Páginas

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Juliana Batista Soares

A advogada jalesense Juliana Batista Soares festejou aniversário no dia 10 de fevereiro
 
"Que você encontre o caminho para fazer todos os sonhos brilharem e que a cada ano saiba mais apreciar a vida e fazer das experiências uma escada para buscar o topo das realizações. Um feliz aniversário

Juliana !". De seus familiares Miguel Paiva Soares e Lindomaura B Soares, Isabela e Ana Julia

 

PSDB de Jales convida Aécio Neves para encontro regional


Representantes do PSDB de Jales estiveram presentes na sexta-feira, 7 de fevereiro, em Araçatuba (SP), quando o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves participou de encontro com líderes políticos da região noroeste paulista.
Nesta oportunidade, acompanhado pelo líder do PSDB no Senado Federal, Aloysio Nunes Ferreira Filho (SP) , o secretário-geral do partido, deputado federal Mendes Thame (SP), e o presidente do partido em São Paulo, o deputado federal Duarte Nogueira, o senador Aécio Neves foi convidado a participar de encontro regional em Jales, que está sendo preparado pelas lideranças tucanas. Aécio Neves respondeu positivamente ao convite, observando a disponibilidade de sua agenda.

O ser humano e a difícil arte do relacionamento

*Flávio Rodrigo Masson Carvalho

Quais são as atitudes que você espera de outro ser humano enquanto se relacionam? Pode ser um relacionamento amoroso, de amizade profissional, enfim, o que você espera do outro? É o mesmo que você pratica? O que os outros esperam de você?

Você já sorriu para alguém hoje? Qual foi seu último momento de inspiração? A inspiração muda tudo.

Qual a atmosfera reinante no seu lar? Reina a paz e a serenidade? Seu lar é isento de brigas, ofensas e mágoas?

Você está beijando na boca de sua esposa? Faz amor com ela constantemente?

E no trabalho? Sê dá bem com o chefe? E com os colegas de trabalho? Você gosta de fofocar? Você deseja a posição do outro?

As crianças te irritam? Você tem paciência com os idosos?

E no transito? Você é calmo? Paciente? Respeita as sinalizações?

Precisamos aprender a respirar e contar. Contar até dez, até mil... Precisamos aprender a buscar o ar quando estamos sufocados. Precisamos achar o equilíbrio, quando estamos estonteados de tanta raiva.

Precisamos compreender nossa pequenez. Nada somos, e nosso futuro é virar pó, apodrecermos sob sete palmos de terra.

Você está precisando ser perdoado por alguém? Então, você tem que pedir perdão. Precisa perdoar alguém? Perdoe, mesmo se ele não te pedir. Perdoe, e serás perdoado. Perdoar, nos deixa leve, produz uma imensa sensação de paz, harmonia.

Você já se perdoou? Ou ainda continua se maltratando? Está se punindo? Sendo corroído pela culpa, que nos devora aos poucos, de maneira implacável e dolorosa.

Está freqüentando a igreja, com intenção de redimir os pecados? Pratica a caridade com o intento de apaziguar a dor do remorso?

Qual o padrão dos seus pensamentos? Quer se vingar de alguém? Vingança é a maior indústria de veneno, e você beberá todinho, sozinho.

Qual a energia que você está recebendo das pessoas? È a mesma que está oferecendo.

Saia da sua zona de conforto. Se arrisque mais. Finja mais sorrisos. Cante mais. Se trate melhor. Vá tomar um sorvete. Vá andar de mãos dadas com a esposa na praça. Vá brincar de pique esconde com as crianças, aproveite para afastá-las um pouco do vídeo game, ou do celular.

Aprenda a contar piadas. E ria delas. Ria sozinho, mas ria muito mesmo. Vá assistir a um filme romântico, e chore nos momentos tristes e emocionantes. Mas chore mesmo, de soluçar, sem vergonha.

Aprenda a dizer obrigado, por favor, bom dia, boa noite. E abuse nos agradecimentos. Agradeça a tudo e a todos, a todo instante. Pare de pedir tudo à Deus, agradeça-O mais. Também não precisa pedir perdão, não para Ele, pois já está perdoado.

Se ame mais. Diga que se ama assim que acordar, e repita isso várias vezes ao dia. Diga para as pessoas que te cercam que você as ama.

Pare de pensar no passado. Vislumbre um futuro melhor, cheio de bons acontecimentos. Jogue na mega sena toda semana, vai que você ganha. E se ganhar, divida. Não precisa nem ganhar na mega sena para dividir. Senão tem dinheiro sobrando para doar, doe seu tempo, doe alegria, doe esperança, e jamais perca a sua.

Como disse o poeta: "Viver e não ter a vergonha de ser feliz". E se feliz você for, se estiver contente consigo mesmo, você com certeza dominará a difícil arte do relacionamento interpessoal. *Flávio Rodrigo Masson Carvalho – e-mail equilibriumtc@hotmail.com

Escola Livre de Teatro reabre inscrições para o curso de formação de atores


A Escola Livre de Teatro - Elite reabriu as inscrições para o curso de formação de atores. Os interessados devem comparecer até o dia 28 de fevereiro, no escritório localizado na Rua Seis, s/n° – Fundos do Teatro Municipal.
As aulas já iniciaram a todo vapor no dia 08 de fevereiro, mas devido à grande procura, o diretor da Elite, Clayton Campos, prolongou o período das inscrições para oferecer oportunidade para quem ainda não se inscreveu e deseja a capacitação teatral.
As vagas são voltadas para o público adulto e infantil. Para as crianças, as aulas acontecem todas as terças-feiras no período da noite, das 19 às 22h15, e aos sábados de manhã, das 8 às 11h15. Para os adultos, as aulas são realizadas as terças-feiras à tarde, das 17 às 18 horas, e aos sábados na parte da manhã, das 9 às 11 horas.
A Elite é uma escola de formação de atores que tem como objetivo principal valorizar as expressões culturais nos diferentes contextos sociais e históricos, além de garantir o direito à livre participação na vida cultural e contribuir para que seja reconhecida a importância da cultura no processo do desenvolvimento humano e econômico.
A escola recebe todo apoio da secretaria de Esportes, Cultura e Turismo e é um projeto da Eccart - Associação Cidadania, Cultura e Arte, destinada para aqueles que desejam serem atores, mesmo aos que não tenham a pretensão de seguir carreira, mas que desejam dominar a timidez ou então buscar se expressar melhor e se apoderar dos benefícios do teatro para a vida.
O curso tem uma mensalidade de R$ 30,00 e a taxa de inscrição é no valor de R$ 20,00. Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo (Teatro Municipal de Jales), pelo telefone (17)99709-7373 ou eliteescoladetreatro@hotmail.com


Cultura atual e o baixo nível educacional

Por Fabiana Zavanello Neves e Cleber Affonso Angeluci

Qual a forma mais fácil de ganhar dinheiro atualmente? A resposta é simples: basta ficar famoso. Essa fama não significa, todavia, necessariamente, fazer algo meritório e significativo; hoje bastaria "conquistar a mídia", sobretudo dando lucros a ela.

Cada dia se torna mais complexo e menos lógico entender como certas pessoas conseguem atingir tamanho grau de fama e sucesso com coisas tão banais que fazem, dizem ou cantam. A explicação para isso é, no entanto, simples: sempre há alguém "bancando" esses fenômenos ou investindo neles, e, claro, após o "acontecimento" atingir uma grande proporção na mídia, conquistar o público e receber milhões, o que foi investido é revertido.
É isso que acontece sobretudo no ramo de música; não é por acaso que a todo o momento surge alguém se achando cantor, porém sem qualquer dom, vocação ou talento, fato muito comum no estilo sertanejo universitário. Atualmente se criam personagens e se investe tempo e dinheiro neles, bombardeando a população com suas histórias e casos, influenciando fortemente o público em geral, tornando-se saturado qualquer viés contrário aos interesses da grande massa.
Esse mundo artificial está muito mais fácil e banal para as mulheres que se submetem à venda de seus corpos, numa verdadeira coisificação da pessoa, pouco importando que essa alienação seja vulgar e efêmera, pois o que se almeja (e para o que não se medem esforços) é o sucesso, é estar conhecido e estar falado. Há casos de mulheres em busca de fama que se relacionam com pessoas famosas, criam uma vida de fantasia maravilhosa e distante da realidade cotidiana, alijando qualquer possibilidade de crítica a respeito desse comportamento temerário. Cada vez mais a população se aliena e não separa, de forma consciente e íntegra, aquilo que é interessante ou gera consequências boas, daquilo que é frívolo e temerário. No Brasil, é lugar comum a necessidade quase obrigatória do gosto pelo carnaval, pelo samba, pelo sertanejo, pelo funk, pelo futebol, pela novela das nove, enfim, sem quaisquer considerações críticas e seletivas.
Parece que quanto pior melhor! Por exemplo: observe que parte considerável das letras de música do sertanejo universitário faz apologia ao consumo de bebida alcoólica e ao sexo fácil, sem compromisso, tornando a mulher objeto de prazer, o que também ocorre no funk.
Hoje, no Brasil, um cantor não precisa ter talento para fazer sucesso; basta ter uma música com uma batida "agradável" ou melhor, vendável; a letra deve ser fútil e, como foco principal, deve tratar de sexo, festa, bebida e mulher. Já o refrão deve ser extremamente pobre, para facilitar a divulgação e a repetição impensada. Esta a receita pronta.
Esse tipo de música fará sucesso por alguns meses e depois será esquecido, sendo lamentável assistir a isso num país de Vinícius de Morais, Arnaldo Antunes, Tom Jobim, Chico Buarque, Renato Russo e tantos outros músicos-poetas reconhecidos mundialmente por seu mérito e talento, por seu empenho em fazer o belo, a arte, sem apelação ou descompromisso cultural.
Que mundo doido é esse? Chega a ser deplorável para uma sociedade que vive no século XXI conviver com coisas do gênero. Não podemos, porém, criticar só a mídia por focar em coisas tão banais, pois, se o público para isso não fosse tão extenso, ela não teria partido para tal enfoque; falta-nos cultura; falta-nos educação! E à mídia (a de qualidade, em especial), rever a diferença entre benefício privado e interesse do público...

Fabiana Zavanello Neves: Acadêmica do Curso de Administração da UFMS – Câmpus de Três Lagoas. – fabi_zneves@hotmail.com

Cleber Affonso Angeluci: Professor do Curso de Direito da UFMS – Câmpus de Três Lagoas – cleberangeluci@gmail.com

EDITAIS DE PROCLAMAS

Ademir de Mattis, Oficial do Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de Jales, Estado de São Paulo. FAZ SABER que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1.525 do Código Civil Brasileiro.
EDSON FREITAS DO NASCIMENTO e MARIA VIDOTI. ELE, natural de Três Lagoas, Estado de Mato Grosso do Sul, nascido aos 30 de junho de 1.978, marceneiro, divorciado, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Lourival Wanderley do Nascimento e de Maria de Lourdes Freitas do Nascimento. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 29 de outubro de 1.981, do lar, divorciada, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Gerson Vidoti e de Rosa Nogueira Vidoti.
PAULO CÉSAR BONIN e LUDIMILA RIBEIRO DA SILVA. ELE, natural de Santa Fé do Sul, deste Estado, nascido aos 26 de setembro de 1.971, pedreiro, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de João Bonin e de Ana Gonçalves. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 05 de maio de 1.975, servente de limpeza, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Ivone Ribeiro da Silva.
UIDIS ZERBATO e ANA REGINA MARTINEZ. ELE, natural de Engenheiro Schmidt, deste Estado, nascido aos 22 de agosto de 1.944, aposentado, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Nelo Zerbato e de Angelina Palmira Gueler. ELA, natural de General Salgado, deste Estado, nascida aos 20 de setembro de 1.965, cuidadora, divorciada, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Ginez Martinez e de Loide Rosa Martinez.
DANILO DE SOUZA BIGOTTO e YARA ALESSANDRA DE AGUIAR. ELE, natural de Jales, deste Estado, nascido aos 27 de maio de 1.992, agricultor, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Geraldo Bigotto e de Maria Aparecida de Souza Bigotto. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 04 de julho de 1.993, doceira, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Altair Aparecido de Aguiar e de Sandra Cristina Cestaro Aguiar.
SAMUEL ROZA DE LIMA e CECILIA SOARES NOGUEIRA. ELE, natural de São Paulo, deste Estado, nascido aos 07 de abril de 1.992, comerciário, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Josue Pacheco de Lima e de Maria Aparecida Roza de Lima. ELA, natural de Jales, deste Estado, nascida aos 26 de maio de 1.992, atendente comercial, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Orivaldo Dias Nogueira e de Ivone Soares Nogueira.
DANIEL FERNANDO SCATENA e JOSIANE MARIA DE OLIVEIRA. ELE, natural de Jales, deste Estado, nascido aos 14 de setembro de 1.983, funcionário público municipal, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Adhemar Scatena e de Jandira Zambom Scatena. ELA, natural de Fernandópolis, deste Estado, nascido aos 05 de setembro de 1.985, funcionária pública estadual, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de Hedilon Marques de Oliveira e de Regina Maria de Oliveira.
JEFFERSON MALONI e PATRICIA CAJUELLA VAZARIM. ELE, natural de Itaquera, deste Estado, nascido aos 03 de abril de 1.980, comerciante, solteiro, residente e domiciliado nesta Cidade, filho de Clarindo Maloni e de Neide Pinatto Maloni. ELA, natural de Fernandópolis, deste Estado, nascido aos 10 de junho de 1.991, farmacêutica, solteira, residente e domiciliada nesta Cidade, filha de João Roberto Vazarim.
SE ALGUÉM SOUBER DE ALGUM IMPEDIMENTO OPONHA-O NA FORMA DA LEI. LAVRO OS PRESENTES PARA SEREM AFIXADOS NO REGISTRO CIVIL E PUBLICADOS NA FOLHA NOROESTE, NESTA CIDADE DE JALES.
Ademir de Mattis - Oficial


Jocélia Cabrini na Expo Noivas & Festas







Entre os dias 06 e 09 de fevereiro, aconteceu a 1ª edição da Expo Noivas & Festas 2014, a maior e mais completa feira no ramo de casamento e festas no Brasil. O evento que completou 20 anos de sucesso no mercado, foi realizado no Imigrantes Exhibition & Convention Center, na divisa entre o Grande ABC e São Paulo.
A cerimonialista jalesense Jocélia Cabrini esteve visitando a Expo Noivas & Festa em Festas no sábado, 8 fevereiro, que é o maior evento em casamentos e festas do Brasil para conhecer as últimas novidades em cerimônias, decoração e recepção. Tradicional, a Expo atrai milhares de noivos, debutantes, famílias, profissionais e pessoas que estão organizando festas e recepções em geral.
Foram mais de 120 empresas expositoras concentradas num mesmo lugar, oferecendo praticidade e espaço para a realização de negócios exclusivos. Os visitantes também puderam assistir, diariamente, aos desfiles de noivas e noivos, madrinhas, pajens e daminhas.

Mudança de estação

D. Demétrio Valentini

A seca e o calor destes dias, em todo o Brasil, nos fazem experimentar de maneira mais intensa o fenômeno natural da mudança de estação. Às vezes o contraste impressiona. A natureza sabe nos surpreender. E de um momento para outro, da angústia se passa para o alívio.

Quando finalmente aparece a estação das chuvas, a natureza reencontra suas energias. E se abrem novas possibilidades de lançar as sementes.

O que se passa na natureza, pode acontecer com a Igreja, pode acontecer com a sociedade. Precisamos estar atentos à "propícia estação".

Nestes dias está se completando um ano da renúncia do Papa Bento XVI, e da eleição do Papa Francisco.

Se acionamos a memória, e olhamos o que se passou neste ano, nos damos conta da intensidade dos acontecimentos, e da força que os aglutina, como frutos de uma inesperada primavera eclesial.

Basta recordar o impacto positivo provocado pela renúncia de Bento XVI. E sobretudo a repercussão que teve a eleição do Papa Francisco, com seus gestos iniciais, carregados de simbolismo, sinalizando a retomada do impulso renovador desencadeado pelo Concílio, mas que vinha perdendo força na medida das dificuldades de sua implementação.

De fato, dá para dizer que começou uma nova estação para a Igreja. Sobretudo pela figura, pela força moral, e pelo testemunho do Papa Francisco. Ele teve a grande intuição de relançar o projeto de renovação da Igreja, levando em conta o esforço já feito, mas contando sobretudo com os ventos favoráveis do momento que a Igreja passou a viver, a partir da inesperada renúncia do Papa Bento, e também da inesperada eleição do Papa Francisco.

Como acontece com a natureza, a força de renovação brota de dentro, mas a colheita depende muito do que o agricultor semear, no tempo oportuno, favorecido pelas circunstâncias, no clima propício de nova estação.

Já passou um ano deste novo ciclo que a Igreja vem vivendo. Aguardam-se para este segundo ano algumas iniciativas de ordem mais estrutural Elas servirão de alento para mudanças mais significativas da organização da Igreja, visando incentivar sua missão de ser portadora da mensagem evangélica para todas as pessoas, em qualquer situação que se encontrem.

Comparando agora com a situação da sociedade, parece haver um claro contraste. Cabe à saberia política, orquestrar os acontecimentos, de tal modo que se valorize o que existe de positivo, e se coíba o que prejudica o bem comum.

O que não se pode é deixar que as coisas aconteçam, para depois correr atrás do prejuízo. Como na agricultura: se deixamos a natureza por conta própria, o inço acaba tomando conta de tudo.

Como nação brasileira, nesta época de grandes possibilidades de crescimento com maior justiça social, somos chamados a ser bons agricultores. Vamos cuidar das boas sementes, e neutralizar o inço daninho.

Vamos assumir os valores, vamos coibir os abusos. Não vamos permitir que se transforme em inverno a primavera que recém começou.

Para o pessoal do botequim da vila quando se pensava que os dois poderes: Executivo e o Legislativo, entrariam nos eixos, tudo desanda. A prefeita Nice que deveria levantar a bandeira da paz em nome de seus eleitores – uma grande maioria se mostra pesaroso – e do município, está deixando muito a desejar politicamente ao querer administrar como toda poderosa, e como tivesse recebido uma missão de Deus, uma cidade que precisa de união para vencer os obstáculos que se acumulam e o povo descrente de que dias melhores virão
Se vier as chuvas que estão aguardando – ontem à tarde foi uma mostra do que virá pela frente – as ruas da cidade vão ficar intransitáveis se a prefeita não der início rapidamente no recapeamento das vias públicas. Tá certo que entre os projetos de leis que seriam votados pelos vereadores nesta sexta-feira estão alguns recursos para recape. Para os entendidos, o valor não dá para fazer tudo o que se precisa. Só um pouquinho. O IPVA vai render uma boa grana e dará para realizar umas boas metragens de recape se a prefeita decidir gastar o dinheiro para dar mais conforto para os donos de veículos.
Numa consulta no site da Secretaria de Estado da Fazenda, verifica-se que entraram nos cofres públicos do município de Jales, a importância de R$ 2.796.867,27 referente ao repasse de IPVA do mês de janeiro de 2014.
O vereador Rivail Júnior disse que a Prefeitura não tinha R$ 2 milhões para a contrapartida nos R$ 20 milhões dos pedidos de abertura de créditos adicionais aprovados pelos parlamentares. Eles estão aí. E virão mais.
Pois é vereador, mais uma graninha boa que caiu na conta bancária da Prefeitura mas pode ter certeza, que a buraqueira nas ruas da cidade vai aumentar.
A Secretaria Municipal de Comunicação encaminhou informação à imprensa que a prefeita Nice Mistilides conseguiu em Brasília autorização para dar sequência à obra da creche abandonada no jardim Maria Silveira. Uns dizem que a administração petista abandonou a obra por não vir o repasse dos recursos do convênio, e outros que a construtora da obra parou por não receber pelos serviços. Os vereadores deveriam apurar o que de fato aconteceu para a obra ter ficado tanto tempo paralisada.
Correligionários e eleitores do senador Aloysio Nunes Ferreira Filho (PSDB) estão estranhando o seu "sumiço" político da região de Jales.
Dando uma olhada no Portal da Transparência do governo federal, os convênios que foram assinados no ano passado, são pendências da administração anterior que não se agilizou para as liberações, como por exemplo R$ 633.750,00, cujo número original é 70243/2010 para recapeamento asfáltico em diversas ruas de vários bairros da cidade, através do Ministério do Turismo.

Os advogados e a Justiça

Renato Nalini

O advogado é um profissional essencial à administração da Justiça. Conseguiu um status constitucional que nenhuma outra profissão obteve. Isso confere uma relevância ímpar à advocacia.

No momento em que a Justiça brasileira enfrenta um paradoxo - é procurada por milhões de pessoas que nela confiam e, também por isso, não consegue dar vazão aos pleitos - é essencial uma serena reflexão a respeito da advocacia do futuro.

A essencialidade na administração da Justiça não significa, necessariamente, essencialidade da utilização do Judiciário. Fazer justiça significa obter o resultado adequado, sensato, em síntese, o resultado justo para uma contenda. Um dos deveres do advogado, explicitado no seu Código de Ética e Disciplina, é "estimular a conciliação entre os litigantes, prevenindo, sempre que possível, a instauração de litígios".

93 milhões de processos em curso num Brasil de 200 milhões de habitantes é um exagero que precisa ser enfrentado. Dir-se-ia que todos os brasileiros estão a litigar! Seremos o país mais beligerante sobre a face da Terra?

Sabemos que não é bem assim. O Governo, em todas as suas múltiplas configurações, é um cliente assíduo da Justiça. Basta dizer que em São Paulo são 20 milhões de processos em andamento, dos quais 12 milhões são execuções fiscais. Ora, cobrar dívida do governo não é missão do Judiciário. Por isso se investiu bastante, na gestão passada da Corregedoria Geral da Justiça, pela utilização de outras fórmulas para percepção desses créditos. Uma delas é o protesto. É muito mais eficiente a admoestação de que seu nome estará numa lista de maus pagadores do que aguardar que uma execução fiscal num cartório judicial atravancado tenha o irregular trâmite obstaculizado pela crônica insuficiência de estrutura material e pessoal.

Os advogados precisam auxiliar o Judiciário a vencer seus desafios. Conciliando, persuadindo os clientes a se comporem, a negociarem, a chegarem a um acordo. A solução conciliada é muito mais ética do que a solução judicial. Esta é a incidência direta da vontade do Estado-juiz sobre assuntos de pertinência exclusiva da cidadania. Já o agregar-se em torno a uma mesa de diálogo, cada parte assistida por seu advogado, pode levar a soluções muito mais vantajosas. Poupa-se o indefinido tempo de duração de um processo num sistema judiciário de quatro instâncias. Mas o mais relevante é que a parte assume um protagonismo que não tem quando está em juízo. Exercerá sua autonomia, se sentirá mais dona de seu destino, será mais valorizada como exercente de uma cidadania de fato.

O Brasil ganhará com isso, pois treinará cada brasileiro a exercitar sua capacidade de assumir as rédeas de sua vida e de seus interesses e, por isso, plenamente capaz de implementar a Democracia Participativa prometida pelo constituinte de 1988.

Esse o papel que o Brasil conclama o advogado a desempenhar nesta segunda década do século XXI.

PALAVRAS DE CHICO XAVIER

A caridade é amor; amor é compreensão... A prática do bem aos semelhantes é uma excelente escola para a alma.
No exercício da caridade, estamos no exercício de todas as nossas faculdades espirituais.

Esta coluna tem o patrocínio e responsabilidade da
"Associação Espírita "Chico Xavier" de Jales.
 
.
 

Jovens

Reginaldo Villazón

Os adultos – por já terem passado pelas experiências da juventude – podem com conhecimento apontar defeitos e fazer ironias a respeito dos jovens. Os jovens ensaiam os primeiros passos rumo à vida adulta num estado de espírito que mistura realidade e imaginação, certeza e incerteza, timidez e arrogância, coragem e medo, paixão e desprezo. Por isto, não é fácil ser jovem, ainda mais nestes tempos, quando os jovens são obrigados a assumir obrigações profissionais e educacionais para garantir a sobrevivência de hoje e do amanhã.

Mas os jovens costumam não se deixar abater pelo desânimo e pela desesperança, mantendo vivo o otimismo, enquanto os adultos, muitas vezes, abandonam seus ideais e a alegria em favor da segurança e do conforto. O conflito que resulta entre jovens e adultos é explicável. Todavia, mais importante que isto é a colaboração recíproca, que deveria ser um fato corriqueiro com vantagens para as duas partes. Pois, não há como negar que jovens e adultos têm muito que se ajudar e aprender uns com os outros, em casa e na sociedade.

Os cidadãos brasileiros adquirem a faculdade de votar aos 16 anos de idade. A partir dos 18 (até os 69 anos), o voto é obrigatório. Isto quer dizer que, no Brasil, os jovens são politicamente capazes e vão às urnas escolher os governantes. Partidos políticos, organizações oficiais e privadas ostentam núcleos de formação e atuação política de jovens. Mas, na prática da política, é como se os jovens não existissem. Não há convivência nem diálogo entre os adultos políticos os jovens em condições de participar como cidadãos.

As manifestações populares de 2013, que se alastraram por várias cidades e surpreenderam o país, foram convocadas por jovens. De início, eram protestos contra aumentos nas tarifas dos transportes públicos. Depois, evoluíram para temas nitidamente políticos, como a má qualidade dos serviços públicos, a corrupção política e os gastos oficiais com eventos esportivos. Os adultos acordaram para a realidade denunciada pelos jovens e os acompanharam nas passeatas. Mas os políticos não conseguiram dialogar nem tomar providências.

Graças aos jovens – que exigiram "educação e saúde de padrão FIFA" –, hoje a população brasileira sabe a verdade da Copa do Mundo de 2014, o grande evento pactuado entre os cartolas mundiais do futebol e os políticos brasileiros. Segundo institutos internacionais de grande prestígio, os 12 estádios que o Brasil utilizará na Copa do Mundo de 2014 estão entre os mais caros do planeta. Os analistas se surpreendem com os altos custos, calculados por assento e no total. E não sabem como a maioria deles será utilizada após a Copa.

Os jovens têm preocupações com o futuro, com o acesso ao transporte, à educação, à saúde, ao emprego, à habitação. São sensíveis em favor do meio ambiente, da igualdade social, da proteção aos indefesos. Mas suas opiniões e necessidades não são exatamente as dos adultos. Eles vêem de modo diferente os partidos políticos, os meios de comunicação, as forças armadas, os sindicatos, as religiões, as relações familiares, as tecnologias. Enquanto são ignorados, voltam às ruas. Esta é a forma histórica da sua expressão política.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

SANTA CASA DE SANTA FÉ ASSINA CONVENIO DE R$ 2,7 MILHÕES


A assinatura do convênio de R$ 2,7 milhões para a Santa Casa de Santa Fé do Sul aconteceu hoje pela manhã nas dependências do hospital. Esta foi mais uma conquista do deputado estadual Itamar Borges juntamente ao governo estadual que beneficia a população de Santa Fé do Sul e das cidades da região. 
O convênio, que será pago em 12 parcelas de 225 mil, foi assinado pelo provedor Natal, o prefeito Armando e a diretora do Departamento Regional de saúde de Rio Preto (DRS 15), Cláudia Monteiro Ferrazzi Ferreira, que representou o Governo do Estado.
Para Itamar, este é mais um importante passo dado na direção da saúde de qualidade. “O recurso vai oportunizar uma melhor administração do hospital e por consequência irá assegurar um atendimento com mais qualidade à população de Santa Fé do Sul e de outros municípios da região que utilizam o hospital”, destacou o deputado que é presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos na Assembleia Legislativa.
Estiveram presentes os prefeitos Armando, de Santa Fé do Sul; Claudiomar, de Santa Clara D`Oeste; de Santa Rita D´Oeste, Dr. Valter e o vice, Zezé; de Rubineia; Clevoci e o vice, Edilson; Flavinho, de Três Fronteiras; Elvis de Pontalinda; além de vereadores e lideranças do município.
 

Redução da maioridade penal volta à pauta da CCJ na próxima semana



A pedido do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deve incluir na pauta de votações da próxima quarta-feira (19) as seis propostas de emenda à Constituição (PECs 20/1999, 90/2003, 74 e 83/2011, 33/2012 e 21/2013) que reduzem a maioridade penal.
O relator, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), já apresentou parecer favorável à PEC 33/2012, que é uma iniciativa de Aloysio Nunes, e opinou pela rejeição das demais propostas.
A maioridade penal atualmente em vigor está fixada em 18 anos. Com isso, menores não podem responder como adultos pela prática de crimes, sendo punidos apenas com medidas socioeducativas.

Proposta
A PEC 33/2012 estabelece que jovens maiores de 16 anos poderão cumprir penas equivalentes às dos adultos em crimes como tortura, terrorismo, tráfico de drogas e os demais enquadrados como hediondos. A penalidade poderá ser imposta ainda em casos de múltiplas repetições de lesão corporal grave ou roubo qualificado.
Maior rigor na punição do menor infrator só poderá ser pedido, entretanto, pelo Ministério Público especializado em questões da infância e adolescência. A decisão sobre esses casos também caberá a juízes encarregados dos interesses de crianças e adolescentes.
A proposta de Aloysio recomenda que a pena seja cumprida em prisões especiais, sem contato com condenados adultos. O jovem infrator terá que passar ainda por exames para atestar se tem ou não compreensão da gravidade do crime praticado.

Meio termoAo apresentar seu relatório à CCJ, no final de 2013, Ferraço explicou ter recomendado a aprovação da PEC 33/2012 por considerá-la "o caminho do meio" para punir adolescentes infratores com mais vigor. O relator admitiu temer que a redução da maioridade penal para 13 anos, prevista em uma das propostas, possa levar ao aliciamento de adolescentes cada vez mais novos por criminosos adultos.
O apoio de Ferraço à flexibilização da maioridade penal está amparada em sua convicção de que o tema não pode ser considerado cláusula pétrea da Constituição Federal. Posição divergente foi apresentada, entretanto, em voto em separado do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).
Para Randolfe, a Constituição veda emendas constitucionais destinadas a abolir direitos e garantias individuais. Ainda no seu entendimento, a imputabilidade penal é direito fundamental inserido na Carta de 1988 como cláusula pétrea, não sendo passível, portanto, de derrubada ou mudança. Seu voto em separado pede a rejeição das seis PECs que estabelecem a redução da maioridade penal com o argumento de serem inconstitucionais. (Agência Senado)

Centro Cirúrgico e ala de internação da Santa Casa recebem equipamentos





O centro cirúrgico a unidade 2 de internação da Santa Casa de Fernandópolis receberam novos equipamentos durante essa semana. Por meio de emendas parlamentares foram adquiridas 24 novas camas hospitalares, cinco macas de transferência e dois bisturis elétricos.
O investimento soma R$ 118.253,04 e o dinheiro foi liberado no final do ano passado pelos deputados federais Devanir Ribeiro, Paulo Maluf, Vanderlei Siraque e Walter Shindi Ihoshi, e pelo senador Aloysio Nunes.
As 24 camas hospitalares vão atender pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) e seguem os padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Saúde, além de manter a identidade visual da Santa Casa. As unidades custaram R$ 63.353,04.
Já as cinco macas de transferência, avaliadas em R$ 19,1 mil, e os dois bisturis elétricos de 200 W, que custaram R$ 35,8 mil, foram distribuídos para o centro cirúrgico, proporcionando mais qualidade nas cirurgias realizadas e maior conforto ao paciente.
Mais equipamentos


Nas próximas semanas o hospital deverá receber mais equipamentos para atender outras áreas, entre elas a central de esterilização, unidades de internação e lavanderia.
Em menos de dois meses, a Santa Casa de Fernandópolis já investiu mais de R$ 460 mil em novos equipamentos. No final do ano passado, foram liberados R$ 1,9 milhão em emendas parlamentares para compra de materiais de uso único e permanentes, além de equipamentos.
O objetivo é melhorar o atendimento prestado à população e modernizar a Santa Casa.

 
fotos/ Assessoria/Santa Casa

 

Mudanças de sinalização na rotatória das avenidas Francisco Jalles, Paulo Marcondes e Integração passam a valer a partir do dia 20

 
Os motoristas de Jales e região devem ficar atentos na junção das avenidas Francisco Jalles, Paulo Marcondes e Integração, devido às mudanças de sinalização que acontece a partir do próximo dia 20 de fevereiro, quinta-feira.
Com a alteração no trânsito do local os motoristas que utilizam a Avenida Francisco Jalles no sentido centro-bairro (Unijales – Vila União) e a Avenida Paulo Marcondes no sentido bairro-centro (Bosque Municipal-Vila União) deverão parar obrigatoriamente, dando preferência para os veículos que estiverem na rotatória.
As mudanças seguem orientação do Artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em que os usuários das vias devem obedecer e dar preferência para o motorista que estiver circulando em uma rotatória.


Bella da Semana: Restaurante Ponto G é cenário para ensaio de Jocasta Doyle

Chef Vitor Gomes acompanhou a equipe do site catarinense na produção das fotos da modelo gaúcha Jocasta Doyle




 

Estreia neste sábado, 15, a segunda parte do ensaio da modelo Jocasta Doyle no site Bella da Semana (www.belladasemana.com.br).




Serão 9 seções inéditas com imagens imperdíveis da gaúcha de Porto Alegre. O nome, Jocasta, significa curadora de veneno. Mas não é apenas aí que Jocasta Doyle demonstra ser dona de uma personalidade forte. Para ela, entre quatro paredes não há segredos e desejo é item indispensável na hora do sexo.



Nas fotos que fez para o Bella da Semana, naturalidade e sensualidade não faltaram para a gaúcha de 25 anos, que se deixou levar na cozinha do restaurante Ponto G, em Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis (SC). O chef Vitor Gomes certamente ficou inspirado com a visita ilustre!

As fotos são de Walmor de Oliveira.
Janaína Comunicação e Tradução Email: janaina@belladasemana.com.br www.belladasemana.com.br

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Câmara rejeita pedido de urgência especial para votação de Projetos de Lei

A Câmara de Jales realizou na noite de segunda-feira, 10 de fevereiro, a primeira Sessão Ordinária do ano de 2014 com a presença de todos os vereadores.
Presidida pelo vereador Gilberto Alexandre de Moraes, a Casa Legislativa apresentou oito indicações que solicitam do Poder Executivo melhorias à infraestrutura do nosso município.
Também foram aprovados cinco requerimentos solicitando informações ao Poder Executivo. Foi, ainda, apresentado e submetido a votação o Requerimento nº. 12/2014, de autoria dos vereadores André Ricardo Viotto, Claudir Aranda da Silva, Nivaldo Batista de Oliveira, Sérgio Yoshimi Nishimoto e Tiago Vandré de Souza Abra que solicitava da Presidência da Casa a inclusão na pauta da Ordem do Dia da Sessão de 45 Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo que autorizam o referido órgão a abrir Créditos Adicionais Especiais na Lei Orçamentária Anual do ano de 2014.
Após encaminhamento de votação pelos líderes das bancadas em Plenário, o Requerimento supracitado foi rejeitado com os votos contrários dos vereadores Jesus Martins Batista, Luís Fernando Rosalino, Pérola Maria Fonseca Cardoso, Rivail Rodrigues Junior e pelo presidente da Câmara de Jales, vereador Gilberto Alexandre de Moraes.
Desta feita, foi rejeitado o pedido de urgência especial para a votação dos Projetos de Lei. Os Projetos de Lei seguirão seu trâmite normal durante esta semana, passando por estudo da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa, composta pelos vereadores Rivail Rodrigues Junior, Tiago Vandré de Souza Abra e Pérola Maria Fonseca Cardoso; presidente, vice-presidente e relatora, respectivamente.
A votação dos Projetos de Lei para abertura de Créditos Adicionais Especiais será realizada na próxima Sessão Ordinária, no dia 17 de fevereiro.
"A pedido da Prefeita, nós votamos dez Projetos de Lei para Abertura de Créditos Adicionais em Sessão Extraordinária realizada na última sexta-feira, dia 07. Há uma quantidade significativa de projetos a serem votados. Eles passarão pela nossa Comissão de Constituição e Justiça e voltarão para votação em Plenário. Os vereadores da Câmara de Jales continuarão a votar em tudo o que for bené


fico para o nosso município", disse o vereador Gilberto, na ocasião.
Durante a Sessão Ordinária o vereador Rivail Rodrigues Junior falou sobre a importância de se estudar a abertura de Crédito Adicional Especial. "Este projetos de lei são frutos de trabalho dos Poderes Executivo e Legislativo. Eles somam mais de 21 milhões de reais em recursos para a cidade. Mas há a necessidade de estudá-los sim. A Prefeitura necessita de contrapartida de mais de R$ 2 milhões e sabemos que o Executivo não tem esse dinheiro em caixa. Temos que pensar com responsabilidade antes de votar
os projetos", finalizou Junior Rodrigues.


 




Aula Inaugural do Polo Regional da Construção Civil conta com presença da prefeita Nice


 
A prefeita Nice Mistilides participou na noite de segunda-feira, 10 de fevereiro, da aula inaugural do Polo Regional da Construção Civil do Fundo Social de Solidariedade de Jales. Alunos dos cursos de pedreiro, encanador e assentador de pisos e azulejos tiveram a oportunidade de conhecer melhor como será o funcionamento do polo e os cursos oferecidos.
Ao todo, são 45 alunos de Jales e região matriculados nesta fase do projeto. As aulas são realizadas na sede do Fundo Social no período noturno, durante três dias da semana, das 19 às 22h30. Novas vagas serão ofertadas a partir de abril para os três cursos.
Durante a primeira aula, a presidente do Fundo Social de Jales, Maria José Leite “Zezé” lembrou que o curso gratuito é coordenado por profissionais qualificados e que apesar do tempo de duração (25 encontros), os alunos sairão preparados para o mercado de trabalho. “Podem ter certeza que vocês vão receber muito amor, ninguém vai desistir de vocês. O que nós queremos aqui é dar oportunidade para este ramo que tem crescido tanto e oferece muitas oportunidades”, afirmou.
A prefeita Nice lembrou aos alunos que além do curso, eles terão a chance de saírem de lá empregados. “O que me deixa feliz é que neste ano estamos trazendo para Jales R$ 22 milhões de recursos que vão possibilitar que muitas obras sejam executadas, inclusive com a construção de moradias populares. Espero que vocês sejam os profissionais responsáveis por essas construções e esse curso ajude muito na vida de vocês”, lembrou a prefeita.
Os matriculados recebem material didático e uniforme. Para aqueles que não contam com nenhum benefício do governo é oferecida uma bolsa-auxílio no valor de R$ 420,00.
O Fundo Social de Solidariedade Jales fica instalado na Rua 14, nº 2442 – no Centro. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3621.5364.
VISITA LU ALCKMIN – A inauguração oficial do Polo Regional da Construção Civil acontecerá na quinta-feira, dia 20, às 11 horas. O evento vai contar com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin e representantes de 49 municípios da região.

Novas Unidades de Saúde conquistadas por Nice começam a ser construídas

Uma boa notícia para os usuários das Estratégias de Saúde da Família (ESF) em Jales: a construção de três novas unidades de saúde foi iniciada e vai beneficiar milhares de moradores dos bairros Jardim Municipal, JACB e Jardim Novo Mundo.

Após a autorização para construção, publicada no Diário Oficial da União em julho do ano passado, a Prefeitura iniciou o processo licitatório que foi concluído no início desse mês. A empresa J.A. Tinelli Marques – EPP venceu a licitação e será a responsável pela construção da ESF Drª Zilda Arms Neumann (Lote1) e Dr. Dr. Luis Ernesto Sandi Mori (Lote 2) cujo valores de propostas foram de R$ 499.000,00 e R$ 537.000,00 respectivamente.

A Construtora Oliveira & Araújo Ltda – EPP venceu a licitação e ficará responsável pela construção da ESF Vereador Ozil Joaquim Rezende (Lote3) localizada no Jardim Municipal após apresentar proposta no valor de R$ 583.089,83.

A Prefeitura já iniciou o processo de terraplanagem do terreno onde será instalada a unidade no JACB e, assim que concluído o processo, a empresa vencedora da licitação iniciará a construção da ESF. "Estou esfuziante com a novidade de ter uma unidade de saúde bem perto de minha casa. A notícia me deixou muito feliz, pois vamos ter um posto de saúde amplo e moderno que vai beneficiar os moradores aqui do JACB", disse Sidney de Almeida Bonfim, moradora do bairro.

"Precisávamos de uma nova unidade que substituísse a atual que está pequena para atender a demanda do nosso bairro. Minha casa está localizada na frente de onde será a nova ESF e até meu imóvel será valorizado com essa nova construção que já foi iniciada pela Prefeitura. Temos que agradecer a prefeita Nice que teve um carinho todo especial pelo JACB e vai nos trazer atendimento em saúde com mais qualidade", ressaltou Wilson da Silva, também morador no JACB.

"Estou muito feliz com o início das obras no JACB e em saber que em breve iniciaremos no Jardim Novo Mundo e Jardim Municipal. Com a construção de três novas unidades de saúde, os usuários destes bairros vão poder contar com uma estrutura física nova e com um melhor acolhimento, sem contar que gastos com aluguéis do prédio também serão economizados", afirmou a prefeita Nice Mistilides

A prefeita ressaltou que a participação de todos os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde tem sido muito importante para conquista de todas essas ações e projetos.


Santa Casa de Jales libera venda de mesas para show com o cantor Daniel

 
A Santa Casa de Jales, por meio do setor de Captação de Recursos, lançou hoje, dia 12 de fevereiro, as vendas das mesas para os interessados em assistir ao show do cantor Daniel em prol do hospital no dia 23 de outubro de 2014.

O show será realizado no Villa Rocca, a partir das 20h e as reservas das mesas poderão ser feitas até o dia 1º de março, quando o pagamento deverá ser realizado em até 10 vezes no cartão de crédito, sendo que só serão vendidas mesas completas com 10 pessoas no valor total de R$2.500,00.

O valor inclui completa ilha de frios durante todo o evento, além de bebidas (água, refrigerante e cerveja). Vale ressaltar que a partir do dia 2 de março as mesas reservadas e não pagas serão liberadas para venda e o estacionamento no local será cobrado à parte.

As reservas podem ser feitas diretamente no setor de Captação de Recursos da Santa Casa, localizada na Avenida João Amadeu, n º 2049 – Centro ou pelo telefone: (17) 3622-5002.

Rotary Clubes de Jales comemoram o Dia Internacional do Rotary

O Rotary Club de Jales e o Rotary Club de Jales "Grandes Lagos" comemoram no sábado, 22 de fevereiro, o Dia Internacional do Rotary e convidam a população a participar do evento denominado "Rotary em Ação: Um dia de prestação de serviços à comunidade" que acontecerá na Praça João Mariano de Freitas (antiga Praça do Jacaré) e terá início às 8 horase se estenderá até às 13 horas.

Durante o evento haverá diversas atividades direcionadas à população, tais como: Aferição de pressão arterial e exames de diabetes, cortes de cabelos, consultoria jurídica através de advogados da OAB, apresentação da Orquestra Sinfônica de Jales, Projeto Guri, apresentação do músico André Gandolfo, apresentação de peça teatral e dança, palhaços, exercícios físicos. O Corpo de Bombeiros, a Coopersol (Cooperativa de Resíduos Sólidos) e o Sindicato dos Motoristas também estarão presentes no evento.Haverá a distribuição de água, lanches e refrigerantes. Participem!


Taxa de administração condena convênio de Santa Fé do Sul

O colegiado da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), reunido às 11h00, desta terça-feira, 11 de fevereiro, no plenário ‘José Luiz de Anhaia Mello’, julgou irregular prestação de contas decorrente de termo de parceria, referente aos recursos repassados, no valor de R$ 340.191,90, pela Prefeitura Municipal de Santa Fé do Sul ao Instituto de Saúde e Meio Ambiente (ISAMA), tendo por objeto a reestruturação da Estratégia Saúde da Família e a operacionalização da gestão e execução das atividades e serviços do centro de referência para o atendimento social especializado às crianças, adolescentes e famílias vitimadas pela violência, abuso e exploração sexual.

O voto, relatado pelo Conselheiro Robson Marinho, observa que a maior ilegalidade constante nos autos relaciona-se à cobrança de taxa de administração, a exemplo do que ocorre em outros processos envolvendo termos de parceria firmados entre o ISAMA e outros municípios paulistas, como Porto Feliz e Monte Mor.

O relator determinou a devolução dos valores, fixados em R$ 44.394,90, com a devida correção monetária e juros. Ao então prefeito, foi aplicada multa de 160 Ufesp´s por deixar de promover o efetivo controle financeiro do convênio, não impugnar o valor referente à taxa de administração, e deixar de promover a seleção pública para contratação dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias.


Alunos de Moçambique aprimoram conhecimentos na FMB

 
Estudantes estão inseridos em um estágio
vinculado ao Departamento de Clínica Médica
Até o dia 20 de março a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) recebe a visita de dois alunos de Moçambique inseridos em um estágio vinculado ao Departamento de Clínica Médica. Ana João Matsimbe - que cursa o 4° ano de Enfermagem – e Buanansa Juma  - aluno do 4º ano de Anatomia Patológica fazem parte do Programa de Incentivo à Formação Científica para Estudantes de Angola e Moçambique, ligado a CAPES.

Ana João e Buanansa, que foram selecionados pela FMB em razão do seu bom desempenho acadêmico, estudam no Instituto Superior de Ciências da Saúde na cidade de Maputo. Eles estão sendo acompanhados pelos professores Katashi Okoshi e Marina Politi Okoshi.

O objetivo do programa é trazer estudantes moçambicanos para estagiar no Brasil durante seu período de férias, nas mais diversas áreas e em várias instituições. A Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) e Instituto de Biociências (IBB), ambos do câmpus da Unesp em Botucatu, também receberam intercambistas pelo mesmo programa.

A moçambicana Ana João diz estar bastante satisfeita com a experiência, já que os laboratórios da FMB tem uma tecnologia que não pode ser encontrada em seu país. "Pretendo aprender muito nessa estrutura avançada e depois levar esse conhecimento para Moçambique", afirma.

Segundo Buanansa, há muito em comum entre sua área de atuação – citopatologia - em Moçambique e as atividades que tem desenvolvido em Botucatu. "Muito do conteúdo que tenho visto em minha universidade agora tenho a oportunidade de colocar em prática nos laboratórios da FMB. O contato prático é muito mais importante que a teoria", observa.

Os estudantes admitem ter vontade de retornar ao Brasil para cursar pós-graduação, desde que consigam bolsas de estudo. Eles são unânimes ao avaliar que a receptividade dos alunos da Unesp tem sido uma grata surpresa durante sua estadia no Brasil. "Se alguém me disser que os brasileiros tratam mal as pessoas, não vou acreditar", garante.
Leandro Rocha/ Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMB/Unesp


Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos lança 12 cursos de pós-graduação


A Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata – FACISB - lançou este ano 12 cursos de pós-graduação lato sensu, todos destinados para profissionais da saúde. Sob a coordenação de Luis Angelo Ozan Maligieri, os cursos têm como meta a formação de profissionais com visão bio-psicossocial da saúde, por meio de avançado método de ensino e pesquisa.

Além de toda infraestrutura da própria faculdade, a pós-graduação conta com a parceria da Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital de Câncer de Barretos. Parte dos encontros dos cursos, como Enfermagem em Oncologia e Educação em Enfermagem - Docência para Educação Profissional, acontecerão nas unidades do Hospital de Câncer. 

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março exclusivamente pelo site www.facisb.edu.br. A taxa é de R$ 25,00 e a confirmação da inscrição junto à FACISB acontecerá após o pagamento do boleto, gerado automaticamente pelo site.

O início das aulas está previsto para abril. 

Confira os cursos oferecidos:

-Especialização em Genética e Biologia Molecular Aplicada a Oncologia;

-Especialização em Fisioterapia Oncológica;

-Especialização em Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva;

-Especialização em Farmácia Hospitalar e Oncológica;

-Especialização em Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica;

-Especialização em Enfermagem no Programa Saúde da Família;

-Especialização em Enfermagem em Urgência e Emergência – APH;

-Especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva;

-Especialização em Enfermagem em Saúde da Mulher: Obstetrícia;

-Especialização em Enfermagem em Oncologia;

-Especialização em Educação em Enfermagem: Docência para Educação Profissional;

-Especialização em Administração Hospitalar.

 

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Santa Casa adquire 27 equipamentos avaliados em R$ 254,7 mil

 
 
A Santa Casa de Fernandópolis recebeu 27 novos equipamentos, avaliados em R$ 254,7 mil, que serão distribuídos para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva), salas de cirurgia, unidades de internação e serviço de radiologia.

Os aparelhos foram adquiridos por meio de emendas parlamentares liberadas no final do ano passado pelos deputados federais Devanir Ribeiro, Paulo Maluf, Vanderlei Siraque e Walter Shindi Ihoshi, e pelo senador Aloysio Nunes.

Entre os equipamentos está um ventilador pulmonar de transporte, novidade na Santa Casa de Fernandópolis e que, a partir de agora, vai proporcionar mais segurança no transporte de pacientes entubados que precisam deixar, por exemplo, a UTI para realização de exames ou outros procedimentos. O novo aparelho custou R$ 25.440,00.

Além disso, a Unidade de Terapia Intensiva também ganhou dois novos ventiladores pulmonar avaliados em R$ 35,2 mil cada um. Ainda foram adquiridos dois eletrocardiógrafos de 12 canais, de R$ 4 mil cada um. O aparelho é usado para realizar o exame eletrocardiograma, que diagnostica arritmias do coração ou até mesmo infartos.

Monitores – Do total de equipamentos que chegaram na Santa Casa de Fernandópolis na última semana, 22 deles são monitores multiparametros que custaram R$ 150,9 mil. Os aparelhos, entre diversas funções, são usados para monitorar os batimentos cardíacos do coração, o nível de oxigênio, a pressão arterial e até mesmo a temperatura de pacientes. Três monitores, além disso, possuem capnografia, que monitora os gases exalados pelos pacientes.


Com salário inicial de R$ 2.169,00, Educação recebe inscrições para concurso de analista de tecnologia

Vagas são para atuar na área de obras ou de tecnologia de informação nas 91 diretorias regionais de ensino e nos órgãos centrais da Secretaria da Educação

A Secretaria de Estado da Educação está com inscrições abertas para profissionais interessados em atuar como analista de tecnologia nas 91 diretorias regionais de ensino e nos órgãos centrais da Pasta. Ao todo são 400 postos, sendo 200 para a área de obras e 200 para a área de tecnologia de informação. As inscrições vão até o dia 10 de março e poderão ser efetuadas acessando o Portal da Educação.

São funções dos analistas de tecnologia o desenvolvimento de atividades especializadas em informatização dos processos administrativos e em infraestrutura. A atuação deles é focada nos núcleos de informática e de edificação, departamento de extrema importância para a execução das obras, por exemplo. O salário inicial é de R$ 2.169 por 40 horas semanais e o profissional precisa ter diploma de graduação de nível superior na área de Informática, Tecnologia da Informação ou nas áreas de Edificação e Construção Civil.

"Esses profissionais estão capacitados para uma atuação mais específica em assuntos relacionados à informática ou na execução de obras. São de extrema importância, pois, além de darem todo suporte necessário, permitem que os profissionais pedagógicos estejam ainda mais focados nas questões referentes ao aprendizado dos alunos", afirma o secretário da Educação, Professor Herman Voorwald.

A prova acontece no dia 13 de abril e será composta por 80 questões de múltipla escolha, 40 de conhecimentos gerais e 40 de conhecimentos específicos, além de uma questão dissertativa.

Além deste certame, a Secretaria da Educação também abrirá concurso público para os professores interessados em atuar como supervisor de ensino nas diretorias regionais de ensino de todo o Estado. Ao todo são 146 vagas para atuarem nas 91 Diretorias de Ensino do Estado. O edital está previsto para ser publicado no Diário Oficial do Estado, em que também estarão disponíveis mais informações sobre as inscrições e os requisitos necessários para participar do concurso.


Paulistas que forem viajar a PE e CE devem tomar antes vacina contra o sarampo

A Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo decidiu fazer um alerta à população paulista que pretende viajar para os estados de Pernambuco e Ceará, no Nordeste, para que tomem a vacina contra o sarampo. O ideal é que a imunização ocorra 10 dias antes da viagem. Os dois estados vêm registrando casos da doença neste ano.

A vacina tríplice viral, que está disponível gratuitamente no SUS (Sistema Único de Saúde), é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba.

Em 2013, a doença esteve presente em diferentes regiões do mundo, resultando em óbitos no Paquistão e Nigéria, e milhares de casos na China, Turquia, Rússia, Georgia, Gabão, e no Reino Unido. Os Estados Unidos registraram surtos em três estados, relacionados à importação do vírus da Índia e Reino Unido.

No Estado de São Paulo foram registrados cinco casos de sarampo em 2013, todos vinculados à importação de outros países. Mas desde 2.000 o Estado não registra circulação endêmica do vírus.

Segundo Marcos Boulos, coordenador de Controle de Doenças da Secretaria, os casos de sarampo são mais comuns durante a infância, mas na idade adulta e em crianças menores de um ano de vida os riscos de complicações pelo vírus costumam ser maiores.

"A vacina ainda é a forma mais segura de prevenção", assegura Boulos.

Pelo calendário do SUS, a primeira dose da vacina deve ser aplicada aos 12 meses de idade e a segunda, entre quatro e seis anos. Para os adultos não imunizados, a vacina também está disponível e é indicada para os nascidos a partir de 1960.O sarampo é uma doença de natureza viral altamente contagiosa. Sua transmissão ocorre através do contato com uma pessoa infectada ao falar, tossir ou espirrar. Também têm sido observados alguns casos de contagio por dispersão de gotículas em ambientes fechados, como por exemplo, escolas, clínicas médicas e creches. As pessoas que viajaram ao exterior nos últimos 30 dias ou tiveram contato no mesmo período com alguém que viajou devem ficar atentas quanto aos sintomas da doença.

A doença geralmente se manifesta de forma mais acentuada nos primeiros dias após o contágio e os principais indícios do vírus são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e aparecimento inflamações avermelhadas na pele. Ao perceber os sintomas, o indivíduo deve procurar imediatamente atendimento médico.


Pedro Callado é patrono em formatura de duas turmas da FATEC Jales

O vice-prefeito Pedro Callado fez parte de uma noite memorável de festa para duas turmas da FATEC Jales – Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo na noite da sexta-feira, dia 7 de fevereiro, quando aconteceu a formatura dos alunos da 8ª turma de Tecnólogos em Agronegócios e da 3ª turma de Sistema para Internet. Os alunos dos dois cursos convidaram Dr. Pedro para ser patrono de ambas as turmas.

 
A solenidade de colação de grau foi realizada no Clube do CPP – Centro do Professorado Paulista contou com a presença da diretora da FATEC, Andrea Piranhe da Silva, da coordenadora do curso de tecnólogo em Agronegócio, professora mestre Adriana de Souza Colombo, do coordenador do curso de Sistema para Internet, professor mestre Alexandre Bernardes, além de professores, funcionários da FATEC, pais e convidados dos formandos.

Após a colação de grau, os vinte alunos do curso de Tecnólogos em Agronegócios e os onze alunos de Sistema para Internet recepcionaram os convidados para um jantar e baile.

"Foi uma honra ser convidado para ser o Patrono das turmas de Tecnólogos em Agronegócio e Sistema para Internet da FATEC Jales. Quero externar minha gratidão por ter sido convidado pelas duas turmas de formandos e dizer que é um grande privilégio apadrinhá-los na condição de patrono. Essa honraria, na simbologia das homenagens acadêmicas, representa duas importantes ideias, o paradigma a ser alcançado e o defensor da causa da turma. É uma grande honra poder estar aqui hoje e desejar-lhes sucesso nessa nova fase da vida de cada um", disse Pedro Callado.