SAMA realiza campanha para coleta de esponjas domésticas

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente em parceria com a ONG Terra Cycle aderiram ao programa de reciclagem de esponjas de limpeza de uso doméstico (esponjas de pia), para que esse resíduo não seja destinado aos aterros, proporcionando um destino nobre para as esponjas descartadas: a reciclagem.
A ação consiste na troca sustentável das esponjas por mudas de árvores. A cada cinco esponjas, a população receberá uma muda de árvore, no tubete, podendo escolher entre mudas de frutífera, nativa ou medicinal. As esponjas não podem estar sujas com graxas, óleo de carro ou de consumo doméstico e outros contaminantes, para não prejudicar a sua reciclagem.
A troca é realizada das 8h às 11h e das 13h às 16h, na Secretaria de Agricultura sediada junto ao Aeroporto, localizada na Avenida Guilherme Soncini n° 1944 – no jardim Aeroporto.
De acordo com a secretária de Agricultura, Sandra Gigante, a campanha objetiva conscientizar a comunidade de que atitudes corretas contribuem para preservação do meio ambiente, uma vez que as esponjas não se degradam e permanecem por tempo indeterminado na natureza.
"O intuito é demonstrar para as pessoas as vantagens da reciclagem das esponjas, já que a vida útil delas é de somente três semanas. Com o destino correto, sem prejudicar o meio ambiente, podemos transformá-las em matéria prima para a fabricação de diversos produtos como bancos de jardim e lixeiras. Convido toda a população para abraçar esta causa nobre de cunho ambiental", comentou Sandra.

Comentários