Páginas

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Rafael e Gláucia


O casal Rafael Miguel Fisnasck e Gláucia dos Reis Santos, celebraram no sábado, 15 de fevereiro, no Santuário da Santíssima Trindade, em Jales, os votos matrimoniais e, logo após, deram asas a imaginação  e recepcionaram seus convidados na APCD, com a belíssima e criativa decoração feita por Roseli (100% Festas) com o tema  "circo", que foi inspirado no trabalho que o casal realiza com a "Turma do Avesso" e como voluntários no Hospital do Câncer/AME e Santa Casa de Jales, como "Doutores da Trapalhada". Ele é filho de Osvaldo Fisnack e Célia Maria Miguel e ela de Aparecido dos Santos e Lucia Magri dos Reis Santos (residentes em Itapurã). Assessoria e cerimonial foi de Jucelia Cabrini

Prestigiando Lu Alckmin


 
Luis Fernando, Luis Henrique, Izenir Fatima,
 Lu Alckmin e Marinete Saracuza
Nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, a primeira dama e vereadora Marinete Munhoz Borges Saracuza, do Município de Urânia, acompanhada pelo presidente do Fundo Social de Solidariedade Luis Fernando Juliano, do Gestor Municipal da Assistência Social Luis Henrique Messias e da Coordenadora da Assistência Social Izenir Fatima de Lima Souza Gaviolli, esteve conversando com a primeira-dama e presidenta do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, que esteve em Jales para inaugurar o Polo Regional da Construção Civil.
Na oportunidade, a primeira dama Marinete Saracuza fez alguns pedidos de interesse da população uraniense a Lu Alckmin. "Viemos representar o município de Urânia e neste evento muito importante que contou com a presença da primeira dama Lu Alckmin".

Violada 5 Estrelas” doa R$ 1 mil para campanha de captação de recursos da Santa Casa de Jales

 

A responsável pelo setor de Captação de Recursos do hospital, Adriana Mariano, Sebastião Júnior Ferreira, o provedor em exercício, José Devanir Rodrigues, o Garça, Nilton Colombo, Elder Mansueli, Onivaldo Simioli e o administrador hospitalar, César Rúbio, na entrega do recurso
A campanha de captação de recursos da Santa Casa de Jales, iniciada no dia 31 de janeiro com o tradicional café da manhã, continua para a realização dos eventos em 2014. E dessa vez, os representantes da 7ª "Violada 5 Estrelas", realizada no último dia 14, também fizeram sua contribuição, doando diretamente para o hospital a quantia de R$ 1 mil.
Estiveram presentes na entrega Sebastião Junior Ferreira, Onivaldo Simioli, Nilton Colombo e  Elder Mansueli.
O projeto "Violada 5 Estrelas" é um trabalho voluntário que visa proporcionar momentos de descontração ao público com o objetivo exclusivo de ajudar entidades filantrópicas de Jales, sendo assim, um belo exemplo de cidadania.
A Santa Casa de Jales agradece aos representantes e a todos os envolvidos no evento pela doação e lembrança. Todos os recursos desta campanha serão aplicados em eventos com renda totalmente revertida para investimentos em melhorias no atendimento prestado pelo hospital.

EDITAIS DE PROCLAMAS

Ademir de Mattis, Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de Jales, Estado de São Paulo. FAZ SABER que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1.525 do Código Civil Brasileiro.
ULISSES PEREIRA DE REZENDE JÚNIOR e LEDA CRISTINA INÁCIO BUZZINARO. ELE, natural de Jales, deste Estado, nascido aos 10 de junho de 1.991, agente de atendimento, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Ulisses Pereira de Rezende e de Margarete Garcia Rezende. ELA, natural de Urânia, deste Estado, nascida aos 06 de outubro de 1.992, agente de atendimento, solteira, residente e domiciliada em Urânia, filha de Gilberto Adalto Buzzinaro e de Elizabeti Teodoro Buzzinaro. Cópia recebida do Cartório de Registro Civil de Urânia, SP, onde se processa à habilitação.
HUDSON LOPES SILVA e LUCÉLIA DOS SANTOS. ELE, natural de Jales, deste Estado, nascido aos 12 de setembro de 1.977, técnico em prótese dentária, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Lázaro Vicente da Silva e de Iraci Lopes. ELA, natural de Urânia, deste Estado, nascida aos 20 de novembro de 1.991, técnico em enfermagem, solteira, residente e domiciliada em Urânia, filha de Cícero Emidio dos Santos e de Aparecida de Fátima dos Santos. Cópia recebida do Cartório de Registro Civil de Paranapuã, SP, onde se processa a habilitação.
SE ALGUÉM SOUBER DE ALGUM IMPEDIMENTO OPONHA-O NA FORMA DA LEI. LAVRO OS PRESENTES PARA SEREM AFIXADOS NO REGISTRO CIVIL E PUBLICADOS NA FOLHA NOROESTE, NESTA CIDADE DE JALES.
Ademir de Mattis - Oficial

Reunião dá inicio a análise das metas para os Jogos Regionais em Jales

Além da equipe da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo (SMECT) e outros setores da administração municipal, na quarta-feira, 19 de fevereiro, estiveram reunidos com o professor Wilter Guerzoni, da Inspetoria Regional de Esportes e Lazeer - IREL Jales, para inicio da definição de metas que serão cumpridas durante a organização da 58ª edição dos Jogos Regionais que acontecem na cidade entre os dias 2 e 12 de julho.

O principal assunto do encontro foi a exposição de assuntos relacionados ao plano de trabalho, além de número de atletas participantes, delegações, alojamentos, praças esportivas, datas e horários de jogos, equipes de arbitragem, estratégias de comunicação e marketing, bem como cronograma com datas para obras de reformas e adequações nos locais de competições, entre outros assuntos.

De acordo com o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Esportes, Reynaldo de Azevedo, o Rolinha, e Wilter Guerzoni, o próximo passo será agendar reuniões em cada secretaria municipal traçar estratégias que serão aplicadas durante os Jogos que devem reunir aproximadamente 6.500 pessoas entre atletas, dirigentes e comissão técnica. "Serão disputadas 22 modalidades em 25 praças esportivas e precisamos estar com tudo pronto para fazermos a edição mais bonita e eficiente dos Jogos Regionais e sermos referência no esporte como fomos no Jogos Escolares do Estado de São Paulo no mês de agosto de 2013", disse Azavedo.

"Temos know how suficiente para fazer uma linda festa do esporte como quer a prefeita Nice que está engajada na realização dos Jogos Regionais e está dando todo o apoio necessário para que tudo saia dentro do previsto. Nesse ano atípico, de Copa do Mundo vamos colocar o esporte de Jales em evidência", enfatizou Wilter Guerzoni.

Alunos com deficiência podem se inscrever nos JEESP

Estão abertas as inscrições para os Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP) até o dia 7 de março. A delegação do Estado de São Paulo será composta pelos melhores competidores com deficiência das modalidades de atletismo, natação, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. A inscrição pode ser feita através do link https://pt.surveymonkey.com/s/JEESP-PARALIMPIADASESCOLARES2014.

Além de descobrir novos talentos para o esporte, o objetivo dos Jogos Escolares é promover, por meio da prática desportiva, a integração e o intercâmbio dos alunos para ampliar as oportunidades de socialização e aquisição de hábitos saudáveis. As inscrições podem ser realizadas por alunos com deficiência física, visual ou intelectual, com faixa etária entre 12 e 17 anos, matriculados em escolas do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares.

Trata-se de uma iniciativa do governo do Estado de São Paulo destinado aos alunos matriculados em escolas públicas e privados de todo o Estado organizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e as secretarias da Educação, de Esporte, Lazer e Juventude, Desenvolvimento Econômico e Ciência e Tecnologia.

As competições esportivas voltadas aos estudantes são realizadas anualmente em quatro etapas: rede pública estadual e escolas técnicas estaduais, rede pública municipal, rede particular e escolas técnicas federais, seletivas regionais e seletivas estaduais. Os jogos são requisito básico aos interessados em competir nas Paralimpíadas Escolares 2014

As Paralimpíadas Escolares buscam revelar novos valores e possíveis atletas para representar o Brasil nas Paralimpíadas de 2016. Para a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, as Paralimpíadas Escolares de São Paulo vão deixar um legado importante e difundir o conhecimento necessário para a prática paradesportiva no ambiente escolar.

Hábito e a consciência

Adelvair David

Qualquer pessoa pode apresentar-se entre os seus carregando representações e brilho, sem nada possuir.

O verdadeiro mérito, aquele que faz eco na alma é o da autoridade que provém da moral e a ninguém pode ser conferido ou concedido, apenas conquistado.

Há que se perguntar ao homem o que ele faz com suas crenças e profissões de fé. Como viver com a ideia de Deus, como ensinou Jesus mantendo comportamento odiento e maldoso para com o seu semelhante.

Uns dizem que trabalham em nome de Deus, outros que falam em nome d‘Ele e ainda muitos dizem que governam em seu santo nome, porém, quando analisadas as atitudes que deveriam estar emolduradas pelos sentimentos que representam o Pai celestial, não encontramos nada mais do que os mesquinhos comportamentos de todos os tempos, confirmando a inferioridade moral em que ainda se compraz a humanidade.

Muitos espíritos retornaram ao orbe terrestre com o compromisso de servir, de auxiliar, de procurar amar. Enquanto seguem no relativo anonimato que não lhes permita brilho maior, caminham quase no roteiro da busca iluminativa; são mais ou menos humildes e se prestam a compartilhar mais suas forças de forma singela, porém, quando de alguma forma, recebem uma atribuição que os difere um pouco dos seus irmãos revelam a sua verdadeira natureza; o compromisso é logo esquecido e o homem velho de um passado não tão antigo assim toma forma na natureza da pessoa que passa a fazer tudo aquilo que não deveria.

Os hábitos negativos, arraigados, necessitam do homem muito mais que apenas promessas de melhoria. Somente com um esforço hercúleo conseguirá colocar em prática as atitudes nobres que deverão moldar-lhe um novo caráter e, para isto, não basta apenas querer, é preciso dedicação e compromisso consigo mesmo e com o semelhante, onde de forma alguma se permitirá, pelo menos conscientemente, fazer algo que lhe possa trazer prejuízo material, moral ou espiritual.

A consciência é um guia que adverte constantemente. Quem não mudar pelos apelos que dela recebe, mudará pelos da dor que a todos invade no momento e hora certa, chamando a criatura à sua devida modificação.

Com a brandura espalhamos o amor à nossa volta e atraímos colaboradores e forças novas para prosseguir sempre, com a dureza espalhamos constrangimento, ferimos e desnorteamos os outros, atraindo os desonestos que nos causarão muitas contrariedades.

HÁBITOS DE DOÇURA E BONDADE FORTALECEM E MANTEM A CONSCIÊNCIA ATIVA, QUE PERMANECERÁ SEMPRE LÚCIDA.

Karateca uraniense é ouro na Copa Brasil Minas-Kan


 
Nos dias 15 e 16 de fevereiro, o professor de karate  da Associação Resende de Karate, participaram da 12ª edição Copa Brasil Minas-Kan de Karate, realizada no Ginásio Poliesportivo Rosão, em Pouso Alegre (MG).

A competição, que faz parte do calendário oficial de eventos da Confederação Brasileira de Karatê, contou com a presença 1.106 atletas de atletas de nove estados do Brasil.  Sensei Edson Rezende uniu forças com outros professores formando a Equipe Brasil que se sagrou campeã geral, conquistando 118 medalhas, sendo 43 de ouro, 25 de prata e 50 de bronze.

Participaram da Copa Brasil Minas-Kan os alunos Diego Pimenta da Silva, de Jales, Etyara Mariana Augusto, de Urânia e Gabriel F. M.  Movio, de Santa Salete.

Etyara Mariana conquistou a medalha de ouro na categoria kumitê feminino 10/11 anos (Kiu e acima (- 30 kg), deixando seu professor orgulhoso. "O nível técnico desta competição estava muito alto, com atletas da Seleção Brasileira em todas as categorias e essa medalha conquistada pela Etyara vem mostrar que nossos atletas têm capacidade de se destacar em qualquer competição em nível nacional, desde que treinem firme" ressaltou Sensei Edson.

Ele explicou que Etyara vem se destacando em todas as competições que participa, lembrando também que "Etyara foi campeã no ano passado na 1ª fase do Campeonato Brasileiro da CBK, realizado na cidade de Joinville (SC).

Sensei Edson aproveitou ainda para agradecer às prefeituras de Urânia e Santa Salete que colaboraram com os gastos da viagem até Pouso Alegre (MG).

"O esporte amador no Brasil sempre precisa de apoio, seja do poder público ou da iniciativa privada e nas cidades em que ministro treinamentos, o apoio que venho conseguindo das prefeituras, de alguns pais de alunos e mesmo de alguns empresários, tem sido fundamental nas conquistas obtidas", lembrou.

Politicamente
a prefeita Nice está dando margens para o aumento de críticas ao seu comportamento pouco dado ao diálogo, abrindo espaço para que os "cabos eleitorais" a detonem na rede social
Comete erro atrás de erro, no campo político. Ao mesmo tempo em que se acredita que a prefeita vai abrir o diálogo com a oposição, ela faz ao contrário. 2014 seria o ano da guinada da prefeita Nice mas vê-se que ela nada fará para mudar sua conduta política em relação ao entendimento.
Cumprindo
o que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Prefeitura sinalizou que a preferência no cruzamento de avenidas com rotatória é de quem está saindo ou entrando na rotatória. Apesar da Prefeitura estar informando a respeito, muita gente não aceita a mudança e critica ao invés de se adequar ao que lei determina,  
Lideranças
políticas, comunitárias e mesmo empresariais que esbravejam contra mudanças no trânsito, deveriam convocar a população para uma faxina geral na cidade, levantando os problemas para melhorar o ambiente urbanístico e apresentar um projeto que dê uma nova cara à cidade. A avenida
João Amadeu que é portão de entrada da cidade, é uma aberração em termos de visão urbanística.

As calçadas
pela cidade estão cheias de buracos, obstáculos e mato crescendo nelas. Fachadas de lojas sem nenhuma estética, e o pior, muitas estão despencando, dando aspecto lúgubre à frente do estabelecimento.
A calçada ecológica na avenida Francisco Jalles construida na administração petista está uma vergonha para a cidade. Os lideres ao que parece não estão preocupados. Jales decerto não recebe visitantes que compram no comércio, devem levar com eles uma boa impressão do "Jalão Tropical". Na periferia  então, é vergonhoso. Raras são as exceções daqueles que mantém seu pedaço limpinho e bonitinho, independentemente se há gari ou não em sua rua. O mato toma conta de muitas e muitas calçadas.Deixar a 
cidade bonita e receptiva perante os olhos de quem aqui chega, não depende só do poder público, depende também de sua população. Sorocaba é hoje uma metrópole porque passou por essa faxina. O povo de lá colaborou.
Conversa
no botequim da vila diz que existe uma pretensão de se "apagar" o semáforo na rua 17 e instalar um novo na rua 19 esquina com a avenida João Amadeu. Um semáforo na 19 vai ficar poucos metros do instalado na esquina das duas avenidas Alfonso Rossafa e João Amadeu. Aí sim, a fila de carros vai ficar de semáforo a semáforo
Na opinião  das raposas políticas lá do botequim da vila é muito mais fácil vender a área onde está localizado o estádio municipal do que vender a área do aeroporto municipal como se tem ventilado por aí.
A cidade 
de Santa Fé do Sul, recebe do Governo do Estado, através do Dade: R$ 2,4 milhões do Dade neste ano. O repasse é utilizado na reurbanização de parques e represas, remodelação e reforma de praças, iluminação decorativa, recapeamento, pavimentação e obras complementares em vias. 
O anúncio
feito pelo governador Geraldo Alckmin, no sábado, 15 de fevereiro, na reunião da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo, em Serra Negra.
Como a 
Secretária Municipal de Trânsito quer mostrar serviço para a população jalesense regulamentando sinalização das vias públicas de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, deveria então acionar a Resolução 38 de 21/05/1998 que regulamentou o Artigo 86 do CTB. Na gestão anterior expediram notificações a respeito mas não fiscalizaram se foi cumprida a Resolução.
A Secretaria Municipal de Comunicação informou que a prefeita Nice voltou de Brasília com recursos liberados para recapeamento asfáltico da ruas da cidade. Tomara que o dinheiro dê para arrumar muitas e muitas ruas, porque os donos de veículos já estão ficando com os nervos à flor da pele.

Doença arterial carotídea pode levar a AVC

A doença arterial carotídea ocorre quando há um estreitamento das artérias do pescoço, ou artérias carótidas, que levam oxigênio para o cérebro através do sangue. Como resultado do acúmulo de colesterol, cálcio e tecido fibroso no interior das artérias, forma-se uma placa de substâncias que se acumulam no local e obstruem total ou parcialmente o fluxo de sangue nas artérias carótidas, podendo causar um acidente vascular cerebral (AVC).

"Às vezes, uma parte desta placa pode se destacar e viajar pelo fluxo sanguíneo até alojar-se numa artéria do cérebro e, se bloquear o sangue, também pode causa derrame" alerta o médico Luiz Marcelo Aiello Viarengo, especialista em angiologia e cirurgia vascular.

A doença arterial carotídea não apresenta sintomas nos estágios iniciais. Muitas vezes, sua primeira manifestação é um derrame. Mas há sintomas que alertam para o risco de um ataque isquêmico transitório (um tipo específico de AVC), como formigamento ou incapacidade de controlar os movimentos de um dos braços ou pernas, perda temporária ou embaralhamento da visão em apenas um olho. "Estes sintomas geralmente ocorrem por alguns minutos ou desaparecem em até 24 horas, mas não devem ser ignorados; caso ocorram, procure um médico imediatamente", alerta Viarengo.

A doença é mais comum em pacientes idosos, especialmente aqueles que tem acima de 60 anos, mas outros fatores de risco incluem diabetes, fumo, sedentarismo, colesterol alto, hipertensão e histórico familiar. Segundo o angiologista, "parar de fumar é a mudança mais importante para evitar a doença, mas fazer exercícios regularmente e manter uma dieta balanceada também ajudam a evitar o acúmulo de substâncias danosas nas artérias".

Dependendo do grau de severidade da doença e da presença ou não de sintomas, a solução pode variar desde um tratamento clínico - que inclui mudança de estilo de vida, medicações e controle dos fatores de risco - até a necessidade de uma cirurgia. Viarengo afirma que o tratamento cirúrgico é indicado para os pacientes que já tem histórico de derrames ou artérias gravemente obstruídas e também pode ser feito de duas formas. "A cirurgia mais comum é a endarterectomia, que consiste em remover a placa que está bloqueando a artéria, através de uma incisão no pescoço", explica.  Já os pacientes que apresentam alto risco de complicações durante esta cirurgia, também é possível fazer uma angioplastia com stent, procedimento que utiliza diversos balões e stents para desobstruir as artérias através da técnica endovascular. Luiz Marcelo Aiello Viarengo – CRM 73413, Doutor em Cirurgia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, possui título de Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). Além disso, é especialista em  Ecografia Vascular  com Doppler pela SBACV e Colégio Brasileiro de Radiologia. Com residência Médica em Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular pelo HSPE- IAMSPE  SP, possui também Habilitação em Cirurgia a Laser pelo Middlesex Hospital, de Londres.  É membro Efetivo da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular), da International Society for Cardiovascular Surgery e da Assossiación Cirujanos Vasculares de Habla Hispana.

Hospital de Câncer de Jales registra crescimento em seu atendimento




A unidade III do Hospital de Câncer de Barretos, em Jales-SP foi inaugurada em junho de 2010 com a finalidade de oferecer um atendimento com maior qualidade e humanização aos pacientes da região noroeste do Estado de São Paulo – 92 municípios – parte do estado de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.
Os pacientes dessas regiões que antes viajavam até Barretos para receber atendimento, hoje possuem um Hospital nos mesmos moldes de gestão e qualidade que a Unidade I e muito mais perto da sua cidade de origem.
Os serviços oferecidos na unidade de Jales são: Diagnóstico por Imagem, Oncologia Clínica, Radioterapia, Ambulatório, Pequenas Cirurgias, Endoscopia, Internação, UTI, Centro Cirúrgico, Centro de Intercorrencia Ambulatorial – CIA, além dos departamentos de apoio.
Em 2013 foram 298.752 atendimentos, um aumento de 27% em comparação com o ano de 2012, quando a unidade realizou 234.866 atendimentos.
Hoje, a equipe é formada por 295 colaboradores e corpo clínico com 33 médicos.

Lu Alckmin inaugura Polo Regional

Nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, pela manhã, a primeira-dama e presidenta do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, visitou a cidade de Jales para a inauguração do 5º Polo Regional da Construção Civil "O projeto iniciou em 2012 na sede do Fundo Social, na capital. Em razão do sucesso, estamos expandindo a iniciativa para todo o Estado", comentou Lu Alckmin.

Ao todo, serão 56 unidades, 28 Polos no interior e 28 na capital, instalados em entidades sociais, que oferecerão cursos gratuitos de qualificação profissional de Assentador de Pisos e Azulejos, Encanador e Pedreiro, com 80 horas de duração cada um.

O convênio com os municípios prevê a doação, por parte do FUSSESP, dos equipamentos necessários para a realização das aulas, um repasse de verba para a compra de materiais de construção para uso nas aulas práticas, além do pagamento dos professores.

Lu Alckmin agradeceu todas as primeiras damas das cidades da região que estiveram presentes no evento, e elogiou o dinamismo e comprometimento da prefeita Nice Mistilides e da presidenta do Fundo Social de Solidariedade, Maria José Leite.

A primeira-dama do Estado ressaltou a importância do Polo para a capacitação das pessoas. "Para fazer os cursos não é preciso ter escolaridade mínima, somente vontade de aprender. Os instrutores, que darão os cursos, também passaram por treinamento, muito específicos, e vão poder capacitar, da melhor maneira, todos os participantes. O caminho é capacitar".

Emocionada com a conquista do Polo Regional da Construção Civil, a prefeita Nice lembrou em seu pronunciamento o comprometimento do governador Geraldo Alckmin que está colaborando com o desenvolvimento da cidade. "Iniciativas como a de hoje destacam Jales novamente como centro de região e quem ganha é a população. Esse Polo, por exemplo, atende a um dos principais anseios da comunidade, a habitação. Com esses cursos, além das pessoas aprenderem ou aperfeiçoarem uma profissão, elas também vão poder melhorar as suas casas e construir as moradias que tanto tenho buscado. Tive a oportunidade de participar de uma aula inaugural e fiquei feliz com a força de vontade dos participantes, inclusive das mulheres. Todos já são vencedores e juntos faremos um governo de um novo tempo e uma nova cidade".

Para participar, o aluno deve ter mais de 18 anos e não é exigida escolaridade mínima ou experiência prévia na área de construção civil. Os alunos recebem uniforme, material didático e uma bolsa-auxílio de R$420 ao final do curso se estiverem desempregados e não receberem nenhum benefício social.

A cátedra de Pedro

D. Demétrio Valentini

Este final de semana foi movimentado em Roma, mais precisamente no Vaticano. Tudo em decorrência da realização de mais um consistório. É a reunião dos cardeais, chamados para a sua função permanente, de serem os conselheiros do Bispo de Roma.

Sabemos que sua função mais decisiva é eleger o novo Papa, quando isto se torna necessário. Aí a palavra exata é "conclave". Quando, como desta vez, a reunião é para debater assuntos, então é um "consistório".

Quem tem longa tradição, tem palavras exatas para se expressar. A Igreja tem!

Um consistório pode ser, e frequentemente o é, mais festivo, e às vezes longamente esperado: quando nele se promovem novos cardeais, para ir renovando o colégio cardinalício, garantindo que ele se mantenha próximo a cento e vinte membros votantes, que é o número colocado como referência, para espelhar uma boa representatividade eclesial.

Desta vez o consistório tem o caráter festivo, com a promoção de alguns novos cardeais, entre os quais o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta.

O caráter festivo deste consistório, não impede os cardeais de se debruçarem sobre a problemática da família, que o Papa Francisco propôs como tema de reflexão para toda a Igreja, recolhendo sugestões para serem levadas para o "sínodo" extraordinário, convocado para o mês de outubro deste ano.

Tudo isto está acontecendo nestes dias, em vista de uma data singular,da qual quase ninguém se dá conta. Esta data é 22 de fevereiro, dia da "cátedra" de São Pedro.

Nos últimos anos, esta data vem servindo de referência para o Papa convocar os cardeais para a sua reunião ordinária.

A "cátedra" simboliza a missão de Pedro, de falar "ex-cátedra", com autoridade, sobre os assuntos relativos à vida da Igreja.

A palavra sugere, também, que esta missão incumbe igualmente aos bispos do mundo inteiro. Pois cada "catedral", que é a Igreja de onde o Bispo celebra, possui também uma "cátedra".

No exercício desta missão, o Papa sente a necessidade de contar com os conselhos de seus irmãos bispos, mas também dos outros membros da Igreja. Tanto que para o sínodo de outubro ele fez questão de abrir o jogo, para que todos pudessem opinar sobre os problemas da família, também os leigos.

Mas a reunião desses dias contou com outro ingrediente. Foi precedida da reunião dos oito cardeais, nomeados pelo Papa para constituírem uma comissão, com a incumbência de ajudá-lo a realizar a reforma da Igreja, retomando as inspirações do Concílio Vaticano II.

Além dos assuntos específicos destes dias, a Igreja de Roma nos dá um bom exemplo de valorização dos seus símbolos. Uma simples "cadeira" serve de inspiração e de motivação.

Ao longo de cada ano, a Igreja de Roma aproveita outros símbolos para expressar sua vocação. No dia 09 de novembro, por exemplo, celebra a consagração da Basílica de São João de Latrão, que é a catedral da Diocese de Roma. Sem esquecer que sua grande festa é sempre em 29 de junho, dia de São Pedro.

Tudo dentro da tradição, que evoca o passado, mas também impulsiona a Igreja a se renovar, para se colocar a serviço de sua missão de testemunhar o Evangelho de Jesus.

Política criminal do porrete

*Luiz Flávio Gomes

Para enfrentar e controlar a criminalidade (que jamais será extirpada da face da Terra) existem diversos modelos de política criminal. Alguns são repressivos (puramente reativos), outros são preventivos. Os países de capitalismo avançado, distributivo e civilizado, fundado na educação de qualidade para todos (Dinamarca, Finlândia, Japão, Canadá etc.), combinam os dois, priorizando nitidamente a prevenção (melhor prevenir o delito, que remediar). Dentre os programas punitivos, dois se destacam: (a) o do marquês de Beccaria (desenhado em 1764, na sua famosa obra Dos delitos e das penas), que consiste na imposição da pena mais suave possível, mas que seja rápida, certa e infalível; (b) o do porrete (nada de prevenção, tudo de repressão, normalmente irracional e desproporcional; em virtude da seletividade, poucos são pegos, mas quando pegos são massacrados, para gerar exemplaridade).

A política criminal brasileira, atrelada ao nosso capitalismo selvagem, extrativista e retrógrado (que em nada se assemelha ao capitalismo civilizado distributivo), sempre foi a do porrete (punições rigorosas, muitas vezes desequilibradas; pega poucos, mas pega "exemplarmente"). Os Códigos Penais de 1830 e 1890, suavizando as penalidades, foram exceções. Toda política criminal latino-americana, aliás, é do porrete, ressalvadas raríssimas iniciativas no sentido humanista (beccariano). O presidente do parlamento venezuelano (Cabello), opositor de Maduro, está na TV diariamente, em horário nobre, exibindo um porrete "para massacrar os opositores". Nada inusitado, quando se sabe que vários midiáticos aqui no Brasil já fizeram ou fazem a mesma coisa. O sucesso do porrete (físico ou linguístico, do tipo sheherazadiano) é minoritário, mas incontestável, porque seria (a psicanálise explica) o instrumento fálico dos machos impotentes assim como das fêmeas frustradas por não tê-lo.

A nossa luta por um Brasil decente e civilizado passa por conhecer bem a nossa história e, nela, a história da política do porrete, desencadeada pelo povo velho europeu (lusitano, especialmente) contra o povo novo (índio, negro, branco pobre e suas misturas genéticas, germinadoras dos "brasileiros"), para produzir riquezas exportáveis (parasitismo), por meio da violência, do extrativismo, do escravagismo, do saque, do roubo, do massacre e do extermínio. Nossa colonização foi uma máquina de gastar (torrar) gente: exterminadora, sanguinária, classista, racista, etnicista, desumana e cruel. A política criminal impregnou-se desse espírito, simbolizado falicamente no "porrete".

A classe dominante, proselitista do capitalismo ultrasselvagem (que se opõe frontalmente ao capitalismo evoluído e distributivo), sempre apelou para a violência, a repressão e a força, como arma de construção do país. Aqui brilham pela ausência movimentos sociais capazes de promover o progresso por meio da conciliação, do diálogo e do acordo. Daí a miséria em que nos encontramos.

*Luiz Flávio Gomes, 56, jurista e diretor-presidente do Instituto Avante Brasil. Estou no professorLFG.com.br . Twitter:@professorlfg

PALAVRAS DE CHICO XAVIER

No Mundo Espiritual muita gente vai se surpreender... Lá, não seremos identificados pela importância, ou melhor, pela nossa suposta importância no mundo... Os espíritos nem ligam para a gente; estão ocupados cuidando da sua própria evolução.
Ninguém quer saber o que fomos, o que possuímos, que cargo ocupávamos no mundo; o que conta é a luz que cada um já tenha conseguido fazer brilhar em si mesmo.
Esta coluna tem o patrocínio e responsabilidade da "Associação Espírita "Chico Xavier" de Jales.
 

TRF3 realiza solenidade de posse dos novos dirigentes

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região realiza nesta segunda-feira (24/2) a cerimônia de posse do desembargador federal Fábio Prieto na presidência da Corte, bem como das desembargadoras federais Cecília Marcondes, na vice-presidência, e Salette Nascimento, na corregedoria-regional. O novo corpo diretivo foi eleito para o biênio 2014-2016. A cerimônia acontece no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, localizado no Largo São Francisco, 95, em São Paulo, às 17 horas.

Idosos

Reginaldo Villazón

O caminho para a velhice é simples. Basta manter-se vivo. A velhice não é um prêmio nem um castigo, mas um estado natural de plantas, animais e humanos. Ela chega a todas as criaturas, sem restrição de espécie, raça e condição de vida. Os cientistas afirmam que o envelhecimento do corpo humano começa na infância. Dizem que o auge da atividade orgânica ocorre por volta dos 30 anos. Depois disso, o organismo entra num processo contínuo de perda de vitalidade. E a velhice será apenas uma fase da vida.

Quando começa a velhice humana? Aos 60, aos 65, aos 70 anos? Difícil dizer. As pessoas não envelhecem na mesma velocidade e não ficam velhas da mesma maneira. Fatores ambientais, culturais e individuais retardam ou aceleram a velhice e influenciam a sua qualidade. Uma prova disso é o premiado ciclista francês Robert Marchand. Em setembro de 2012, aos 100 anos de idade, percorreu 100 Km em 4 horas, 17 minutos e 27 segundos. No mês passado (31 de janeiro), aos 102 anos, percorreu 26,92 Km em uma hora.

Os idosos passam pela fase da vida mais complexa. Além das limitações físicas, têm que enfrentar o tratamento que recebem da família, da sociedade, do sistema econômico, do sistema político, da administração pública. Tudo isto pode resultar em estados emocionais variados, da serenidade à depressão. O mundo contemporâneo – apesar das leis e dos serviços em favor dos idosos – lhes é nocivo. A valorização da juventude, da produtividade e dos bens materiais marginaliza os que se encontram fora deste contexto.

A maior polêmica se dá sobre como cuidar dos idosos dependentes. Sempre que possível, eles são mantidos em casa com seus familiares, no seu ambiente natural. No entanto, muitas vezes, as instalações da casa e os familiares não estão preparados para suprir suas necessidades. Então, os idosos são encaminhados para instituições especializadas, onde ficam distantes das suas coisas e dos seus familiares. Embora tenham assistência profissional especializada, falta-lhes o aconchego do lar, a convivência dos familiares e amigos.

Não é sempre que os idosos são pessoas sábias e experientes. Mas é um erro reservar o tratamento digno apenas às pessoas que possuem boas qualidades ou utilidades. Todos os seres humanos são importantes em todas as fases da vida. Cada fase da vida tem a sua finalidade e a sua duração. As pessoas precisam aprender a dar e receber atenção e carinho, indispensáveis para todos vencerem cada etapa da vida. A ignorância e o egoísmo nos relacionamentos são venenos que intoxicam a vida e inferiorizam os seres humanos.

Os idosos têm a importante tarefa, com eles mesmos, de avaliar os acontecimentos da vida para preservar o que é fundamental e desprezar as coisas efêmeras. Ninguém pode sentir – como os idosos – que a verdadeira realidade da vida está dentro das pessoas. Que, ao contrário do que se pensa, a realidade material da vida é uma ilusão que dura pouco, que desaparece para dar lugar a uma nova realidade não-definitiva. Então, os valores humanos se impõem absolutos: o amor, o respeito, a compreensão, o companheirismo, a alegria.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

CDHU abre inscrição para o sorteio de 56 casas em Santa Rita D’Oeste

Na próxima semana, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) realiza inscrições para o sorteio de 56 casas em Santa Rita D’Oeste.
Os interessados em participar do processo devem antes fazer o agendamentono dia 26 de fevereiro, no Centro Comunitário, Rua Rinaldo Franzoti, s/nº, Centro, das 9 às 16 horas. É necessário apresentar um documento de identidade com foto.
Somente as famílias agendadas poderão efetivar as inscrições no dia 27 de fevereiro, também no Centro Comunitário. Na ocasião, será preciso levar RG, CPF, Carteira de Trabalho e comprovante de residência. Será válida somente uma inscrição por família e o sorteio público definirá os titulares e os suplentes para aquisição das moradias.
Do total de moradias, 7% serão destinadas a pessoas com deficiência, 5% a idosos, 4% a policiais ou agentes penitenciários. As demais serão sorteadas entre a população geral, sendo que duas são destinadas às primeiras pessoas que moram sozinhas que venham ser contempladas e habilitadas.
Podem concorrer aos imóveis famílias constituídas por casamento civil, religioso ou união estável, uniões homoafetivas, afetivas, monoparentais, anaparentais e indivíduos que vivem sozinhos desde que tenham mais de 25 anos.
Os interessados devem ter renda familiar de um a dez salários mínimos, residir ou trabalhar no município há três anos, não ser proprietário de imóvel e não possuir financiamento habitacional. Policiais devem trabalhar na cidade e idosos devem comprovar idade mínima de 60 anos.
Com investimento de R$ 4,3 milhões, o empreendimento está sendo edificado na Rua Benedito Zacheu, s/nº, Jardim Paraíso, em terreno doado pela prefeitura. As casas terão dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área construída de 56,67 m² de área construída
As unidades contarão com o padrão de qualidade da CDHU, que inclui sistema de aquecimento solar na água do chuveiro, piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos no banheiro e nas paredes hidráulicas da cozinha e muro de divisa entre os lotes.
O prazo de financiamento das moradias será em até 25 anos e as prestações receberão subsídio do Governo do Estado, sendo calculadas de acordo com a renda familiar. Assim, famílias que ganham entre um e três salários mínimos pagarão o equivalente a 15% dos rendimentos.

PF prende em Jales suspeito de traficar 243 quilos de maconha

Dois já haviam sido presos pela PF de Rio Preto no centro da cidade em janeiro deste ano.




Fotos divulgadas pela Polícia Federal a droga apreendida,
a casa onde foi realizada busca e apreensão e a PICKUP de
Jales apreendia com 300 kg de maconha no ano passado.
Policiais federais de Jales prenderam na tarde desta quarta-feira 19 de fevereiro, W.L.A., 37 anos, suspeito de participar de grupo criminoso responsável pelo tráfico de 243 quilos de maconha que foram apreendidos pela PF no centro de São José do Rio Preto no dia 14 de janeiro deste ano. Um mandado de busca e apreensão também foi cumprido na residência do investigado.

A apreensão da droga ocorreu em uma das principais avenidas de Rio Preto no período noturno. Dois homens foram presos e dois veículos foram apreendidos na ocasião. Um dos presos, J.F.R.M., reside na cidade de Jales e já havia sido detido em 24/12/13 na cidade de Ponta Porã, MS, transportando 300 quilos de maconha em uma pick-up corsa placa de Jales. Ele estava livre, pois, naquela ocasião fugiu da barreira policial e só foi localizado no dia seguinte, razão pela qual respondia o crime em liberdade.

As investigações estão sendo realizadas conjuntamente entre a PF de Jales e a de São José do Rio Preto onde está sendo conduzido o inquérito policial. Os mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão foram expedidos pela Justiça Estadual de São José do Rio Preto.

Após a apreensão da droga no último dia 14 de janeiro, diversas diligências foram realizadas e descobriu-se que o dono de uma caminhonete S10 branca apreendida no dia do flagrante, residente em Jales, também estava envolvido no crime. Além do mandado de prisão preventiva, foi cumprida uma busca e apreensão na residência de W.L.A. Ele foi preso por federais de Jales em uma avenida da cidade na tarde do último dia 19. Dois veículos foram apreendidos em sua residência assim como diversos aparelhos eletrônicos e pouco mais de três mil reais em espécie.

Uma chácara na zona rural de Jales, no bairro Ribeirão Lagoa, também pode ter sido utilizada pelo grupo para esconder parte da droga. Um veículo Vectra hatch, propriedade de um dos presos que reside em Três Lagoas, foi apreendido na chácara de W.L.A. e pode ter sido utilizado no primeiro trecho do transporte de parte da droga até Jales.

As investigações continuam com o intuito de identificar outros integrantes da organização criminosa em Jales e São José do Rio Preto assim como identificar os bens móveis e imóveis adquiridos com recursos do tráfico de drogas que poderão ser bloqueados em favor da União até que a Justiça Estadual decida sobre a origem dos recursos utilizados na compra.

Três presos, dois de Jales e um de Três Lagoas encontram-se presos no CDP de São José do Rio Preto. Cinco veículos: Uma S10 Executiva Branca, um Vectra Hatch, uma GM SPIN, um Renault Clio e um Honda City estão apreendidos nas delegacias da PF de Jales e São José do Rio Preto. Os 243 quilos de maconha, após autorização da justiça, serão incinerados. Os presos responderão pelo crime de tráfico de drogas e associação para o tráfico e caso sejam condenados poderão pegar pena de até 25 anos de reclusão.

Polícia Militar prende mais um traficante em Rio Preto

 

Equipe da Força Tática do 52º Batalhão de São José do Rio Preto prendeu na noite desta quinta-feira, 20 de fevereiro, por volta das 21h00, um indivíduo por tráfico de drogas.
Durante patrulhamento pelo Bairro Vila Toninho, São José do Rio Preto, os policiais visualizaram um transeunte entregando um objeto ao passageiro de um veículo, que deixou o local ao notar a presença dos policiais.
A equipe abordou o transeunte (A.N.R. 19 anos), sendo localizado com ele dinheiro, algumas porções de cocaína e uma chave que abriu um imóvel desabitado localizado defronte ao local, e sobre o qual já recaíam denúncias de se tratar de armazém de drogas
Durante as buscas, a equipe de Força Tática localizou em um dos cômodos, dentro de um armário, os seguintes materiais: 31 (trinta e um) papelotes de cocaína, 13 (treze) pedras de crack, 3 (três) invólucros grandes de cocaína, uma balança de precisão, vários plásticos na cor azul utilizados para o embalo das drogas, 9 (nove) munições calibre .38
Sequencialmente, o veículo cujo passageiro recebeu um objeto do infrator foi abordado, sendo localizado em posse do passageiro um papelote de cocaína, em embalagem idêntica ao entorpecente apreendido em poder do traficante A.N.R. e das drogas encontradas na casa, sendo que o usuário da droga confirmou que havia comprado do indiciado pelo valor de R$ 20,00.
O infrator foi conduzido a Central de Flagrantes, permanecendo preso.


quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Familiares serão indenizados por morte de motociclista em Votuporanga

A 4ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão que condenou a Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga a indenizar familiares de motociclista que morreu após sofrer acidente.

Consta dos autos que a mulher trafegava por uma rua da cidade quando caiu em um buraco de aproximadamente quatro metros, causado pelo rompimento de uma adutora, e faleceu. A ação indenizatória ajuizada em primeira instância condenou o órgão a pagar 500 salários mínimos a título de danos morais, fato que levou ambas as partes a recorrerem. Os familiares da vítima pleiteavam pagamento de pensão vitalícia.

Segundo a relatora, Ana Luiza Liarte, ficou comprovada a existência do dano moral. "Caracterizada a falha no serviço prestado pela requerida, forçoso reconhecer a sua responsabilidade ao dever de indenizar os autores, porquanto presente a existência do dano e da relação de causalidade em razão da falta de conservação dos canos e da falta de sinalização do buraco na via."

No entanto, a magistrada foi contrária à tese de indenização perpétua pleiteada pelos autores. "Incabível, no caso, a pensão vitalícia, porque a vítima, à época com 44 anos de idade, não exercia trabalho remunerado, sendo que nem o marido, nem a filha, já maior de idade na ocasião do acidente, dependiam dela financeiramente", afirmou, negando provimento ao recurso.

Os desembargadores Ferreira Rodrigues e Ricardo Feitosa acompanharam o voto da relatora. Apelação nº 0020058-60.2009.8.26.0664


Mulheres já podem marcar mamografia sem pedido médico em SP


Mulheres paulistas com idades entre 50 e 69 anos, que nasceram em ano par e fazem aniversário nos meses de janeiro e fevereiro já podem marcar, a partir desta segunda-feira, 17, seus exames de mamografia sem necessidade de pedido médico, gratuitamente, pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

         A iniciativa, da Secretaria de Estado da Saúde, foi anunciada no início do mês pelo governador Geraldo Alckmin. O objetivo do programa estadual “Mulheres de Peito” é rastrear ativamente o câncer de mama e incentivar a realização de exames preventivos para detecção precoce da doença.

         Para fazer o agendamento da mamografia basta ligar para o call center da Secretaria, pelo número 08007790000. O serviço telefônico estará disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às17h.

No próximo mês será a vez das aniversariantes de março agendarem a mamografia sem necessidade de pedido médico. Esta primeira fase do programa é destinada a quem nasceu em ano par, mas caso a mulher tenha nascido em ano ímpar e esteja há mais de dois anos sem fazer o exame, também poderá fazer o agendamento no mês de seu aniversário, ainda este ano.

            As mulheres nascidas em ano ímpar e que realizaram o exame recentemente terão a oportunidade agendar a mamografia no próximo ano, também no mês do aniversário, nos mais de 300 serviços de saúde com mamógrafo da rede pública, como AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), hospitais e clínicas. Doze mil mamografias a mais serão ofertadas na rede com o programa.

            A previsão é de que a mamografia seja realizada ainda no mês de aniversário da paciente ou, no máximo, em 45 dias após a solicitação do exame. Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeitas de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, de acordo com cada caso.

             “O Programa ‘Mulheres de Peito’ tem entre seus principais objetivos não só suprir a demanda reprimida, mas também diminuir o tempo de espera para a realização de mamografia. Com essa ação, o governo do Estado de São Paulo quer aumentar a cobertura do exame entre mulheres na faixa dos 50 a 69 anos, estimular o rastreamento e ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de sucesso no tratamento”, afirma o secretário de Estado da Saúde, David Uip.

 

 

Santa Casa informa: prazo pasra pagamento da mesa para show de Daniel até de 05/03


                O setor de Captação de Recursos da Santa Casa de Jales retifica que o último prazo para pagamento das mesas reservadas para o show do cantor Daniel será dia 05 de março (quarta-feira). A partir do dia 06 de março as mesas não pagas serão liberadas para venda, sendo que a reserva de mesas só poderá ser feita até o dia 28 de fevereiro.
                O show será realizado no Villa Rocca no dia 23 de outubro, a partir das 20h. O pagamento deverá ser realizado em até 10 vezes no cartão de crédito, sendo que só serão vendidas mesas completas com 10 pessoas no valor total de R$2.500,00, já incluída completa ilha de frios durante todo o evento, além de bebidas à vontade (água, refrigerante e cerveja). Vale ressaltar que o estacionamento no local será cobrado à parte e é proibida a entrada de menores de 18 anos.
                As reservas podem ser feitas diretamente no setor de Captação de Recursos da Santa Casa, localizada na
Avenida João Amadeu, n º 2049 – Centro ou pelo telefone: (17) 3622-5002 (das 08h às 17h).
            


Priscila Fantin protagoniza Jogo de Xadrez, longa que estreia em circuito nacional dia 21/3


A trama envolve escândalos políticos, corrupção e crime de colarinho branco. Mina, Beth e Martona estão presas em uma Penitenciária, no Rio de Janeiro. Mina (Priscila Fantin) está na cadeia por causa de uma fraude na previdência social, que envolve o Senador Franco (Antônio Calloni). O senador, com medo que ela abra a boca e conte a verdade para as autoridades, contrata o diretor da cadeia (Tuca Andrada) para que ele a mate. Mas ela é forte, e as tentativas são em vão. Começa aí um jogo de desafios e de luta pelo poder dentro da penitenciária, onde levará vantagem o mais forte e o mais inteligente. Mina articula com Jullienne, sua irmã, um plano de fuga.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Luis Antonio Pereira
Roteirista: Luis Antonio Pereira:
Elenco:  Priscila Fantin, Carla Marins, Antonio Calloni, Tuca Andrada, Cintia Fellicio, Luana Xavier, Fabio Nascimento, Salvatore Giuliano, Wesley Aguiar, Fabricio Santiago, Tarciana Saad, Élane Gonçalo, Carla Franca
Direção de Fotografia: Kika Cunha
Montagem: Marcelo Moraes
Direção Musical e Trilha Sonora: André Paixão
Produtores executivos: Luis Antonio Pereira, Eclectic Entertainment, MZ3 Produções, Estúdio 707
Co-produtores: Mario Barros, João Borges e Daniel Medeiros
Produtora associada: Priscila Fantin
Casting:  Duda Gorter e Carla Nascimento
Figurino: Alex Brollo
Caracterização: Alex de Farias
Direção de Arte: Monica Rochlin

Nice conquista junto a FETAESP construção de 30 casas para produtores rurais


A prefeita Nice Mistilides foi surpreendida com uma excelente notícia dada pessoalmente pelo presidente da Fetaesp – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo, Braz Albertini: 30 unidades habitacionais serão construídas em Jales através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jales.
O programa tem como objetivo beneficiar produtores rurais, preferencialmente produtores da Agricultura Familiar através da construção de moradias com área útil de 58 m², de dois ou três dormitórios e obra prevista para conclusão em até 5 meses após o início. A expectativa da Fetaesp é executar a construção de 800 casas por cidades de todo o Estado.
As construções contarão com subsídios dos governos Federal e Estadual. A subvenção Federal é de 96% de R$ 28,5 mil, deixando somente 4% de investimento aos agricultores. Cada moradia ainda terá mais R$ 10 mil do Governo Estadual para sua construção, já que em 2 de agosto, o Governador Geraldo Alckmin, ao participar da 10ª Agrifam – Feira da Agricultura Familiar, atendeu reivindicação da Fetaesp por mais essa quantia, que propicia a ampliação na construção das habitações, resultando numa moradia de R$ 38,5 mil. “Com esse subsídio o agricultor poderá ter uma casa mais adequada as suas necessidades. A contrapartida do produtor será de apenas R$ 1.140,00, divididos em quatro parcelas de R$ 285,00, com vencimento anual após a assinatura do contrato”, ressaltou o presidente da Fetaesp, Braz Albertini.
A prefeita Nice sentiu-se honrada em ser uma das primeiras chefes do executivo a receber a boa notícia. “Estou muito feliz em receber a notícia da construção de 30 moradias que vão beneficiar nossos produtores rurais. Quero, desde já, colocar à disposição do Programa a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, engenheiros e técnicos que possam colaborar com a construção das casas que vão transformar a vida de muitos produtores rurais da cidade”.
A secretária de Agricultura, Sandra Gigante, acompanhou a reunião entre a prefeita Nice o presidente da Fetaesp, Braz Albertini.
Os produtores rurais interessados em aderir ao PNHR devem procurar a Secretaria de Agricultura para conhecer as normas do Programa, exigências e enquadramento necessário. A sede da Secretaria esta localizada na Avenida Guilherme Soncini, 1944, no Jardim Aeroporto – Hangar 1. Informações podem ser obtidas através dos telefones (17) 3632 2381 ou 3621 6688.

 A prefeita Nice e a secretária de Agricultura, Sandra Gigante receberam do presidente da Fetaesp, Braz Albertini a notícia de que Jales foi contemplada com o Programa Nacional de Habitação Rural

 

 

SEaD-UFSCar seleciona tutores presenciais em Jales para os cursos de graduação a distância


Até o dia 5 de março, a Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas para seleção de bolsistas da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (UAB/CAPES) interessados em atuar como tutores presenciais nos cursos de Licenciatura em Educação Musical, Licenciatura em Pedagogia, Bacharelado em Engenharia Ambiental, Bacharelado em Sistemas de Informação e Tecnologia em Produção Sucroalcooleira oferecidos pela UFSCar na modalidade a distância.
São previstas vagas para tutores presenciais titulares e suplentes (cadastro reserva) distribuídas nos polos de apoio presencial das cidades paulistas de Cubatão, Guarulhos, Itapetininga, Itapevi, Jales, Jandira, São Carlos e São José dos Campos. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet no endereço
http://www.sead.ufscar.br/outros/editais.
O processo seletivo é composto por análise curricular e entrevista. As entrevistas serão realizadas via webconferência, para a qual o candidato poderá utilizar as dependências do polo em que se candidatou. O período de entrevistas está previsto entre os dias 24 e 28 de março. A contratação do tutor bolsista será pelo período de até 12  meses, podendo ser prorrogado por igual período.
O edital completo com os detalhes da seleção, o formulário de inscrição e os endereços dos polos de apoio presencial estão no site
http://www.sead.ufscar.br/outros/editais. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo email cori.sead@gmail.com.


 

José Mentor quer uso de tornozeleiras para agressores de mulheres




 
O projeto de lei 7.056/2014, de autoria do deputado federal José Mentor (PT-SP), foto, que ressalta a possibilidade do monitoramento de agressores de mulheres, por meio de tornozeleiras eletrônicas, em todo o território nacional foi recebido nesta terça-feira (18/2) pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados. A iniciativa, baseada nos termos da Lei nº 12.258, de 15 de junho de 2010, busca oferecer segurança às mulheres vítimas de violência e de sua família, auxiliando na fiscalização das medidas protetivas de urgência e evitando que o agressor viole uma determinação judicial.
Para o deputado petista, a proposta amplia o rol das medidas protetivas de urgência que podem ser aplicadas pelo juiz ao agressor. “Atualmente, o descumprimento das medidas protetivas é comunicado pela própria vítima, que, muitas vezes está novamente sendo exposta à violência doméstica e familiar. O dispositivo eletrônico usado pelo agressor deverá acionar de forma imediata a Central de Monitoramento que comunicará o fato às autoridades competentes”, explica.
José Mentor ressaltou ainda que o uso da tornozeleira eletrônica (foto) possibilitará ao governo uma vantagem econômica, uma vez que, segundo dados do Departamento Penitenciário Nacional, cada preso no Brasil custa em média R$ 2 mil mensais aos cofres públicos, enquanto a tornozeleira custaria apenas R$ 185,10 ao mês.

Aumento da pena mínima
O projeto prevê ainda alterações na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) com destaque para o aumento da pena mínima aplicável ao crime de violência doméstica e familiar contra a mulher, de três meses para seis meses de detenção.
José Mentor esclarece que o aumento da pena máxima em relação ao crime de lesão corporal (artigo 129 do Código Penal), de um para três anos, foi fundamental para distinguir o crime de violência doméstica da lesão corporal de menor potencial ofensivo. Entretanto, considera que a manutenção da pena mínima de detenção de três meses é um equívoco que precisa ser reparado, uma vez que esta não atende uma das funções mais importantes da aplicação da pena segundo o direito penal brasileiro, qual seja a função preventiva que visa inibir, tanto quanto possível, a prática de novos crimes de violência doméstica.
“A permanência da pena mínima em detenção de três meses, seja para lesão corporal em sentido estrito, seja para violência doméstica, modalidade mais grave, deve, a nosso ver, dar lugar a uma pena mínima de seis meses de detenção. Esta alteração proposta é especialmente necessária se tomarmos em consideração que os juízes, por uma questão de ‘conforto decisório’, têm majoritariamente aplicado a pena mínima em processos criminais, inclusive nos que procuram punir a violência doméstica”, destaca.
Estatísticas sobre a violência doméstica demonstram que, apesar do aumento da proteção legal, a violência nos lares brasileiros permanece. Diariamente, mais de 2 mil mulheres registram queixa de violência de seus parceiros e em mais da metade dos casos há tentativa de homicídio.
Em sua justificativa, o deputado paulista destacou ainda que só no primeiro semestre de 2012, o Disque Denúncia do Governo Federal prestou cerca de 390 mil atendimentos, quase 100 mil a mais do que no ano anterior. “O que é pior, esses números não abarcam todos os casos de violência doméstica, porque o medo de represálias mantém muitas vítimas silenciadas e invisíveis para as estatísticas criminais”, aponta.
Mais mudanças
Outra alteração proposta no projeto do deputado José Mentor pretende assegurar a prestação de serviços de proteção e orientação médica no âmbito Federal, Estadual e Municipal, a qualquer vítima de violência doméstica e familiar. Com o novo texto, o agressor passa a arcar com toda e qualquer despesa com o tratamento médico necessário.
"Apesar da grande mobilização federal para que haja uma assistência multidisciplinar integrada, ainda existem no Brasil inúmeras mulheres desassistidas do acompanhamento médico e financeiro por falta de programas estaduais e municipais. Portanto, é de extrema relevância para restabelecer a integridade física e psicológica da vítima, desassistida pelos programas do governo, que o agressor seja condenado a arcar com todas as despesas”, conclui

FMB promoverá curso de Atualização em Atenção à Saúde


A Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) realizará, de 9 de maio a 30 de novembro deste ano, um curso de extensão – categoria Aperfeiçoamento -  sobre “Atualizações em Atenção à Saúde”. A capacitação, na modalidade à distância, com apenas algumas aulas presenciais, é voltada a médicos e alunos de medicina.

Ao longo do curso, que será dividido em módulos e utilizará a plataforma moodle (Escola Médica Virtual da FMB), haverá discussão de casos clínicos com auxílio de tutores.  Serão abordados temas como: Saúde da Mulher, Saúde do Idoso, Saúde Mental, Saúde da Criança e do Adolescente e Gestão na Saúde. A carga horária será de 300 horas e serão oferecidas 100 vagas.

As inscrições poderão ser feitas exclusivamente no site da FMB (www.eventos.fmb.unesp.br). O investimento será de R$ 20,00, tanto médicos como estudantes de Medicina.De acordo com a coordenadora do curso, professora Adriana Polachini do Valle, do Departamento de Clínica Médica da FMB/Unesp, o objetivo é atualizar os graduandos e profissionais que já atuam no mercado em temas comuns e relevantes na atenção à saúde. “A proposta é abordar temas prevalentes, que eles encontrarão rotineiramente em seu dia-a-dia e por isso precisam estar atualizados. São conhecimentos que todo médico deve ter para exercer sua profissão”, esclarece.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Musa do skate, Leticia Bufoni faz ensaio sensual para revista


 
Atleta já é considerada uma das melhores skatistas brasileiras da história

Depois de chamar a atenção do mundo com as três medalhas de ouro nos X-Games em 2013 e o tetra mundial de Skate Street, Leticia Bufoni garantiu repercussão internacional mais uma vez. A skatista de apenas 20 anos foi o destaque de um ensaio de fotos sensual para a revista Men’s Health, mostrando que não deixa sua feminilidade de lado.
Com o status de musa do skate, a brasileira também é muito vaidosa. “Gosto de usar roupas femininas, gosto de maquiagem e quero mostrar que isso é possível no skate”, garante. Bufoni, que é uma das melhores skatistas femininas do mundo, sempre teve o objetivo contribuir para dar mais visibilidade ao skate feminino no Brasil. “Eu quero mostrar que as mulheres podem andar de skate e ter uma vida normal, sem preconceito. As mulheres podem e devem correr atrás dos seus sonhos. Essa visão geral de que skate é um esporte masculino atrapalha demais a formação de novos talentos”, concluiu a atleta do Team TNT.
Com fotos de Marcio Del Nero, o ensaio de Leticia Bufoni está na edição de fevereiro da revista Men's Health e pode ser visto no link http://menshealth.abril.com.br/mh93-extra1/.