Páginas

sábado, 10 de maio de 2014

PALESTRA “EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO” É REALIZADA EM JALES




No dia 11/4 o Fórum Federal em Jales/SP recebeu a palestra "Excelência no Atendimento", ministrada pela diretora do Núcleo da Escola de Servidores (NUES), Gisele Molinari Fessore. O evento teve como objetivo ajudar servidores, estagiários e funcionários terceirizados da JF a desenvolverem a competência "foco no cliente", ao desempenharem seu trabalho diário.
Foram abordados, entre outros assuntos: atender o cliente com presteza e flexibilidade; interagir e buscar compreender suas necessidades; monitorar a qualidade dos serviços oferecidos; antecipar-se aos problemas, fornecendo respostas viáveis e com qualidade.
A solicitação do treinamento, que contou com 43 participantes, partiu do juiz federal Fabiano Lopes Carraro, diretor da 24ª Subseção Judiciária. Devido à inauguração do Juizado Especial Federal em Jales, ocorrida em fevereiro deste ano, havia a necessidade de se abordar esse tema.
"Como faço parte do atendimento no JEF, o curso foi fundamental para o aperfeiçoamento de meu relacionamento com o público e extremamente útil para as relações sociais em geral. Todos ganham com essas ações: os servidores, a Justiça e a sociedade", disse o servidor Cléber Leandro Nardeli.
Para o estagiário Adonis Tobal Cassemiro, o curso possibilitou agregar novas ideias sobre eficiência no trabalho. "Muitas vezes acabamos atendendo as pessoas de maneira ineficaz por estarmos condicionados a um padrão e a uma rotina já estabelecida", ponderou Adonis.
Na opinião da servidora Ana Carolina Mazzini, "os participantes foram contagiados pela dinâmica do curso e houve rica troca de experiências. Todos os servidores deveriam fazê-lo para melhorar, cada vez mais, o atendimento ao público e a prestação jurisdicional". (JSM)Fotos: NUAR
 

FOLHAGERAL

A volta
de Bruno Guzzo à Secretaria Municipal de Comunicação vai depender da prefeita Nice Mistilides. Bruno pediu exoneração do cargo para participar de um curso nos Estados Unidos que estava programado antes mesmo das eleições de 2012. Segundo se comenta nos bastidores, a volta de Bruninho está difícil e que Nice já estaria conversando com pessoas ligadas a área.

Os vereadores
Jesus Martins Batista (DEM), Gilberto Alexandre de Moraes (DEM), Rivail Rodrigues Junior (PSB) e Sérgio Yoshimi Nishimoto (PTB) solicitaram ao deputado Carlão Pignatari (PSDB) que faça gestões junto ao Governo do Estado e destine recursos no valor de R$ 600 mil para a realização de reformas nas instalações do Comboio, importante centro de comercialização de produtos hortifrutigranjeiros.

Os pontilhões
a serem construidos sobre a linha férrea, tão almejados pela população que viria desafogar o trânsito, voltou a ser polêmica esta semana. O chefe de gabinete do Executivo Municipal, Roberto Berti Timpurin foi ao rádio e contestou que a retomada do projeto não foi dos três vereadores, mas da prefeita Nice que anteriormente esteve em Brasília.

Numa
entrevista concedida ao radialista Assis Duarte, da Rádio Moriah, o engenheiro Elias Fadel Jr, do DNIT, deixou claro que o projeto dos pontilhões só foi retomado após a visita dos três vereadores, citando nominalmente Gilbertão, Jesus e Rosalino, a Brasília.


Na entrevista,
ao ser indagado, se agora era necessário uma união política para o andamento mais rápido da conquista, o engenheiro disse que mais do que nunca, porque outras cidades de maior porte também estão com projetos para esse tipo de obra.

A administração
municipal ao invés de tentar buscar a união para garantir essa conquista para a população – como sempre se diz, os políticos passam e o poder permanece – fica com ciuminhos, querendo que seja reconhecida como o "mãe da criança". Chega a incompetência da administração anterior que era petista e não conseguiu concluir o projeto tendo ao seu lado o governo federal que era e é petista. Agora que está andando, vão ficar com briguinhas?

Aliás,
essa retomada do projeto dos pontilhões tendo os recursos para a obras inseridos no orçamento da União, tem também o dedo do Chefe de Gabinete da Prefeitura de Urânia, José Carlos Neves, que é amigo de longa data de Elias Fadel, amizade nascida quando funcionários da antiga Fepasa.


Quem
está sumido do cenário político local e já foi percebido, é o deputado estadual Itamar Borges (PMDB).. 

Se o PTB
faz parte do governo federal como disse o assessor Roberto Timpurim, então, ao invés de destilar discórdia, que se vá ao partido em Brasília e exija sua efetiva participação no projeto dos pontilhões. Com essas e outras "trapalhadas" da administração municipal que não consegue estabelecer uma diretriz política competente, é que a oposição vai amealhando simpatizantes.

Os vereadores
Luís Fernando Rosalino, Jesus Martins Batista e Tiago Abra, membros da Comissão Especial de Inquérito que investiga a contratação de empresa de coleta de lixo, ouviram nesta semana Adalberto Mariano dos Santos – o Betto Mariano e Roberto Valério, ambos ex-fiscais da empresa ECOPAV.

Falando em CEI,
segundo os bastidores da política, a prefeita Nice Mistilides pela terceira vez deixou de atender ao convite para prestar depoimento à CPI dos Uniformes Escolares. No dia marcado Nice teria viajado.

Dia das Mães,
Dia dos Namorados, Copa do Mundo, Dia dos Pais, Natal, são períodos marcantes para o povo e o comércio. Tanto que a prefeita Nice e seus assessores deveriam tirar um dia de folga e percorrer a tal calçada ecológica construída pela administração petista na avenida Francisco Jalles entre a avenida João Amadeu e a rua Seis. Está uma vergonha. Os tais tijolinhos estão soltos e a grama cresce entre eles e existe buraco na calçada. Não dá para entender como o comerciante não reclamou.

Uma coisa
é certa: se não fosse ano eleitoral, todas as reivindicações de vulto feitas pelo Município não estariam sendo retomadas e deputados que pouco fizeram por Jales e região não estariam atendendo pedidos e até liberando o que está pendente há muito. Sabem que o ano vai ser difícil em termos de votos

Alana festejou o aniversário



Nesta quarta-feira, 7 de maio, Alana, na foto com o marido Mario Neto, recebeu os parabéns de familiares e amigos pelo aniversário

Soprando velinhas

Os primos Yuki Leonardo Matsumura de Oliveira e Julia Zambão Furlan estão soprando as velinhas neste mês de maio e irão comemorar e receber os abraços dos amigos e familiares na Associação da Sabesp nesse sábado, 10 de maio. Os dois estão completando 8 anos, ele no dia 4 e ela no dia 11.

Parabéns a você

Ana Julia Batista Soares, aniversariante deste sábado, 10 de maio, está comemorando seus 7 aninhos de idade .Ela está recebendo os paparicos de seus papais Miguel Paiva Soares e Lindomaura B Soares e das irnãs Juliana e Isabela

Bolsa de intercâmbio

Lucas Henrique Gonçalves e Henrique Felipe Alves são os alunos da Fatec Jales contemplados pelo Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza 2014 – 1º Semestre, que premia semestralmente alunos concluintes com mérito acadêmico. Lucas ganhou quatro de semanas de curso de espanhol na Argentina ou Chile e Henrique, de inglês, nos Estados Unidos, Inglaterra ou Nova Zelândia. O intercâmbio será realizado este ano.

Palestra aos rotarianos

 O Superintendente da Sabesp - Unidade de Negócios de Lins, jalesense  Antonio Rodrigues da Grela Filho, proferiu no dia 27 de abril, em 27 de abril, em São José do Rio Preto, durante a Conferência Distrital do Rotary - Distrito 4480, uma palestra abordando o tema "Utilização Racional da Água".
A Conferência teve a participação de aproximadamente 550 pessoas, dentre elas os rotarianos dos Rotary Club de Jales e Jales Grandes Lagos.
Rodrigues da Grela ministrou a palestra, a convite do Governador do Distrito 4480, do Rotary, Ricardo Felippe Maluf e esposa Regina.

Congresso do Coren

Entre os dias 23 a 26 de abril, as professoras Camila Viotto, Rosimeire Silva e Leidepaula, do Curso de Enfermagem da Escola Técnica Dr. José Luiz Viana Coutinho – ETEC Jales, participaram com apresentação de trabalho científico de metodologias diferenciadas: projetos utilizados no ensino aprendizagem, do 1° Congresso Paulista do Coren-SP.
Segundo as professoras, a participação no Congresso foi para aprimorar novos conhecimentos com a finalidade de enriquecer o aprendizado de seus alunos.
A professora Shirley Rocha Afonso, coordenadora de projetos de atualização técnica e pedagógica da CETEC-SP, esteve prestigiando o evento.

Sem limite de idade para jogar

Miguel Gerez, 72 anos, ainda corre atrás da "gorduchinha"
atuando pela equipe de aspirantes do 1º de Maio, da Perobinha.
Na foto, Miguel Geres com o
radialista Osmar Pereira de Rezende.
 
Encerrou neste domingo 4 de maio, a 1ª Copa Rural de Futebol Amador 2014 - do Paulistinha Barra Bonita de Jales. A Copa foi uma realização da Central de Rádios de Jales – Cultura AM, Assunção AM e Regional FM" e Liga Jalesense de Futebol.   Na categoria titular sagrou-se campeã, a equipe do Juventude E.C, do Jardim do Bosque (Jales), tendo como vice-campeão, o Paulistinha FC, da Barra Bonita (Jales), anfitrião do certame.Na tradicional categoria de Aspirantes, recebeu o troféu de campeão, o time do E.C Internacional, da Vila União (Jales), e como vice-campeão recebeu o troféu a equipe do 1º de Maio F.C da Perobinha (Jales).

Urânia participa dos Jori em Catanduva


 
Nesta sexta-feira, 9 de maio, , a partir das 9 horas, no Ginásio Anuar Pachá, no Conjunto Esportivo do Parque Iracema, em Catanduva, aconteceu a cerimônia de abertura dos Jogos Regionais do Idoso (Jori). Atletas de 55 cidades do noroeste paulista participam dos Jori.
Entre as cidades que competem nos Jori, está a de Urânia, que enviou seus representantes nesta quinta-feira, 8 de maio. Os Jori serão disputados até este domingo, 11 de maio.
Quatorze modalidades diferentes adaptadas para o público idoso vão ser disputadas: Bocha, Atletismo (corrida), Buraco, Coreografia (dança), Damas, Dominó, Danças de salão, Malha, Truco, Natação, Vôlei adaptado, Tênis de mesa, Tênis e Xadrez.
Na saída da delegação uraniense para Catanduva, o prefeito Francisco Airton Saracuza e a primeira dama Marinete Saracuza, foram desejar boa sorte e sucesso aos competidores.

Alunas de Estética e Cosmética da Unijales celebram Dia das Mães com pacientes do Hospital de Câncer



 
Os alunos do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética, da Unijales, acompanhados pela professora de estágio, Cyntia Gutierres, realizaram entre os dias 5 e 7 de maio, um encontro de integração no Hospital de Câncer de Barretos, Unidade Jales, em comemoração ao Dia das Mães, direcionado a pacientes e acompanhantes.
O objetivo da ação é levar aos pacientes, os procedimentos estéticos, como hidratação facial, higienização facial e massagem, visando o bem-estar físico e emocional da pessoa, além de promover a aproximação dos alunos com a comunidade que habitualmente não tem acesso a este tipo de cuidado.
A visita voluntária dos esteticistas no Hospital de Câncer de Jales teve como objetivo ajudar na autoestima dos pacientes e de seus acompanhantes, além de proporcionar um momento de relaxamento a todos que ali estavam, uma forma de amenizar o processo de tratamento do câncer.
"Receber uma atenção desse tipo é fundamental para que a ida dessas pessoas ao Hospital, seja menos traumática e os alunos carreguem consigo o sentimento de satisfação, por estarem resgatando um pouco da autoestima das pessoas que estão passando por um momento delicado em suas vidas", afirmou a professora Cyntia Gutierres.
O Hospital de Câncer de Jales possui equipamentos de última geração para realizar diagnóstico por imagem, radioterapia, colposcopia, endoscopia, além de pequenas cirurgias. O hospital atende pacientes vindos do triângulo mineiro, sul de Goiás, nordeste do Mato Grosso do Sul e de toda a região Noroeste Paulista.
A Unidade de Jales tem capacidade para realização de exames de diagnóstico, consultas, cirurgias, internações, centro cirúrgico e UTI.(por Daniel Zílio)

Urânia realizou o curso de sangria de seringueira


 
Com base na ascensão do mercado de borracha natural e na renda alternativa, a Prefeitura Municipal de Urânia, em parceria com a Casa da Agricultura, a Central das Associações do Município de Urânia (CAMU) e o Sindicato Rural de Jales/SENAR, promoveu nos dias 28, 29 e 30 de abril, o curso de Sangria de Seringueira. A ideia foi de apoiar o cultivo da cultura, por meio da formação dos profissionais envolvidos na extração do látex, que nesses últimos anos houve um incrementos de 220 hectares, totalizando assim 320 hectares de área plantada no município.
O curso que teve a participação de 15 trabalhadores, foi proferido pelo engenheiro agrônomo Newton Fábio Teixeira, instrutor de curso do SENAR, direcionado para pequenos produtores e trabalhadores rurais que atuam diretamente no cultivo da borracha, com o objetivo de ensinar as técnicas apropriadas na sangria da seringueira.
Nos três dias de treinamento, os participantes da capacitação aprenderam gratuitamente sobre a anatomia da Seringueira, os tipos de corte e como são feitas as marcações da linha de corte e a colocação do equipamento de sangria na árvore.
Ainda durante o treinamento, foram ensinadas técnicas para coletar e armazenar o látex, identificar doenças e fazer a avaliação do seringal.
 

Karatecas da região conquistam medalhas em campeonato disputado em Campo Grande (MS)

Entre os dias 2 e 4 de maio, karatecas de Jales, Urânia, Santa Salete e Santa Clara D’Oeste conquistaram 10 medalhas na 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Karatê da Confederação Brasileira de Karatê – CBK realizado em Campo Grande (MS), sendo 5 medalhas de ouro, 2 medalhas de prata e 3 medalhas de bronze.
Os medalhistas de ouro foram: Bruno Takeda Morita (kumitê – 10/11 anos), Diego Pimenta da Silva (kumitê – 16/17 anos) e Evandro Toshio Morita (katá – 36/43 anos), de Jales, Etyara Mariana Augusto (kumitê – 10/11 anos) de Urânia e Gabriel Fernandes M. Movio (kumitê – 12/13 anos) de Santa Salete.
As medalhas de prata foram conquistadas por Etyara Mariana Augusto (katá – 10/11 anos) de Urânia e Isadora Pampamim Peres (kumitê – 14/15 anos) de Santa Clara D’Oeste.
As medalhas de bronze foram conquistadas por Bruno Takeda Morita (katá – 10/11 anos) de Jales e pelo Sensei Edson (2 katá e kumitê em equipe – 18/35 anos).
Todos os medalhistas classificaram-se para a etapa final que será realizada entre 16 e 19 de outubro em Brasília (DF), com a presença dos melhores karatecas do Brasil.
"O resultado obtido nesse campeonato oficial veio coroar o esforço e a dedicação destes atletas que tiveram que treinar muito mais do que as horas de treino normais na academia", comenta o professor.
O atleta Diego Pimenta, após a conquista da medalha de ouro nesse campeonato, deverá intensificar ainda mais os seus treinamentos, uma vez que foi convocado para fazer parte da seleção brasileira que irá participar do Campeonato Sulamericano de Karatê 2014, em junho em Sucre, na Bolívia.
Sensei Edson sempre lembra também que a participação em competições é uma ótima maneira de colocar em prática os ensinamentos adquiridos durante os treinos na academia.
O professor já prepara seus alunos e convida todos os karatecas da região a participarem da 2ª Copa Interestadual de Karatê que será realizada no Ginásio Municipal de Esportes "Dr. Waldemar Lopes Ferraz" em Jales no dia 25 de maio, a partir das 8 horas.

D.E e IREL realizam a 1ª fase dos JEESP 2014






Foi realizada nos meses de março e abril, a 1ª Fase dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo –JEESP 2014 com a participação Diretoria de Ensino – Região de Jales e a Inspetoria Regional de Esporte e Lazer – Irel de Jales e Santa Fé do Sul 
As disputas envolveram 1525 alunos, na categoria Mirim, que representaram as 33 unidades escolares jurisdicionadas a Diretoria de Ensino da Região de Jales.
A Dirigente Regional de Ensino, Marlene Medaglia Cavalheiro Jacomassi, salienta o relevante apoio e colaboração de diferentes instituições e seus gestores e colaboradores, em prol da realização desta importante competição esportiva, destacando, entre elas, as Inspetorias e as Secretarias de Esportes das cidades de Jales e Santa Fé do Sul, que disponibilizaram espaços e apoio logístico para a realização dos jogos, a exemplo do Centro Integrado Esportivo de Valorização ao Idoso – CIEV Jales e da Fundação de Educação e Cultura – Funec de Santa Fé do Sul
"Além disso, é importante destacar o compromisso e comprometimento das equipes gestoras e pedagógicas das escolas participantes e, em especial, dos professores de educação física, responsáveis pela orientação e participação de seus atletas nos JEESP 2014", disse a dirigente.
De acordo com os professores Luiz Furlanetto Neto, Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico, e Marcos Roberto dos Santos, Coordenador dos Jogos Escolares da Diretoria de Ensino de Jales, e dos professores Rubens Stélio Xavier e Ana Maria Gonçalves, respectivamente, Gestor de Jogos e Analista Sociocultural da Inspetoria Regional de Esporte e Lazer de Jales e de Santa Fé do Sul, as disputas da categoria Infantil dos Jogos Escolares (JEESP 2014) terão início já neste mês de maio, sendo prevista a realização de 113 jogos com a participação de 2245 alunos da Diretoria de Ensino de Jales. As equipes campeãs nas modalidades de Handebol, Voleibol e Futsal que representarão a Diretoria de Ensino na Fase Regional dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo:- futsal feminino: EE Adelino Bertani, de Mesópolis, futsal masculino: EE Maria Pereira de Brito Benetoli, de Auriflama, handebol feminino: EE Prof. Onélia Faggione Moreira, de Jales, handebol masculino: EE Dom Arthur Horsthuis, de Jales e vôlei feminino: EE Coripheu de Azevedo Marques, de Aparecida d`Oeste.

PMA apreende pássaros e gaiolas na zona rural em Urânia

Nesta quinta-feira, 7 de maio, durante patrulhamento pelo município de Urânia-SP, mais precisamente pela Estância "Dois Irmãos", córrego rural da Porteira, a Polícia Militar Ambiental notou a existência de gaiolas e viveiros dependurados na área externa da residência. Após diligências pelo local, os policiais verificaram tratar de uma gaiola de arame e dois viveiros confeccionados com madeira e "tela" de arame, com quatorze pássaros da fauna silvestre da espécie "canário-da-terra" (Sicalis flaveola), além de uma pequena gaiola de madeira que acondicionava outra ave da mesma espécie, com um alçapão acoplado e armado, configurando a utilização desta ave como "chama", para a posterior captura de outra ave similar.
Todas as aves não possuíam anilhas de identificação.
A Polícia Ambiental conversou com um morador na propriedade, sendo informada que ele estava sozinho no momento, e ali residia com mais doze pessoas. Ele negou ser o proprietário das aves, alegando que o responsável estava ausente, não dando maiores detalhes.
A Polícia Civil de Urânia, através do escrivão Osmar Luiz Duarte, ouviu o envolvido e confeccionou o Termo de Declarações, tendo delegado de plantão Nilton Moreira Cangussu, ,concluído que a ocorrência fosse encaminhada, via ofício posteriormente, para adoção de providências penais pertinentes.
A equipe técnica do Instituo de Criminalística de Jales, foi solicitada ao 2º Pel PAmb, periciando as aves e os materiais apreendidos.
Os pássaros foram examinados pela médica veterinária Mônica Ioshimura Bérgamo, CRMV nº. 27600, que atestou o estado bravio e saudável das aves que, após, foram soltas em seu habitat.
As gaiolas apreendidas foram destruídas, segundo prevê o Artigo 25 da Lei Federal nº. 9605/98, pelo motivo de não possuirmos local adequado de armazenamento, e também a fim de evitar a proliferação de doenças motivadas pelo acúmulo de detritos e água parada.

Santa Casa de Jales comemora Semana da Enfermagem com dia de atendimento

 
A Santa Casa de Jales realiza na segunda-feira, 12 de maio, um dia especial de atendimento gratuito ao público em frente ao hospital pela avenida João Amadeu
O evento faz referência a Semana da Enfermagem que acontece de 12 a 20 de maio em todo território nacional. Com tenda montada a partir das 8 horas, a equipe de enfermagem estará prestando atendimentos como aferição de pressão arterial e testes de glicemia (diabetes) em todos os interessados.
Quem passar pelo local será recebido também pelos Doutores Datrapalhada, parceiros da entidade. Os atendimentos serão realizados até às 17 horas.
"Vamos dedicar este dia ao público, prestando atendimento personalizado com uma equipe altamente capacitada que estará totalmente à disposição", concluiu a chefe de Enfermagem da Santa Casa, Ana Lúcia da Silva.

Parceria entre Faesp/Senar e Sebrae-SP trará cursos para produtores da região

Fomentar o empreendedorismo rural por meio do acesso a informação é o objetivo do convênio firmado no final de abril entre o Sebrae-SP, a Federação da Agricultura do Estado de São Paulo e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. A iniciativa prevê a realização de cursos em parceria com Sindicatos Rurais em municípios paulistas.
Na região serão contempladas as cidades de Santa Fé do Sul, Jales.
Os presidentes dos sindicatos rurais e consultoras do Escritório Regional do Sebrae-SP em Votuporanga, Viviane Karina Gianlorenço e Eliana Germano, estiveram na cerimônia realizada em São Paulo.
Numa próxima etapa, o Sebrae-SP e sindicatos rurais farão o planejamento das ações de acordo com a realidade de cada município. "Juntos, iremos avaliar e propor atividades e palestras que envolvam os produtores rurais. Com esta parceria, Sebrae-SP ficará ainda mais perto desses empresários rurais e poderá colaborar para a melhoria da competitividade dos seus negócios e o desenvolvimento econômico da região", ressalta Karina.
A proposta é fomentar a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios rurais no Estado de São Paulo, promover o acesso a informações e consultorias para o setor agropecuário, aprimorar o conhecimento sobre as principais técnicas de produção, além de sensibilizar sobre a importância da inovação para o incremento na produtividade e qualidade em prol de ganhos de mercado.
O cronograma de cursos e atividades serão divulgados em breve nos veículos de comunicação do Sebrae-SP.

ACIJ e Sincomércio fazem promoção para incentivar as vendas durante a Copa

"ACIJ e você, rumo ao hexa pra valer". Com esse título convidativo a Associação Comercial e Industrial de Jales, junto com o Sincomércio, realiza mais um evento comemorativo para agitar a cidade e a região, desta vez tendo como tema a Copa do Mundo.
O presidente da associação, Carlos Roberto Altimari, lembra que este é um período em que se abrem muitas oportunidades de boas vendas. Mas para isso, como afirmou, é muito importante que as lojas cuidem de motivar seus clientes com uma decoração sobre o tema, para que todos possam entrar no clima do maior evento do futebol mundial.
Para dar sua contribuição nesse sentido, as duas entidades vão presentear os consumidores sorteando quatro prêmios. Nos dias 12, 17 e 23 de junho, dias de jogos do Brasil será sorteada uma camiseta oficial da Seleção Brasileira. E no dia 12 de julho, um vale-compras de R$ 3.000,00. Todos os sorteios serão às 10 horas na Praça do João Mariano de Freitas.
Carlinhos explicou que essa é um evento onde o comerciante tem apenas um custo simbólico, pois estará pagando somente R$ 5,00 por 200 cupons. É uma oportunidade para que todos possam participar, como afirmou.
Palestra – Ainda como forma de incentivar as vendas no período da Copa, a ACIJ e o Sincomércio promovem, no dia 22 de maio, às 19 horas, no anfiteatro da associação, uma palestra, em parceria com o Sebrae, tendo como tema "Venda mais e melhor na Copa do Mundo".
O objetivo é transmitir orientações específicas para gerar mais vendas e sensibilizar o empresário e funcionários sobre a importância de aproveitar o clima da Copa.
As vagas são limitadas. Por isso, os interessados devem fazer logo suas inscrições pelo telefone 3622-1540 ou pelo email acijales@acijales.com.br.
Jogos Regionais – A Associação Comercial e Industrial de Jales e o Sincomércio estão oferecendo aos lojistas e comerciantes em geral todo o apoio necessário para receber bem os visitantes que estarão em Jales entre os dias 2 e 12 de julho, quando acontecem os 58ºs Jogos Regionais.
O presidente da ACIJ, Carlos Roberto Altimari, lembra que a preocupação é de todos para que os visitantes possam contar principalmente com serviços de hospedagem e alimentação eficientes e adequados para a ocasião.
Assim, além de atender uma solicitação do Comitê Organizador dos jogos, os empresários do comércio estarão usufruindo de uma ótima oportunidade para incrementar suas vendas.
Carlinhos explicou que a ACIJ e o Sincomércio, como entidades representativas dos empresários jalesenses, têm grande interesse em contribuir para o desenvolvimento de um trabalho que possa ser elogiado pelos visitantes. Para isso é preciso que o comércio esteja preparado, disponibilizando seus estabelecimentos para oferecer a todos a melhor acolhida possível.
Estima-se que Jales estará recebendo nesse período cerca de 7.500 pessoas entre atletas, dirigentes, pais e outros visitantes de cerca de 70 municípios.
Carlinhos lembra que "é muito importante que o comércio comece desde já a montar seus esquemas, procurando se estruturar para atender esse público". É um momento de aquecimento das vendas nos mais variados segmentos e ninguém vai querer perder essa oportunidade, como afirmou.
 


Meu Pai trabalha...

Adelvair David

Tudo em a natureza realiza uma função atendendo o determinismo divino de que tudo deve progredir.
O trabalho é lei da vida, concorrendo para que as Leis Universais se manifestem promovendo os seres e os mundos.
Asseverou Jesus: "O meu Pai trabalha até hoje, e eu também". Deus cria incessantemente e semeia a vida pelos confins do universo utilizando-se de uma única lei, a de amor.
Ensinam os espíritos venerandos em resposta a Allan Kardec que toda ocupação útil é um trabalho, ampliando a forma como se deve entendê-lo, portanto, trabalha-se mesmo quando não se tem consciência de fazê-lo.
O que é preciso entender é que, o mais importante trabalho é o da reforma moral, proposta pelo mestre venerando com suas palavras, exemplos e vida.
Para que o espírito progrida deve buscar esforçar-se por trabalhar pela sua melhoria íntima.
O trabalho a que se dedicou o mestre foi o de trazer e de vivenciar a boa nova para a humanidade. Asseverou ele que a mais importante tarefa a que o homem deveria dedicar-se seria a de empreender esforços para a sua transformação moral, chegou a dizer que o homem deve juntar tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem não destrói, e os ladrões não roubam. Também aconselhou a mulher equivocada: Vá e não peques mais..., enquanto conversava com Maria disse a Marta: Marta, Marta, Maria escolheu a melhor parte, referindo-se a Maria ter escolhido ficar com ele enquanto Marta trabalhava pela ordem da casa..., informou ainda a Zaqueu: importa que hoje eu fique em tua casa.
O seu amor era infinitamente maior do que se poderia compreender, modificou para sempre os destinos deste planeta, deixando um perfume tão especial que só pode ser percebido pelas almas de boa vontade. O trabalho por percebê-lo vem da dedicação das belas almas que já sabem que o maior tesouro a ser conquistado é o da iluminação interior.
Utilizando-se da vontade bem direcionada para os valores do espírito, pode o homem realizar o trabalho que edificará uma vida digna, onde o amor será sempre a melhor escolha, como o é para aqueles que já compreendem que a vida é a transitória passagem para a fixação dos valores eternos no espírito.
O TRABALHO DO AMOR É O DE AMAR INCANSAVELMENTE.

Deputado Carlão pignatari conquista recursos para a Santa Casa de Jales

O deputado estadual Carlão Pignatari conquistou R$ 78 mil a serem repassados mensalmente para a Santa Casa de Misericórdia de Jales.
Os recursos foram liberados durante audiência nesta terça-feira, 6 de maio, com o secretário-adjunto da Saúde, Wilson Modesto Pollara, da qual participaram também o coordenador de Regiões de Saúde, Affonso Viviani e o assessor da Secretaria de Saúde, Luiz de Melo.
O pedido para a liberação desses R$ 78 mil a mais no orçamento do hospital já tinha sido feito em audiências realizadas na Secretaria de Estado da Saúde. De acordo com provedor da Santa Casa, José Pedro Venturini, os recursos serão utilizados para custeio de despesas do hospital.
De acordo o deputado Carlão Pignatari, a Santa Casa de Jales presta um grande serviço a toda população regional e merece ser reconhecida pelo governo do Estado.
"Quero parabenizar toda a diretoria e funcionários do hospital pelo excelente gerenciamento e organização, pois a Santa Casa de Jales é uma referência do bom trabalho e atendimento em toda nossa região, e também quero destacar a seriedade com que é dirigido o hospital, presidido por José Pedro Venturini, que não mede esforços e está sempre buscando recursos para melhorar o atendimento", ressaltou o deputado Carlão Pignatari.

Câncer

*Flávio Carvalho

Na década de 70, um dos melhores oncologistas e cirurgião do mundo, Dr. Bernie Siegel disse: "Parece que o mundo está morrendo de câncer".

Mais de trinta anos depois a situação parece a mesma, o câncer continua a dizimar as pessoas de maneira assustadora. Mesmo com todo o avanço da ciência, da medicina não conseguimos vencer este mal. Cada vez mais é maior o número de jovens e crianças que são vítimas desta doença, que antes parecia somente atingir os mais velhos, triste engano, este mal pode se abater sobre qualquer um, a qualquer hora.

Todas família têm pelo menos um caso. Todos nós temos amigos ou vizinhos que estão sofrendo com esta praga. Vocês já se pensaram sobre isso? Pois toda situação, boa ou ruim, quer nos dizer alguma coisa, ou que alguma coisa está muito errado e, precisa ser mudada. Como enfrentar este mal? Como reagir perante este mal? Seria possível evita-lo? Como vence-lo? Se a medicina está perdendo esta guerra? Devemos simplesmente aceitar este mal como um castigo? Pois muitos assim acreditam e defendem. O que fazer ???

Acredito que o mundo está muito doente, a sociedade está contaminada, está sofrendo de um mal que ela mesmo criou. Estamos muito infelizes, realmente está faltando amor entre as pessoas. Amor entre os amantes, entre os pais e filhos, entre toda a família, entre os empregados e patrões, entre os homens e os animais, entre os religiosos, entre os vizinhos...enfim, esta faltando amor. Acredito que o câncer está nos querendo dizer exatamente isto. Falta perdão.

Estamos sempre preocupados com a situação financeira, estamos sempre querendo enriquecer materialmente, estamos sempre preocupados com as contas, com as dívidas, que devemos sempre salda-las, mas o correto seria não faze-las.

Desde criança aprendemos que sem dinheiro não somos ninguém, que sem carro o homem está pelado, que quem casa quer casa, que o dinheiro compra a felicidade, etc, etc. Está tudo errado, não é bem assim. Não podemos ser demagogos dizendo que o dinheiro não é importante. Na sociedade de hoje não se vive sem ele. Mas o que precisa ser mudado é a nossa relação com o dinheiro. Estamos cada vez mais dependentes, cada vez mais sendo dominados pelo dinheiro.

O mundo está tão louco, que se morre muito mais por excesso de comida, pela obesidade, do que pela falta da mesma. O mundo está se alimentando mal, estamos cada vez mais gostando de alimentos de péssima qualidade nutricional. Por incrível que parece o pobre acaba se alimentando muito melhor, pois não tem dinheiro para gastar com besteira e, acaba se alimentando melhor. E a ciência comprovou que quanto menos comemos mais vivemos. Realmente estamos morrendo pela boca!

Seria o câncer uma ira de Deus? Será que a resposta está nas religiões? Não acredito. O que está faltando é uma religiosidade, o que é bem diferente de religião. Não existe uma religião melhor do que a outra. Existe um Deus que nos ama e nos quer ver feliz, e para que isto se realize, e para que possamos vencer não só o câncer, mas todos os males, precisamos nos amar uns aos outros urgentemente.

Dizime o câncer que está alojado em seu coração, passe a amar e perdoar, e depois ensine os outros a fazerem o mesmo. Esta é a cura!

Flávio Rodrigo Mason Carvalho equilibriumtc@hotmail.com

Dom Tomás e Dom Valdyr

D. Demétrio Valentini

Há momentos marcantes na assembleia da CNBB. Um deles é a missa para lembrar os bispos falecidos desde a última assembleia. Os respectivos substitutos fazem a procissão de entrada, cada um trazendo uma vela acesa, que é colocada diante do altar, enquanto se lê o nome de cada um dos bispos falecidos.
A média de idade se encarrega de garantir, cada ano, um bom número de falecimentos. Desta vez, a foice passou mais rasante, chegando a envolver a própria assembleia. 
Poucos dias antes dela se iniciar, faleceu repentinamente o Bispo de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, D. José Moreira. E em plena assembleia, justo no dia em que a liturgia colocava em destaque os bispos eméritos, chegava a notícia do falecimento de Dom Tomás Balduino.
Seu enterro se realizou enquanto no Santuário de Aparecida a liturgia lembrava os bispos falecidos.
Para a morte não existe hora nem dia marcado. Mas desta vez parecia de fato que a data fora escolhida de propósito. Pois parecia bem adequado que o bispo que mais valorizou as assembleias da CNBB, morresse justo no dia em que a CNBB estava reunida em assembleia.  
Com sua longa trajetória de bispo, desde os tempos do Concílio Vaticano II, passando pelo período da ditadura, Dom Tomás encarna, à perfeição, o legítimo perfil da CNBB. Nascido em Goiás, desde cedo, como frade dominicano, assumiu a clara postura de homem independente e corajoso, identificado profundamente com as causas sociais, sempre atento na defesa dos mais fracos e vulneráveis. 
De maneira muito concreta, assumiu a causa dos índios, a serviço dos quais se empenhou de tal maneira que chegou a aprender duas línguas indígenas para melhor se comunicar com eles.
Nomeado Bispo de Goiás Velho, a mais antiga diocese do Estado de Goiás, permaneceu no posto até sua aposentadoria. Mas mesmo depois de bispo emérito, não diminuiu o pique, nem esmoreceu na sua luta.
Por sua lúcida atuação nas assembleias, ele agora bem que mereceria uma pesquisa, para verificar as atas, e comprovar que sem dúvida ele foi um dos bispos mais atuantes nas assembleias, sempre com intervenções muito lúcidas, além de muito livres e autênticas. Bem que a Providência lhe reservou esta coincidência, de fazer sua última intervenção na assembleia, desta vez com o silêncio da morte, para que todos percebessem melhor a importância do seu testemunho de vida.
Mas na missa em memória dos bispos falecidos, foi lembrado outro gigante do episcopado brasileiro, Dom Waldyr Calheiros, bispo de Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro.
A morte de ambos, no mesmo intervalo de assembleias, veio simbolizar a profunda sintonia que sempre existiu entre ambos, D. Tomás e D. Waldyr.  Ambos tiveram, de fato, uma trajetória episcopal muito parecida. Nomeados bispos no início da década de sessenta, puderam participar do Concílio Vaticano II, tendo sido dos mais ardorosos artífices da profunda renovação pastoral que o Concílio inspirou naquelas décadas.
Lembrados na mesma celebração, ficou ressaltada sua amizade, a ponto de parecerem irmãos gêmeos, tal a identificação existente entre eles.
Eles fizeram parte de uma geração de bispos, quase todos já falecidos.
Deles convém guardar bem viva a memória, não só para lembrar suas pessoas, mas para não esquecermos o perfil da CNBB, que os atuais bispos sentem o desafio de conservar, mesmo que as circunstâncias histórias tenham mudado.
Tanto Dom Tomás como Dom Waldyr, junto com Dom Aloísio Lorscheider, Dom Ivo, Dom Luciano, e tantos outros, fazem parte da galeria dos bispos que nos legaram um impressionante testemunho de pastores corajosos e coerentes com sua missão.
É compromisso nosso, guardar agora sua memória, para seguir seu exemplo.

Deputado Carlão Pignatari conquista recursos para vestiário na piscina municipal de Aspásia

O deputado estadual Carlão Pignatari (foto) conseguiu a liberação de R$ 113.848,63 do governo do Estado para o município de Aspásia. O convênio será assinado pelo prefeito Josué Eduardo de Assunção, dia 19, no Palácio dos Bandeirantes.
De acordo com o deputado, os recursos fazem parte de uma emenda destinada à construção de um vestiário na piscina municipal da cidade e serão liberados pela Secretaria estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional.
Recentemente, o deputado Carlão esteve em Aspásia, quando anunciou às lideranças da cidade que o município foi selecionado para desenvolver um projeto turístico. Aspásia deverá receber R$ 825.381,36 para a construção de um Parque Urbano Ambiental, com recursos do Fundo Estadual de Defesa de Interesses Difusos (FID), oriundos de multas a pessoas ou empresas que violam o meio ambiente e outros bens coletivos.
Entre as conquistas mais recentes para Aspásia, o deputado cita a instalação de uma biblioteca pública, recursos para pavimentação asfáltica e aquisição de veículo para a assistência social.
"Além dos diversos benefícios quer conseguimos para Aspásia, podemos dizer que este vestiário será de grande importância, principalmente para as pessoas que frequentam a piscina municipal e agora terão um local apropriado para a troca de roupas", destacou o deputado Carlão Pignatari.

Anunciada a inclusão no orçamento da União, de recursos para obras dos dois pontilhões

Os vereadores Gilberto Alexandre de Moraes (DEM), Luís Fernando Rosalino (PT) e Jesus Martins Batista (DEM) comemoraram nesta terça-feira, 6 de maio, a inclusão da obra que compreende a construção de dois pontilhões sobre a linha férrea no perímetro urbano da cidade no Orçamento da União para 2015.
A construção desses dois pontilhões foi alvo de muita crítica contra a administração anterior Durante a campanha eleitoral de 2008, a chapa formada pelo prefeito Humberto Parini (PT) e o vice Clóvis Viola (PPS) que disputava a reeleição, distribuiu um panfleto informando investimentos na ordem de R$ 6 milhões na construção dos pontilhões sobre a linha férrea para desafogar o trânsito, sendo um na rua 2 e outro na rua Minas Gerais, na Cohab Roque Viola. O projeto nunca saiu do papel.
Esta semana o engenheiro Elias Fadel Jr, do DNIT – Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes, disse que os recursos para construção dos dois pontilhões foram inclusos no orçamento da União para o ano de 2015. Os vereadores afirmaram que a execução da obra nunca chegou tão próxima de ser realizada. "A inclusão desta obra no Orçamento da União é um passo enorme para nós. Agora precisamos unir forças para que a liberação aconteça", disse o presidente da Câmara, vereador Gilberto Alexandre de Moraes.
"Estamos muito felizes porque o pedido feito por mim e pelos vereadores Gilberto e Jesus no início do ano em Brasília finalmente rendeu algo tão positivo. Estamos otimistas quanto a liberação da obra e contamos com aliados importantes, dentre eles os deputados Hamilton Pereira e Vicente Cândido", finalizou o vereador Luís Fernando Rosalino.

Vereadores aprovam Moção de Aplausos para empresário, Polícias e entidades

Os vereadores aprovaram na sessão ordinária de segunda-feira, 5 de maio, Moções de Aplausos congratulando o trabalho do empresário Osvaldo Costa Junior, Sabesp , Polícias Militar, Civil e Florestal, Corpo de Bombeiros e Clubes de Serviços.
A Moção de Aplausos nº 08/2014, de autoria dos vereadores encaminhada ao empresário Bexiga, parabeniza-o pela realização da 44ª FACIP, nos dias 10 a 15 de abril de 2014. "Reconhecemos o grande desafio assumido de realizar o evento depois de, em 2013, ocorrerem uma série de iniciativas equivocadas cometidas pelo Poder Executivo e sempre questionadas pela Câmara de Vereadores, que não lograram êxito e, ainda, criaram sobre o evento histórico, suspeitas e descréditos, o que repercutiu diretamente no ano de 2014" afirma o documento.
Na ocasião, durante o uso da tribuna, o presidente da Câmara Municipal, vereador Gilberto Alexandre de Moraes elogiou o profissionalismo com que foi organizada a feira e ressaltou que se a mesma não rendeu todos os resultados esperados, certamente restabeleceu a credibilidade da FACIP de Jales "temos confiança que em 2015, com a festa novamente organizada pela "BX Eventos", esta festa terá grande êxito e restabelecerá sua tradição como uma das maiores feiras agropecuárias do interior de São Paulo".
No que se refere à Moção de Aplausos nº 09/2014, de autoria do vereador Claudir Aranda da Silva e subscrita pelos demais vereadores, parabenizou a SABESP – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, as Polícias Militar, Civil e Florestal, o Corpo de Bombeiros e Clubes de Serviços pela participação decisiva para o sucesso da Campanha do Agasalho de 2014, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade de Jales.
"É gratificante quando podemos nos envolver com responsabilidade em atos solidários para melhorar as condições de vida de quem realmente esteja configurado como menos favorecido. A solidariedade consciente é o melhor caminho para que as pessoas necessitadas não se sintam diminuídas ao ser abordadas por nós. Ao exercer a solidariedade, desenvolvemos a sensibilidade para o sofrimento e os problemas que são impostos a muitos seres humanos por causa dos problemas financeiros, provocados pelas injustiças sociais", disse o vereador justificando a da Moção de Aplausos.

PALAVRAS DE CHICO XAVIER

Pergunta - A mediunidade de tantas pessoas tem alguma semelhança com a sua, ou você é dotado de algum senso maior ou evidência? Seria você, um mensageiro designado para trazer a mensagem para o nosso povo de agora, já que é internacionalmente conhecido?
Chico Xavier - Estou absolutamente convencido que não é assim. Todos os médiuns são favorecidos por faculdades mais ou menos semelhantes. No meu caso apenas a perseverança, durante meio século no assunto, tenha clareado mais um pouco o intercâmbio espiritual, com a mediunidade de que tenho sido portador, com os habitantes de uma vida maior. Mas todos os médiuns, se perseverarem, poderão chegar ao máximo resultado possível.
Esta coluna tem o patrocínio e responsabilidade da
"Associação Espírita "Chico Xavier" de Jales.



Igualdade e desigualdade:a dignidade humana sob ameaça

Por Pedro Neves e Cláudio Lopes

O Brasil é um país diverso, complexo e miscigenado, características notórias e constitutivas de seu povo e sociedade. Formado por brancos, negros, índios e da mistura e interação entre esses povos e etnias, é, pois, uma nação que traz, da  diversidade, a sua unidade. Teoricamente, essas características, por si sós, não permitiriam o abrigo do preconceito, mas as arbitrariedades têm descaracterizado o sentido de diversidade. E o país passa, de variado, diverso, a homogêneo: a ordem parece ser branca.

O progresso é somente para os brancos; a (outra) ordem, para os demais. Branco já não mais condiz com uma tonalidade de cor, mas com um modo de ser, agir e pensar. Por isso, fala-se no mito da democracia racial brasileira. A igualdade entre povos é inexistente. Negros e índios são pobres, em regra, porque enfrentam uma monumental hostilidade étnica (quase racial) no espaço escolar; práticas discriminatórias proliferam-se no seu acesso ao emprego, porque são os últimos a ser admitidos e os primeiros candidatos a demissão. Esse resultado é "presente" de um passado sombrio e que tem gerado, ao longo de séculos, sequelas, como as polêmicas ações afirmativas, que visam a beneficiar esses grupos discriminados (ou, discriminadores?!).

Muitas são as críticas feitas contra tais medidas, mas, levando-se em consideração que se visa à democracia na representação do perfil demográfico da sociedade e ao combate à desigualdade social, a política de cotas nas universidades federais, no quesito socialização, seria também uma maneira de extinguir o etnocentrismo branco. Há quem diga que esses atos causariam a diminuição da qualidade do ensino, pois a capacidade de um adolescente advindo de escolas públicas não se compara à de outro que veio de escola privada e fez curso pré-vestibular, e poderiam ocasionar a criação de um sistema de castas e buracos no sistema educacional. Isso pode representar um pensamento racial, classista e preconceituoso, pois as políticas compensatórias têm-se constituído numa oportunidade ímpar para a população pobre do Brasil. Gente que nunca teve oportunidades na vida, "vai com tudo" quando as tem. Quanto à "sociedade de castas", já se vive nela, onde a cor da pele é mais importante que o brilho dos olhos, resultando numa cidadania de papel, já que os prejudicados, que ocupam uma posição inferior, não teriam acesso aos seus direitos (não nos esqueçamos de que todos estamos sujeitos a uma cidadania regulada, no dizer de Roberto Damatta). Contextualizando, direitos como nascer livre e portar igualdade em dignidade, remuneração justa e trabalho ou como circular livremente não saíram do papel; afinal, a ideologia branca está tão enraizada na sociedade, que o diferente é visto como uma aberração natural, como um inimigo, o hostil, aquele que deve ser expulso, alijado, aniquilado, se possível.

É certo que cotas constituem-se apenas em medida paliativa e não resolverão o problema brasileiro quanto à educação, entretanto, no que se refere à convivência com o "diferente" (meio estranho dizer isso, levando em consideração o processo de formação da sociedade brasileira), será um ponto positivo. Enquanto isso, não se pode negar que somos desiguais e, para combater a tirania, precisamos rediscutir a célebre frase de Ruy Barbosa em sua "Oração aos Moços", reveladora de uma lógica de desigualdades, em vez de privilegiar a oportunidade de igualdade a todos. Nesse sentido, qualquer política voltada às ações afirmativas pode servir para equilibrar a balança, contrariando, justamente, a lógica do discurso mencionado. Não se trata de desigualar os desiguais na medida de suas desigualdades, mas de corrigir as fontes dessas desigualdades, visando a igualar os desiguais. Só assim poderemos começar a ruptura necessária e superar a ideia nefasta de uma cidadania regulada para construirmos uma cidadania plena e democrática.

Pedro Augusto Sousa Silva Neves: Acadêmico de Direito da UFMS - Campus de Três Lagoas e-mail: pedroassn@hotmail.co

Cláudio Ribeiro Lopes: Doutorando em Sociologia e Direito, professor da UFMS – Campus de Três Lagoas. e-mail: claudiolopes198@gmail.com

Guerra e paz

Reginaldo Villazón

Arte é criação, expressão de sentimentos, comunicação. A humanidade faz arte desde a pré-história. As pinturas e esculturas primitivas contam parte do cotidiano dos primeiros humanos no planeta. Com o passar dos tempos, a arte foi tomando mais espaço na vida humana. Hoje, a literatura (em prosa e verso), a pintura, a escultura, o teatro, o cinema, a música, a dança e outras formas artísticas dão cores e sentidos à vida. Ainda que um artista crie arte sob encomenda, os sentimentos e a comunicação estão presentes nela.

O espanhol Francisco de Goya (1746 – 1828) foi grande pintor e gravurista. Após os estudos e experiências na pintura, ele atingiu o cargo de pintor oficial da realeza espanhola. Mas uma doença o fez amadurecer e ver a vida com mais reflexão. De 1810 a 1815, criou uma série de 82 gravuras ("Os desastres da guerra"), mostrando os horrores da Guerra da Independência Espanhola. Mostrou cenas de completa insensatez.

Outro gênio espanhol, Pablo Picasso (1881 – 1973), foi pintor e escultor. Era simpático às idéias anarquistas e comunistas. Teve oportunidade de participar de três guerras, mas não aderiu a elas. Em 1937, pintou o famoso painel "Guernica", em preto e branco, com tintas a óleo sobre tela de 7,76 m (largura) x 3,49 m (altura). Representou o terror na cidade espanhola de Guernica sob o bombardeio de aviões alemães, em 26 de abril daquele ano. A ação bélica covarde foi uma "ajuda" de Hitler ao golpista general Francisco Franco.

O pintor brasileiro Cândido Portinari (1903 – 1962) também usou a arte para expressar o sentimento de repulsa à guerra. Em contrapartida, para valorizar a paz. Filho de imigrantes italianos, nasceu numa fazenda de café, no município de Brodowski, interior do Estado de São Paulo, próximo a Ribeirão Preto. Jovem, foi para o Rio de Janeiro estudar na então Escola Nacional de Belas Artes e mais tarde foi se aprimorar em Paris. Suas convicções e raízes fizeram dele um artista moderno e refinado, focado em questões sociais.

De 1952 a 1956, Portinari projetou e pintou dois painéis de 10 m (largura) x 14 m (altura) cada um, com tintas a óleo sobre compensado naval, para compor a decoração do novo prédio da ONU em Nova York. Os painéis "Guerra e Paz" foram instalados no recinto de entrada do salão da Assembléia Geral. Em 2010, aproveitando uma reforma no prédio, a ONU retornou os painéis ao Brasil para restauração e mostra ao público. Em três exposições (Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte) foram vistos por 320 mil visitantes.

Nesta semana, em Paris, foi inaugurada a exposição (07 maio a 09 junho) dos painéis "Guerra e Paz" no salão nobre do Grand Palais de Beaux-Arts, com a presença de autoridades da ONU, do Brasil e da França. A expectativa é de receber 300 mil visitantes. Após esta única exposição na Europa, os painéis serão devolvidos à sede da ONU.

As guerras perderam a força do patriotismo, o sentido de amor à pátria, o brilho do heroísmo. As aflições, dores e perdas não têm mais justificativas. A arte contribui para sensibilizar as pessoas contra as guerras. Quem tem a felicidade de admirar estas extraordinárias obras de arte sobre as guerras, torna-se uma pessoa melhor.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Dayne e Luiz Carlos disseram sim perante Deus








A nutricionista Dayane Souza Rodrigues, filha de Luiz Carlos Rodrigues e Eva Souza Rodrigues e o auxiliar administrativo Paulo César Lyra Petinari, filho de Paulo Gomes Petinari e Edna Aparecida Lyra Petinari celebraram a união religiosa e civil na quarta-feira, 30 de abril, numa requintada cerimônia abrilhantada pela Vivace com repertorio musical instrumental.  Os noivos cantaram louvores durante a celebração emoldurando tamanha emoção durante o casamento que foi realizado pelo Pastor Giezi, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, no Villa Rocca, com cerimonial assessorado pela cerimonialista Jocelia Cabrini com fotos de Marcos Oliveira.


Justiça Federal bloqueia bens de dez réus por fraudes em licitações

Entre os envolvidos está o prefeito de São João de Iracema; irregularidades foram praticadas em 2010 e vieram à tona com a "Operação Fratelli"


A Justiça Federal em Jales (SP) determinou a indisponibilidade dos bens de dez pessoas envolvidas em fraudes de processos de licitação na cidade de São João de Iracema. Entre elas estão o prefeito Valdir Cândido Ribeiro e o empreiteiro Olívio Scamatti. A decisão, que atende a um pedido do Ministério Público Federal em São Paulo (MPF/SP), estende-se também a três empresas do Grupo Scamatti. As licitações fraudadas se referiam à contratação de obras de pavimentação e recapeamento asfáltico realizadas em ruas do município em 2010. No total, o bloqueio de bens dos réus alcança R$ 746.626,79, valor equivalente aos prejuízos que o grupo causou aos cofres públicos.
São alvo da ação, além do prefeito e do empresário, os então servidores municipais Marcos Ferreira, Dinoel Oswaldo Marques e Gilmar Antônio do Prado; Edson Scamatti, Pedro Scamatti Filho, Mauro André Scamatti, Luiz Carlos Seller e Guilherme Pansani do Livramento; e as empresas Scamatti e Seller Infraestrutura Ltda., Demop Participações Ltda. e Mineração Grandes Lagos Ltda.
Além do ressarcimento integral do dano, em valores atualizados, o MPF pede que os réus sejam condenados à perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio; à perda da função pública, se for o caso; à suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos; ao pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano; e à proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.
Máfia - A Operação Fratelli, que trouxe à tona o funcionamento da chamada Máfia do Asfalto, foi deflagrada em abril de 2013. Empresas pertencentes a um mesmo grupo empresarial – do empreiteiro Olívio Scamatti - simulavam licitações para abocanhar contratos de recapeamento e pavimentação. As verbas eram provenientes dos Ministérios do Turismo e das Cidades, direcionadas a cerca de 80 município do noroeste do estado de São Paulo por meio de emendas parlamentares.
O núcleo empresarial Scamatti, do qual faz parte a empreiteira Demop, de Votuporanga, se desdobrava em pelo menos 31 empresas distintas, algumas delas apenas de fachada. Os quadros societários eram compostos sempre por membros da família. A existência dessas diversas empresas foi um dos principais instrumentos utilizados para facilitar a prática dos crimes nos processos licitatórios, já que todas eram pertencentes a um mesmo grupo. Não havia, portanto, concorrência real.
A ação de improbidade administrativa é de autoria do procurador da República Gabriel da Rocha. Seu número para acompanhamento processual no site da Justiça Federal é 0000379-86.2014.403.6124.


Secretária Mônika Bergamaschi e deputado Carlão Pignatari inauguram Centro de Seringueira e Sistemas Agroflorestais


A secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado, Mônika Bergamaschi, e o deputado estadual Carlão Pignatari inauguram no próximo dia 9, a partir das 8 horas, o Centro de Seringueira e Sistemas Agroflorestais de Votuporanga. O centro funcionará na APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), como um polo de desenvolvimento da seringueira.
O projeto que transforma a Apta de Votuporanga em centro avançado da seringueira é do deputado estadual Carlão Pignatari. O governador Geraldo Alckmin assinou a Resolução no dia 6 de dezembro do ano passado. 
De acordo com Carlão, a ideia de se instalar no Polo Regional do Noroeste Paulista um centro de excelência em seringueira deve-se ao fato de que a região é uma das maiores produtoras de seringueira do Brasil.
Para o deputado, como a região Noroeste Paulista desponta como grande produtora de seringueira, a instalação desse centro trará maior desenvolvimento e oferecerá tecnologias avançadas aos produtores, proporcionando um avanço muito grande para o Estado, principalmente na geração de novas fontes de renda. 
No dia 9, haverá diversas palestras sobre o tema. Às 9h, Wander Luis B. Borges, falará sobre “Sistemas Agrossilvipastoris no Estado de São Paulo”. Na sequência, às 9h30, Paulo Gonçalves vai discorrer sobre “Pesquisa e Desenvolvimento da Heveicultura no Estado de São Paulo” e às 10h, Erivaldo Scaloppi Jr. Fala sobre as “Boas Práticas no Cultivo da Seringueira”. Os três são do Centro de Seringueira e Sistemas Agroflorestais – IAC. 
Às 10h30 será feita a apresentação do Centro e às 11h haverá o descerramento da placa inaugural, seguido de um almoço de confraternização aos convidados.
“Este Centro de Seringueira e Sistemas Agroflorestais vai beneficiar toda a região de Votuporanga, pois passaremos a ter um centro de excelência em seringueira, cujas pesquisas vão contribuir para aumentar a produtividade e, consequentemente, a rentabilidade”, disse o deputado Carlão Pignatari.