Saúde divulga balanço da Campanha Fique Sabendo

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do SAI/CTA , apresentou o balanço das ações desenvolvidas através da Campanha Fique Sabendo 2014.
No período foram realizados 1752 exames, sendo coletadas 549 amostras de sangue para de HIV, 541 testes rápidos de Sífilis, 188 de Hepatite B e 474 de Hepatite C. Foram diagnosticados como positivos, 3 testes de HIV, 15 de Sífilis, 1 de Hepatite B e 1 de Hepatite C. Dos exames para HIV, 166 homens e 281 mulheres fizeram o teste pela primeira vez. Os pacientes que apresentaram a sorologia positiva foram encaminhados para acompanhamento e tratamento adequado.
As coletas foram feitas gratuitamente de 01 a 05 de dezembro em todas as unidades de saúde e também em um evento realizado na Praça João Mariano de Freitas no dia 29 de novembro. Neste dia, houve distribuição de preservativos, panfletos informativos, café da manhã e distribuição de brindes.
A enfermeira e coordenadora da campanha "Fique Sabendo", Vanessa Ferreira Martins Aparício, avaliou positivamente a ação. "Conseguimos atingir um número muito considerável de pessoas, reduzindo o diagnóstico tardio, cumprindo com o sucesso e o objetivo da campanha. Fazer o teste é uma grande atitude, que demonstra como você se preocupa com a saúde".
De acordo com a secretária de Saúde, Nilva Gomes, "através desta mobilização, com orientação e prevenção, certamente vamos conseguir reduzir o número destas doenças sexualmente transmissíveis no município. Nosso objetivo também é mostrar que, com o tratamento adequado, as condições de sobrevida do paciente hoje em dia são grandes, o que devemos é deixar o preconceito de lado, buscar ajuda, e realizar precocemente exames. As unidades de saúde estão sempre de portas abertas para atender a população durante todo o ano".


Comentários