes, inclusive de outros Estados, gerando emprego e renda para nossas cidades. Santa Fé do Sul, com certeza, estará cheia de pessoas em busca de lazer e entretenimento, neste final de semana”, disse o deputado Carlão Pignatari. (JLP)
Na foto, o deputado Carlão (à direita), com as lideranças de Santa Fé do Sul

Ambulatório de Jales oferece atividades a pacientes e colaboradores através do programa “AME Saudável”

Durante todo o ano, mais de 30 ações serão realizadas com a finalidade de estimular práticas que melhorem a qualidade de vida dos envolvidos
 



Até o final de maio, três eventos com foco na melhoria da qualidade de vida serão oferecidos a pacientes e colaboradores do Ambulatório Médico de Especialidade de Jales, através do programa “AME Saudável”. Na sexta-feira (16/5), os colaboradores do AME Jales poderão participar de atividades em comemoração ao Dia Internacional da Enfermagem, celebrado oficialmente em 12 de maio. Já para a última semana do mês, estão previstas ações em referência aos dias de Combate ao Glaucoma e de Luta Contra o Tabaco.
 O “AME Saudável” é desenvolvido exclusivamente no AME Jales e envolve colaboradores e também pacientes, de acordo com cada atividade desenvolvida. O trabalho é realizado com o apoio de profissionais das áreas de Nutrição, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia e Terapia Ocupacional, que compõem a Equipe Interdisciplinar do Ambulatório. “Esse grupo desenvolverá um cronograma de atividades durante o ano com o intuito de promover a qualidade de vida, através de projetos, palestras, orientações, datas comemorativas e plantões de atendimento”, destaca a responsável pela Qualidade, Tais Furlani.
 De acordo com a gerente da unidade, Fátima Módolo Claudio, o programa tem como foco principal proporcionar escolhas de atitudes saudáveis, “de forma que desperte a importância e os cuidados com o próprio bem-estar, promovendo a conscientização para a autogestão da saúde, criando e mantendo programas de acordo com as necessidades da equipe e assim adquirindo maior produtividade, satisfação e realização pessoal.”
 Iniciado na última semana de abril, através do programa já foram promovidas ações em datas como Dia Nacional da Saúde e Nutrição, da Atividade Física, da Voz, de Prevenção e Combate a Hipertensão, entre outras. Durante o ano todo, quase 30 datas serão lembradas por meio de eventos de conscientização e comemoração.
 O programa conta com o apoio de parceiros, que atuam voluntariamente no desenvolvimento das ações com os setores envolvidos.

Saudade, Jair Rodrigues!

Paiva Netto
Na quinta-feira, 8/5, retornou, aos 75 anos, à Pátria Espiritual, o renomado cantor Jair Rodrigues.
Grande amigo nosso, participava sempre das ações caritativas da LBV, contagiando-nos com sua marcante alegria.
No dia seguinte, durante a cerimônia que reuniu familiares, amigos e fãs para lhe prestar as últimas homenagens, o Coral Ecumênico Boa Vontade, formado por jovens da LBV, apresentou também seu tributo, interpretando a música "Disparada", um dos maiores sucessos do cantor.
À sua bondosa Alma, porque os mortos não morrem, o coração dos Legionários da Boa Vontade.
Aos queridos cantores e músicos Luciana Mello e Jair Oliveira, seus filhos, à sua amada esposa, Clodine, aos demais familiares e amigos, a nossa solidariedade.
Até quando cativos?
Domingo próximo, 18/5, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Trata-se do cumprimento da Lei 9.970, de maio de 2000.
Segundo o Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, "a data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com 8 anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido".
Já se passaram 41 anos desse lamentável episódio! É verdade que muitas louváveis iniciativas pelo país se empenham para evitar novas Aracelis. Contudo, até agora, não foi possível impedir que outras vítimas surjam a cada dia.
O brado renovado aqui é que a sociedade e seus órgãos constituídos jamais fechem seus olhos para tamanha calamidade. Esse "seriado" horripilante, cujas temporadas prosseguem ininterruptas e ainda sem data de término, não é uma ficção. A realidade de dramas inumeráveis continua clamando por mais segurança, bom senso, atitudes preventivas, justiça e caridade de todos nós.
E nada melhor do que abordamos esse horror no ensejo da celebração da Lei Áurea no Brasil, 13/5. Enquanto um só indivíduo, independente de sua etnia — seja criança, adolescente, jovem, adulto, idoso, mulher, homem —, sofrer qualquer tipo de violação de seus direitos de cidadania, vivenciaremos um estado de cativeiro.José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

Santa Casa de Fernandópolis foi representada em congresso de hospitais filantrópicos

Os representantes da Santa Casa de Fernandópolis também conheceram novas tecnologias aplicadas à área de saúde​
O Provedor da Santa Casa de Fernandópolis, Geraldo Silva de Carvalho, e o Coordenador Administrativo, Antônio Carlos de Oliveira, participaram na última semana do 23º Congresso de Presidentes, Provedores, Diretores e Administradores Hospitalares, promovido pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp).
O evento foi realizado na cidade de Guarujá e teve seu início na terça-feira, dia 6 de maio, com a Cerimônia de Abertura e palestra magna pelo jornalista esportivo Milton Neves. Neste ano o tema central do encontro foi “Saúde: Esse é o Nome do Jogo”. 
Promovido pela Fehosp, o congresso tem o objetivo de promover a integração e o engajamento de lideranças hospitalares de todo o Brasil e é voltado para presidentes, provedores, diretores e administradores hospitalares de santas casas e hospitais beneficentes do Estado de São Paulo.
Dentre os temas debatidos, esteve a discussão sobre a captação de recursos junto à comunidade, a atuação do Prosus (que visa fortalecer as entidades privadas filantrópicas e das  sem fins lucrativos que atuam na área da saúde), o processo de certificação de entidades beneficentes de assistência à saúde e sobre as formas de melhorar a qualidade da assistência e segurança do paciente.
“Além de discutir os problemas comuns aos hospitais filantrópicos, o encontro também possibilitou que conhecêssemos as dificuldades de outras santas casas e algumas formas de como podemos superar os desafios,” esclareceu o Provedor.


Uma das novas promessas da MPB se apresenta em Jales no dia 30 de maioMineiro radicado em São Paulo há mais de oito anos, o jovem cantor Lineker vem se destacando na cena musical paulista como uma das vozes mais talentosas de sua geração. Um artista completo, Lineker acumula ainda diversas experiências profissionais em outras áreas, como a dança, o teatro e a performance, tendo participado como ator, bailarino e diretor de vários espetáculos ao longo de sua trajetória artística. Ao longo de sua carreira, Lineker vem se afirmando como um dos maiores intérpretes da atualidade. Unindo visceralidade e sofisticação em suas interpretações, o cantor transita com versatilidade por gêneros como o rock, o samba, a mpb, a música latina, o jazz e o pop. Seu primeiro disco, “eLe”, foi eleito pela crítica musical como um dos 100 melhores álbuns da Música Brasileira de 2012. No disco, o cantor apresenta releituras repletas de originalidade de músicas como “A lenda do abaeté”, de Dorival Caymmi, “Roda”, de Gilberto Gil e José Augusto, “Mamãe coragem” de Caetano Veloso e Torquato Neto, além de outras importantes obras da canção brasileira.

Mineiro radicado em São Paulo há mais de oito anos, o jovem cantor Lineker vem se destacando na cena musical paulista como uma das vozes mais talentosas de sua geração. Um artista completo, Lineker acumula ainda diversas experiências profissionais em outras áreas, como a dança, o teatro e a performance, tendo participado como ator, bailarino e diretor de vários espetáculos ao longo de sua trajetória artística. Ao longo de sua carreira, Lineker vem se afirmando como um dos maiores intérpretes da atualidade. Unindo visceralidade e sofisticação em suas interpretações, o cantor transita com versatilidade por gêneros como o rock, o samba, a mpb, a música latina, o jazz e o pop. Seu primeiro disco, "eLe", foi eleito pela crítica musical como um dos 100 melhores álbuns da Música Brasileira de 2012. No disco, o cantor apresenta releituras repletas de originalidade de músicas como "A lenda do abaeté", de Dorival Caymmi, "Roda", de Gilberto Gil e José Augusto, "Mamãe coragem" de Caetano Veloso e Torquato Neto, além de outras importantes obras da canção brasileira.
Desde o lançamento de seu primeiro disco, Lineker fez inúmeros shows pelo estado de São Paulo, passando por palcos de teatros do SESC, SESI, livrarias, casas de show, praças, tendo participado ainda da Virada Cultural Paulista de 2013 em Campinas. Sua visita a Jales deve-se à sua participação no projeto "Outras Margens", da Cia. Domínio público, e também se apresenta na cidade como bailarino do espetáculo de dança "Posso dançar pra você?".
Segundo Lineker, o pocket show é uma ação totalmente independente, com o apoio da Cia. Domínio Público e da Prefeitura Municipal de Jales. "Já estaria na cidade para dançar, e aí acabamos conseguindo essa brecha para o pocket show. Acredito que será um encontro muito intimista e especial! Quem for vai ficar pertinho da gente, coisa que em grandes palcos acaba não sendo possível", completa o cantor.
No pocket show, preparado especialmente para a ocasião, o cantor se apresenta ao lado do músico Ivan Gomes, na inusitada formação de baixo e voz. "Essa formação instrumental não é muito comum. O desafio é conseguir criar arranjos com diferentes sonoridades, pois no fim o baixo acaba fazendo o papel de uma banda inteira", diz Lineker. O duo apresenta clássicos de grandes nomes da MPB, como Milton Nascimento, Caetano Veloso, Chico Buarque e Zé Ramalho, passando ainda pela música latino-americana e Beatles.
O pocket show acontece na sexta-feira, dia 30 de maio, logo após a apresentação do espetáculo "Suportar", da Cia. Domínio Público, às 20h no Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo, localizado à Rua 8, nº 2270. A entrada é gratuita.
No mesmo fim de semana, Lineker passa ainda por Santa Fé do Sul e Fernandópolis. Para mais informações, visite o site www.lineker.com.br
ou sua página oficial no facebook, www.facebook.com/LinekerOfficial. Na página é possível ouvir o disco "eLe", além de conferir diversos vídeos de outros shows do cantor.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Escola da Família reuniu mais de 150 pessoas em comemoração ao Dia das Mães


O Programa Escola da Família da E.M. Professora Jacira de Carvalho da Silva comemorou no dia 10 de maio, o dia das mães de forma especial.
As mães de alunos frequentadores da escola participaram de um bingo com mais de 50 brindes, que foram arrecadados no comércio de Jales pelos universitários da escola.
Com um público aproximado de 150 pessoas, pode-se ver muita alegria e descontração. Após o bingo foram servidos salgados, bolos e refrigerantes.
Para que o evento fosse possível contou com a união da gestora Nilce Alves, do Educador Profissional Gustavo Pereira e dos estudantes do programa Bruna, Eduardo, Diego, Lucas, Naraiane, Kamilla, Lara e Keila.

 

 

MPF denuncia médico do SUS por cobrar para realizar cesárea em Jales

O Ministério Público Federal em Jales, denunciou o médico E.A.T. por cobrar indevidamente cerca de R$ 1.100 para realizar a cesariana de uma paciente na Santa Casa de Misericórdia do município, em 2006. Na época, o obstetra era credenciado ao Sistema Único de Saúde.
A gestante foi atendida pelo médico no dia 2 de julho, após o rompimento da bolsa de líquido amniótico. Ela aguardou horas no hospital e, segundo os enfermeiros ouvidos, entrou em trabalho de parto sem apresentar a dilatação necessária, devendo por isso ser submetida a uma cesárea. Tal situação autorizaria o custo do procedimento pelo SUS.
De acordo com a paciente e seu marido, mesmo ciente disso, E.T afirmou que não realizaria a operação sem o pagamento e que cobraria pela consulta caso o parto fosse realizado por outro médico. O casal arcou com a despesa, porém a gestante sequer foi encaminhada a um quarto particular. O parto foi realizado no mesmo leito custeado pelo Sistema Único de Saúde.
A denúncia imputa ao obstetra o delito de exigir para si, em razão da função pública exercida junto ao SUS, vantagem indevida, relativa a despesas médicas que, em tese, seriam custeadas pelo sistema. A pena para o crime, previsto no artigo 316 do Código Penal, é de dois a oito anos de reclusão, além de multa.
Histórico de denúncias – E.A.T já havia sido denunciado pelo MPF em julho de 2012, pelo mesmo crime e ainda por estelionato, falsidade ideológica e aborto provocado por terceiro, sem consentimento da gestante. Além de cobrar indevidamente por cirurgias feitas oficialmente através do SUS, o médico atrasou o parto de pacientes que não tinham recursos para efetuar o pagamento, o que provocou a morte de pelo menos dois bebês. O caso está tramitando na Justiça Federal.

O Libertador Divino

Paiva Netto
A verdadeira alforria do ser humano e de seu Espírito imortal será aquela fortalecida pela cultura do respeito mútuo, cuja riqueza consiste na multiplicidade de ideias em favor da Paz entre todos. Igualmente virá pela Instrução e pela Educação, iluminadas pelo sentido da Espiritualidade, que é Amor e Justiça, Ciência e Amor, para todas as etnias. Libertar-se é ter, acima de tudo, discernimento espiritual, de preferência em consonância com esta instigante sugestão de Jesus, o Sublime Reformador: "Buscai primeiramente o Reino de Deus e Sua Justiça, e todas as coisas materiais vos serão acrescentadas" (Evangelho, segundo Mateus, 6:33). Porquanto, de uma maneira ou de outra, todos reconhecem Nele personalidade ímpar.
A Sua passagem pelo planeta tem afastado da soberba o sentimento de multidões inumeráveis: "Quem quiser tornar-se grande entre vós, seja esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós, seja esse servo de todos" (Evangelho, segundo Marcos, 10:43 e 44).
"Aquele que estiver sem pecado atire a primeira pedra" (Evangelho, segundo João, 8:7).
Ora, quem não erra neste mundo?!...
Jesus projetou-se na História para ensinar-nos, com o Seu próprio exemplo, um roteiro ideal para a Paz: "Amai-vos como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos" (Evangelho, segundo João, 13:34 e 35).
Mensagem aos crentes e ateus
A mensagem desse Excelso Benfeitor sobrepaira além de religiões, ideologias, etnias. Fala às almas de crentes e ateus e nada tem a ver com os excessos de diferentes gerações que se martirizaram pelos séculos. Os seres humanos deveriam ecumenicamente estudá-la, esmiuçando o Seu pensamento ético, social, econômico, filosófico, político e religioso, singularizado no gesto de socorrer, na angústia e no desespero, as viúvas e os órfãos, os sedentos e os famintos, os nus, os enfermos e os presos, de corpo e de Alma (Evangelho, segundo Mateus, 25:34 a 40).
A nossa homenagem, pois, ao Libertador Divino, que primeiro nos alforria de nós mesmos, indicando-nos o caminho da Luz Celeste. A síntese do Seu Evangelho, a Solidariedade, emancipa as criaturas de todas as origens, visto que as transforma de dentro para fora: "Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor. Mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto aprendi com meu Pai vos tenho dado a conhecer" (Evangelho, segundo João, 15:15).
A essência da Fraternidade
Que a noção de Sua elevada sapiência possa levar-nos a melhor compreendê-Lo, para melhor senti-Lo no Seu ingente esforço pelo congraçamento dos povos, de modo que venha a acontecer, na essência da Fraternidade, "um só Rebanho para um só Pastor" (Evangelho, segundo João, 10:16), que é Deus, ou, para os que Nele não acreditam, a aspiração mais exalçada de que tanto carecemos para que haja a continuidade da vida no planeta que nos acolhe. É a harmonia de gente amadurecida, formada por negros, brancos, amarelos, mestiços, enfim, seres humanos e espirituais, porquanto só existe uma raça, a Raça Universal dos Filhos de Deus. Afinal, desde a monera, quem não é miscigenado neste mundo?
Eis a mais inadiável caridade que Ele nos oferece nesta época de tanto egoísmo: para libertarmo-nos, precisamos libertar; para salvarmo-nos, necessitamos salvar. É a Lei da Reciprocidade (de que também falava Confúcio — 551-479 a.C.). "Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas" (Evangelho, segundo Mateus, 7:12).
José de Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br
www.boavontade.com

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Deputado Carlão Pignatari anuncia reforma de escolas em Jales, Aspásia e Santa Rita d’Oeste


O deputado estadual Carlão Pignatari (foto) anunciou nesta semana que o governo do Estado vai reformar diversas escolas. Na região, serão contempladas escolas em Aspásia, Jales e Santa Rita d’Oeste. Os recursos serão liberados pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).
De acordo com as informações do deputado Carlão, a Secretaria estadual da Educação colocou em licitação 16 escolas e disponibilizará R$ 8,7 milhões para a execução das obras.
Em Aspásia, será reformada e construídos dispositivos de acessibilidade na EE José dos Santos, cujas obras estão orçadas em R$ 236.183,29.

Em Jales, a reforma será feita na EE/DER Dr. Euphly Jales, num custo total de R$ 774.078,37.
Já em Santa Rita d’Oeste, o governo vai investir R$ 383.104,20, para reforma da EE Profª Maria das Dores Ferreira da Rocha.
Entre os serviços de manutenção, as unidades escolares contarão com reformas em geral, que contemplam melhorias e substituição de cobertura e de piso, revisão hidráulica e elétrica, além de diversos reparos nos ambientes da escola, incluindo salas de aula, pátio, refeitório e quadra de esportes e pintura das unidades escolares.
"O governo precisa oferecer um ambiente propício e com segurança para os estudantes, principalmente crianças e adolescentes, que estão se preparando para um futuro promissor", disse o deputado Carlão Pignatari.
O governo estipulou prazo para conclusão e entrega das obras varia de 60 a 210 dias, a contar de seu início.


Edinho Silva participa de posse do ministro Dias Toffoli no TSE

O deputado estadual Edinho Silva participou, na noite de ontem (13), da posse do ministro José Antônio Dias Toffoli, na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A cerimônia de posse foi prestigiada pela presidenta da República, Dilma Rousseff e pelo vice-presidente Michel Temer. "Declaro aceitar o cargo de presidente do Tribunal Superior Eleitoral, para o qual fui eleito e prometo cumprir com os respectivos deveres e atribuições em harmonia com a Constituição e com as leis da República", afirmou o ministro Toffoli, durante transmissão de posse feita pelo ministro Marco Aurélio Mello. De acordo com Edinho, Dias Toffoli sempre atuou com compromisso à transparência e ao cumprimento da legislação. "O ministro Dias Toffoli com certeza fará uma gestão que orgulhará os seus pares, atuando com rigor legal e inovará no processo eleitoral", enfatizou Edinho Silva, que esteve com o deputado estadual e presidente nacional do PT, Rui Falcão, no ato de posse. Em sua intervenção, Dias Toffoli resgatou a história das eleições no Brasil, fez uma avaliação de cada período histórico, lembrando os avanços na legislação para garantir o direito ao voto para a maioria da população. O ministro Dias Toffoli demonstrou com o resgate histórico a longa caminhada para a construção da atual democracia. O ministro ressaltou como grande desafio a necessidade de adaptar-se o processo eleitoral e aos avanços tecnológicos. Ressaltou que é necessário fortalecer a democracia utilizando as novas tecnologias. "Primeiro desafio é adaptar-se às novas tecnologias e às novas mídias. É certo que as novas mídias e as redes sociais ampliaram o espaço da praça pública, e isso provoca a necessidade de se repensar as formas de participação popular, as formas de fazer consulta popular, como referendo, plebiscito. É necessário torná-los mais baratos e mais simples", defendeu Dias Toffoli. Para ele, é necessário aprimorar as urnas eletrônicas, tornando-as mais baratas, sem perder sua credibilidade e eficiência, reconhecidas internacionalmente. Outro desafio apontado pelo ministro recém-empossado refere-se à fragilidade partidária no país, pois, para ele, o papel dos partidos políticos está em crescente descrença e isso enfraquece o sistema eleitoral. "O sistema eleitoral está em constante debate em todas as nações democráticas", frisou Dias Toffoli, que entende que sem partidos fortes não haverá sistema eleitoral representativo na sociedade. Ao encerrar sua fala, o ministro ressaltou o trabalho realizado pelos que o antecederam no TSE, e frisou que é uma honra suceder Marco Aurélio Mello, agradecendo ainda a confiança que depositaram em seu trabalho, além agradecer seu vice-presidente, Gilmar Mendes, que não pôde comparecer à cerimônia. "A Justiça Eleitoral é uma criação brasileira que deu certo. Agradeço a todos que criaram e conduziram a justiça eleitoral brasileira, desde seu criador, Assis Brasil", salientou o ministro, ressaltando ainda que "na justiça eleitoral não há lugar para os que dela não gostam", finalizando sua intervenção. O ministro Dias Toffoli agradeceu a presença das autoridades, ministros, deputados federais e estaduais, instituições, além de amigos e familiares. A cerimônia contou com a presença também do vice-presidente do STF,

Lançada linha de crédito para bem-estar animal em sistemas produtivos

Brasília (14/5/2014) - Produtores rurais, pessoas físicas ou jurídicas e cooperativas de produtores rurais podem inscrever projetos no edital para a linha de crédito da Inovagro, que visa melhorar o bem-estar animal nos sistemas produtivos. Os prazos para novos projetos vão até o dia 19 de maio. O edital está disponível por meio do site www.bnds.gov.br.Os itens financiáveis envolvem a aquisição, implantação e recuperação de equipamentos e instalações; consultorias para formação e capacitação técnica; aquisição e instalações para captação, distribuição e tratamento de água para os animais; adequação do ambiente térmico das instalações (como sistema de ventilação); energizador, arame, postes, hastes, conectores de aterramento para instalação de cercas elétricas; insensibilizadores portáteis para abate emergencial nas fazendas e aquisição de geradores, entre outros. A taxa de juros para condições de financiamento para a safra 2013/2014 é de 3,5% ao ano e o limite de recursos é de R$ 1 milhão por beneficiário/projeto para empreendimento individual e de R$ 3 milhões para empreendimento coletivo. O valor total do crédito para o Inovagro é de R$ 1 bilhão. Esta linha de financiamento é um comprometimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a fim de fomentar as boas práticas agropecuárias e de bem-estar dos animais de produção, uma vez que estas práticas reforçam a imagem positiva do setor agropecuário brasileiro e trazem mais qualidade e segurança para o consumidor final. O Inovagro é uma linha de financiamento para promover inovações e aplicação de novas práticas e tecnologias no setor agropecuário, sendo um estímulo significativo para o aumento da eficiência produtiva e aplicação de boas práticas agropecuárias.

Escolas públicas terão apoio para fornecer pescado a crianças e jovens

Para que os brasileiros adquiram hábitos alimentares saudáveis desde crianças e jovens e cresçam com saúde e disposição para os estudos, o ministro Eduardo Lopes, da Pesca e Aquicultura, e o presidente do Conselho Nacional do Serviço Nacional da Indústria (SESI/CN), Jair Meneguelli, celebraram, na manhã desta quarta-feira (14), na sede da Confederação Nacional do Comércio (CNC), em Brasília, um convênio que garantirá às escolas públicas capacitação na área alimentar, através do programa Cozinha Brasil.
Um dos objetivos do convênio é proporcionar refeições nutritivas e saborosas nas escolas, e com maior presença do pescado. Esta proteína animal, além de ser a mais consumida no mundo, é a mais recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Potencial
De acordo com o ministro Eduardo Lopes, o convênio com o SESI tem um significado especial para o País, devido ao seu extraordinário potencial para a produção e o consumo de pescado. "Em apenas dez anos, o consumo per capita de pescado no País mais do que dobrou, passando de seis quilos por habitante/ano para 14 quilos em 2013", disse.
Ele apontou que o Brasil tem condições de se tornar um dos maiores produtores mundiais de pescado através da aquicultura, o cultivo de pescado, com o aproveitamento dos mais de mil reservatórios públicos e do litoral. " Esta atividade, que é a última fronteira agropecuária do País, será capaz de gerar milhões de empregos para os brasileiros", assegurou.
Por sua vez, o presidente do Conselho Nacional do Serviço Nacional da Indústria (SESI/CN), Jair Meneguelli, destacou a trajetória vitoriosa do Cozinha Brasil, que completa este ano uma década de existência, e os novos desafios do programa, agora para incentivar o consumo de pescado. " A implantação desse hábito junto às nossas crianças é uma ideia interessante para o nosso País", disse.
Na avaliação de Luiz Gil Siuffo, vice-presidente da CNC, o convênio com o MPA resgata a importância da pesca e da aquicultura para o Brasil. Ele lembra que, por muito tempo, essas atividades foram esquecidas, e o Brasil passou a perder competitividade até para países como o Peru e o Vietnã.
Contrastes
O programa Cozinha Brasil, do SESI, ao longo de dez anos, prestou mais de um milhão de atendimentos em mais de dois mil municípios brasileiros. O programa, que já se torna referência em países da América Latina, Caribe e África, estimula o consumo de produtos locais, de época, nutritivos e com maior aproveitamento possível, para evitar desperdícios.
"Vivemos em um País de contrates, convivendo com fartura e desnutrição, abundância e desperdício", destacou Ângela Peres, coordenadora do Cozinha Brasil.
Para ela, o programa estimula uma alimentação nutritiva e de baixo custo, e ajuda a combater obesidade, colesterol alto, hipertensão e diabetes. Além disso, proporciona economia na compra de insumos, gera empregos em âmbito regional e evita maior dispêndio de recursos públicos no tratamento de doenças que poderiam ser evitadas através de hábitos saudáveis.
Segundo a Maria Fernanda Nogueira Bittencourt, diretora do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que apoia a iniciativa do MPA/SESI nas escolas públicas, a falta de educação alimentar é preocupante. "No Brasil, 31% da população, conforme pesquisa, consomem carne com excesso de gordura em mais da metade das principais refeições", recorda. Ela lembra ainda que apenas 2,1% dos recursos repassados pelo FNDE para a alimentação escolar se referem a "Pescados e frutos do mar". "Assim, precisamos valorizar muito uma alimentação mais saudável", diz.
Abrangência
O convênio prevê que o Cozinha Brasil irá capacitar mais de três mil manipuladores de alimentos em escolas públicas, além de 140 nutricionistas e 40 gestores e colaboradores do Programa de Alimentação Escolar, até meados de 2015. Nesta fase serão desenvolvidas ações em sete unidades da federação: Amazonas, Bahia, Ceará, Pará, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. Também serão beneficiados, por iniciativa do SESI, os estados de Minas Gerais, Alagoas, Espírito Santo e Goiás. A previsão é de que, mais tarde, a iniciativa se estenda a todo o território nacional.

Deputado Carlão Pignatari anuncia empreiteira para recuperação da rodovia de Dolcinópolis a Paranapuã



Deputado Carlão Pignatari em encontro com o superintendente do DER

Clodoaldo Pelissioni O deputado Carlão Pignatari anunciou, nesta terça-feira, 13 de amio, que o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) publicou no Diário Oficial do Estado o edital de Extrato de Contrato com a empreiteira Construtora Misorelli Palmieri Ltda., para a recuperação da rodovia SP-557, no trecho de Dolcinópolis a Paranapuã.
O pedido para a restauração da pista foi feito pelo deputado Carlão, ao superintendente do DER, Clodoaldo Pelissioni, no início de 2013. A reivindicação recebeu o aval do superintendente e foi aprovada pelo governador Geraldo Alckmin. O deputado explicou que a rodovia precisa de restauração, de pelo menos quatro quilômetros, no trecho que liga o município de Dolcinópolis a Paranapuã.
A empresa vencedora da licitação assinou contrato no valor de R$ 3.997.376,43, para execução de serviços de conservação especial e reabilitação da sinalização horizontal da pista da rodovia Henrique Risso (SP-557), km zero (SP 463) ao km 20,06 (SP 561). O prazo para a obra é de 11 meses.
"O superintendente do Der e o governador Alckmin entenderam a necessidade de recuperar aquela rodovia, que liga importantes cidades da região Noroeste Paulista. Nossa malha viária precisa estar em perfeito estado para garantir a segurança dos usuários. É necessário trabalharmos unidos para reduzir o número de acidentes", justificou o deputado Carlão.

Deputado Carlão Pignatari cobra decreto que regulariza licenciamento ambiental para a piscicultura


O deputado estadual Carlão Pignatari esteve nesta terça-feira, 13 de maio, em audiência com o secretário estadual de Planejamento, Júlio Semeghini, oportunidade em que cobrou a aprovação, na Casa Civil, do novo decreto que estabelece condições para a regulamentação das licenças ambientais para a piscicultura paulista. 
Carlão explicou ao secretário que com o novo documento aprovado com alterações pela Casa Civil ainda neste mês, o governador Geraldo Alckmin em visita à região, prevista para o final de maio, poderá assinar o decreto juntamente com os piscicultores.
“Essa é uma luta que os piscicultores estão enfrentando há mais de quatro anos e que venho apoiando junto ao governo do Estado”, disse o deputado.
O decreto estabelece algumas alterações com o objetivo de buscar condições cabíveis na regulamentação do licenciamento ambiental para continuar produzindo alevinos e peixes para os frigoríficos de filé de tilápia. 
De acordo com o piscicultor Emerson Esteves, presidente da Câmara Setorial do Pescado, é uma situação que precisa ser resolvida rapidamente, pois está preocupando dezenas de produtores na região de Santa Fé do Sul. 
“Os piscicultores se encontram hoje com dificuldade na regularização de seus empreendimentos, por questões burocráticas. A atividade é conduzida de forma ambientalmente correta, uma vez que a qualidade da água é fator importante para a obtenção de uma boa produtividade”, explicou o presidente da Câmara Setorial do Pescado. 
O piscicultor acrescentou que a nova instrução normativa para se readequar e regularizar a criação de peixes é bastante exigente e que assim fica difícil o trabalho dos piscicultores.
“Vou continuar lutando para que esse problema seja resolvido ainda neste mês. Com a visita do governador Alckmin a nossa região será de grande importância a assinatura do novo decreto. Com as novas normas no decreto, os produtores poderão trabalhar sem medo de terem seus negócios multados e consequentemente fechados pela fiscalização”, destacou o deputado Carlão Pignatari.

Sem registro de chuvas (10 mm) há quase um mês

Sem registro de chuvas (10 mm) há quase um mês na maioria das estações da Rede Agrometeorológica do Noroeste Paulista, operada pela Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira, o caso que se agrava em Pereira Barreto, na região da Estação Bonança, às margens do Rio Tietê, onde já se somam 51 dias, as temperaturas voltam a subir depois da segunda-feira 28 de abril, quando marcaram-se as menores temperaturas do ano. Também na barranca do Rio Tietê e distante apenas 10 km, Sud Mennucci tem 30 sem chuvas. Já na barranca do Rio Grande em Paranapuã são 20 dias sem chuvas e em Populina 18 dias. Para o Professor Dr. Fernando Braz Tangerino Hernandez da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira "esta dispersão entre as chuvas que ocorrem em uma mesma região exige cada vez um monitoramento climático mais denso, ou seja, há necessidade de maiores estações agrometeorológicas para uma avaliação mais precisa dos efeitos do tempo numa região. Atualmente a UNESP Ilha Solteira opera oito estações com atualizações a cada cinco minutos dos dados coletados e cobre todo o noroeste paulista que tem como limites os rios Tietê, Paraná e Grande".
As temperaturas variaram no mês de MAIO até o momento, desde 13,5°C, em Populina no dia 01, e em Paranapuã no dia 10, até 33°C em Ilha Solteira no dia 07. Durante os dias as temperaturas têm variado em média 15°C nas estações, registrando-se perto de 15°C cerca de 6 horas da manhã e média de 30°C à tarde, entre 14 e 15 horas.
A temperatura média na região caiu aproximadamente 4°C nos últimos dias, ficando a média ontem (11/05) próxima de 20°C nas 8 estações: A umidade relativa do ar (UR) no mês mantêm-se ao redor de 70%, o que é bom, considerando-se como adequado valores de UR superiores a 50%:
No caso da evapotranspiração, as médias ficaram próximas a 3,0 mm/dia, e a ETo acumulada variou de 26 mm em Itapura até 34,3 mm em Paranapuã:
Acompanhe diariamente as informações do clima na região no Canal CLIMA da UNESP Ilha Solteira.
Resenhas climáticas são publicadas com periodicidade semanal no Blog da Área de Hidráulica e Irrigação da UNESP Ilha Solteira a partir de http://irrigacao.blogspot.com.br

terça-feira, 13 de maio de 2014

ESF do Jardim Municipal realiza confraternização em comemoração ao Dia das Mães


Em comemoração ao Dia das Mães, o ESF - Estratégia de Saúde da Família Ozil Joaquim Resende, unidade do Jardim Municipal, realizou no dia 09 de maio um delicioso encontro para confraternização e celebração da data.
Diversas mães da área de abrangência da unidade de saúde participaram desse evento, junto com seus familiares. Na oportunidade, as mães foram agraciadas com um farto café da manhã e receberam homenagens e lembrancinhas para presentear as homenageadas da semana.
“Foi visível a alegria das mães ao saberem do café da manhã para homenageá-las, de forma singela, mas com muito carinho. Este tipo de evento é importante para criar uma aproximação entre usuários e a nossa equipe”, disse a coordenadora das ESFs, Gisele Lauer Murta. 

Secretaria de Comunicação lança enquete para a escolha do nome do mascote do 58º Jogos Regionais



Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Jales lançou no início dessa semana uma enquete para a escolha do nome do mascote que vai representar a 58º edição dos Jogos Regionais que acontece em Jales entre os dias 2 e 11 de julho deste ano.
 Após elaborar uma lista com aproximadamente 50 nomes, quatro foram escolhidos e estão disponíveis para votação popular em uma enquete no site da Prefeitura Municipal. Entre os nomes que concorrem ao posto de campeão, os internautas podem escolher entre Jalbolão, Jalê, Jajolês e Jaribe para a pomba que representará os Jogos no mês de julho.
 Para votar, basta acessar o link www.jales.sp.gov.br/jogos-regionais.html e responder a pergunta “Como deve se chamar o mascote do 58º Jogos Regionais 2014 - Jales?. A enquete termina na sexta-feira, dia 23 de maio.
 “Estamos a todo vapor na preparação dos Jogos Regionais que vai atrair aproximadamente 7.500 pessoas para Jales, movimentando o comércio e trazendo benefícios para a cidade. Vamos fazer uma grande festa do esporte que ficará registrada na história e, para isso, vamos contar com a participação da população desde já, com a escolha do nome do mascote, através da enquete disponível no site da Prefeitura, com divulgação em redes sociais como o Facebook, para informar e contar com a adesão do maior número de pessoas possível”, disse o chefe de gabinete da secretaria de Comunicação, Douglas Zílio.

EMEI do Jd Arapuã promove Chá em comemoração ao Dia das Mães e realiza Bazar da Pechincha






Na sexta-feira, dia 09 de maio, as mamães da EMEI do Jardim Arapuã foram recebidas, no final da tarde, para participarem de um momento prazeroso ao lado dos filhos, em comemoração ao Dia das Mães. Um delicioso chá foi servido em confraternização e celebração da data.
 Além das delícias que foram servidas, a equipe da escola preparou atrações para integrarem as participantes. As mães receberam homenagens feitas pelas funcionárias da escola, participaram de gincanas, assistiram apresentações do berçário e maternal I e II e no final ganharam lembrancinhas.
“Incentivamos a comemoração para que os alunos cultivem desde cedo à valorização familiar por meio da figura materna. O objetivo é criar vínculo entre os pais, funcionárias e crianças visando à harmonia dentro do educandário”, disse a coordenadora pedagógica da EMEI, Sonia Heloisa.Além do chá da tarde, a EMEI do Jardim Arapuã está promovendo do dia 09 a 16 de maio, seu tradicional Bazar da Pechincha. Os interessados em comprar as peças de vestuário em geral podem procurar a escola.

PR/SP cria força-tarefa para combater enriquecimento ilícito de servidores da Receita Federal

A Procuradoria da República em São Paulo (PR/SP) criou a Força-Tarefa de Combate ao Enriquecimento Ilícito na Receita Federal do Brasil na 8ª Região Fiscal, que abrange todo o estado. Os trabalhos serão concentrados na investigação da prática de irregularidades por servidores do órgão e terão duração de um ano, prazo que pode ser prorrogado.
 A iniciativa surgiu a partir de uma comunicação da corregedoria da Receita sobre a existência de diversas sindicâncias em andamento contra fiscais para apurar diferenças entre a renda líquida e a variação patrimonial desses servidores. “Resolvemos criar a força-tarefa para que esses casos sejam tratados com maior rapidez e atenção, estreitando o contato com a Receita Federal”, afirmou a procuradora da República Thaméa Danelon, eleita coordenadora do grupo.
 “Com o recebimento de cópia das sindicâncias concluídas, o MPF irá apurar os fatos no âmbito da improbidade administrativa, objetivando a perda dos valores acrescidos ilicitamente e da função pública dos servidores envolvidos, bem como o pagamento de multas”, completou a procuradora.
 Ela compõe a força-tarefa ao lado do procurador da República José Roberto Pimenta Oliveira. Ambos fazem parte do Grupo II – Patrimônio Público e Social da Área da Tutela Coletiva da Procuradoria. A procuradora-chefe da PR/SP Anamara Osório Silva também participará dos trabalhos.
 Há a possibilidade de ingresso de outros procuradores na força-tarefa. Os participantes atuarão em conjunto em todos os procedimentos administrativos, com autonomia para a divisão de trabalho entre os membros integrantes da área de Tutela Coletiva e eventuais membros da Criminal que venham a fazer parte do grupo.

Jales é 3° nos JORI






Por mais um ano consecutivo, todos os incentivos e apoio ao esporte na terceira idade garantiram a Jales o terceiro lugar na 18ª edição do JORI – Jogos Regionais do Idoso, realizado em Catanduva entre os dias 9 e 11 de maio. A cidade ficou atrás apenas dos municípios de São José de Rio Preto, o grande campeão da competição e de Catanduva, a cidade sede.
Jales, que foi a Catanduva com a maior delegação da competição, composta por 146 atletas, disputou e foi destaque em 14 modalidades: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez. “No dia da abertura já conquistamos a medalha de prata na modalidade Coreografia através de uma lindíssima apresentação dos atletas da terceira idade que fazem parte do CIEVI. Foi emocionante assistir de perto o espetáculo e ver o resultado final com todos eles exibindo suas medalhas no peito”, disse a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Jales, Maria José Leite, a Zezé.
Além da prata na modalidade coreografia, Jales conquistou medalhas de ouro no Atletismo Feminino categoria B (de 65 a 69 anos), Natação Masculino – nado livre – categoria D (de 70 a 74 anos), Tênis de Mesa Masculino – categoria A (de 60 a 64 anos) e Xadrez Masculino. As medalhas de prata foram para a Natação Masculina – nado livre – categoria B; Natação Masculino – nado costas – categoria D; Tênis de Mesa Masculino – categoria B; Tênis Feminino – categoria A e Vôlei Masculino – categoria B. As equipes de Vôlei feminino e masculino, categoria A, conquistaram medalhas de bronze.
“Foi um resultado excepcional. Além dos medalhistas, Jales foi destaque em inúmeras modalidades que pontuaram do 4º ao 8º lugar. Também ficamos felizes, pois os medalhistas de ouro e prata vão disputar a final estadual do JAI – Jogos Abertos do Idoso que acontece entre os dias 4 e 8 de junho. Parabenizo toda a delegação pelo entusiasmo e determinação. Nossos atletas são um orgulho para Jales e por isso merecem que cuidemos de todos os detalhes, como cadastro de atletas, fabricação de uniformes, transporte, preparo do alojamento e tudo o que é necessário para deixá-los felizes e satisfeitos”, comentou Nice.
A prefeita disse também que “é muito importante agradecer as secretarias municipais que colabora e garantem suporte, assim como a comissão técnica, professores e a cada atleta que possibilitou essa conquista maravilhosa para nossa cidade”, finalizou.
O troféu de 3º lugar conquistado no JORI 2014 foi entregue aos representantes da delegação de Jales, Maria Odete Custódio e Ademir Molina ta manhã do domingo, dia 11 pelo prefeito de Catanduva, Geraldo Vinholi.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Entidades e Santas Casas da região recebem recursos do Esatado

SANTA CASA DE APARECIDA DOESTE 20.000,00, APAE JALES 20.000,00, SANTA CASA DE PALMEIRA DOESTE 20.000,00,  SANTA CASA DE POPULINA 20.000,00, LAR MADRE PAULINA NA PROV DE DEUS SANTA FE DO SUL 20.000,00, SANTA CASA DE URANIA        20.000,00

Polícia Militar abre concurso para 2 mil soldados em SP

  A Polícia Militar abriu concurso para preencher 2 mil vagas de soldado de 2ª classe para reforçar a segurança nas ruas de São Paulo e o efetivo da corporação.
As inscrições estão abertas, exclusivamente pela internet, pelo site da
Vunesp e vão até 6 de junho.  A abertura do processo seletivo foi autorizada pelo governador Geraldo Alckmin.
A PM vai contratar 7 mil policiais militares até o final do próximo ano, com 2.900 novos PMs em 2015 e 4.100 em 2015.
Após aprovados em todas as etapas do concurso, os alunos passam pelo Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, com duração média de um ano, na Escola Superior de Soldados (ESSd).
O curso confere ao formando o grau de Técnico de Nível Superior em Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública. A remuneração inicial para o cargo é de R$ 2.726,38, contando com o adicional de insalubridade de R$ 543,26.
As novas contratações fazem parte das
4.600 vagas para soldados autorizadas em janeiro pelo governador Geraldo Alckmin.
Requisitos

Para concorrer é necessário ter concluído o Ensino Médio, ser brasileiro, ter no mínimo 18 e no máximo 30 anos, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares e não possuir antecedentes criminais.
É preciso também ser habilitado nas categorias “B” a “E”. Se for agente público, não ter respondido ou estar respondendo a processo administrativo. Os homens devem ter no mínimo 1,65 m de altura, e as mulheres 1,60 m.
Provas
Os candidatos serão avaliados em prova escrita, com questões objetivas, e redação. Serão submetidos à avaliação de condicionamento físico, exames de saúde e psicológico, além de passar por um processo de investigação social e análise de documentos e títulos.
 
Mais PMsAlém desse concurso, estão em andamento outros dois processos seletivos para o cargo de soldado de 2ª classe, com 2.000 vagas, e para aluno oficial, com 220 vagas.
A Polícia Militar formou
1.190 novos soldados para reforçar o policiamento nas ruas. Os policiais integrarão o Comando de Policiamento para a Copa (CPCopa) e depois serão distribuídos para unidades de todo o Estado. Os novos soldados foram preparados durante um ano na Escola Superior de Soldados (ESSd). No total, o CPCopa terá um efetivo de 4.625 PMs.
Em novembro do ano passado, São Paulo ganhou mais
1.170 novos soldados.
Outra medida que vai intensificar o policiamento nas ruas é a criação de
5.000 cargos de oficiais administrativos, que substituirão gradativamente soldados temporários ao fim de seus contratos.
Com as nomeações, policiais que atuam nas ruas não precisarão ser remanejados para as funções administrativas. Os oficiais administrativos serão civis – uma inovação na gestão da Polícia Militar que permite a concentração dos militares nas atividades fim. As contratações se darão por meio de concurso público.